Diferença entre RI e LOP?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

quarta ago 24, 2011 9:32 am

Não encontrei nenhum tópico que esclareça esta questão.
Qual é a diferença entre o Registo Inicial (RI) e o Livro de Origens Português (LOP)?
Sei que o LOP garante que um cão é de raça pura, se não estou em erro, registando a sua ascendência que terá de ser igualmente pura (exceptuando 1 ou 2 casos previsto no regulamento do LOP).
Mas o que garante o RI? Que um cão é de determinada raça mas que poderá não ser puro até ser admitido no LOP (onde se ganha essa garantia)?

Agradeço qualquer intervenção no sentido de esclarecer as questões mas não pretendo com este tópico abrir debates LOP vs RI ou anti-LOP/pro-LOP ou qualquer outro debate que vá inevitavelmente levar a "guerrinhas" entre users.
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

quarta ago 24, 2011 9:49 am

O LOP é exactamente aquilo que referiu. É um registo que garante que os pais avós e bisavós do animal são de determinada raça.

Para saber mais acerca do registo inicial pode ver:

http://www.cpc.pt/?cpc/contactos/form-confirmacao,pt

Mas ao contrário do que refere aqui:
lsgl Escreveu:Mas o que garante o RI? Que um cão é de determinada raça mas que poderá não ser puro até ser admitido no LOP (onde se ganha essa garantia)?
...ele não poderá ser admitido no LOP, ele apenas terá esse registo inicial após a sessão de confirmação de raça onde serão examinados por juízes de raça, mas está tudo explicado no link que forneci acima.
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
NicaJunior
Membro Veterano
Registado: terça jul 13, 2010 1:43 pm

quarta ago 24, 2011 10:31 am

LOP - Livro de Origens Português, como se vê esta designação não é nada mais que as iniciais de um registo , criado pelo Clube Português de Canicultura em 1930 e tal, à semelhança do que existia noutros países, que não é mais que uma " história" genealógica de um cão. Ou seja o LOP , diz , através da ascendência de um cão,até aos seus bisavós, que este é de determinada raça.É assim tipo uma garantia visto que é o unico meio de provar a certeza da raça. É discutivel? É! .... Mas noutro tópico.

RI- Registo Inicial - Como o nome indica é um primeiro registo feito num cão, que não tendo LOP, foi avaliado por juizes da raça e confirmaram a raça do cão.
A partir daqui , oficialmente, este cão passa a ser da raça e as futuras ninhadas que dele possam vir, já poderão ser registadas no CPC , e esses cachorros, sim, já poderão ter LOP. Desde que o outro pai também o tenha. Lógico.
lsgl
Membro Veterano

quarta ago 24, 2011 10:35 am

Obrigada pela resposta.

Se percebi bem o RI certifica que um cão tem as características da raça (diria que inequivocamente visto ser necessário ter nota elevada em todas) e que, portanto, o cão é da raça em questão.

Se assim for a diferença entre o RI e o LOP está na pureza da raça?
Ou seja, se a ascendência de um cão for toda pura (com LOP) então de certeza que o cão é puro (e admitido no LOP) mas se não for esse o caso (por algum antepassado, no máximo até 3 gerações, não estar no LOP) não há garantia que o cão seja puro mesmo que tenha as características da raça?
Isto assumo que seja por haver o risco de uma cruza entre um um cão com RI e uma cadela no LOP (p.e.) obter filhotes que possam não ter todas as características da raça (mesmo que hajam filhotes que tenham todas essas características).

Peço desculpa por estas questões leigas.
NicaJunior
Membro Veterano

quarta ago 24, 2011 10:43 am

Uma cruza entre um RI e um LOP, vai dar seguramente cães da raça. Uma vez que vai ser permitido o registo da ninhada.
Morfológicamente até podem ser completamente diferentes, mas ( e lá está o discutivel da " coisa" ) para todos os efeitos o LOP garante a raça.

Editei para perguntar a quem saiba disto melhor:
Estou um bocado enganada, não estou? :oops: O LOP só vai ser " conseguido" na 2ª ou 3ª geração. Não é?
lsgl
Membro Veterano

quarta ago 24, 2011 10:51 am

NicaJunior Escreveu:Uma cruza entre um RI e um LOP, vai dar seguramente cães da raça. Uma vez que vai ser permitido o registo da ninhada.
Morfológicamente até podem ser completamente diferentes, mas ( e lá está o discutivel da " coisa" ) para todos os efeitos o LOP garante a raça.

Estou um bocado enganada, não estou? :oops: O LOP só vai ser " conseguido" na 2ª ou 3ª geração. Não é?
Obrigada pela resposta. Contudo continuo sem perceber o que garante o RI que seja diferente daquilo que garante o LOP :?

Em relação à sua questão penso conseguir responder, segundo o que li do regulamento do LOP, só na 3º geração de um cão/cadela com RI é que se pode obter LOP caso o cão em questão (bisneto/bisneta) seja avaliado numa exposição como excelente.
NicaJunior
Membro Veterano

quarta ago 24, 2011 10:57 am

Eu acho que o RI confirma, simplesmente , a raça do cão. Enquanto o LOP a garante.
bhess
Membro Veterano

quarta ago 24, 2011 10:58 am

NicaJunior Escreveu:Uma cruza entre um RI e um LOP, vai dar seguramente cães da raça. Uma vez que vai ser permitido o registo da ninhada.

Pois... Eu ia dizer isso. Apesar de também não estar certa disso e de não conseguir encontrar no regulamento do CPC. Acho que já li noutro tópico onde se discutiu este assunto, que só após 3 gerações serem avaliadas é que poderão ter LOP. O que tem lógica, mas isso seria para outro tópico sobre genética... :lol:

Calvin
bhess
Membro Veterano

quarta ago 24, 2011 11:02 am

lsgl Escreveu:Obrigada pela resposta. Contudo continuo sem perceber o que garante o RI que seja diferente daquilo que garante o LOP :?

Em relação à sua questão penso conseguir responder, segundo o que li do regulamento do LOP, só na 3º geração de um cão/cadela com RI é que se pode obter LOP caso o cão em questão (bisneto/bisneta) seja avaliado numa exposição como excelente.
O RI não garante nada, na minha opinião o RI é o início de uma possível "nova" linhagem.

Calvin
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

quarta ago 24, 2011 7:32 pm

nica, os descendentes de um RI são RI e não lop. Poderá passar a haver descendentes com lop, mas só a partir da terceira geração e apos confirmação.
Olrik
Membro
Registado: sábado ago 20, 2011 9:59 pm

quarta ago 24, 2011 7:36 pm

Vou traduzir..O RI é a porta de entrada para um clube aos descendentes do RI. O LOP é um membro de pelna posse desse clube
buzio
Membro Veterano

quarta ago 24, 2011 7:36 pm

a cruza de um RI com lop não dá seguramente um cão de raça. dá um cão com RI.
NicaJunior
Membro Veterano

quarta ago 24, 2011 7:38 pm

buzio Escreveu:nica, os descendentes de um RI são RI e não lop. Poderá passar a haver descendentes com lop, mas só a partir da terceira geração e apos confirmação.
Pois! Bem me parecia!
Então , quando se obtem uma ninhada de uma cruza RI / LOP em que termos é feito o registo?
buzio
Membro Veterano

quarta ago 24, 2011 7:40 pm

exacto olrik.
são registados em Ri, que é mais ou menos um "sou de raça à experiência"
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta ago 24, 2011 7:44 pm

NicaJunior Escreveu:Eu acho que o RI confirma, simplesmente , a raça do cão. Enquanto o LOP a garante.
O RI não confirma nada. O que confirma e dá acesso ao LOP após 3 gerações é a sua descendência desde que continuem a ser julgados e a apresentar a morfologia da raça, coisa que sabemos bem poder NÃO acontecer.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Responder

Voltar para “Cães”