Esterilizar ou não esterilizar?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Lourenca
Membro Veterano
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

segunda set 05, 2011 5:17 pm

Estou aqui às voltas com a decisão de esterilizar ou não esterilizar a cadela.

O nosso primeiro cio não deu chatice nenhuma, tanto a cadela como os cães vizinhos portaram-se como cavalheiros. Estamos a ponderar passar os próximos 20 anos a lutar para manter a virgindade da rapariga. Como moramos em apartamento e ela só passeia à trela, é mais fácil manter os pretendentes à distância. Para a esterilização evitar cancros de mama já é tarde, a menina já teve alguns cios antes de ser adoptada, pelo que a esterilização tardia já não traz grande resultado. Com cancros de útero e piómetra, já não sei... Não queremos que a menina mude de personalidade, fique mais calma, mais carinhosa, nem coisa nenhuma.

Quem esterilizou ou não esterilizou cadelas, quais as vantagens ou desvantagens? Arrependeu-se ou nem por isso? Com a idade tiveram alguma doença derivada da decisão? Acabaram com alguma gravidez não desejada? A rapariga mudou de personalidade?

Ando a estudar aqui este documento, mas procuro opiniões ou outra literatura. Sei que a esterilização é "quase obrigatória", mas ainda me custa tirar as peças à bicha... Ainda agora a adoptei e já a quero esventrar... :s

Long-Term Health Risks and Benefits Associated with Spay / Neuter in Dogs
http://www.naiaonline.org/pdfs/longterm ... indogs.pdf
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

segunda set 05, 2011 5:57 pm

Desculpe a pergunta que não tem nada de irónica nem pretende levantar polémicas, mas quer esterilizar porquê?
Se vive em apartamento e a cadela sai sempre atrelada qual é a vantagem de a sujeitar a uma cirurgia desnecessária?
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
mi_xen
Membro Veterano
Registado: terça jun 24, 2008 5:06 pm

segunda set 05, 2011 6:07 pm

Surge-me a ideia de evitar fugas na altura do cio, mesmo com a trela, evitar tumores de útero/ovários e ainda piometras...
gabri17
Membro Veterano
Registado: terça dez 08, 2009 11:59 am
Gatos- Micas, Tarzá,Zaka, Bola, Teca

segunda set 05, 2011 7:04 pm

Eu tenho duas "macaquinhas" e das duas so a Angel é que esta estrelizada e não mudou de atitude nem é mais calma continua a ser a mesma tola de sempre, sempre pronta para a tourada com a Nina, sempre pronta a matar as galinhas da minha avó :twisted: :!: Resumindo continua a mesma.

Eu apenas a estrelizei porque quando a adoptei estava tudo normal mas passado umas semanas estava a brincar com ela e tava-lhe a ver se estava tudo bem no corpo dela caso tivesse alguma ferida e ao ver as maminhas deitou leite e fomos leva-la ao vet e ele mandou estrelizar pois devia estar prenha mas ele ao apalpar e assim não sentia nada; resumido o feto que estava dentro dela não se tinha desenvolvido e como veio assim do canil não paguei nada pela estrelização e ainda me viram se o teste para a picada po mosquito dava positivo e não deu melhor ainda não tem a doença e pode tomar os comprimidos para prevenir e não vai ter mais bebés pk eu não quero, pois não enho a quem os dar e o mundo não preciza de mais bichinhos para adopção!
Mas como elas são duas cadelas e não estão em contacto com machos so cadelas não precizei de estrelizar a Nina.
poupas25
Membro
Registado: quinta abr 21, 2011 10:33 am

segunda set 05, 2011 8:05 pm

eu tenho uma cadela e sou contra a esterelizaçao quem tem cães e está mal que corte o coiso ao bicho
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

segunda set 05, 2011 8:17 pm

Se é uma cadela que sai sempre presa pela trela, não foge nem tem meios para isso, faz consultas de rotina e despiste de várias doenças e tem todas as vacinas em dia, acho que é desnecessário esterilizar.
Se for um cão vadio ou um cão pertencente a donos irresponsáveis, por exemplo, concordo plenamente em esterilizar para evitar as tais ninhadas que irão parar a canis com certeza.
Esta é a minha opinião.
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

segunda set 05, 2011 8:18 pm

poupas25 Escreveu:eu tenho uma cadela e sou contra a esterelizaçao quem tem cães e está mal que corte o coiso ao bicho
:o :o :o :lol: :lol:
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
Charlie2
Membro Veterano

segunda set 05, 2011 8:21 pm

Nitara Escreveu:Se é uma cadela que sai sempre presa pela trela, não foge nem tem meios para isso, faz consultas de rotina e despiste de várias doenças e tem todas as vacinas em dia, acho que é desnecessário esterilizar.
Se for um cão vadio ou um cão pertencente a donos irresponsáveis, por exemplo, concordo plenamente em esterilizar para evitar as tais ninhadas que irão parar a canis com certeza.
Esta é a minha opinião.
pode-se sempre esterilizar por conveniência para o dono. Acho que um dono que esteriliza o seu animal não é menos responsável nem gosta menos do seu animal por isso, mas é a minha opinião.
Agora se acha que consegue controlar bem os cios da bicha e aguenta tudo o que isso acarreta, não esterilize. Mas os acidentes acontecem,até á mais responsável criatura do planeta.
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
Mahlemut
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 7:16 pm

segunda set 05, 2011 8:22 pm

poupas25 Escreveu:eu tenho uma cadela e sou contra a esterelizaçao quem tem cães e está mal que corte o coiso ao bicho

Poupas, ninguém corta o "coiso" ao bicho, rapaz. :lol:
kaminaru
Membro Veterano
Registado: segunda abr 12, 2010 5:17 pm

segunda set 05, 2011 8:24 pm

A minha cadela foi estupidamente esterilizada muito nova. Hoje quando penso nisso ainda me bato mentalmente por não ter pedido a opinião de um segundo veterinário.

Na altura decidimos esterilizar porque temos um cão e não queríamos que houvesse chatices com ele. Pesquisámos bastante, pedimos opiniões ao vet e pareceu-nos a atitude mais correcta a ter não só para evitar gravidez como também evitar quistos mamários e possíveis problemas futuros.

Não sei quantos anos tem a sua cadela, mas segundo o que li, quantos mais cios se deixarem passar antes de esterilizar pior. A cirurgia torna-se menos eficaz. Mas deve haver aqui alguém com mais experiência do que eu na materia. :)
Charlie2
Membro Veterano

segunda set 05, 2011 8:25 pm

Mahlemut Escreveu:

Poupas, ninguém corta o "coiso" ao bicho, rapaz. :lol:
tiram-lhe os... coisinhos... :lol:
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda set 05, 2011 8:42 pm

kaminaru Escreveu:Não sei quantos anos tem a sua cadela, mas segundo o que li, quantos mais cios se deixarem passar antes de esterilizar pior. A cirurgia torna-se menos eficaz. Mas deve haver aqui alguém com mais experiência do que eu na materia. :)
Bom, não vejo como a cirurgia fica menos eficaz. Vejamos, a cirurgia chama-se esterilização e na mesma ao retirar o aparelho reprodutivo da cadela ela fica estéril, quer tenha seis meses quer tenha 10 anos, o que é o objectivo do procedimento, portanto não percebi a que perda de eficácia se refere.

Quanto à questão da user, eu sou a favor da esterilização. Assim não há acidentes, distracções e imprevistos. E obviamente, se não há útero, pois também não pode haver piómetras. Já tive dois casos em gatas e o desfecho foi o mesmo, as bichas foram esterilizadas de urgência correndo risco de vida. Também nada tenho contra quem não quer submeter os bichos à operação mas tem cuidados na altura do cio. :wink:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

VanesIsa
Membro Veterano
Registado: quinta mai 29, 2008 10:10 pm
Localização: *6.Tartarugas *3.Cadelas *1.Caturra *3.Gerbos *1.PDI

segunda set 05, 2011 8:44 pm

Esterilizei as minhas duas cadelas, não por causa do incómodo do cio, pois é uma coisa mínima, não era isso que me ia incomodar, nem para evitar gravidezes, pois elas nunca estão juntas com machos. Esterilizei para prevenir problemas futuros, tais como tumores mamários, nos ovários e útero, assim como infecções.
A mais velha a partir dos 6 meses começou a ter gravidezes psicológicas e mastites, teve antes do cio, durante o 1º cio e voltou a ter após... Ou seja, teve 3 vezes com caroços nas maminhas e com gravidez psicológica, a fazer medicação e a sofrer com tudo aquilo, ou seja, a única solução para o problema foi, a conselho da veterinária, esterilizar, pois não ia fazer criação com a cadela e já se estava a tornar um hábito... Desde então nunca mais teve nada, está óptima, em termos comportamentais está igual, super activa e é como se não fosse nada. A mais novinha esterilizei antes do 1º cio por medo, pois o meu namorado já perdeu uma cadela pequenina com tumores mamários e não queria que voltasse a acontecer a mesma situação que aconteceu com a minha cadela mais velha e com a dele.

Dê uma vista de olhos aqui:

http://www.esteriliza-me.org/

E peça conselhos ao veterinário, ele saberá explicar tudo melhor que ninguém... ;)
kaminaru
Membro Veterano
Registado: segunda abr 12, 2010 5:17 pm

segunda set 05, 2011 8:59 pm

dinodane Escreveu:
kaminaru Escreveu:Não sei quantos anos tem a sua cadela, mas segundo o que li, quantos mais cios se deixarem passar antes de esterilizar pior. A cirurgia torna-se menos eficaz. Mas deve haver aqui alguém com mais experiência do que eu na materia. :)
Bom, não vejo como a cirurgia fica menos eficaz. Vejamos, a cirurgia chama-se esterilização e na mesma ao retirar o aparelho reprodutivo da cadela ela fica estéril, quer tenha seis meses quer tenha 10 anos, o que é o objectivo do procedimento, portanto não percebi a que perda de eficácia se refere
Refiro-me a eficacia na prevencao de doencas futuras e nao na esterilizacao como método de prevenir gravidez.
Expliquei-me mal, peco desculpas... :oops:
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda set 05, 2011 9:01 pm

Ah... isso no caso dos tumores mamários porque no caso das piómetras e tumores ováricos e uterinos a prevenção é TOTAL, como é evidente.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Responder

Voltar para “Cães”