bebé

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
migueleclara
Membro Júnior
Registado: terça mar 08, 2011 9:44 pm

terça set 06, 2011 1:48 am

Boa noite . eu e a minha namorada vamos agora adoptar uma cadela, de uma ninhada de outra de uma amiga. uma rafeirinha :) queriamos saber quando fazer a transição do leite materno. mas como ela não pode ficar lá há algum problema em darmos o suplemento que substitui o leite materno? como devemos proceder para fazer essa transição? e a vacinação, deve ser feita a partir de que idade? por agora são estas as principais perguntas, so queremos que tudo corra bem. mais tarde esperamos contar com ajuda noutras questões nomeadamente o treino.

cumprimentos
MCsasodrac
Membro Veterano
Registado: sexta jun 17, 2011 8:40 pm

terça set 06, 2011 2:30 am

Antes demais parabéns pela adopção :)

Ela irá para a sua casa com quanto tempo?

A cadelinha deverá ser vacinada a partir das 8 semanas de idade.
migueleclara
Membro Júnior
Registado: terça mar 08, 2011 9:44 pm

terça set 06, 2011 3:25 am

pois, não sei bem, quando for a melhor altura, mas a minha namorada esta um pouco impaciente :p
btw, ela nasceu hoje :)
estava a pensar se seria melhor trazê-la em fase da transição ou primeiro passar uns dias a dar-lhe leite e depois começar eu a transição?
no momento da chegada como é com o xixi e o coco? ela vai fazer em qulaquer lado? como devo agir?
quanto à vacinação, é começar a partir das 8, é isso não é?

desculpem a chuva de perguntas, mas só queremos que corra tudo bem. cumprimentos e obrigado
MCsasodrac
Membro Veterano
Registado: sexta jun 17, 2011 8:40 pm

terça set 06, 2011 3:45 am

A cadelinha deve estar junto da mãe e irmãos no mínimo até às 8 semanas, quando já estiver a comer bem ração. A relação entre os irmãos e a mãe é muito importante para que no futuro não venha a ter problemas comportamentais.

A vacinação em penso que seja mesmo pelas 8 semanas, mas já vi cachorrinhos a serem vacinados às 6\7.
FawnAngel
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2011 2:54 pm

terça set 06, 2011 9:21 am

Como já aqui foi dito, ela deve estar com a Mãe até pelo menos às 8 semanas (se puder ser até às 10/12) seria o ideal.

Os meus cachorros são todos vacinados às 6 semanas. Nesta altura um cachorro já mama muito pouco e a imunidade que a Mãe lhe passou está em baixo e é a melhor altura para vacinar uma vez que para eles é a altura mais critica em que podem apanhar parvoviroses e coisas que tal. Também devem ser desparasitados (Mãe e cachorros) aos 15 dias de vida e depois disso de 15 em 15 dias até aos 2 meses e então 1 vez por mês até aos 6 meses.

Um cachorro com dois meses deverá estar desmamado, mal os dentes começam a nascer, as mês tratam de lhes "cortar" a mama. Portanto, quando ele for para sua casa, já deverá estar apto para comer perfeitamente ração seca :wink:

Dar leite, a menos que seja leite específico para cachorros, nunca!
Susana Lapa
xbigfoot
Membro
Registado: segunda jul 18, 2011 12:49 pm

terça set 06, 2011 9:45 am

Veja se é possível que a cadelinha permaneça com a mãe e irmãos pelo menos até às 8 semanas. É muito importante, pelo menos para o desenvolvimento social dos cachorros. Leite a substituir o materno só no caso de o materno falhar!

Eles devem começar a comer ração a partir das 3-4 semanas, quando a dentição de leite está em pleno, e eles sentem a necessidade de roer tudo o que lhes aparece à frente. Mas existirá um período de transição em que comem ração e continuam o aleitamento materno.

Outra coisa importante que a dona da cadela não deve esquecer, é de desparasitar os cachorros, internamente e no pêlo.
Internamente acho que deve começar pelas 3-4 semanas e com periodicidade de duas semanas até às 8-10semanas, com doses ajustadas ao peso dos cachorros.
No pêlo, a desparasitação deve ser feita com spray, com periodicidade ajustada aos riscos de exposição a pulgas e carraças, que no entanto não deve ser inferior a uma semana.

As defesas nas primeiras semanas são passadas da mãe aos cachorros pelo leite, pelo que a vacinação deve começar pouco tempo depois de começarem a comer ração, entre as 6 e as 8 semanas.

Entretanto, já vi que as dúvidas foram esclarecidas por foristas com os dedos mais rápidos :D
oscarleo
Membro Júnior
Registado: sábado dez 12, 2009 2:12 pm

terça set 06, 2011 1:09 pm

Dar leite, a menos que seja leite específico para cachorros, nunca!
Conheço um cão que nasceu anão (eu tinha 4 anos e ele cabia na palma da minha mão) e o criador não queria deixa-lo morrer por isso ficou com ele até mais tarde (há volta dos 6 meses) e aí deu-o e disse especificamente para não lhe darem leite e o que é que as pessoas fizeram :?: deram-lhe leite e o pobrezinho morreu, depois dos esforços do criador para o manter vivo mataram-no de maneira tão estupida :evil:
Responder

Voltar para “Cães”