Sendo uma vila agradável de passear, é normal ver, principalmente a partir do final do dia, as pessoas a passear os seus bobis.
Quando ia a meio do meu passeio, cruzo-me com um rapaz, a passear um canito, ainda jovem. Os meus cães, claro, começaram logo na brincadeira com o outro cão, e tiveram ali os 3 uns bons 10 minutos a brincar todos juntos.
Nisto, juntou-se mais um casal, com um cocker. Em vez de 3 já eram 4.
E as trelas entrelaçadas nos donos era uma confusão linda.

Conversa para aqui, conversa para ali, apercebi-me que os donos do cocker não faziam a minima ideia da raça do outro cão.
Inocentemente, perguntei ao rapaz "Qual é a raça do cão? É de raça não é?" ao que ele respondeu "É um pit bull"
Perante o olhar aterrozidado do casal que entretanto se tinha juntado a nós, o rapaz diz logo, muito rapidamente "mas não morde! É mansinho!"
Nem 2 segundos mais o casal ficou lá, deram corda às pernocas e good bye Maria Ivone! O desgraçado do rapaz, claro, ficou com uma cara que metia dó. Ainda fiquei ali mais um pouco à conversa com ele, a ver se o animava um bocadinho.
Despedi-me do rapaz, segui caminho, e 6 ou 7 minutos depois cruzo-me com um Rott de um conhecido meu das passeatas. Os meus cães, claro está, brincadeira com o rott. E o rott brincaderia com os meus.
Nova ronda de ignorância populista.
Passa um senhor para mim, tb com cão, e diz bem alto para todos ouvirem: "Voçê é maluco? Deixa os seus cães brincar com um cão desses?? Não sabe da lei, amigo? Esses cães não podem sequer sair à rua! Nem deviam existir!"

Assim, sem apelo nem agravo. O desgraçado do dono do rott ficou pa morrer. Se visse um buraco mandava-se lá para dentro, tal a escandaleira que o imbecil fez.
Olhei para ele, olhei para o cão dele (que nos entretantos já andava na brincadeira com os meus e com o rott...), e de voz BEM alta mas calmamente disse-lhe: "Olhe, amigo meu não é de certeza absoluta. Não o conheço, não quero conheçer e não lhe admito que me fale nesses termos. E os meus cães dão-se com os cães que EU quiser, sabe? E olhe, vá ler bem a lei, porque se for assim como diz, tb o seu não pode sair à rua, sabia? Sabe o que são telhados de vidro? O seu, neste momento tá em cacos ..... amigo!"
Pois é, o idiota tinha um boxer.

Que por sinal não tem culpa do dono que tem.
Tou cansado destas atitudes.
Da ignorância de quem fala e nada sabe.
Da prepotência de quem fala sem razão.
De quem faz leis e mais valia dedicar-se ao tricôt.
Tou cansado (e mais fiquei depois de ter escrito este testamento...).
Fazer o quê?
Miguel