Utilização incorrecta do Pecusanol

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Nitahdi
Membro
Mensagens: 121
Registado: domingo jan 11, 2009 12:05 pm

quinta set 15, 2011 9:51 am

Bom dia,

Venho mais uma vez desabafar.
Esta noite tive que levar o meu Salvador para as urgências para ficar internado.
A minha mãe deu banho ao Salvador com Pecusanol longe de saber o mal que lhe fazia, felizmente fomos a tempo e já está a recuperar bem.
Serviu-nos de exemplo e espero que com este testemunho mais ninguem caia no erro.
É terrivel o sentimento de culpa por vermos que foi a nossa burrice que o deixou naquele estado.

Cumprimentos
Última edição por Nitahdi em quinta set 15, 2011 10:38 am, editado 1 vez no total.
TeresaR
Membro
Mensagens: 85
Registado: segunda jul 04, 2011 8:53 pm

quinta set 15, 2011 10:03 am

Nitahdi Escreveu:Bom dia,
Venho mais uma vez desabafar.
Esta noite tive que levar o meu Salvador para as urgências para ficar internado.
A minha mãe deu banho ao Salvador com Pecusanol longe de saber o mal que lhe fazia, felizmente fomos a tempo e já está a recuperar bem.
Serviu-nos de exemplo e espero que com este testemunho mais ninguem caia no erro.
É terrivel o sentimento de culpa por vermos que foi a nossa burrice que o deixou naquele estado.
Cumprimentos
Eu não sei que produto é esse... Obrigada por nos dizer que é perigoso! Não seria de alterar o Assunto para qualquer coisa mais explicita, tal como "Pecusanol - Perigoso" ou o que considerar apropriado.
As melhoras rápidas do Salvador.
Última edição por TeresaR em quinta set 15, 2011 10:49 am, editado 1 vez no total.
Itraa
Membro Júnior
Mensagens: 17
Registado: terça set 06, 2011 9:41 pm

quinta set 15, 2011 10:14 am

Olá!

Que produto é esse?
bearock
Membro Veterano
Mensagens: 395
Registado: segunda jan 10, 2011 9:05 pm

quinta set 15, 2011 10:29 am

Pecusanol é perigoso? :o :?
DieKalash
Membro Veterano
Mensagens: 591
Registado: quarta jul 06, 2011 1:39 pm
Localização: Kalash - Dogue Alemão

quinta set 15, 2011 10:31 am

Clínica Veterinária de Alcochete Escreveu:Este produto é composto por diazinão, um organofosforado que actua no controlo de parasitas externos, sendo tóxico para os nossos animais de companhia.

A exposição a este produto leva a alterações no sistema nervoso central através da inibição de uma enzima responsável pela transmissão nervosa.

É tóxico tanto em cães como em gatos, contudo estes últimos são bastante mais sensíveis ao seu efeito, bastando apenas uma gota para que se desenvolvam sinais de intoxicação. Isto deve-se ao facto de existir maior sensibilidade de inibição da enzima acima mencionada por parte desta espécie.

Os animais surgem com dificuldade respiratória, hipersalivação, vómito, diarreia, pupilas dilatadas, frequência cardíaca diminuída, depressão, descoordenação de movimentos, tremores musculares, aumento de temperatura corporal e, por vezes, convulsões. Estes sinais são inespecíficos e comuns a qualquer tipo de intoxicação, sendo vital que o proprietário nos indique que usou o produto.

Deve ser tratada como uma urgência, sendo indispensável a descontaminação do animal assim que esteja estabilizado em termos respiratórios e centrais. Pode ser necessária oxigenoterapia e deve ser administrado o antídoto (atropina) para reverter os efeitos do produto. A fluidoterapia e a administração de anticonvulsivos podem ser necessárias caso existam sinais de alteração nervosa.

De seguida, é necessário dar-lhe um banho em bastante água corrente e detergente da louça para remover o produto do pelo e da pele do animal.

Posteriormente, deve permanecer em observação durante pelo menos 24h, com monitorização contínua das frequências respiratória e cardíaca.

RECOMENDAÇÃO: se quer prevenir ou eliminar parasitas externos (pulgas, carraças, piolhos e mosquitos) peça conselho ao Médico Veterinário. Este recomendará o produto adequado a cada tipo de situação.
Logo de seguida...
Anabela G R Sylva Escreveu: Ontem lavei a minha cadela com pecusanol, foi o maior erro da minha vida, logo que a lavei com o produto dissolvido em água, voltei a lava-la com água fresca, limpida...ela estava bem, como já era habitual qdo a lavava com este produto, mas algo correu muito mal, ela começou a ficar hiperactiva, tentando se enterrar e em fracções de minutos teve morte imediata...Fui aconselhada em tempos a dar-lhe banho com este maldito produto, das outras vezes tudo correu bem, desta vez, pedi a minha cadela, fui culpada, sinto-me um monstro, quis ajuda-la, mas acabei por mata-la...
Fonte: http://pt-pt.facebook.com/topic.php?uid ... 8&post=635

Bom, a confiar no exposto supra, teve muita sorte!

As melhoras!
Com os meus melhores cumprimentos,

Bruno Morais

<strong>Todos diferentes, todos animais!</strong>

O meu "filho": http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=91564
Fórum - Dogue Alemão: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=110
bearock
Membro Veterano
Mensagens: 395
Registado: segunda jan 10, 2011 9:05 pm

quinta set 15, 2011 10:35 am

Então porque há cães que não têm qualquer efeito? A dose usada foi menor? Eu digo isto porque a cadela do meu namorado toma sempre banho com pecusanol, mas vou já dizer-lhe os riscos para ele não voltar a dar com este produto..
Nitahdi
Membro
Mensagens: 121
Registado: domingo jan 11, 2009 12:05 pm

quinta set 15, 2011 10:41 am

bearock Escreveu:Então porque há cães que não têm qualquer efeito? A dose usada foi menor? Eu digo isto porque a cadela do meu namorado toma sempre banho com pecusanol, mas vou já dizer-lhe os riscos para ele não voltar a dar com este produto..
Isso não sei, mas irei colocar essa questão no vet, mal saiba coloco aqui a resposta...
Acredite que não vale a pena a pena arriscar, o meu cão parecia outro, não controlava a baba, sempre a tremer, os olhos super vermelhos... Foi mesmo muita sorte
Sushy55
Membro Veterano
Mensagens: 225
Registado: quinta ago 25, 2011 8:59 pm

quinta set 15, 2011 10:41 am

Que horror :o também não conhecia esse produto...

Espero que o Salvador recupere bem !!

Produtos assim nem deviam estar no mercado, ou só serem vendidos com receita do veterinário :x
DieKalash
Membro Veterano
Mensagens: 591
Registado: quarta jul 06, 2011 1:39 pm
Localização: Kalash - Dogue Alemão

quinta set 15, 2011 10:42 am

bearock Escreveu:Então porque há cães que não têm qualquer efeito? A dose usada foi menor? Eu digo isto porque a cadela do meu namorado toma sempre banho com pecusanol, mas vou já dizer-lhe os riscos para ele não voltar a dar com este produto..
Pelo que percebi, não deve ser ingerido, com agravante nos gatos. O que, convenhamos, é complicado controlar por muita atenção que se tenha.

No meu caso, este vai para a lista negra e vou continuar a usar o que a veterinária recomendar.
Com os meus melhores cumprimentos,

Bruno Morais

<strong>Todos diferentes, todos animais!</strong>

O meu "filho": http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=91564
Fórum - Dogue Alemão: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=110
bearock
Membro Veterano
Mensagens: 395
Registado: segunda jan 10, 2011 9:05 pm

quinta set 15, 2011 10:47 am

Que horror.. Então o meu namorado tem mesmo tido muita sorte.. Por acaso a cadela dele tem medo de tomar banho, então passa o tempo em transe, claro que não bebe da água.. Assim que acaba o banho vai logo para longe sacudir-se e depois é limpa muito bem com a toalha (a parte que ela adora).. Daí talvez não existir a ingestão do pecusanol.. Se fosse com a minha eu acho que ela já bebia da água, ainda bem que nunca lhe dei banho com esse produto
Babaorum
Membro Veterano
Mensagens: 800
Registado: domingo out 31, 2010 6:09 pm

quinta set 15, 2011 10:49 am

[Editado pela moderação]

Já agora, e a propósito, que diluição é que usaram?
<p>I see dumb people.&nbsp;They don't see each other. They only see what they want to see. They don't know they're dumb. I see them all the time. They're everywhere. &nbsp;</p>
DieKalash
Membro Veterano
Mensagens: 591
Registado: quarta jul 06, 2011 1:39 pm
Localização: Kalash - Dogue Alemão

quinta set 15, 2011 10:50 am

bearock Escreveu:Que horror.. Então o meu namorado tem mesmo tido muita sorte.. Por acaso a cadela dele tem medo de tomar banho, então passa o tempo em transe, claro que não bebe da água.. Assim que acaba o banho vai logo para longe sacudir-se e depois é limpa muito bem com a toalha (a parte que ela adora).. Daí talvez não existir a ingestão do pecusanol.. Se fosse com a minha eu acho que ela já bebia da água, ainda bem que nunca lhe dei banho com esse produto
Pois, não sei, não conheço o produto... Também deve depender de cão para cão e respectivos organismos... não sei! Mas o melhor mesmo é perguntar a um veterinário!
Última edição por DieKalash em quinta set 15, 2011 10:51 am, editado 1 vez no total.
Com os meus melhores cumprimentos,

Bruno Morais

<strong>Todos diferentes, todos animais!</strong>

O meu "filho": http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=91564
Fórum - Dogue Alemão: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=110
Belinha40
Membro Veterano
Mensagens: 288
Registado: segunda mai 10, 2010 10:21 am

quinta set 15, 2011 10:50 am

Acho que é um produto altamente tóxico, mais usado em vacas cavalos e animais de grande porte, assim como nessas instalções

Quando utilizado em animais domésticos acho que tem que ser apenas umas gotas diluidas em água
Nitahdi
Membro
Mensagens: 121
Registado: domingo jan 11, 2009 12:05 pm

quinta set 15, 2011 10:56 am

O Salvador não ingeriu bastou a pele absorver o produto...
Mal chegamos ao veterinario teve que tomar um banho para eliminar os restos de produto.
pborgesf
Membro
Mensagens: 90
Registado: sexta set 09, 2011 12:23 pm
Localização: 1 Terra Nova

quinta set 15, 2011 11:00 am

A bula deste produto (http://www.agroquisa.pt/ficheiros/pt-15062011101843.pdf) não me deixaria muito confortável para utilizá-lo em cães. Nas reacções adversas diz:

"Têm sido reportados casos de prostração, sialorreia, vómitos, bradicardia, tremores, convulsões, perdas de consciência, dispneia ou morte, possivelmente devido à sobredosagem ou à ausência de lavagem após aplicação do produto ou aplicação em animais para os quais está contra- indicado o uso deste produto."

Depois na forma de aplicar aos cães fala em diluir 10ml em 5 litros de água (é mesmo para ficar fraquinho) e depois diz para aplicar o produto com uma esponja e em seguida lavar abundantemente com água.

Mas aquelas reacções adversas metem medo, e não me parece ponderado utilizarmos um produto que refere poder provocar a morte para eliminar pulgas, havendo tantos outros produtos para isso...

Boa recuperação para o cão!!!
Responder

Voltar para “Cães”