Depois de me instalar na casa nova (sim nova) e depois de muuuito resistir à ideia de móveis roídos... lá me decidi a arranjar companhia.
Enquanto cresci, tive 2 dálmatas, machos, sendo que o Yuki está bem e recomenda-se, e fez agora 10 anos.
Ora bem, comecei a pesquisar sem grande objectivo, a ver os vídeos do "Dogs 101" e, eu, que sempre gostei de raças médias/grandes, lá me enamorei de 1 raça de pequenotes: Cavalier King Charles Spagniel.
Como o video do Dogs101 era tão fidedigno para os Dálmatas que eu tão bem conheço, resolvi confiar que seja o mesmo para os CKCS.
Portanto, para apartamento, seleccionei um cão pequeno (pouco maior do que 1 gato!!), inteligente, que adora aprender e que ladra pouco. Como moro sozinha, a ideia é mesmo ser 1 grande companhia e vir comigo para todo o lado, sempre que possível, habituando-o inclusivamente a fazer viagens de carro (1h).
E tenho meditado sobre cão ou cadela! Nunca tive cadelas, pelo que estava numa de tentar. Pensei que talvez sejam menos territoriais, que façam menos xixezes de demarcação de território, talvez mais obedientes do que eu estou habituada (era o céu!!!). Mas não sei se isto será mesmo assim. Ou se a parte do cio não é chata. (já agora, é durante o cio que ela está menstruada, certo?).
E como saber se 1 criador está a dar boas condições à ninhada? (Se calhar dava 1 tópico inteiro!!) Visitei hoje um, que me pareceu ter boas condições, em que os cães tinham algum espaço de canil, algum espaço para brincar, sem pulgas, canil para a mãe também e sem maus cheiros, portanto razoavelmente limpo (considerando que os bebés andam sempre naquilo a fazer xixi a toda a hora!). Mas não sei se estou a ser benevolente...
Dicas para as 2 coisas?
Obrigado.
PS - Obvio que tendo visitando cachorros hoje, não penso noutra coisa!!! ERAM LINDOSS!

PS 2 - Sorry! Estiquei-me nas explicações!!!!