Apartamento: Cadela ou Cão?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

segunda set 19, 2011 2:24 am

Olá a todos.

Depois de me instalar na casa nova (sim nova) e depois de muuuito resistir à ideia de móveis roídos... lá me decidi a arranjar companhia.

Enquanto cresci, tive 2 dálmatas, machos, sendo que o Yuki está bem e recomenda-se, e fez agora 10 anos.

Ora bem, comecei a pesquisar sem grande objectivo, a ver os vídeos do "Dogs 101" e, eu, que sempre gostei de raças médias/grandes, lá me enamorei de 1 raça de pequenotes: Cavalier King Charles Spagniel.

Como o video do Dogs101 era tão fidedigno para os Dálmatas que eu tão bem conheço, resolvi confiar que seja o mesmo para os CKCS.

Portanto, para apartamento, seleccionei um cão pequeno (pouco maior do que 1 gato!!), inteligente, que adora aprender e que ladra pouco. Como moro sozinha, a ideia é mesmo ser 1 grande companhia e vir comigo para todo o lado, sempre que possível, habituando-o inclusivamente a fazer viagens de carro (1h).

E tenho meditado sobre cão ou cadela! Nunca tive cadelas, pelo que estava numa de tentar. Pensei que talvez sejam menos territoriais, que façam menos xixezes de demarcação de território, talvez mais obedientes do que eu estou habituada (era o céu!!!). Mas não sei se isto será mesmo assim. Ou se a parte do cio não é chata. (já agora, é durante o cio que ela está menstruada, certo?).

E como saber se 1 criador está a dar boas condições à ninhada? (Se calhar dava 1 tópico inteiro!!) Visitei hoje um, que me pareceu ter boas condições, em que os cães tinham algum espaço de canil, algum espaço para brincar, sem pulgas, canil para a mãe também e sem maus cheiros, portanto razoavelmente limpo (considerando que os bebés andam sempre naquilo a fazer xixi a toda a hora!). Mas não sei se estou a ser benevolente...

Dicas para as 2 coisas?
Obrigado.

PS - Obvio que tendo visitando cachorros hoje, não penso noutra coisa!!! ERAM LINDOSS! :)
PS 2 - Sorry! Estiquei-me nas explicações!!!!
Lourenca
Membro Veterano
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

segunda set 19, 2011 1:02 pm

Eu tive um cão, e quando era jovem "marcava" os móveis todos da cozinha. Era xixi no frigorífico, na máquina de lavar, nos móveis, em todo o lado. Depois cresceu e passou-lhe a fase da marcação.

Agora tenho uma cadela (já veio adulta e treinada para casa). As cadelas não fazem de encontro aos móveis, só no chão, logo é menos chato de limpar. O cio é só de 6 em 6 meses, e deixa umas pinguinhas de sangue (nem são muitas) pela casa fora. Se ela andar só no chão é fácil de limpar, se subir às camas e ao sofá fica tudo sujo.

Tirando isso, é indiferente. Se pudesse escolher outra vez, escolhia um qualquer. É só preciso cuidado na altura do cio, para as cadelas não engravidarem.
Popcorn13
Membro Veterano
Registado: quarta mar 03, 2010 11:40 am

segunda set 19, 2011 1:20 pm

Lourenca Escreveu: As cadelas não fazem de encontro aos móveis, só no chão, logo é menos chato de limpar. O cio é só de 6 em 6 meses, e deixa umas pinguinhas de sangue (nem são muitas) pela casa fora. Se ela andar só no chão é fácil de limpar, se subir às camas e ao sofá fica tudo sujo.
:lol: :oops: Umas pinguinhas salvo seja :oops: A minha DA está em cio mais precisamente no 1º cio e aquilo às vezes parece.... :o :lol: O que muita esfregona, agua, balde, detergente e amor não fazem :roll: :lol:
Lourenca
Membro Veterano
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

segunda set 19, 2011 1:36 pm

A minha é mesmo só umas pinguinhas. Mas ela tem só 10kg. E como é só no chão (não tem autorização para subir a tapetes, camas ou sofás), limpa-se bem. Mas deve depender do tamanho da cadela, e para o mesmo tamanho... cada uma tem a sua pinga. :-)
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

segunda set 19, 2011 1:52 pm

Diz que visitou hoje um criador. Verificou se está registado no CPC? Perguntou se a ninhada está registada? Os cachorros tinham mãe à vista, viu o pai também? Eu não sou a pessoa certa para aconselhar porque a maioria dos cães que tive foram adoptados da rua ou de canil, mas penso que ao fazer uma compra de cachorro estes são alguns aspectos a ter em conta.

O cão da minha vida era um x de Cavalier. Nunca mais tive cão tão espectacular. Se desse para julgar uma raça por um exemplar... dizia-lhe, boa escolha ;)
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

segunda set 19, 2011 2:30 pm

Não façam confusões com registos. A ninhada deve ter registo no LOP, o criador não tem que estar registado em parte nenhuma nem sequer ter afixo, o cão não é mais ou menos bom por ter ou não afixo.
O criador é o dono da fêmea, logo não tem obrigatoriamente que ser dono do macho. Devem pedir para ver a mãe isso sim, o pai poderá estar ali ou não.

Eu sou fã incondicional de cadelas, Têm efectivamente o inconvenientes dos cios, mas uma CKC pouco sangue deve deitar.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

segunda set 19, 2011 2:45 pm

Eu tive um cão e nunca marcou território, era extremamente asseado.
Uma cadela só acho chato os cios e ter que levar com os cães todos na rua atrás da cadela quando vai à rua.
Sónia
marianamar
Membro Veterano

segunda set 19, 2011 2:51 pm

kittten Escreveu:Não façam confusões com registos. A ninhada deve ter registo no LOP, o criador não tem que estar registado em parte nenhuma nem sequer ter afixo, o cão não é mais ou menos bom por ter ou não afixo.
O criador é o dono da fêmea, logo não tem obrigatoriamente que ser dono do macho. Devem pedir para ver a mãe isso sim, o pai poderá estar ali ou não.
Obrigada pela correcção kitten, bem me parecia não estar a dizer tudo certo...

Mas já agora, porquê cadelas? Sempre tive cadelas e cães e sinceramente, não consigo escolher.
kittten
Membro Veterano

segunda set 19, 2011 2:57 pm

A cadela em principio não marca, faz xixi quando necessita e não anda a levantar e perna a tudo, este é um dos exemplos.

Atenção, eu disse em principio, a minha teckel marca ...

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

www.apterrariofilia.org

Madalena Marques
marianamar
Membro Veterano

segunda set 19, 2011 3:15 pm

Mas em termos de feitio, comportamento... há diferenças?

Acho que tenho tendência a criar laços mais fortes com machos... Sou/fui "a pessoa preferida" de três cães, mas de apenas uma cadela, apesar de ter tido tanto uns como outros. É possível que isto tenha algo a ver com género?
Alguém teve experiências semelhantes?
kittten
Membro Veterano

segunda set 19, 2011 3:20 pm

Eu sou a preferida dos meus, 3 cadelas e 2 cães por isso não posso ajuizar.

Em termos de temperamento as cadelas, em norma, tendem a acalmar mais cedo que os machos, são mais sossegadas e mais "dedicadas" à família.

www.apterrariofilia.org

Madalena Marques
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda set 19, 2011 9:40 pm

Atenção à compra de um CKC... raça muito propensa a desordens genéticas, cardíacas e outras, exige grande trabalho de casa antes de seleccionar um criador. O LOP é apenas o mínimo que deve exigir.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Hug0g
Membro
Registado: sexta out 01, 2010 10:34 am

segunda set 19, 2011 10:41 pm

como dono de um CKCS tenho a dizer-lhe que o video do "Dogs 101"... faz jus à esta raça. Eles são realmente meigos, sossegados, brincalhões, dorminhocos e até ressonam :lol: .

Tal como disse a Dinodane, esta raça é conhecida por algumas doenças genéticas, pelo que convém ter algum cuidado em conhecer as condições dos pais, quando escolher a quem comprar.

quanto à questão cão/cadela, não lhe sei dizer, pois a experiência que tenho de cadelas provém da minha adolescência, já lá vão uns anos, mas um cão, se estiver bem ensinado em relação aos xixis, raramente o fará em casa.

boa sorte com o seu cavalier, se optar por esta raça.
<p>Hugo</p>
tiabela
Membro Veterano
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm

segunda set 19, 2011 10:49 pm

Sem dúvida cadelas.
temperamento mais calmo, mais fiéis, mais fácil de ensinar, mais prespicazes, parece que têm 6 sentido :lol: , mais atentas, mais meigas

Quanto ao cio, pode sempre optar por esterilizar, deixa de ter essa chatice

E pode sempre colocar-lhe uns lacinhos cor de rosa (chalaça) eheheheh

Já tive cão, marcava-me território, estragou-me frigorifico, máq lavar, cama, roupeiro, sofá, móvel da sal, enfim... mas eu adorava-o
ASTAHOLIC
Membro Veterano
Registado: terça mar 29, 2011 4:47 pm

segunda set 19, 2011 10:51 pm

De certa forma, escolher entre cães machos ou fêmeas é uma questão de preferência pessoal. No entanto, há algumas características que são comuns em cadelas e outras características que são comuns em machos. É importante avaliar essas características e determinar qual gênero é mais adequado para a situação da sua casa quando escolher um cachorro. Além disso, escolher entre machos e fêmeas é importante se você já tem um cachorro e pretende adquirir outro.

Quanto ao Cavalier, o Cavalier é considerado um cão excelente para companhia devido a sua personalidade calma, a sua jovialidade e a sua tolerância para com outros animais. Existe uma negativa peculiaridade gerada pelos excessivos cruzamentos artificiais neste canino: sua curta expectativa de vida (10,7 anos) causada por uma doença genética chamada cardiopatia. Devido a este problema, é aconselhado que se verifique o histórico médico de várias gerações destes animais a fim de se evitar insistentes cruzamentos errôneos.
Boa sorte com a sua escolha. :D
<p>&nbsp;"Vamos agradecer aos idiotas. N&atilde;o fosse por eles n&atilde;o far&iacute;amos tanto sucesso."</p>
<p>"Sou respons&aacute;vel pelo que eu falo, n&atilde;o pelo que voc&ecirc; entende." </p>
Responder

Voltar para “Cães”