cao adulto ou cachorro?
Moderador: mcerqueira
ola muito boa tarde
tive sempre esta duvida de como sera ir a uma associaçao ou canil e adoptar um cao adulto,será que é muito diferente de ter um cachorro,em casa?
ja alguem adoptou um cao adulto?
se sim, como foi adaptaçao? foi facil ou dificil?
e as necessidades como eram? ele pedia pa ir a rua ou tinha que se ensinar a pedir?
obrigado pela vossa atençao
tive sempre esta duvida de como sera ir a uma associaçao ou canil e adoptar um cao adulto,será que é muito diferente de ter um cachorro,em casa?
e as necessidades como eram? ele pedia pa ir a rua ou tinha que se ensinar a pedir?
-
- Membro Veterano
- Registado: terça dez 08, 2009 11:59 am
Gatos- Micas, Tarzá,Zaka, Bola, Teca
Eu adoptei uma menina surda com cerca de 3 anos, a primeira noite foi a mais complicada porque chorou muito durante a noite mas, depois tudo correu.
A adaptação foi muito boa está tão afeiçoada a mim e a amiga dela que já não passa 1 dia sem nós.
Na minha opinião a primeira noite é a mais complicada depois tudo corre bem mas isso também depende de cada cão, mas geralmente costuma ser boa.
Ela esta fora de casa no pátio começou por ser ela a pedir para ir a rua e agora já esta habituada aos horários.
Eu sou voluntária numa associação e os cães que são adoptados já adultos costumam adaptar-se muito bem, são muito raros os casos de cães que vem devolvidos.
Boa sorte
A adaptação foi muito boa está tão afeiçoada a mim e a amiga dela que já não passa 1 dia sem nós.
Na minha opinião a primeira noite é a mais complicada depois tudo corre bem mas isso também depende de cada cão, mas geralmente costuma ser boa.
Ela esta fora de casa no pátio começou por ser ela a pedir para ir a rua e agora já esta habituada aos horários.
Eu sou voluntária numa associação e os cães que são adoptados já adultos costumam adaptar-se muito bem, são muito raros os casos de cães que vem devolvidos.
Boa sorte

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm
O meu traquina: Calvin
A minha princesa: Lolita
Para começar eu sou da opinião de que qualquer um, cachorro ou cão adulto, com mais ou menos esforço de ambas as partes vai acabar por se adaptar.
Posso dar o meu exemplo, neste momento tenho uma cão e uma cadela. O cão veio para minha casa ainda cachorro e a adaptação foi óptima como com qualquer cachorro. Demora mais um bocadinho a aprender onde fazer os xixis mas com paciência tudo se resolve, costuma fazer quase tudo em casa num sitio que nós escolhemos e lhe ensinámos (uma varanda), pois na rua sempre foi complicado ele fazer, a explicação da veterinária é de que se trata de um comportamento de imaturidade, o que é facto é que ele ainda hoje, com 15 meses, praticamente não faz nada na rua. Curiosamente (ou não) começou agora a fazer mais vezes na rua desde que a cadela está connosco.
A cadela veio para cá adulta, foi adoptada. Demorou algum tempo para confiar em nós, mas apesar de tudo é um doce. Relativamente às necessidades ela, ao contrário dele, só faz na rua, espera até à hora dos passeios para fazer tudo.
Posso dar o meu exemplo, neste momento tenho uma cão e uma cadela. O cão veio para minha casa ainda cachorro e a adaptação foi óptima como com qualquer cachorro. Demora mais um bocadinho a aprender onde fazer os xixis mas com paciência tudo se resolve, costuma fazer quase tudo em casa num sitio que nós escolhemos e lhe ensinámos (uma varanda), pois na rua sempre foi complicado ele fazer, a explicação da veterinária é de que se trata de um comportamento de imaturidade, o que é facto é que ele ainda hoje, com 15 meses, praticamente não faz nada na rua. Curiosamente (ou não) começou agora a fazer mais vezes na rua desde que a cadela está connosco.
A cadela veio para cá adulta, foi adoptada. Demorou algum tempo para confiar em nós, mas apesar de tudo é um doce. Relativamente às necessidades ela, ao contrário dele, só faz na rua, espera até à hora dos passeios para fazer tudo.
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."
Calvin
Calvin
A minha cadela foi adoptada com 2 anos e meio porque a familia que a deu a adoptar tinha medo dela, fechou-a num canil minimo e davam-lhe calmantes. No dia que a fui buscar, a 200 km da minha casa, também queriam dar calmantes para a viagem. Eu recusei. Durante a viagem vim todo o tempo a falar com ela com carinho. Rosnou-me, rosnou e ladrou à televisão, etc., etc. Mas como não tenho medo de cães porque sempre tive, apesar de esta ter sido a minha primeira adopção.annis Escreveu:ola muito boa tarde
No dia a seguir... não fui eu que adoptei a boxer, foi ela que me adoptou !
Claro, que tive que a ensinar TUDO: a fazer xixi e cóco na rua, mais os básicos do "sentada", "deitada", "parar", "correr", andar de trela, etc.
Fácil ou dificil? Não é dificil. Foi um maravilhoso desafio.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta fev 20, 2002 12:09 am
- Contacto:
Eu somento posso falar pela experiência que tenho tido.
A cadelinha do meu avatar, a Pipa,
fui buscá-la ao canil de uma associação. Foi amor à 1ª vista. Na altura qnd fui ao canil nem pensava se havia de escolher um bebé ou adulto, acho q só procurava aquele cão que fizesse "click".
Devia ter 1 ano e meio na altura. Já era medrosa e continua, isso nunca mudou.
Talvez alguém a tivesse ensinado antes pq nunca precisei de a treinar p fazer as necessidades na rua. "já vinha ensinada". Foi óptimo p mim pq foi o 1º cão. eheh
E aprendeu rápido outras coisas q lhe ensinei. O senta, o deita, ir à rua, não ir p certos locais da casa.
As necessidades ela tem horários mais ou menos definidos p ir à rua, e noto q se eu me atrasar ela só falta falar a pedir p ir à rua. eheh Já a conheço.
A adaptção à casa e donos foi mto fácil do que me lembro. Em pouco tempo já conhecia a zona e passado uns dias já ladrava ao portão a quem não conhecesse. Foi um sinal p nós de que ela já sentia q aquela era a casa dela. Isto pq nos 1ºs dias já pensávamos q ela não ia ladrar nunca. eheh
Claro q gostaria de a ter conhecido em bebezinha, devia ser tão fofinha, um tufinho de pêlo.
A sério, não podia ter tido mais sorte.
Se tiver tempo e paciência p dispender com um cachorro pode ir em frente. Mas um cão adulto dá muitas alegrias também.
A cadelinha do meu avatar, a Pipa,

Devia ter 1 ano e meio na altura. Já era medrosa e continua, isso nunca mudou.
Talvez alguém a tivesse ensinado antes pq nunca precisei de a treinar p fazer as necessidades na rua. "já vinha ensinada". Foi óptimo p mim pq foi o 1º cão. eheh
E aprendeu rápido outras coisas q lhe ensinei. O senta, o deita, ir à rua, não ir p certos locais da casa.
As necessidades ela tem horários mais ou menos definidos p ir à rua, e noto q se eu me atrasar ela só falta falar a pedir p ir à rua. eheh Já a conheço.
A adaptção à casa e donos foi mto fácil do que me lembro. Em pouco tempo já conhecia a zona e passado uns dias já ladrava ao portão a quem não conhecesse. Foi um sinal p nós de que ela já sentia q aquela era a casa dela. Isto pq nos 1ºs dias já pensávamos q ela não ia ladrar nunca. eheh
Claro q gostaria de a ter conhecido em bebezinha, devia ser tão fofinha, um tufinho de pêlo.

A sério, não podia ter tido mais sorte.
Se tiver tempo e paciência p dispender com um cachorro pode ir em frente. Mas um cão adulto dá muitas alegrias também.

<p>Associação A CERCA </p>
Um cão adulto tem uma grande vantagem quando se adopta um SRD. já sabemos o tamanho que irá ter.
Em norma, adulto ou cachorro habituam-se com facilidade, com a vantagem que é muito mais fácil de ensinar regras a um cão adulto-
Em norma, adulto ou cachorro habituam-se com facilidade, com a vantagem que é muito mais fácil de ensinar regras a um cão adulto-
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
http://animalartportugal.blogspot.com/
www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.
Madalena Marques
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
http://animalartportugal.blogspot.com/
www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.
Madalena Marques
por enquanto nao posso ter nenhum cao em casa, e tava a pensar apadrinhar um,mas o meu receio é que me afeiçoe ao bicho e depois pense em adopta lo, claro criando as condiçoes para o ter ca em casa.
como pouca gente fala sobre o assunto apadrinhar e adoptar caes adultos por isso resolvi fazer este topico.
como pouca gente fala sobre o assunto apadrinhar e adoptar caes adultos por isso resolvi fazer este topico.
Os cãezinhos bebés são giros e fofinhos e pequeninos. Fazem as necessidades a toda a hora e por todo o lado, é preciso estar sempre a limpar. Choram quando ficam sozinhos. Roem tudo o que encontram e destroem sapatos, tapetes, móveis... Precisam de comer com maior frequência e de ração especial. Precisam de mais vacinas e desparasitantes e visitas ao veterinário. São muito enérgicos e precisam de muita atenção. E quando crescem, o que acontece muito rapidamente, transformam-se em cães adultos, iguais aos outros. Podem até crescer mais do que se estava à espera, e ficar com um tamanho que afinal não era bem o que se pretendia. Creio que a juventude dos cães deve ser o período em que mais pessoas fazem "devoluções", porque o giraço afinal dá muito trabalho e estraga muito...
Os cães adoptados já adultos fazem tudo para agradar aos novos donos. São super-agradecidos, aprendem os comandos e as proibições com mais rapidez. Muitas vezes vêm já ensinados e esperam que os donos os levem à rua para fazer as necessidades. São mais "económicos", já vão menos vezes ao veterinário e não comem ração para bebé. O tamanho, peso, pelo, personalidade, energia já estão á vista e é menos provável haver surpresas. Podem vir com alguns medos, pois tiveram um passado mais triste, mas com carinho e paciência notam-se melhorias de dia para dia. É tão bonito ver as melhorias nos adultos como ver o crescimento nos pequeninos.
E também os cães mais velhos fazem boas adopções. Fazem companhia mas não são cansativos. São mais sossegados. São carinhosos. Gostam de passear com mais calma. E têm todas as vantagens dos cães adultos. E, bem… se o dono tiver uma esperança de vida mais curta, um cão que possa durar 20 anos não é o ideal, pois tem de pensar no futuro do bicho…
Eu já adoptei um de 6 meses e uma com 2 anos. A experiência foi/é óptima em qualquer dos casos! Mas com o primeiro tive mais trabalho a esconder coisas que ele podia roer e a limpar xixis, enquanto que a segunda nunca fez as necessidades em casa e aprendeu tudo num instante. Tive pena de nunca ter visto os dois bebezinhos, deviam ser lindos, mas continuaram lindos em adultos!
Os cães adoptados já adultos fazem tudo para agradar aos novos donos. São super-agradecidos, aprendem os comandos e as proibições com mais rapidez. Muitas vezes vêm já ensinados e esperam que os donos os levem à rua para fazer as necessidades. São mais "económicos", já vão menos vezes ao veterinário e não comem ração para bebé. O tamanho, peso, pelo, personalidade, energia já estão á vista e é menos provável haver surpresas. Podem vir com alguns medos, pois tiveram um passado mais triste, mas com carinho e paciência notam-se melhorias de dia para dia. É tão bonito ver as melhorias nos adultos como ver o crescimento nos pequeninos.
E também os cães mais velhos fazem boas adopções. Fazem companhia mas não são cansativos. São mais sossegados. São carinhosos. Gostam de passear com mais calma. E têm todas as vantagens dos cães adultos. E, bem… se o dono tiver uma esperança de vida mais curta, um cão que possa durar 20 anos não é o ideal, pois tem de pensar no futuro do bicho…
Eu já adoptei um de 6 meses e uma com 2 anos. A experiência foi/é óptima em qualquer dos casos! Mas com o primeiro tive mais trabalho a esconder coisas que ele podia roer e a limpar xixis, enquanto que a segunda nunca fez as necessidades em casa e aprendeu tudo num instante. Tive pena de nunca ter visto os dois bebezinhos, deviam ser lindos, mas continuaram lindos em adultos!
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 03, 2010 11:40 am
Posso falar pela minha experiencia de adoção em cães adultos. A maior dificuldade até agora tem sido ela desabituar-se a fazer as necessidades no quintal. O antigo dono NUNCA a passeava e por conseguinte ela fazia tudo no quintal. De início tivemos alguma dificuldade em que ela saísse à rua. Tinha medo de tudo e mais alguma coisa, até da própria sombra ela fugia para terem noção. Não sabia passear de trela, tinha medo de todos os sons (o quintal onde estava era numa zona isolada e como tal não estava familiarizada com os sons)
Enfim passados 3 longos meses posso dizer que fomos a melhor coisa que lhe aconteceu. É uma cadela bem mais confiante (excetuando as idas ao veterinário em que tem de ir ao colo
só pesa 55 kg's
), sem grandes receios, passeia lindamente de trela....
A parte das necessidades...bem essa
com alguma persistencia ha de resolver-se 

A parte das necessidades...bem essa

ca em casa,tamos a pensar apadrinhar duas cadelas,uma de 9 e 10 anos, vamos ver como é quando a formos buscar pa dar os seus passeios de fim de semana perto da associaçao...
vamos ver como se comportam connosco,visto serem muito doceis e calmas.
e visto que tenho que levar um bebe de 1ano tb, vamos ver. vamos passear os 5...
vamos ver como se comportam connosco,visto serem muito doceis e calmas.
e visto que tenho que levar um bebe de 1ano tb, vamos ver. vamos passear os 5...

-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
- Contacto:
Vou atrever-me a discordar da kittem (em relação aos conhecimentos dela eu sou um analfabeto...) neste aspecto: será mais fácil ensinar regras a um cão adulto se ele não tiver criado vícios de comportamento difíceis de corrigir... digo eukittten Escreveu:Um cão adulto tem uma grande vantagem quando se adopta um SRD. já sabemos o tamanho que irá ter.

Mas o que me faz intervir neste tópico nem é isto. É a profunda admiração e respeito que tenho pelas pessoas que adoptam animais nas associações e, mais ainda, pelas que lá prestam voluntariado.
Rodeados como estamos por pessoas nesta sociedade tão egoísta, mesquinha e com falta de valores, é tão bom ler alguns dos depoimentos expressos neste tópico.
Que mais dizer?
Obrigado...
-
- Membro
- Registado: terça mar 11, 2008 5:49 pm
Falando pela minha experiencia digo que a adopção de um animal adulto...seja ele gato ou cão ... irá dar ao dono uma coisa que um cachorrinho/gatinho jamais dará: o reconhecimento, gratidão e amor por lhe ter salvo a vida ... eles sabem dar valor a isso.
De qualquer modo, entendo perfeitamente as pessoas que optam por adoptar um bebé, aquela doçura e traquinisse irresistivel heheheheh
É de louvar a adopção de um animal errante seja de que idade for
De qualquer modo, entendo perfeitamente as pessoas que optam por adoptar um bebé, aquela doçura e traquinisse irresistivel heheheheh
É de louvar a adopção de um animal errante seja de que idade for

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am
Não consigo escolher se é melhor ou pior adoptar um cão cachorro ou adulto.
Durante anos adoptei cachorros, vindos de ninhadas indesejadas, e o filme é sempre o mesmo: choradinho à noite, xixis e cocós fora do sítio, brincadeiras tontas, coisas roídas, ter de ensinar tudo do zero...
Isto pode ser visto como uma vantagem ou uma desvantagem. Eu acho que ver um cachorrinho crescer e orientá-lo na descoberta do mundo é uma viagem fascinante
Mas para uma pessoa idosa que apenas queira uma companhia ou para alguém com pouco tempo ou disposição para todo este processo, divertido mas cansativo, adoptar um cão adulto pode trazer mais vantagens.
Tive aqui um cão sénior em FAT. Duvido que alguma vez tenha morado dentro de casa, mas portou-se cinco estrelas. Nunca fez um xixi cá dentro! Não roeu nada. Não chorou a noite toda. Passeou muito bem à trela. O cão perfeito para quem quer um animal calmo! Ainda está para adopção, o Spot, na minha assinatura
Entretanto trouxe uma outra cadela da associação para casa, jovem adulta. Nos primeiros tempos lá fez um ou outro xixi fora do sítio mas hoje em dia aguenta-se bem, a não ser quando há uma manhã em adormeço e deixo a coitadinha à espera mais um pouco... Culpa da minha preguiça!
Durante anos adoptei cachorros, vindos de ninhadas indesejadas, e o filme é sempre o mesmo: choradinho à noite, xixis e cocós fora do sítio, brincadeiras tontas, coisas roídas, ter de ensinar tudo do zero...
Isto pode ser visto como uma vantagem ou uma desvantagem. Eu acho que ver um cachorrinho crescer e orientá-lo na descoberta do mundo é uma viagem fascinante

Mas para uma pessoa idosa que apenas queira uma companhia ou para alguém com pouco tempo ou disposição para todo este processo, divertido mas cansativo, adoptar um cão adulto pode trazer mais vantagens.
Tive aqui um cão sénior em FAT. Duvido que alguma vez tenha morado dentro de casa, mas portou-se cinco estrelas. Nunca fez um xixi cá dentro! Não roeu nada. Não chorou a noite toda. Passeou muito bem à trela. O cão perfeito para quem quer um animal calmo! Ainda está para adopção, o Spot, na minha assinatura

Entretanto trouxe uma outra cadela da associação para casa, jovem adulta. Nos primeiros tempos lá fez um ou outro xixi fora do sítio mas hoje em dia aguenta-se bem, a não ser quando há uma manhã em adormeço e deixo a coitadinha à espera mais um pouco... Culpa da minha preguiça!
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am