mito?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

lil_bull
Membro Veterano
Registado: quinta jul 10, 2003 12:13 am

domingo out 19, 2003 1:52 pm

ola
gostava de saber o que faz se uma cadela de uma raça se faz montar por um cão de outra raça?
conheço alguem que disse que a cadela depois não é boa para reprodução(em caso de gravidez)
tenho um amigo que a sua cadela se fez montar por dois machos em ocasiões diferentes, ele para não arriscar fez aborto.
a questão é
existe intreferencia de genes dos cães de outras raças que a montaram?
ela ao reproduzir com um cão da mesma raça não corre o risco de puxar
nada dos outros?
ou ela poder ter uma ninhada sem que o ter sido montada por outras raças intrefira?
ate acho estas perguntas parvas mas é para tirar a duvida
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

domingo out 19, 2003 3:00 pm

Olá
Eu não percebo nada de genética e há certamente aqui pessoas entendidíssimas na matéria (Sealords, JCSousa, Cybergirl, etc. etc.) que poderão dar uma resposta muito mais fundamentada. Mas tenho (quase) a certeza absoluta de que se trata de um mito, o qual aliás desconhecia.

Quando uma cadela está com o cio pode ser montada por mais do que um cão. Se for montada por um cão da mesma raça e houver fecundação, os respectivos filhotes resultarão da mesma raça; se entretando, durante o mesmo cio, eventualmente for montada por um cão de uma raça completamente distinta e daí também resultar fecundação, os respectivos filhotes serão, aqui sim, uns adoráveis rafeirinhos.
Biologicamente é assim. Não há misturada. Assim teríamos uma ninhada constituída por X cachorros de raça pura e Y cachorros SRD.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Vaso
Membro
Registado: quinta out 16, 2003 3:10 am

domingo out 19, 2003 3:07 pm

Deverah ser mais pro final do cio kuando o kurrimento for menos , deverao estar cientes ke estao a estragar duas raças , pois mesmo ke a kadela volte a akasalar kom um de raça igual os kaes jah nao voltao a nascer puros. E tambem ah ke ter em konta ke eh muito perigoso akasalar kom um kao ke seja muito superior em tamanho.
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

domingo out 19, 2003 3:08 pm

existe intreferencia de genes dos cães de outras raças que a montaram?
ela ao reproduzir com um cão da mesma raça não corre o risco de puxar
nada dos outros?
ou ela poder ter uma ninhada sem que o ter sido montada por outras raças intrefira?
ate acho estas perguntas parvas mas é para tirar a duvida
com este tipo de dúvidas, fica-me uma questão - qual é o interesse em reproduzir? aumentar o número de desgraçados?
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

domingo out 19, 2003 3:20 pm

Vaso Escreveu: Deverah ser mais pro final do cio kuando o kurrimento for menos , deverao estar cientes ke estao a estragar duas raças , pois mesmo ke a kadela volte a akasalar kom um de raça igual os kaes jah nao voltao a nascer puros. E tambem ah ke ter em konta ke eh muito perigoso akasalar kom um kao ke seja muito superior em tamanho.
Eu não queria ser desagradável nem tenho autoridade para estar a fazer este tipo de observações, mas vi-me atrapalhado para interpretar o sentido deste texto pejado de kapas. Porquê escrever em "Putokês" em vez de Português? Será tão difícil escrever CADELA em vez de KADELA? Ou CÃES em vez de KAES? Qual a vantagem?
Será moda ou será mesmo dificuldade de escrever Português?
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
sea
Membro Veterano
Registado: domingo jun 22, 2003 8:20 pm

domingo out 19, 2003 4:38 pm

Em relação a este assunto já me foi dito por um veterinário que uma cadela com o cio pode ser fecundada por mais do que um cão.
Isto quer dizer que pode ser fecundada por um cão da nossa escolha e depois... por um azar qualquer por outro, rafeiro ou não.

Também me foi dito que o número de filhotes também dependem do dia em que é fecundada, quanto mais para o fim menor os filhotes.

Mas realmente isto foi o que foi dito, nunca estudei nem tenho experiência pessoal.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo out 19, 2003 6:14 pm

Bem é melhor esperar por um dos conhecedores, mas a mim parece-me que uma gravidez não têm nada a ver com outra.

É verdade que se, no mesmo cio, a cadela fôr montada por vários cães os filhotes terão vários pais.Ié, pe, 2 serão do pai A, 2 do pai B, etc.
Agora, que isso afecte as gravidezes subsequentes não faz sentido, a meu ver.

Também é verdade que ser montada por um cão muito maior, é perigoso.
Por causa do tamanho das crias que podem ter dificuldade em nascer.
E a relação é dolorosa para a cadela.
isabelnobre
Membro Veterano
Registado: sábado jan 25, 2003 1:09 am

domingo out 19, 2003 6:24 pm

[quote=aisd]
Bem é melhor esperar por um dos conhecedores, mas a mim parece-me que uma gravidez não têm nada a ver com outra.

É verdade que se, no mesmo cio, a cadela fôr montada por vários cães os filhotes terão vários pais.Ié, pe, 2 serão do pai A, 2 do pai B, etc.
Agora, que isso afecte as gravidezes subsequentes não faz sentido, a meu ver.

Também é verdade que ser montada por um cão muito maior, é perigoso.
Por causa do tamanho das crias que podem ter dificuldade em nascer.
E a relação é dolorosa para a cadela.
[/quote]

A AISD tem toda a razão. E se por acaso pensarem um bocadinho vão perceber. Não é possivel os espermatozoides durarem 6 meses a não ser congelados!
E se por acaso os humanos "Acasalarem" com outra raça, não ficam com os genes permanentemente estragados, é só dessa vez :lol: .
Com os cães é exactamente o mesmo.

Isabel
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo out 19, 2003 6:29 pm

Vaso Escreveu: Deverah ser mais pro final do cio kuando o kurrimento for menos , deverao estar cientes ke estao a estragar duas raças , pois mesmo ke a kadela volte a akasalar kom um de raça igual os kaes jah nao voltao a nascer puros. E tambem ah ke ter em konta ke eh muito perigoso akasalar kom um kao ke seja muito superior em tamanho.
Bem, esta mensagem deve ser tomada em conta tanto quanto a sua ortografia...

:roll:
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

domingo out 19, 2003 6:42 pm

Isso é biológicamente impossivel!! Os genes da cadela não ficam contaminados com os genes dos machos....

Tal como nas mulheres, os óvulos das cadelas já existem todos na altura do nascimento, não se criam novos!!! além disso, a interacção do espermatozoide é APENAS ao nível daquele óvulo, não ao nivel dos outros, que estão nos ovários, nem ao nível dos genes da cadela. ( coitada ficaria um mutante...)

A única forma de acontecer a mesma fecundação ( do primeiro macho) num segundo cio, era se a cadela conseguisse conservar o esperma dele durante 6 meses e se autofecundase no cio seguinte. Lamento informar, mas na espécie canina é impossivel!

CADA gravidêz é independente das seguintes!!!

Isso é mito, tal como todos os outros, resultante da ignorância popular, talvez para meter medo e impedir os ingénuos de cruzar cães de raças diferentes e realmente "estragar" a raça, mas no seu geral, obviamente!!!
lil_bull
Membro Veterano

domingo out 19, 2003 9:37 pm

obrigado pelas respostas.
a historia foi q um amigo vai fazer uma ninhada, eu ofereci-me para ficar com um bebe.
depois ele disse q a cadela ja tinha sido montada duas vezes e q nas duas vezes foi optado por fazer "aborto", não sei o metodo.
como eu ouvi os comentarios sobre a mistura de genes
preferi perguntar para saber um pouco mais sobre isso

obrigado pelas respostas.
Cybergirl
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 11:17 am

domingo out 19, 2003 9:59 pm

lil_bull Escreveu: obrigado pelas respostas.
a historia foi q um amigo vai fazer uma ninhada, eu ofereci-me para ficar com um bebe.
depois ele disse q a cadela ja tinha sido montada duas vezes e q nas duas vezes foi optado por fazer "aborto", não sei o metodo.
Olá,

É pura mitologia popular, o esperma só funciona e sobrevive (digamos assim), na presença do ovulo presente.....nada de misturas de genes entre reprodutores, só nos cachorros.

Não percebi porque o seu amigo quer fazer uma ninhada, em que circuntâncias???

Bye
lil_bull
Membro Veterano

segunda out 20, 2003 12:13 am

obrigado pelo esclarecimento

[/quote]
Não percebi porque o seu amigo quer fazer uma ninhada, em que circuntâncias???

Bye
[/quote]

sobre isso.. não posso responder por terceiros

abraço
Vaso
Membro
Registado: quinta out 16, 2003 3:10 am

segunda out 20, 2003 2:07 am

CasadeAnaval nao sou ginecologista nem veterinario e muito menos estudo genes, e sei escrever sem ser portukes, a tua resposta/mensagem ao que parece foi mas produtiva que a minha , mas enfim...

A questao de que se a cadela for montada por um cao de outra raça , essa cadela já não irá ter crias puras deve-se a um MITO criado pelos portugueses, se é verdade ou não isso não sei. Mas que não se deve fazer isso é uma certeza pois irá nascer SRD.

Não sei porque motivo se foi falar do semem se manter de um cio pro outro pois isso nao foi referido e penso que seja mesmo impossivel a não ser que se mantenha congelado.

Não misturem raças diferentes, pois estragam duas raças e ao meu ver aumenta o abandono de animais, pois nas ruas SRD é o que não falta, caes de Raça Defenida é que não se veem muitos. Com isto quero dizer que se aparecer um animal na rua é mais facil de arranjar quem o adopte se este tiver raça defenida (o que é bastante triste).

O usar os kk hhh , kk, e mais o raio de letras ke alguem nao gostou, eh pura simplesmente pk dah mais jeito e evitam-se usar muitas teclas pra escrever a mesma koisa, kem kritika isso sekalhar devia navegar mais e konviver mais no mundo da net, pois jah eh tao vulgar e banal kuanto ao usar a palavra "bué" ke até jah faz parte dos nossos dicionarios de Portugues.
bbaixo
Membro Veterano
Registado: quinta jul 03, 2003 10:59 am

segunda out 20, 2003 7:37 am

Vaso Escreveu: O usar os kk hhh , kk, e mais o raio de letras ke alguem nao gostou, eh pura simplesmente pk dah mais jeito e evitam-se usar muitas teclas pra escrever a mesma koisa, kem kritika isso sekalhar devia navegar mais e konviver mais no mundo da net, pois jah eh tao vulgar e banal kuanto ao usar a palavra "bué" ke até jah faz parte dos nossos dicionarios de Portugues.
Quanto eu saiba a letra "K" não faz parte do abecedário de Português (pelo menos quando eu aprendi o mesmo), e por uma questão de respeito para com os outros membros, devemos escrever sempre em português e de um modo claro.

Quanto a dar mais jeito para escrever para mim só tem um nome: preguiça (aqui não existe limitação de espaço como nas mensagens de telemóveis).

Só para relembrar, para alguns esquecidos, isto é um fórum sobre animais em língua Portuguesa, como tal é de bom tom escrever em Português correcto.
Responder

Voltar para “Cães”