Obrigado Isabel.
O meu Jack tem imensa lã e algum pêlo revolto.
Segundo li, o coat king mais adequado será o 20 ou 26.
Quando e onde poderei aplicar o Coat e o furminator?
Além disso, estou a pensar comprar um tesoura double sided de Timming. Tenho uma single sided que deixa marcas.
obrigado
Eu começava pela 20, mas se tiver oportunidade de comprar as duas tanto melhor. Isto porque a coat precisa de alguma mão, e isso ganha-se com a prática. Pode aplicar o coat qdo quiser, e achar que o pêlo está a ficar com "ondinhas", e o furminator use apenas no fim como acabamento. Acabou por ser o uso que dei ao meu.
A tesoura de desbaste (trimming) como lhe queira chamar, há de vários dentes, espaço entre eles, há a dupla dentada, mas mesmo entre essas existem vários modelos. Eu acho q a dupla marca mais o pêlo, remove mais. Tenho duas, e trabalho só com a dupla, mas lá está, depende do ângulo em que a metemos e com a prática apenas, essa serve-me para tudo, e quase nunca uso a outra.
No entanto a sua marca muito provavelmente porque tem os dentes muito espaçados, experimente arranjar uma com dentes mais juntinhos e vai ver que marca menos, ou então experimente usa-la sempre com o bico para baixo, no sentido do crescimento do pêlo e n a feche completamente, ou use só a ponta como se estivesse a pentear o seu cão com ela, toques leves para fora. Ela corta mais ou menos dependendo de como a colocamos ou da quantidade de pêlo que inserimos na tesoura. Lá está outra ferramenta versátil que tem múltiplas funções.
E uma boa tesoura faz muita diferença. Aliás bom material faz toda a diferença. Se quer arranjar o seu próprio cocker, aliás o que acho muito bem e sempre defendi, é muito melhor para o animal qdo o dono sabe tratar dele, acho que deve de investir tb numa boa tesoura recta, já que está numa de investir em material.
Material que eu uso num cocker:
-Dedos (o mais barato)
-Faca de stripping
-Coat King (para aqueles pêlos q n saiem nem por nada e tirar volume se for caso disso)
-Máquina para orelhas, cara e barriga.
-Tesoura de desbaste (trimming- apesar de ser o nome corrente é incorrecto)
-Tesoura recta para acertas as franjas e orelhas, arredondar patas, etc
-Carda e pente greyhound (metálico com uma parte mais fina e outra mais larga)
Posso eventualmente usar uma pedra pomes, ou o fuminator para dar uma alisada final no lombo, se for caso disso.
Volto a repetir, se tiver oportunidade, invista em bom material, dura mais tempo e nota-se muita diferença qdo se trabalha com bom material, n só no resultado, mas principalmente porque o bom material parece que desliza nas nossas mãos. Imagine-se a trabalhar todo o dia com uma tesoura de papel, a cortar cartão. Ao fim de meia hora já n sentia o polegar. Tesouras boas são silenciosas, suaves e a cortar parecem manteiga, cortam á primeira, é só vantagens.
Um bom pente, n entorta os dentes, n partem, n enferrujam. Uma boa carda penteia muito melhor sem arranhar o cão tão facilmente. É macia e eficiente. E podia continuar.
Não se pode pintar uma obra prima com o pincel que vem no estojo das aguarelas, n tem nada a ver.
*definição de Trimming- arranjo do cão
Tb há quem confunda trimming com stripping, mas isso já são outros 500's.