Dicas de treino para o meu cão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
JackCocker
Membro Veterano
Registado: sexta jun 24, 2011 11:08 am

quarta set 28, 2011 8:21 pm

Sugestão: Não querendo tirar o trabalho aos cursos de obediência básica.

Coloquem aqui as Vossas dicas e experiência sobre como treinar o vosso cão

--------------------------------------------------------------------------------

O meu cão obedece ao meu assobio.
Mesmo na presença de outros cães...há que dar tempo para os habituais sniffs e cumprimentos depois vem

Pela minha experiência, posso dar as seguintes notas:

- O cão precisa de o identificar como o chefe da matilha. Quem manda?
- Instinto básico:
- Só o chefe lhe deve dar de comer
Exercicio práctico. Ensinar o cão a sentar-se e esperar que pose a gamela. só depois deve avançar. Se avança antes, levanta a gamela. É um exercicio simples e de rápida apreenção. Evita os encontrões e saltos... etc.

O Cão come sempre depois do Chefe. Nunca ao mesmo tempo.
Não dar de comer ao cão enquanto come.
A hiereraquia tambem se estabelece pela ordem de quem come

- Rotinas: o animal precisa de rotinas fixas.
No passeio, vai inicialmente de trela.
Pode solta-lo para andar largo. Chama-o e recompensa-o sempre que se portar bem.

. Se não tiver um assobio forte, compre um apito de treino para cães.

- Comandos curtos e atenção ao ton de voz. O ton de voz vai demonstrar o estado de animo. Acompanhe com gestos se o cão for receptivo. Ex. já para Casa e aponta. Ele espera à porta só entra em casa depois de se sentar. Ele terá sede e fome. Não entra para comer e beber se não souber esperar.

- O cão precisa de rotinas e exercicios repetitivos para aprender.

Espero ter ajudado mas acredito que um profissional possa fazer melhor
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quarta set 28, 2011 9:33 pm

Da experiência que tive com os (que já são) adultos, repetir a palavra quando ele faz o que queremos.

Exemplos.
Se está a fazer xixi, repetir "faz xixi". Cocó idem. "vai beber água".

Com o "senta", com o indicador e polegar (dependendo do tamanho e idd do cão), forçar com os dedos os quartos traseiros para que se sente. E repetir senta.

O "dá a patinha" vem depois do "senta" e após ele sentar, segurar a patinha dizendo "dá a patinha". Parece obvio, não é?!
:D

Nunca fui bem sucedida no "vem à dona" quando na rua. No jardim é às vezes. Fui um fracasso total no "busca". Ele vem ter comigo, mas não dá.

Com a cachorra, vamos ver...
JackCocker
Membro Veterano

quarta set 28, 2011 9:44 pm

Sem querer soar machista, mas apenas para colocar a questão?

Tratando-se de uma Dona e ser um cão terá importâcia?
Com os cães que já tive, nunca foi tema.

Uma Dona com uma cadela, o comportamento do animal será diferente?
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

quarta set 28, 2011 9:50 pm

JackCocker Escreveu:
Uma Dona com uma cadela, o comportamento do animal será diferente?
Não.
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
User25
Membro Veterano
Registado: segunda set 26, 2011 7:49 pm

segunda out 03, 2011 4:26 pm

Na minha opinião ser homem ou mulher na altura de adestrar um animal faz alguma diferença, um dos aspectos mais relevantes é a voz do homem ser mais grossa ou rouca do que a mulher. Na hora de comandar penso que os animais principalmente as cadelas obedecem melhor ao sexo masculino pois estes imperem uma postura mais imperialista e mais territorial que as mulheres.

Volto a dizer que esta é apenas a minha opinião
lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

segunda out 03, 2011 4:57 pm

User25 Escreveu:Na minha opinião ser homem ou mulher na altura de adestrar um animal faz alguma diferença, um dos aspectos mais relevantes é a voz do homem ser mais grossa ou rouca do que a mulher. Na hora de comandar penso que os animais principalmente as cadelas obedecem melhor ao sexo masculino pois estes imperem uma postura mais imperialista e mais territorial que as mulheres.

Permita-me que comente, sem qualquer malícia: :lol:
Tremelga
Membro Veterano
Registado: sexta mar 25, 2011 10:04 am

segunda out 03, 2011 4:58 pm

:lol: :lol: :lol: :lol:
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

segunda out 03, 2011 10:56 pm

Bem...
Eu já tive cães machos, quer dizer, ainda tenho 1, mas quanto ao treina-lo, ou ambos sempre foi 1 pouco difícil. Parte pelo temperamento, parte pela raça.

Desta vez mudei de raça e de género e estou a gostar bastante.

Não creio que eu ser donA e eles serem machos faça grande diferença. Depende um pouco de quem é que interage mais com ele na família e quem é que está para se chatear. Ainda ontem tive uma disputa de autoridade com o macho por "excesso de tempo" com a gamela lá colocada sem autorização para ele comer! Tive direito a uma rosnadela mas não tenho medo, meto lá as mãos na mesma e ele para!

De tempos a tempos esquece-se! :D
NicaJunior
Membro Veterano
Registado: terça jul 13, 2010 1:43 pm

terça out 04, 2011 12:10 am

User25 Escreveu:Na minha opinião ser homem ou mulher na altura de adestrar um animal faz alguma diferença, um dos aspectos mais relevantes é a voz do homem ser mais grossa ou rouca do que a mulher. Na hora de comandar penso que os animais principalmente as cadelas obedecem melhor ao sexo masculino pois estes imperem uma postura mais imperialista e mais territorial que as mulheres.

E se eu lhe contar que cá em casa quem treina os cães é a minha filha mais nova?
E se lhe contar que é ela a unica que consegue fazer com que o pitbull trepe até árvores com simples comandos de voz?
É uma miúda , com 12 anos , que tem completo controle sobre dois dos cães. Porque é ela que treina com eles.
Não tem cá a ver com timbres de voz nem posturas imperialistas... :lol: :lol: :lol:
Primeiro, levaram os comunistas
e eu nada disse, porque não era comunista

Depois, levaram os sindicalistas
e eu nada disse, porque não era sindicalista

Depois, levaram os judeus
e eu nada disse, porque não era judeu

Depois, levaram-me a mim
e já não havia ninguém que me pudesse defender

Martin Niemöller
Margaa
Membro Júnior
Registado: segunda out 03, 2011 3:05 pm

terça out 04, 2011 2:49 pm

NicaJunior Escreveu:

E se eu lhe contar que cá em casa quem treina os cães é a minha filha mais nova?
E se lhe contar que é ela a unica que consegue fazer com que o pitbull trepe até árvores com simples comandos de voz?
É uma miúda , com 12 anos , que tem completo controle sobre dois dos cães. Porque é ela que treina com eles.
Não tem cá a ver com timbres de voz nem posturas imperialistas... :lol: :lol: :lol:
a sério? que giro, dá vontade de ver isso :P
JackCocker
Membro Veterano

terça out 04, 2011 3:20 pm

Há treino que consigo dar ao meu cachorro mas ainda se distrai muito :? :( :|
Parece-me que terei de esperar até lhe passar alguma da maluqueira para o ensinar :D
kaminaru
Membro Veterano
Registado: segunda abr 12, 2010 5:17 pm

terça out 04, 2011 3:30 pm

NicaJunior Escreveu: :lol: :lol: :lol: :lol:
Espectacular Nica!!!! Adorava ver essa!!!

Eu gostava de dizer que treinei o Pulgas, mas na realidade quem o treinou foi a Bekas... antigamente não se sentava nem à lei da bala, mas depois de ver a Bekas fazer isso tantas vezes acabou por sentar-se com o nosso comando. Fiquei parva!!! :o
Responder

Voltar para “Cães”