Cada vez mais pedidos de eutanásia indignam veterinários

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
nbraganca
Membro
Registado: terça jun 21, 2011 8:50 am

segunda out 03, 2011 10:29 am

Como é possível? Para que é que arranjam animais???

"Dia do Animal
Cada vez mais pedidos de eutanásia indignam veterinários :? :?
Há cada vez mais donos a pedirem a veterinários para abaterem os seus cães e gatos sem justificação clínica, o que revolta estes profissionais e as zoófilas, para quem, em tempo de crise, é que os amigos (dos animais) se conhecem.

"Sabemos de muitas pessoas que nunca deveriam ter tido um animal e que, à menor dificuldade, se querem livrar dele, nem que seja através da eutanásia, o que é revoltante", disse à agência Lusa a presidente da Liga Portuguesa dos Direitos do Animal (LPDA), a propósito do Dia Mundial do Animal, que se assinala na terça-feira.

"Os pedidos de eutanásia de que vamos tendo conhecimento são cada vez mais. É revoltante e, principalmente, preocupante", disse.

Para Maria do Céu Machado, "não há nada que justifique a morte de um animal sem motivos clínicos" e é isso mesmo que os voluntários tentam transmitir aos donos.

Igual papel desempenham os veterinários, que se veem a braços com estes "pedidos incompreensíveis". Ana Marques, médica veterinária e diretora da Clínica VetBelas, em Belas, disse à Lusa que desde o verão que tem recebido várias solicitações neste sentido, as quais recusa "veementemente".

"O meu papel é salvar vidas e não acabar com elas. Quando me propõem tal coisa, tento explicar -- e ajudar -- que há solução clínica para o caso do animal ou, se o dono não quer ficar com ele, que pode optar por dá-lo para adoção", referiu.

"Chegam-me os casos mais bizarros. Querem, mesmo por telefone, a garantia de que eu abato o animal, até sem o observar clinicamente. Quando me recuso, não hesitam em dizer que o vão fazer em outro lado", contou.

Para Ana Marques, não é a crise que justifica um ato destes -- eticamente reprovável para estes profissionais --, pois "há muitos donos que mal têm dinheiro para comer e, no entanto, são cumpridores e prestam assistência ao seu animal, mesmo que isso represente ficarem sem uma refeição ou um medicamento".

A veterinária conhece bem este tipo de donos que "se quer livrar do animal a qualquer custo": "Eles traem o que sentem e o que são, além de, normalmente, trazerem um animal que já revela sinais de negligência".

Gonçalo da Graça Pereira, médico veterinário e mestre em etologia clínica e bem-estar animal, disse à Lusa que não tem recebido muitos pedidos de eutanásia, mas sente cada vez mais o impacto da crise na bolsa dos donos.

"Trabalho numa associação zoófila que, por praticar preços mais baixos, tem cada vez mais procura. São donos que querem muito ajudar o seu animal", disse.

Este médico veterinário já se recusou a fazer eutanásia, por considerar que essa era apenas uma hipótese e não a última alternativa para o animal em questão.

" Ordem dos Médicos Veterinários não tem chegado informação do aumento de pedidos de eutanásia, como disse à Lusa a bastonária Laurentina Pedrosa.

"Do que sabemos, a eutanásia está a acontecer nas situações previstas de método clínico quando não existe outra solução clínica para a saúde do animal", observou.

A bastonária deixa, contudo, um alerta: "A eutanásia deve ser praticada em situações extremas e só quando não houver alternativa clínica".

Laurentina Pedrosa recorda que o papel do veterinário não é apenas clínico, mas deve ajudar a encaminhar o animal para outra solução, sempre que se aperceba de que os donos não estão em condições de lhe assegurar bem-estar.

Todos os anos é comemorado no dia 4 de outubro o Dia Mundial do Animal, com o objetivo de chamar a atenção para as espécies em extinção, os maus tratos e exploração dos animais, assim como a importância dos animais para a sociedade.

http://www.dn.pt/inicio/portugal/interi ... 07&page=-1
Lourenca
Membro Veterano
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

segunda out 03, 2011 10:44 am

No veterinário onde vou estavam a tentar arranjar dono para um cão que, apesar de jovem, tinha artrite, e o dono o levou para abater porque o bicho não o conseguia acompanhar no jogging... Histórias como estas devem haver muitas... :(
Felizmente o veterinário tem bom senso e recusou-se a fazê-lo. Era bom que todos os fizessem. E o dono aceitou que fosse para adopção.
O problema será arranjar casa para todos estes animais que ninguém quer...
Kafka08
Membro
Registado: sábado jun 26, 2010 8:17 pm

segunda out 03, 2011 11:40 am

A mim choca-me saber que há pessoas que pensam que a melhor forma de se livrarem de um suposto problema é abaterem o animal... aliás, nem consigo perceber como lhes passa tal coisa pela cabeça. Depois de todo o tempo que passamos com os animais tornam-se como pessoas da familia... pelos menos para mim são. Por outro lado e vendo bem o pais que temos, se portugal é um país onde as pessoas têm por hábito abandonar os velhinhos, não me surpreende que façam o mesmo com os animais e que até pensem em abater o animal para se livrarem de um peso porque nao querem ter a responsabilidade de cuidar de um animal, ou porque adoeceu ou porque simplesmente se cansaram "do brinquedo novo de estimação".
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

segunda out 03, 2011 12:06 pm

A veterinária que tratou o Vicente também teve um caso assim há pouco tempo, um perdigueiro português que a dona queria mandar abater - por ter uma otite. O cão já tinha sido avaliado e medicado pela veterinária antes, era algo relativamente simples de tratar, pelo que se recusou a eutanasiar. Quando os voluntários da associação local, contactada por ela, o foram buscar, encontraram-no fechado num curral, sem sinais de que o tratamento tivesse sido cumprido.
O animal recebeu assistência no abrigo, mas quando tudo parecia correr bem surgiu uma infeção no rosto do canito, que acabou por ter mesmo de ser abatido... :|
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

segunda out 03, 2011 12:28 pm

Infelizmente, pondo nos pratos da balança a eutanásia e o tratamento que ESSES donos dão e darão ao cão quando lhes é negado o abate, venha o diabo e escolha... :roll:

Mas claro que a notícia não deixa de chocar, muito pela facilidade com que se toma uma decisão tão definitiva como um abate... Eu nem os meus que tive mesmo de abater, posso dizer que foi uma solução fácil de tomar, e estavam em estado terminal... Imagino um animal saudável... :(

Não mudem as mentalidades que não é preciso :roll: , e já agora as punições que deveriam existir para quem maltrata um animal... :|
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
kaminaru
Membro Veterano
Registado: segunda abr 12, 2010 5:17 pm

segunda out 03, 2011 1:12 pm

TheOne Escreveu:Não mudem as mentalidades que não é preciso :roll: , e já agora as punições que deveriam existir para quem maltrata um animal... :|
Não posso deixar de concordar a 100% com este comentário! Deveria haver punição e daquelas BEM DURAS para pessoas que maltratam/abandonam animais!
Claro que ter pessoas a fiscalizar uma coisa dessas dá trabalho e despesa, mas nem quero entrar por aí! Já pagamos por tanta porcaria neste país... ao menos iriamos pagar por uma coisa util!
Tita2009
Membro
Registado: quarta mai 04, 2011 8:09 pm

segunda out 03, 2011 5:57 pm

Os smiles explicam tudo... :o :( :x :evil:
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda out 03, 2011 6:55 pm

Compreende-se que quem gosta de cães fique chocado.
Mas há aqui um tanto ou quanto de hipocrisia.

Que vão fazer os donos destes cães cuja eutanásia foi rejeitada ?

Vão entregá-los numa associação (que estão cheias), vão matá-los (ou tentar) ou vão abandoná-los na rua para serem pegados pelo canil que, por sua vez, os vai abater daí a algum tempo.

Pergunto-me, a mim mesma, se ficaria de bem com a minha consciência, sabendo que, ao rejeitar o abate de um cão, só lhe estava a prolongar o período de espera da morte ou mesmo a condená-lo a mortes bem piores.

Lembro-me de um cão que apanhei e que era velhinho (segundo o vet, 15 anos no mínimo) e que estava abandonado no Parque dos Poetas.
Disseram-me que o vet tinha recusado o seu abate por estar bem de saúde.
Se eu não tivesse calhado passar por ali, que destino teria aquele animal ?
Abandonado numa zona urbana, no meio de estradas, poucas ou nenhumas lojas, sem abrigo, sem comida, sem bebida.
Belo destino.

Uma associação veio a aceitá-lo e foi, de facto, eutanasiado a conselho do vet meses depois.

O que eu quero dizer é que fica muito bem dizer "o meu papel é salvar vidas e não acabar com elas", mas não é isto escapar à verdadeira questão do que é melhor para o animal ?
Além de censurar os donos (que são, sem dúvidas, umas bestas) acham acaso que o problema se resolve com dizeres éticos ?

Desculpem mas eu acho que era melhor estarem calados.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Budgerigar
Membro Veterano
Registado: sábado set 11, 2004 1:47 pm

segunda out 03, 2011 7:07 pm

Eu fico é com a ligeira sensação que, noticias como esta, servem exactamente para dar "ideias brilhantes" a meia dúzia de bestas que andam por aí, até porque, isto de dizer que aumentaram os pedidos, sem apresentar dados concretos...

Quais são os números deste ano comparativamente com os do ano passado e anos anteriores ???

Porque um ou dois Vets, por motivos que merecem uma analise mais cuidada, receberam um numero de pedidos anormais, já se vai generalizar ?

Segundo o meu vet assistente, não se notou qualquer aumento dos pedidos devido à crise, sendo no entanto que admite existirem solicitações de abate de animais que não apresentam quaisquer patologias que o justifiquem, mas que isto, não é propriamente uma novidade.

Há cada vez mais donos a pedirem a veterinários para abaterem os seus cães e gatos sem justificação clínica,

Gonçalo da Graça Pereira, médico veterinário e mestre em etologia clínica e bem-estar animal, disse à Lusa que não tem recebido muitos pedidos de eutanásia, mas sente cada vez mais o impacto da crise na bolsa dos donos.

"À Ordem dos Médicos Veterinários não tem chegado informação do aumento de pedidos de eutanásia, como disse à Lusa a bastonária Laurentina Pedrosa.
<strong>Paulo Santos</strong><strong> </strong>
Praziquantel
Membro Veterano
Registado: quarta set 28, 2011 11:19 pm

segunda out 03, 2011 10:00 pm

Curiosas as noticias que se desdizem a si mesmas
Kafka08
Membro

terça out 04, 2011 9:42 am

aisd Escreveu: Desculpem mas eu acho que era melhor estarem calados.
Era melhor estarmos calados pk? todos direito à livre expressão, ou não conhece a nossa Constituição?

Se isto é um forum é para as pessoas darem as suas opiniões e debaterem ideias, portanto há quem concorde e quem não concorde e eu sou contra a eutanásia injustificada e muito menos devido a uma otite.

Infelizmente tenho visto que há muito boa gente que olha para os animais como se fossem coisas e, sinceramente, o simples olhar que muitas vezes lançam para o meu cao, ou as bocas que mandam quando veem o cão a passear na rua, do tipo: vêm para aqui sujar os passeios", coisa que nunca fiz, se o meu cao suja, eu apanho, mete-me nojo! Gente que arranja animais porque os filhos querem e depois se cansam do brinquedinho novos e os deixam nos canis, os abandonam ou pensam em abatê-los é um crime... pensassem nas coisas antes de comprarem o animal. Era tudo mais simples, para o proprio animal e eles proprios.

Há muitos cães que sofrem, é verdade, mas acabar com o animal não me parece uma solução plausivel, mais a mais se não está doente ou em fase terminal. A mim parece-me que muitos donos necessitavam de uma boa lavagem cerebral.
Kafka08
Membro

terça out 04, 2011 3:43 pm

mesmo a calhar:

A UPPA postou hoje essa mensagem no face:

&#8206;04.10.11 - Recebemos há momentos a noticia de que o Dunga já não se encontra en...tre nós, foi abatido por decisão da dona.... não queremos nem temos capacidade para comentar... apenas permanecemos em silêncio por ele e lhe dedicamos este dia do Animal. Adeus Dunga que encontres no céu dos cães a felicidade e a humanidade que não encontraste na Terra dos Humanos..."

Ainda postaram a carta da dona do cão a pedir ajuda... contudo, optou pela solução mais rápida.
drilldown1
Membro Veterano
Registado: quarta jun 16, 2010 5:30 pm

terça out 04, 2011 6:15 pm

1º caso:
Já há uns anos, tive conhecimento (através dum forum de adopções) que uma dona, em fase terminal (Com cancro, algures) e antes de novo internamento, foi ao vet pedir a eutanásia (e pagou-a) para que os seus animais, não ficassem ao "deus dará" num qualquer Centro ou Associação de animais e tentativas de adopção.
O vet, disse que sim à dona, aceitou os €s e entregou os animais a associaç~oes de animais. A Dona, foi chamada de todos os nomes possíveis e imaginários, e os seus animais, passaram por tudo aquilo que quem os amava não queria.

2º caso:
Quando me morreu o meu 1º cão, já lá vão 9 anos, a clínica, aonde ele faleceu, veio com a conversa para eu ficar com um DA com leischmaniose, que se encontrava lá internado, pois os donos, na impossibilidade de manter o animal, tinham pedido a eutanásia e eles, clínica, embora tenham aceite o animal não tiveram coragem de o abater.
Os donos, a chorar a morte do animal e a clínica a tentar despachar um animal doente, que ao arranjar donos era uma nova fonte de rendimentos.

Tanto um caso como outro, mais o 1º chocou.me, mais pela atitude dos vets envolvidos do que pelos donos.

Se alguma vez tiver que mandar abater um animal meu, quero estar presente, para que não aconteça com os meus aquilo que acabei de partilhar.
<p>&nbsp;Sou respons&aacute;vel pelo que digo, n&atilde;o pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? For&ccedil;a... ESCREVA TUDO EM MAI&Uacute;SCULAS AT&Eacute; QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça out 04, 2011 6:41 pm

Quando escrevi "era melhor estarem calados" referia-me à notícia.
O que acho é que os vet devem ter a preocupação de avaliar caso a caso.
Sempre pensando no que é melhor para o animal.

Eu sei que os donos enganam muito.
As pessoas querem ficar bem vistas, apesar de, lá no fundo, já terem decidido que vão abandonar o bicho.

Seria bom que os vet pudessem apresentar alternativas : contactos com associações, com pessoas dedicadas à protecção dos animais ou mesmo com o canil (nem todos são de abate).

No panorama actual, eu confesso que se morrer e na ausência do meu marido, a Zorra deve ser abatida.
Não será obrigada - já na 3ª idade - a sofrer nas mãos de uns quaisquer ou a esperar pela morte num canil.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
drilldown1
Membro Veterano
Registado: quarta jun 16, 2010 5:30 pm

terça out 04, 2011 6:49 pm

aisd Escreveu:No panorama actual, eu confesso que se morrer e na ausência do meu marido, a Zorra deve ser abatida.
Não será obrigada - já na 3ª idade - a sofrer nas mãos de uns quaisquer ou a esperar pela morte num canil.
Foi esta a decisão da srª cancerosa, que o vet teve o descaramento de lhe dizer "que fazia trabalho". È pago pelo trabalho que não fez... e desrespeitando e à revelia de tudo, colocou os animais na situação que a dona quiz precaver.!
<p>&nbsp;Sou respons&aacute;vel pelo que digo, n&atilde;o pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? For&ccedil;a... ESCREVA TUDO EM MAI&Uacute;SCULAS AT&Eacute; QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”