Olá!
Gostava que me explicassem 2 coisas, se souberem:
1) Porque é que a minha cadela, de 11 semanas, vai buscar uns croquetes de ração e vai come-los ou para a cama, ou sentada noutro lado qualquer?
2) Os cães têm picos de crescimento como os bebés? Até há 2 dias ela parecia uma lorpa a comer. Até passei a pesar (a comida), para ter uma ideia. Agora voltou a comer 1 pouco menos.
Cachorrinha e comportamento com a comida
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm
O meu traquina: Calvin
A minha princesa: Lolita
1) Não lhe sei responder com exactidão, mas gostava de lhe fazer uma pergunta no seguimento da sua: Assiste às refeições da sua cachorra?
2) Podem não ter "picos" de crescimento, mas poderão ter dias com mais e outros com menos apetite. Podendo ainda estar relacionado com a sua actividade nesse dia... Não se preocupe que ela não morre à fome se tiver comida à disposição.
2) Podem não ter "picos" de crescimento, mas poderão ter dias com mais e outros com menos apetite. Podendo ainda estar relacionado com a sua actividade nesse dia... Não se preocupe que ela não morre à fome se tiver comida à disposição.
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."
Calvin
Calvin
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)
Algumas sim, outras não! Porquê?bhess Escreveu:1) Não lhe sei responder com exactidão, mas gostava de lhe fazer uma pergunta no seguimento da sua: Assiste às refeições da sua cachorra?
E claro que não me preocupo que ela morra à fome. Apenas queria entender. Da mesma forma que percebi, nos primeiros dias, que quando eu metia os dedos na gamela e fazia barulho com o granulado, ela se encostava a eles e "me" tentava afastar. Era como se os meus dedos fossem os irmãos e o despique pela comida!
Da mesma forma que depois de lhe ter ganido (sim, gani!), ela nunca mais tentou roer os meus dedos e apenas mordisca sem fazer força.
Era mesmo só para entender estes comportamentos no seu estado mais básico/puro.
-
- Registado: sábado out 08, 2011 11:50 am
1) Se houver alguém em casa, o meu cão só come se tiver companhia.srYuki Escreveu:Olá!
1) Porque é que a minha cadela, de 11 semanas, vai buscar uns croquetes de ração e vai come-los ou para a cama, ou sentada noutro lado qualquer?
2) Os cães têm picos de crescimento como os bebés? Até há 2 dias ela parecia uma lorpa a comer. Até passei a pesar (a comida), para ter uma ideia. Agora voltou a comer 1 pouco menos.
2) O meu cão come conforme o apetite. A ração é o que sobra quando fica com fome. Se for arroz de pato delicia-se até com o arroz

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda abr 12, 2010 5:17 pm
1) Pelo que tenho visto os cães tiram as rações das tigelas e comem no chão. Não percebi se acha esse comportamento estranho, mas eu, como sempre vi isto nunca perguntei o porquê. 
2) Os meus cães comem por fases, ou seja... numas alturas comem mais e tudo o que está na tigela... em outras alturas não lhes apetece comer tanto...
Era a isto que se referia?

2) Os meus cães comem por fases, ou seja... numas alturas comem mais e tudo o que está na tigela... em outras alturas não lhes apetece comer tanto...
-
- Membro Veterano
Fiz esta pergunta porque há quem defenda que não devemos assistir às refeições e que devemos servi-las apenas depois das nossas refeições. Para eles será como que uma humilhação, estar a vê-los comer os "restos" que nós deixamos eles comerem. Penso que a explicação será mais ou menos assim. Mas também neste assunto devem existir opiniões divergentes. A minha veterinária deu-me estas indicações porque é assim que ela entende que deve ser... E como eu confio, sigo as suas indicações. Mas fale com o seu veterinário, penso que todos terão, pelo menos, umas bases de comportamento animal, assim poderá dar-lhe as melhores instruções.
Calvin
Calvin
-
- Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)
Eu vi exactamente o contrário! A devorarem a comida sem tempo ou calma para ir come-la para outro lado qualquer. De qualquer forma também não estava à disposição.kaminaru Escreveu:1) Pelo que tenho visto os cães tiram as rações das tigelas e comem no chão. Não percebi se acha esse comportamento estranho, mas eu, como sempre vi isto nunca perguntei o porquê.![]()
Não sei bem. O Yuki, quando está muito calor também come menos. Mas aqui foi a diferença de comer 55 gr nos primeiros dias, cerca de 60 na semana seguinte e cerca de 90 nos dias que eu referi. Entretanto agora reduziu um pouco e é possível que já esteja no ritmo normal de ir comendo um pouco mais, mas não 30% mais. Penso que os bebés têm assim uns 3 ou 4 dias infernais a cada, sempre a chorarem para comer... acho que é 2 meses. Pensei que pudesse ser isso.kaminaru Escreveu: 2) Os meus cães comem por fases, ou seja... numas alturas comem mais e tudo o que está na tigela... em outras alturas não lhes apetece comer tanto...
Bem, eu nos primeiros dias viagiava-a muito. Não queria que ficasse doente por falta de adaptação à ração ou por sofrer por estar fora da ninhada. Então, sentava-me no chão por vezes ao lado dela. Nos primeiros dias incentivava-a comer, pegando em grãozitos que ela comia directamente da minha mão. Parei de fazer isso, porque não sabia se ela comia para me agradar se por ter fome.bhess Escreveu:Fiz esta pergunta porque há quem defenda que não devemos assistir às refeições e que devemos servi-las apenas depois das nossas refeições. Para eles será como que uma humilhação, estar a vê-los comer os "restos" que nós deixamos eles comerem. Penso que a explicação será mais ou menos assim. Mas também neste assunto devem existir opiniões divergentes. A minha veterinária deu-me estas indicações porque é assim que ela entende que deve ser... E como eu confio, sigo as suas indicações. Mas fale com o seu veterinário, penso que todos terão, pelo menos, umas bases de comportamento animal, assim poderá dar-lhe as melhores instruções.
E fiz isto, porque ela quando chegou não ia beber água por ela. E o criador sugeriu-me que molhasse os dedos e lhe molhasse os lábios e de facto resultou. Então por uns dias, fiz isso com as refeições, ocasionalmente e após ver que ela estava grandes períodos sem comer.
Como a comida ainda está à disposição, ela comer depois de mim não se aplica. Apenas tento não lhe dar muita atenção directa, quando eu estou sentada à mesa.
A propósito disto mesmo e só por curiosidade, hoje, estando eu a jantar, ela sentou-se a olhar para mim e deu uns gemiditos de choradeira. Mandei-a ir brincar com os brinquedos dela. Repetiu e desistiu. Acabou por ir dormir para a cama dela. O que é que ela queria? Que eu lhe desse colo para adormecer, porque ficou ferradíssima logo a seguir!

Quem me dera eu adormecer a essa velocidade!:D
(e só lhe dou uns mimos ao colo, quando eu quero, não quando ela pede)
1) Como os restantes comportamentos caninos que não conseguimos perceber, este é mais um deles. A minha todos os biscoitos, dentalsticks, ou outra guloseima qualquer leva sempre para cima de um tapete, nunca come no chão.srYuki Escreveu:Olá!
2) Pode ter a ver com diversos factores, tais como os que já foram ditos. Também têm que se preparar para um provável "enjoo" da ração, mas estou mais virado para o exercício que teve nesse dia e a falta de apetite simplesmente.
"Fiz esta pergunta porque há quem defenda que não devemos assistir às refeições e que devemos servi-las apenas depois das nossas refeições. Para eles será como que uma humilhação, estar a vê-los comer os "restos" que nós deixamos eles comerem. Penso que a explicação será mais ou menos assim. Mas também neste assunto devem existir opiniões divergentes. A minha veterinária deu-me estas indicações porque é assim que ela entende que deve ser... E como eu confio, sigo as suas indicações. Mas fale com o seu veterinário, penso que todos terão, pelo menos, umas bases de comportamento animal, assim poderá dar-lhe as melhores instruções."
Respeito a ideia, mas não concordo, apenas na questão de se alimentarem depois de nós, naturalmente que faz parte da hierarquia.De resto, o que têm a ver com o assistir ás refeições não vejo qualquer problema e complexidade que possa surgir na cabeça dos animais.
Mas como disse no inicio respeito a ideia.
-
- Membro Veterano
Como em todos os assuntos há várias teorias, claro. Esta foi uma indicação da "minha" veterinária, outros veterinários poderão não concordar. Quem defende esta ideia justifica que no seu estado selvagem era assim que acontecia. O líder, que seria sempre o primeiro a alimentar-se, afastava-se para que os outros pudessem comer de seguida...vfrusso Escreveu:1) Como os restantes comportamentos caninos que não conseguimos perceber, este é mais um deles. A minha todos os biscoitos, dentalsticks, ou outra guloseima qualquer leva sempre para cima de um tapete, nunca come no chão.srYuki Escreveu:Olá!
2) Pode ter a ver com diversos factores, tais como os que já foram ditos. Também têm que se preparar para um provável "enjoo" da ração, mas estou mais virado para o exercício que teve nesse dia e a falta de apetite simplesmente.
"Fiz esta pergunta porque há quem defenda que não devemos assistir às refeições e que devemos servi-las apenas depois das nossas refeições. Para eles será como que uma humilhação, estar a vê-los comer os "restos" que nós deixamos eles comerem. Penso que a explicação será mais ou menos assim. Mas também neste assunto devem existir opiniões divergentes. A minha veterinária deu-me estas indicações porque é assim que ela entende que deve ser... E como eu confio, sigo as suas indicações. Mas fale com o seu veterinário, penso que todos terão, pelo menos, umas bases de comportamento animal, assim poderá dar-lhe as melhores instruções."
Respeito a ideia, mas não concordo, apenas na questão de se alimentarem depois de nós, naturalmente que faz parte da hierarquia.De resto, o que têm a ver com o assistir ás refeições não vejo qualquer problema e complexidade que possa surgir na cabeça dos animais.
Mas como disse no inicio respeito a ideia.
Na prática não significa que eu saia de casa, apenas não fico a observá-los. Continuo as minhas tarefas normalmente, circulando por toda a casa.
Calvin
Calvin
Engraçado falar nisso dos "picos" de crescimento.
Ontem mesmo pensei nisso, em relação à minha Estrelinha (labradora, quase 5 meses).
Ela "aspirava" tudo o que se punha na tijela a uma velocidade louca. Agora anda com menos apetie. Tem refeições que mal come.
Continua super bem disposta e brincalhona, por isso não me preocupei muito, mas fico sempre a pensar se poderá estar doente ou o que se passará, mas também penso que será uma fase...
Entretanto fui ler de novo as indicações da quantidade da ração no saco e reparei que a quantidade recomendada para os 5 meses descida consideravelmente da recomendada até aos 4.
Pelo que "assumi" que será normal esta descida de apetite...
De qualquer forma, ando atenta a ver.... (coisas de "dona de 1ª. viagem)
Ontem mesmo pensei nisso, em relação à minha Estrelinha (labradora, quase 5 meses).
Ela "aspirava" tudo o que se punha na tijela a uma velocidade louca. Agora anda com menos apetie. Tem refeições que mal come.
Continua super bem disposta e brincalhona, por isso não me preocupei muito, mas fico sempre a pensar se poderá estar doente ou o que se passará, mas também penso que será uma fase...
Entretanto fui ler de novo as indicações da quantidade da ração no saco e reparei que a quantidade recomendada para os 5 meses descida consideravelmente da recomendada até aos 4.
Pelo que "assumi" que será normal esta descida de apetite...
De qualquer forma, ando atenta a ver.... (coisas de "dona de 1ª. viagem)

-
- Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)
É assim mesmo que me sinto! É tão chato ter estas dúvidas parvas!!!! E medo que fiquem doentes...pupyylab Escreveu: De qualquer forma, ando atenta a ver.... (coisas de "dona de 1ª. viagem)
Aproveito para acrescentar, que a minha está com outra mania destas da comida. Só come "mais" ou qlqr coisa que eu ache de jeito, se eu começar por lhe por os grãos no chão. Acabo por fazer isso para lhe abrir o apetite e ela tem ido depois buscar o resto à gamela.
Mas ainda agora, ela hoje mal tinha comido, meti uma porção no chão. Comeu tudo. E não foi buscar mais. Meti nova porção agora em abundância, para ver se ela realmente comia para me agradar, se era fome... Comeu, mas só o que quis.
Passa-se qualquer coisa com a gamela!!!
Na volta ela não gosta do côr-de-laranja!!!