Queen

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
joaopstorres
Membro Júnior
Registado: quarta set 28, 2011 1:06 pm

segunda out 24, 2011 10:25 pm

Boa Noite, desde já os meus agradecimentos pela breve resposta e vontade!

A "Menina", -para mim- e pelo que pude constatar já, (e que está aos olhos de todos) sofreu e levou muito, quando digo muito é MUITOOO mesmo.
Hoje cheguei do trabalho e fui tratar dos meus amigos - ela incluída - deixei ela para o fim, propositadamente e por estar isolada. quando abri a porta do espaço onde estava rosnou-me (tive de abrir com cuidado e colocar o corpo a trancar para a "Rosa Mota" não entrar em fuga. fiquei todo satisfeito, pois reparei que tinha comido a farinha Eukanuba, pois deixei-lhe três pratos com três tipos de farinhas diferentes, e tinha bebido metade do recipiente da água.
( e tinha tudo sujo, fiquei mais uma vez satisfeito, os intestinos e rins trabalham bem) rsssssss....... sem me preocupar com a limpeza (para evitar em agarrar em cabos que sei que receia) fui passeá-la, fui a comércios locais pouco frequentados para evitar pessoas, pois ela tem medo, mas correu tudo bem, com a sua mania de não tirar o focinho do chão a farejar como nunca vi igual - parece procurar algo desesperadamente- resumindo, voltámos, coloquei-a no mesmo espaço -seu - retirei-lhe a trela e comecei a limpar tudo, assim que me viu com a esfregona na mão, "franziu" o nariz e rosnou-me, que me assustou um pouco, falei com ela baixei a esfregona, e fiz-lhe festas, ficou deitada a observar-me enquanto eu limpava, (pareceu-me que esperava que quando terminá-se lhe desse porrada), quando terminei enchi o prato de comida, mudei a água e sentei-me com ela. Mais uma vez tentei que me olha-se de frente, mas sem sucesso, "escovei-lhe" todo o corpo com as mãos - não tolera toques nas patas, nem na barriga - mas insisti "meigamente", mais uma vez, dirigi-me para a porta de saída e chamei-a , nem me liga, parece que tem (desculpas pelo termo) Nojo, então fui mais uma vez junto dela, fiz imensas festas, brinquei com as orelhas dela, o que pareceu-me gostar e depois vim embora.
Agora estou com imenso receio, no próximo fim de semana com meus filhos, a reacção dela.
Nunca ladrou, somente pensa em fugir, (parece-me com o que observo, que com a tenra idade já foi mãe, amamentou os filhos e de seguida lhos retiraram - e isso no campo, ou zona campestre - pois ela, é só ver uma zona assim "cola o focinho ao chão à procura de algo), sempre que chega a um canto que se vê apertada, sem saída, deita-se com medo, - onde lhe faço imensas festas, para ver se esquece - não sei o quê - mas imagino.
Não sei mais, mas não sei se estou à "altura" de tamanho problema, pois nunca bati em animal algum, nunca bati em filhos meus, penso não estar preparado para uma situação destas. Mas desistir NUNCA!
Pequebrado
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2008 11:13 pm

segunda out 24, 2011 10:31 pm

mas quem é a «Menina»?
<p><strong>Ajude A Ajudar </strong><a href="http://ospeludosdamelinha.blogspot.com/ ... ot.com/</a> </p>
<p><strong>s&oacute; sei que nada sei </strong><a href="http://coisasparadizer.blogspot.com/">h ... om/</a></p>
SaRiNhaHh
Membro
Registado: quinta nov 15, 2007 6:42 pm

segunda out 24, 2011 10:40 pm

Pequebrado Escreveu:mas quem é a «Menina»?
Penso que seja uma resposta para este tópico,
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=93239

O senhor enganou-se a publicar...
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

quarta out 26, 2011 12:19 am

João,

É de louvar o seu esforço, mas está a cometer alguns erros que podem deitar o seu trabalho por terra.

Por partes...
NUNCA mas mesmo NUNCA lhe faça festas quando ela está insegura, medrosa, agressiva ou qualquer outro estado mental não desejável. Quando com toda a boa vontade, o João lhe vai fazer festas por ela estar insegura ou com medo, por exemplo:
dirigi-me para a porta de saída e chamei-a , nem me liga, parece que tem (desculpas pelo termo) Nojo, então fui mais uma vez junto dela, fiz imensas festas
Só foi incentivar o medo, o tal "nojo" que refere.
Ou seja, sempre que lhe dá festas ou recompensas, está a fortalecer e a premiar o comportamento que ela está a ter naquele momento. Portanto, se ela está a rosnar e faz festas, em "linguagem de cão" está a dizer "linda menina, é isso que eu quero de ti", quando é precisamente o contrário que o João quer dela.

Outra coisa muito errada que está a fazer é forçar o contacto visual, para um cão o olhar nos olhos é um desafio directo, é uma intimidação, é uma provocação quando lidamos com cães medrosos ou inseguros, ou pelo contrário, em cães dominantes.

Não pode olhar para a cadela como se de uma criança se tratasse, os cães pensam de modo diferente dos humanos :wink: .

Para ganhar a confiança da cadela, vai ter de a conquistar, e isso consegue-se com passeios, muitos e longos, isso fortalece imenso os laços dono-cão, consegue com guloseimas à troca de trabalho, e com muita paciência, não pode ter pressa.

Ora bem, agora tentando pegar na sua "rotina" aqui descrita, vou começar pela ração. Não deixe nunca a ração à disposição da cadela, e não dê vários tipos de ração, opte por um apenas, as misturas resultam em diarreias e "avarias" no organismo.

Eu sugeria que lhe preparasse a ração numa taça e depois entrasse no canil dela, mostre-lhe a taça para ela perceber que está ali comida, chame-a calmamente e tente dar-lhe uns grãos na sua mão, poderá abaixar-se tipo de cócoras para que a sua presença não seja tão intimidativo para ela, estique o braço com uns grãos de ração e dê-lhe. Se ela vier comer à mão, óptimo, dê-lhe mais uns poucos e depois pouse a taça no chão, junto a si, permaneça calmo e deixe-a comer tranquila. No fim, retire a taça e pode fazer uma festa.
Se ela não aceitar comida da sua mão, experimente sentar-se no chão e pousar a taça ao seu lado para ela vir comer. Se vier, óptimo, deixe-a comer até ao fim e retire a taça com uma festinha.
Se não aceitar, coloque a comida no chão e deixe-a com a comida no máximo, por meia hora. Se comer comeu, se não comer, retire a ração e só voltará a comer no final do dia. (eu dou de comer aos meus cães 2 vezes ao dia, é preferível e aconselho-o a adoptar esse método).

À noite repita o exercício. Vá repetindo sempre até ela comer bem da sua mão e junto a si sem medos.

Se tiver disponibilidade para isso, passeie-a antes de lhe dar de comer, aliás deve mesmo deixar a comida para último, ou seja, primeiro passeia, depois lava o canil, ela entretanto já estará mais calma pois já gastou energias e já reforçou os laços com o dono, e já não haverá aquela tensão quando estiver a lavar o canil. Além do mais convém ela descansar depois do passeio para evitar uma possível torção do estômago, é uma das medidas preventivas.

Depois do passeio e de tudo lavadinho, dê então a comida.

Mais dicas:
Tente descobrir uma guloseima que ela goste MESMO, tipo queijo, fiambre ou salsicha por exemplo, e comece a atrair a atenção dela para si e para a guloseima à troca de ordens. Isto é, estimular a cadela psicologicamente é super importante, para ela e para si. Pode começar com um simples "senta". Veja este vídeo que encontrei numa busca perfeitamente aleatória:

http://www.youtube.com/watch?v=Cp1iITpMDBg

Se ela souber o que é senta, faça na mesma esta brincadeira e recompense-a. Vá fazendo vários tipos de brincadeiras, faça-a confiar em si, faça-a perceber que daí não sai pancada, daí saem recompensas, passeios, brincadeira, comida, conforto e Amor.

Nunca se esqueça de NÃO RECOMPENSAR quando o comportamento não for desejável, seja ele agressividade ou medo. Se ela rosnar, ignore, ela rosna por medo por insegurança. Se ela brincar consigo, brinque com ela, use uma bola por exemplo, eles costumam adorar, a guloseima também é um reforço positivo.

No passeio (já me ia esquecendo) não a deixe farejar o chão, leve por exemplo um brinquedo que chie, teste em casa a ver se ela gosta e se interessa por ele, se não interessar use uma guloseima, e dê toques na trela de modo a chamá-la para si e tente que a atenção dela se mantenha em si e não no chão.
Outra maneira de lhe desviar a atenção do chão, é usando esta técnica:

http://www.youtube.com/watch?v=4mgdI7zLdGw

Outra coisa importante, não pense no passado, esqueça o possível passado da sua cadela, os cães vivem no momento, os cães não vivem a pensar no que se passou, no passado, no trauma, os cães têm isso de bom, vivem o momento presente :wink:

Quando puder volto cá :wink:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

quarta out 26, 2011 12:24 am

Já reportei a mensagem para a moverem para o fórum dos cães :wink:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Responder

Voltar para “Cães”