E esta é a história do Vicente: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=90988
Resumindo:
O Vicente atravessou-se à frente do nosso carro no meio de uma rotunda, voltámos atrás e encontrámos o cachorro num estado de subnutrição e desitração que dava pena. Foi-lhe diagonosticada sarna sarcóptica. Iniciámos o tratamento que nos forçou a isolar o Vic: a doença era altamente contagiosa. Durante mais de um mês fui a única pessoa que viu diariamente, excepto no dia em que saía para a injeção no vet, uma vez por semana. É claro que criámos laços fortes.
Entretanto o tratamento deu-se por terminado e o Vic foi posto para adopção. Foi feita uma triagem dos interessados e o Vic foi uma semana para uma casa à experiência. Foi devolvido. Essa semana foi tão torturante para mim que nos decidimos a adoptar o Vic, apesar da instabilidade financeira que atravessamos.
Final feliz? Não. Início feliz

Agora tenho pela frente a tarefa de tornar o Vicente um cão educado e completo. O Vic vive dentro de casa juntamente com outros animais, a cadela Pitucha, sua grande companheira, e o gato Jeremias, com quem se dá na perfeição.
O Vic está agora com 8 a 9 meses e aprox. 20kg.
O meu objectivo é treinar o Vicente nos comandos básicos (sentar, deitar, dar a pata etc) e desviá-lo dos poucos comportamentos "marotos" que tem dentro de casa (roubar uma meia que esteja caída no chão, apanhar ou comer de objectos caídos no chão, normalmente com ajuda cúmplice do gato).
O Vicente tem também o hábito de meter as patorras no meu peito num abraço, ficando ali de pé a olhar para mim. Não comecei logo a punir este gesto porque na verdade o aprecio, é a maneira dele de dizer que gosta muito de mim, mas tenho medo que venha alguém cá a casa que ele magoe sem querer. Assim não quero eliminar o gesto, mas canalizá-lo para um "truque".
Porque é que estou a pedir ajuda sobre tudo isto aqui no fórum?
Afinal a minha cadela já está minimamente treinada nos comandos e com ela não foi preciso grande ajuda, certo?
Pois. Só que o Vicente sofre de Submissive Urination.
Já esteve pior. Costumava urinar só de eu falar para ele, fazer uma festinha ou dizer "não". Agora já não o faz quando está extremamente feliz, mas apenas quando está confuso ou assustado. Nas situações em que preciso de o reprimir, não sei bem como o fazer sem "magoar os seus sentimentos".
É um cão a quem não posso levantar a voz ou dar uma palmada no lombo. Só o fiz uma vez, a primeira, e jurei para nunca mais. Este cachorro precisa de um treino positivo reforçado... e eu não sei exactamente como o fazer.
Sugestões?