Educar cão sensível

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

terça out 25, 2011 12:27 pm

Este é o meu Vicente.

Imagem

E esta é a história do Vicente: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=90988

Resumindo:
O Vicente atravessou-se à frente do nosso carro no meio de uma rotunda, voltámos atrás e encontrámos o cachorro num estado de subnutrição e desitração que dava pena. Foi-lhe diagonosticada sarna sarcóptica. Iniciámos o tratamento que nos forçou a isolar o Vic: a doença era altamente contagiosa. Durante mais de um mês fui a única pessoa que viu diariamente, excepto no dia em que saía para a injeção no vet, uma vez por semana. É claro que criámos laços fortes.

Entretanto o tratamento deu-se por terminado e o Vic foi posto para adopção. Foi feita uma triagem dos interessados e o Vic foi uma semana para uma casa à experiência. Foi devolvido. Essa semana foi tão torturante para mim que nos decidimos a adoptar o Vic, apesar da instabilidade financeira que atravessamos.

Final feliz? Não. Início feliz :D

Agora tenho pela frente a tarefa de tornar o Vicente um cão educado e completo. O Vic vive dentro de casa juntamente com outros animais, a cadela Pitucha, sua grande companheira, e o gato Jeremias, com quem se dá na perfeição.

O Vic está agora com 8 a 9 meses e aprox. 20kg.

O meu objectivo é treinar o Vicente nos comandos básicos (sentar, deitar, dar a pata etc) e desviá-lo dos poucos comportamentos "marotos" que tem dentro de casa (roubar uma meia que esteja caída no chão, apanhar ou comer de objectos caídos no chão, normalmente com ajuda cúmplice do gato).

O Vicente tem também o hábito de meter as patorras no meu peito num abraço, ficando ali de pé a olhar para mim. Não comecei logo a punir este gesto porque na verdade o aprecio, é a maneira dele de dizer que gosta muito de mim, mas tenho medo que venha alguém cá a casa que ele magoe sem querer. Assim não quero eliminar o gesto, mas canalizá-lo para um "truque".

Porque é que estou a pedir ajuda sobre tudo isto aqui no fórum?
Afinal a minha cadela já está minimamente treinada nos comandos e com ela não foi preciso grande ajuda, certo?

Pois. Só que o Vicente sofre de Submissive Urination.
Já esteve pior. Costumava urinar só de eu falar para ele, fazer uma festinha ou dizer "não". Agora já não o faz quando está extremamente feliz, mas apenas quando está confuso ou assustado. Nas situações em que preciso de o reprimir, não sei bem como o fazer sem "magoar os seus sentimentos".

É um cão a quem não posso levantar a voz ou dar uma palmada no lombo. Só o fiz uma vez, a primeira, e jurei para nunca mais. Este cachorro precisa de um treino positivo reforçado... e eu não sei exactamente como o fazer.

Sugestões?
marianamar
Membro Veterano

terça out 25, 2011 12:31 pm

Ah. Queria acrescentar que apesar de ser altamente submisso em relação a mim e ao meu companheiro, ou a um estranho simpático que lhe faça festas na rua (na nossa presença), o Vic é um excelente cão de alarme, com instintos de guarda.
lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

terça out 25, 2011 12:44 pm

Não lhe consigo ajudar mas queria deixar aqui os meus votos de felicidade para o seu menino (que é bem bonito ;) ) e desejar boa sorte.
marianamar
Membro Veterano

terça out 25, 2011 2:06 pm

Obrigada lsgl. Ele já está bem mais controlado, mas ainda é complicado repreender este cão. Tenho medo de estar a criar um ambiente confortável para os medos dele em vez de aprender a pôr mão neles, por isso resolvi pedir ajuda.
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

terça out 25, 2011 2:22 pm

Também não consigo ajudar, nunca tive um cão assim e agora só tenho gatos que, como todos sabem, já nascem com os truques todos :twisted: 8)
Quero no entanto dar-lhes os parabéns por ter ficado com esse menino, ele está simplesmente espectacular, o pêlo, os olhos lindos é de facto uma diferença abismal de quando o encontrou na rua.

Boa sorte :D
Sónia
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

terça out 25, 2011 3:23 pm

catrules Escreveu:Também não consigo ajudar, nunca tive um cão assim e agora só tenho gatos que, como todos sabem, já nascem com os truques todos :twisted: 8)
:lol:

Marianamar parabéns por ter decidido ficar com ele e por tudo o que já fez, ele tem mesmo ar de conquistador!

Em relação aos treinos só posso sugerir que o treine como se fosse uma brincadeira, recompense-o com comida ou com brinquedo, o que ele apreciar mais.

O "abraço" é mais complicado, se juntar um comando ao abraço ele só abraça quando lhe permitir, mas de vez em quando... pode falhar.
ovcharka
Membro Veterano
Registado: terça abr 13, 2010 11:22 pm

terça out 25, 2011 5:49 pm

Marianamar, muito parabens pela sua atitude. O cao é lindo.
treinar caes sensiveis pode ser mais desafiante do que caes dominantes (na parte psicologica).
O melhor é falar com ele num tom baixo e alegre e ajudá-lo com contacto fisico, para ele se sentir mais seguro. Muito importante é fazer treinos curtos (cerca de 10 minutos) e brincar com ele efuzivamente após o treino.
Boa sorte!
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

terça out 25, 2011 7:49 pm

Os cães não "magoam os sentimentos", desculçpe a franquesa, mas está a tratar do caso com uma grande dose de mariquice e isso não vaia judar o cão.

Está a dar-lhe condições para ele entender que pode começar a avançar na hierarquia, sendo que como é um animal timido, vai se tornar problemático porque é preciso ser confiante para ser líder.

Não permita isso do "abraço". Está a interpretar tudo o que o cão faz à luz dos comportamentos humanos e não é comparável. Diga não com firmeza e empurre-o para o chão.

Se quer que ele se sinta seguro de si, mostre que ele não tem de tentar mandar porque já há quem mande aí em casa. os cães precisam saber o lugar deles no grupo e se o dono não trasnmite claramente isso, ficam inseguros. Não ficam com "sentimentos magoados". Precisam de mensagens claras e comportamento bem definido, ou seja, o que não é para fazer, não se faz nunca.
tiabela
Membro Veterano
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm

terça out 25, 2011 8:08 pm

O Vicente está MARAVILHOSOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO, que cão espectacular e que cor... :D
marianamar
Membro Veterano

terça out 25, 2011 9:40 pm

Ovcharka, obrigada pelos conselhos.

Moslie, realmente tenho medo de estar a proteger demasiado o Vic, mas não vejo problema nenhum em continuar a permitir o "abraço" transformando-o num truque que ele executa apenas quando mando. Mas não há preocupação em termos da posição hierárquica, os meus dois cães têm bem presente que o líder aqui sou eu (já o gato não...) ;)

Continuo com o mesmo problema. Um cão que se mija pernas abaixo cada vez que ouve um "não" mais forte. Isso parece coisa de bicho que quer liderar? :?
Última edição por marianamar em terça out 25, 2011 10:12 pm, editado 1 vez no total.
marianamar
Membro Veterano

terça out 25, 2011 10:04 pm

Aliás, o problema dele chama-se submisse urination. E ele é altamente submisso comigo (sempre atento aos meus gestos, expôe-me a barriga etc), esse "abraço" é algo mais recente e, parece-me, o culminar de uma relação de confiança. Como pode ser então que esteja a tentar posicionar-se acima de mim na hierarquia?...

"Ferir os sentimentos" é só uma expressão, moslie. Tu foste acompanhando o caso e sabes que é um animal traumatizado... Quando vês um cachorro a defecar no local errado, dizes um "não" forte e dás uma palmadinha de leve no lombo, e o resultado é o cachorro fugir a ganir como se o estivesses a matar e esconder-se debaixo da mesa em terror, não parece mesmo que acabaste o magoar psicologicamente? Foi isso que aconteceu a única vez que lhe dei uma palmadinha e era a esse tipo de comportamento que me referia.
DieKalash
Membro Veterano
Registado: quarta jul 06, 2011 1:39 pm

terça out 25, 2011 10:32 pm

Bom, posso estar a dizer uma grande barbárie, mas li algures (posso procurar o artigo), que deixar os cachorros ganhar, só de vez em quando, os jogos do puxa pode aumentar a sua confiança. Assim como deixá-los liderar o passeio, esporadicamente!
Com os meus melhores cumprimentos,

Bruno Morais

<strong>Todos diferentes, todos animais!</strong>

O meu "filho": http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=91564
Fórum - Dogue Alemão: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=110
DieKalash
Membro Veterano
Registado: quarta jul 06, 2011 1:39 pm

terça out 25, 2011 10:42 pm

BTW, o cachorro é lindo!
Com os meus melhores cumprimentos,

Bruno Morais

<strong>Todos diferentes, todos animais!</strong>

O meu "filho": http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=91564
Fórum - Dogue Alemão: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=110
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

terça out 25, 2011 10:43 pm

DieKalash Escreveu:Bom, posso estar a dizer uma grande barbárie, mas li algures (posso procurar o artigo), que deixar os cachorros ganhar, só de vez em quando, os jogos do puxa pode aumentar a sua confiança. Assim como deixá-los liderar o passeio, esporadicamente!
Sim é verdade, é um "jogo" que é feito com cães com fraca "auto-estima", medrosos, etc, deixando-os ganhar, e o inverso com cães mais tendencialmente dominantes.
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
marianamar
Membro Veterano

terça out 25, 2011 10:53 pm

Parece uma boa ideia ;)
Já que a cadela, apesar de ser mais pequena, é também a mais teimosa e nunca o deixa ganhar a nada...

Mas a minha grande dúvida é como repreender um cão assim. O treino positivo acho que estamos a aprender os dois e vai resultando. Mas e como posso repreende-lo, quando ele faz asneira? De maneira a ele entender, mas sem o "abalar" ao ponto de fazer xixi pernas abaixo?
Responder

Voltar para “Cães”