Olá. Como já disse aqui algumas vezes, eu já tive um cão que teve esgana e sobreviveu, aliás durou quase 14 anos!
Por isso acho que é possivel sobreviver! Percebo pouco da doença, não sei se o facto de se actuar logo de inicio tem relevancia para a cura ou não, só sei que se trata de uma luta bem dificil e que só quem gosta muito do seu animal pode ter forças para continuar.
O meu Plutinho tinha poucos meses de vida quando começou a abanar as orelhas de uma forma estranha e sistematica. Se bem me lembro (eu tinha 8 aninhos) foram esses os 1ºs sintomas. Seguiram-se ataques epiléticos (penso que foi só um) e parece que isso é certo nesta doença. Ainda nesta fase de salvamento ou morte, teve problemas de disfunção musculares, não se aguentava nas pernas de trás, ou seja, fazia xixi ou cócó e caía em cima!

Comeu muitas papas de colher pois nao conseguia ingerir alimentos (lembro-me bem da minha mae a dar-lhe ...) Numa fase posterior, em que já nao havia risco e que já estava assegurada a sua sobrevivencia, teve tiques nervosos, passava a vida a bater os dentes (nós na brincadeira até o chamávamos de "castanholas"

) Ainda passou alguns anos assim, mas depois deixou de ser o castanholas...
Ultrapassados estes problemas, foi um cão absolutamente fascinante, feliz e saudavel, dentro do normal. Talvez por ter sentido que lutámos muito pela sua sobrevivencia, tornou-se ele proprio um lutador, ele não queria morrer e isso notou-se pela vida toda: houve uma altura, já tinha ele uns 6 ou 7 anos, teve uma paragem renal (não sei se seriam ainda sequelas da esgana, aliás o que julgo é que a esgana pode ser vencida, mas o animal fica mais fragil...contudo o melhor é informar junto do Vet) , continuando, um vet na altura disse no consultorio que o cao desta nao se safava, que durante a noite se nao fizesse xixi, que morria, mas disse-nos para nao termos muitas esperanças, que ele como medico nao tinha... eu lembo-me que chorei convulsivamente no consultorio!

Nessa noite enchemos o Pluto de agua, sempre a dar-lhe de beber pela boca, ele cheio de dores, nem lhe podiamos tocar, e eu dizia-lhe baixinho ao ouvido "Pluto, faz xixi, va la, morzinho..." e queres saber que mais? Ele fez xixi!!! E salvou-se!!
Ficou completamente bem desta historia urinaria e voltou a ser um cao feliz, a correr na praia, a ir para todo o lado connosco, etc.
Foi tendo problemas ao longo da vida como otites, cegou em velho (mas isso é normal), mas vivia perfeitamente com isso.
O Pluto aos 13 anos e tal já estava com o seu corpo minado de doença e a minha mae, num acto de amor e desespero, levou-o à clinica para o abater...

Ele já estava em sofrimento e ía morrer em pouco tempo... a minha mae perguntou à vet se ele pressentia a sua presença e se deveria ficar perto dele, ao que a vet disse que sim, que ele nao ía estrebuchar, que era uma morte tranquila...e a minha mae corajosa assistiu á morte do meu Plutinho...
Olha, com esta historia toda revivi um pouco o meu canito e tambem venho dar esperanças a essa pessoa que está a passar pelo mesmo que eu já passei! O que quero dizer é que NAO DESISTAM DELE, pois a minha familia nao desistiu do Pluto e tivémos longos anos de felicidade com ele...
Tudo de bom e MUITA FORÇA!!!!!!!!