ESGANA - URGENTE!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
nynf
Membro Veterano
Mensagens: 3030
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Gatos e Rottweilers
Contacto:

quarta out 22, 2003 9:25 pm

O cão de uma amiga minha está com todos os sintomas de esgana.
Trata-se de um Teckel (não sei se é assim que se escreve :oops:) adulto que estava abandonado e que ela adoptou muito recentemente.
Os primeiros sintomas foram de uma gastroentrite, pensava-se que seria alguma coisa que ele tivesse comido num dos passeios á rua...mas ao tirar-se a radiografia verificou-se que os pulmões também estavam afectados.
Há assim uma possibilidade muito forte de se tratar mesmo de esgana :(

Eu acabei de saber e ainda não tive tempo para pesquisar na net, a primeira coisa que me ocorreu foi colocar aqui este tópico na esperança que me saibam dar mais informações sobre esta doença, e principalmente sobre as possibilidades de sucesso dos tratamentos.

Ele já está medicado e a seguir um tratamento para a esgana. Não pretendo nem nomes de medicamentos nem qualquer tipo de "consulta virtual"; pretendo sim saber se alguém aqui já enfrentou este problema, quais as probabilidades de salvação, dicas, etc.

Já agora, a minha amiga gostaria de ter uma segunda opinião... se alguém aqui passou por isto e o cão sobreviveu será que me podem indicar o veterinário?

Desculpem a mensagem confusa, mas estou bastante abalada :(
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
lil_bull
Membro Veterano
Mensagens: 732
Registado: quinta jul 10, 2003 12:13 am

quarta out 22, 2003 10:52 pm

a minha cadela teve parvovirose
nao posso ajudar aqui mas espero q corra tudo bem
deinhac
Membro Veterano
Mensagens: 624
Registado: quinta jan 16, 2003 11:09 am
Localização: 2 cadelinhas e 2 gatas

quinta out 23, 2003 8:18 am

Olá. Como já disse aqui algumas vezes, eu já tive um cão que teve esgana e sobreviveu, aliás durou quase 14 anos! ;)
Por isso acho que é possivel sobreviver! Percebo pouco da doença, não sei se o facto de se actuar logo de inicio tem relevancia para a cura ou não, só sei que se trata de uma luta bem dificil e que só quem gosta muito do seu animal pode ter forças para continuar.

O meu Plutinho tinha poucos meses de vida quando começou a abanar as orelhas de uma forma estranha e sistematica. Se bem me lembro (eu tinha 8 aninhos) foram esses os 1ºs sintomas. Seguiram-se ataques epiléticos (penso que foi só um) e parece que isso é certo nesta doença. Ainda nesta fase de salvamento ou morte, teve problemas de disfunção musculares, não se aguentava nas pernas de trás, ou seja, fazia xixi ou cócó e caía em cima! :cry: Comeu muitas papas de colher pois nao conseguia ingerir alimentos (lembro-me bem da minha mae a dar-lhe ...) Numa fase posterior, em que já nao havia risco e que já estava assegurada a sua sobrevivencia, teve tiques nervosos, passava a vida a bater os dentes (nós na brincadeira até o chamávamos de "castanholas" ;) ) Ainda passou alguns anos assim, mas depois deixou de ser o castanholas...

Ultrapassados estes problemas, foi um cão absolutamente fascinante, feliz e saudavel, dentro do normal. Talvez por ter sentido que lutámos muito pela sua sobrevivencia, tornou-se ele proprio um lutador, ele não queria morrer e isso notou-se pela vida toda: houve uma altura, já tinha ele uns 6 ou 7 anos, teve uma paragem renal (não sei se seriam ainda sequelas da esgana, aliás o que julgo é que a esgana pode ser vencida, mas o animal fica mais fragil...contudo o melhor é informar junto do Vet) , continuando, um vet na altura disse no consultorio que o cao desta nao se safava, que durante a noite se nao fizesse xixi, que morria, mas disse-nos para nao termos muitas esperanças, que ele como medico nao tinha... eu lembo-me que chorei convulsivamente no consultorio! :cry: Nessa noite enchemos o Pluto de agua, sempre a dar-lhe de beber pela boca, ele cheio de dores, nem lhe podiamos tocar, e eu dizia-lhe baixinho ao ouvido "Pluto, faz xixi, va la, morzinho..." e queres saber que mais? Ele fez xixi!!! E salvou-se!!

Ficou completamente bem desta historia urinaria e voltou a ser um cao feliz, a correr na praia, a ir para todo o lado connosco, etc.

Foi tendo problemas ao longo da vida como otites, cegou em velho (mas isso é normal), mas vivia perfeitamente com isso.

O Pluto aos 13 anos e tal já estava com o seu corpo minado de doença e a minha mae, num acto de amor e desespero, levou-o à clinica para o abater... :cry: Ele já estava em sofrimento e ía morrer em pouco tempo... a minha mae perguntou à vet se ele pressentia a sua presença e se deveria ficar perto dele, ao que a vet disse que sim, que ele nao ía estrebuchar, que era uma morte tranquila...e a minha mae corajosa assistiu á morte do meu Plutinho...

Olha, com esta historia toda revivi um pouco o meu canito e tambem venho dar esperanças a essa pessoa que está a passar pelo mesmo que eu já passei! O que quero dizer é que NAO DESISTAM DELE, pois a minha familia nao desistiu do Pluto e tivémos longos anos de felicidade com ele...
Tudo de bom e MUITA FORÇA!!!!!!!!
Elsa
Membro Veterano
Mensagens: 818
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: 1 cão d'água português; 1 Castro-Weiler e 3 gatos.

quinta out 23, 2003 9:02 am

olá,

Vá a este site, está tudo explicado:

http://www.animalhealthchannel.com/dist ... ndex.shtml
sfigueira
Membro Veterano
Mensagens: 836
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am
Localização: Gatos, Cães e Caturras

quinta out 23, 2003 2:33 pm

Olá!

Conheço vários casos de cães que contraíram esgana e sobreviveram e outros tantos que não resistiram...

Na minha família foram 3 casos de sucesso: o Bolinhas morreu aos 11 anos envenenado, o Sir Guy, o meu setter irlandês, tinha 14 e julgo ter morrido de velhice, o Brown, cão de péssimo feitio da minha avó, viveu até aos 19 anos! É claro que já passaram muitos anos e como eu era miúda em qualquer dos casos não me recordo bem dos tratamentos. O Bolinhas levava todos os dias 2 ou 3 injecções. O Brown teve mesmo na fase nervosa e, tal como o Pluto da deinhac, também batia com os dentes, tique nervoso que com os anos acabou por passar.

Pelo que sei no momento, o tratamento deve ser sobretudo sintomático de suporte e ajudado com interferon para combater o vírus.

Boa sorte para o cachorro da sua amiga!

Cumprimentos,
Susana
nynf
Membro Veterano
Mensagens: 3030
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Gatos e Rottweilers
Contacto:

quinta out 23, 2003 4:34 pm

Obrigada a todos por partilharem as vossas experiências.
Elsa, o site que indicou é muito completo - obrigada!

O Artur já está a reagir ao tratamento, e parece que hoje até já comeu (pouco, mas comeu!).
Ainda não há a certeza de ser esgana, mas se for está numa fase muito inicial o que perspectiva uma boa hipótese de ele se salvar.
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Lequinhas
Membro Veterano
Mensagens: 3529
Registado: sexta jul 11, 2003 9:32 am
Localização: Blacky e Spock canitos SRD'S, Blue-gata x-siamesa,Mateus-gato srd

quinta out 23, 2003 4:39 pm

Sempre são boas notícias Nynf ;)
Pode ser que não seja nada tão grave. :)

Um abraço
Silvia
<p><a href="http://www.refugiodaspatinhas.org/">htt ... /</a>&nbsp; <a href="http://www.abra.org.pt/html/index.php"> ... p</a>&nbsp; <a href="http://lojinhasaast.blogspot.com/">http ... ot.com/</a> <a href="http://www.animaisderua.org/">http://ww ... nbsp;&nbsp; <a href="http://www.liberta-me.org/">http://www. ... /</a>&nbsp; <a href="http://ajudaalimentaranimal.blogspot.co ... rmelha.com http://ajudaalimentaranimal.blogspot.com</a>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; <a rel="nofollow" target="_blank" href="http://qoasmi.hi5.com/">http://qoasmi.h ... nbsp;&nbsp; <a href="http://ocantinhodamilu.net">http://ocantinhodamilu.net</a></p>
Responder

Voltar para “Cães”