Como trocar a propriedade de um chip?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Mosterin
Membro Júnior
Registado: sexta ago 12, 2011 8:53 pm

quarta nov 02, 2011 9:44 pm

Boa Noite

Vou receber um cão chipado que os donos já não estão interessados em ter com eles. Nem eu nem eles sabemos como fazer a troca do registo do chip.
Alguém me sabe indicar?
O cão é um rafeiro, mas está chipado e eu, para que tudo fique em ordem, quero passar o cão para meu nome.
Tem de ser feito num veterinário?

Obrigada pela vossa atenção.
Praziquantel
Membro Veterano
Registado: quarta set 28, 2011 11:19 pm

quarta nov 02, 2011 10:00 pm

Tem sim sr e precisa de uma declaração com copia de cartão de cidadão dos donos, reconhecida.
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

quarta nov 02, 2011 10:10 pm

Convém que seja através do veterinário, até para alterar os dados registados no SIRA. Agora pode ser diferente, há alguns anos bastava entregar na junta de freguesia onde vai registar o cão uma declaração tipo (fornecida pelo vet onde actualizou o registo no SIRA ou pedida directamente ao sicafe) assinada pelo anterior detentor e cópia do BI/cartão de cidadão do antigo detentor, mas era uma cópia normal.
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

quarta nov 02, 2011 10:10 pm

Tem de ser o veterinário a fazer esse averbamento. Os actuais donos fazem uma carta a declarar que cedem a propriedade (o cão) à pessoa x. Do género:

(nome do dono) portador do BI Nº....... morador na Rua ........., declaro para os devidos efeitos que cedo o canídeo de nome X com o chip nr. .......... ao Sr. (o seu nome), portador do BI nr...... morados na Rua ..............

(assinatura)

E posteriormente o vet lê o chip, confirma com a declaração se o nr. está certo, faz o averbamento e envia para o SIRA.
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
TheOne
Membro Veterano

quarta nov 02, 2011 10:11 pm

Praziquantel Escreveu:Tem sim sr e precisa de uma declaração com copia de cartão de cidadão dos donos, reconhecida.
Não precisa de ser reconhecida :wink: .
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Mosterin
Membro Júnior

quarta nov 02, 2011 10:17 pm

Obrigada.

A declaração tem de ser feita num notário?

Levamos o cão ao veterinário, com a declaração, as copias e os donos têm de ir?
Tou a ver que com tanta coisa o mais certo é largarem o cão (que é o que iam fazer).
O meu problema é que são pessoas "complicadas" e se daqui por uns anos acharem que o cão está bem tratado e giro, ainda o pedem de volta. E são filhos de pessoas da aldeia dos meus pais, logo vêm o cão..

Mas agora foram eles que pediram ao meu pai se podia ficar com o cão, porque eles estavam com muita despesa e já não o podiam ter. Disseram que não tavam para ir ao canil, por isso pensaram em largá-lo ali pelos montes, que podia ser que algum pastor ficasse com ele.
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

quarta nov 02, 2011 10:17 pm

Pode ser feita nos serviços camarários. Não é forçoso fazer num vet.
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

quarta nov 02, 2011 10:19 pm

Tem na mesma que ir à junta, fazer o registo do cão e também precisa da declaração assinada e cópia do documento de identificação para a junta.
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quarta nov 02, 2011 10:22 pm

Pode ser na junta de freguesia. Penso que tem de levar uma declaração de cedência do anterior proprietário, boletim de vacinas com a vacina da raiva em dia e duplicado do impresso do chip, e a sua identificação. Mas nada como ligar para a junta de freguesia da sua área de residência e perguntar (algumas mostram-se algo «relutantes» em efectuar o processo).
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quarta nov 02, 2011 10:25 pm

Mosterin Escreveu:Obrigada.

A declaração tem de ser feita num notário?

Levamos o cão ao veterinário, com a declaração, as copias e os donos têm de ir?
Tou a ver que com tanta coisa o mais certo é largarem o cão (que é o que iam fazer).
O meu problema é que são pessoas "complicadas" e se daqui por uns anos acharem que o cão está bem tratado e giro, ainda o pedem de volta. E são filhos de pessoas da aldeia dos meus pais, logo vêm o cão..

Mas agora foram eles que pediram ao meu pai se podia ficar com o cão, porque eles estavam com muita despesa e já não o podiam ter. Disseram que não tavam para ir ao canil, por isso pensaram em largá-lo ali pelos montes, que podia ser que algum pastor ficasse com ele.
Não tem de ser no notário, e eles só têm de fazer o papel de cedência de propriedade (o Mosterin até pode pedir-lhe os dados, fazê-lo e depois dar-lho só para assinar) e de lhe entregar o boletim de vacinas (caso exista) e o duplicado do impresso do chip.
Última edição por Tassebem em quarta nov 02, 2011 10:26 pm, editado 1 vez no total.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Praziquantel
Membro Veterano
Registado: quarta set 28, 2011 11:19 pm

quarta nov 02, 2011 10:26 pm

TheOne Escreveu:
Praziquantel Escreveu:Tem sim sr e precisa de uma declaração com copia de cartão de cidadão dos donos, reconhecida.
Não sabia, the one..depois de uma barracada com uma dona que arrependeu-se de dar o animal a uma sra que sugiro sempre que seja reconhecida..para evitar confusões ;)
Mosterin
Membro Júnior

quarta nov 02, 2011 10:42 pm

Obrigada!!!!!

Assim eu faço a declaração, eles assinam. O Veterinário de lá pode tratar-nos disso.
Se não houver vacinas (ó mais certo é só ter a da raiva) nós damos.

Então:
1. Declaração
2. Documentos do dono
3. Boletim de vacinas e registo do chip do cão (o duplicado)
4. Fazemos no Vet porque a Junta é "complicada"

Só mais umas questões:
- Os donos têm de ir comigo?
- Depois de alterar o documento no Vet já posso ir à Junta fazer o registo em meu nome?

Desde já muito obrigada! Quero fazer isto já este fim de semana, não vão eles largar o cão.

MAis uma vez: OBRIGADA!
NicaJunior
Membro Veterano
Registado: terça jul 13, 2010 1:43 pm

quarta nov 02, 2011 10:45 pm

Por partes:
Para mudar a propriedade constante no chip do cão, se existir, tem de ir a um veterinário ( não precisa ser o que colocou o chip ) com uma declaração como a que a the one aqui postou e após confirmação do veterinário do numero de chip enviar isso para o SIRA ou SICAFE ( entidades que reunem os dados constantes nos chips ) a pedir para serem alterados os dados dos proprietários do cão.
Para registar na junta, precisa de ter o novo papel que o SIRA ou SICAFE lhe enviará ( pelo menos o SIRA é rápido a responder ) e o boletim de saude do cão com a vacinação em dia.
Primeiro, levaram os comunistas
e eu nada disse, porque não era comunista

Depois, levaram os sindicalistas
e eu nada disse, porque não era sindicalista

Depois, levaram os judeus
e eu nada disse, porque não era judeu

Depois, levaram-me a mim
e já não havia ninguém que me pudesse defender

Martin Niemöller
Tassebem
Membro Veterano

quarta nov 02, 2011 10:55 pm

NicaJunior, não vale a pena estar aqui a teimar, veja aqui:

http://www.autarnet.com/news/8.html

E aqui, por exemplo:

http://www.jf-valongodovouga.pt/secreta ... e/canideos

Ainda há muito pouco tempo fui informada por uma veterinária de que as juntas tratam da transferência de propriedade. Só se a legislação mudou de há alguns meses para cá...
TheOne
Membro Veterano

quarta nov 02, 2011 10:59 pm

Praziquantel Escreveu:
TheOne Escreveu:
Não sabia, the one..depois de uma barracada com uma dona que arrependeu-se de dar o animal a uma sra que sugiro sempre que seja reconhecida..para evitar confusões ;)
Pois essas são as excepções... :wink:

Responder

Voltar para “Cães”