Como trocar a propriedade de um chip?
Moderador: mcerqueira
Boa Noite
Vou receber um cão chipado que os donos já não estão interessados em ter com eles. Nem eu nem eles sabemos como fazer a troca do registo do chip.
Alguém me sabe indicar?
O cão é um rafeiro, mas está chipado e eu, para que tudo fique em ordem, quero passar o cão para meu nome.
Tem de ser feito num veterinário?
Obrigada pela vossa atenção.
Vou receber um cão chipado que os donos já não estão interessados em ter com eles. Nem eu nem eles sabemos como fazer a troca do registo do chip.
Alguém me sabe indicar?
O cão é um rafeiro, mas está chipado e eu, para que tudo fique em ordem, quero passar o cão para meu nome.
Tem de ser feito num veterinário?
Obrigada pela vossa atenção.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta set 28, 2011 11:19 pm
Tem sim sr e precisa de uma declaração com copia de cartão de cidadão dos donos, reconhecida.
Convém que seja através do veterinário, até para alterar os dados registados no SIRA. Agora pode ser diferente, há alguns anos bastava entregar na junta de freguesia onde vai registar o cão uma declaração tipo (fornecida pelo vet onde actualizou o registo no SIRA ou pedida directamente ao sicafe) assinada pelo anterior detentor e cópia do BI/cartão de cidadão do antigo detentor, mas era uma cópia normal.
Tem de ser o veterinário a fazer esse averbamento. Os actuais donos fazem uma carta a declarar que cedem a propriedade (o cão) à pessoa x. Do género:
(nome do dono) portador do BI Nº....... morador na Rua ........., declaro para os devidos efeitos que cedo o canídeo de nome X com o chip nr. .......... ao Sr. (o seu nome), portador do BI nr...... morados na Rua ..............
(assinatura)
E posteriormente o vet lê o chip, confirma com a declaração se o nr. está certo, faz o averbamento e envia para o SIRA.
(nome do dono) portador do BI Nº....... morador na Rua ........., declaro para os devidos efeitos que cedo o canídeo de nome X com o chip nr. .......... ao Sr. (o seu nome), portador do BI nr...... morados na Rua ..............
(assinatura)
E posteriormente o vet lê o chip, confirma com a declaração se o nr. está certo, faz o averbamento e envia para o SIRA.
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Não precisa de ser reconhecidaPraziquantel Escreveu:Tem sim sr e precisa de uma declaração com copia de cartão de cidadão dos donos, reconhecida.

"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido
Obrigada.
A declaração tem de ser feita num notário?
Levamos o cão ao veterinário, com a declaração, as copias e os donos têm de ir?
Tou a ver que com tanta coisa o mais certo é largarem o cão (que é o que iam fazer).
O meu problema é que são pessoas "complicadas" e se daqui por uns anos acharem que o cão está bem tratado e giro, ainda o pedem de volta. E são filhos de pessoas da aldeia dos meus pais, logo vêm o cão..
Mas agora foram eles que pediram ao meu pai se podia ficar com o cão, porque eles estavam com muita despesa e já não o podiam ter. Disseram que não tavam para ir ao canil, por isso pensaram em largá-lo ali pelos montes, que podia ser que algum pastor ficasse com ele.
Tou a ver que com tanta coisa o mais certo é largarem o cão (que é o que iam fazer).
O meu problema é que são pessoas "complicadas" e se daqui por uns anos acharem que o cão está bem tratado e giro, ainda o pedem de volta. E são filhos de pessoas da aldeia dos meus pais, logo vêm o cão..
Mas agora foram eles que pediram ao meu pai se podia ficar com o cão, porque eles estavam com muita despesa e já não o podiam ter. Disseram que não tavam para ir ao canil, por isso pensaram em largá-lo ali pelos montes, que podia ser que algum pastor ficasse com ele.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
Pode ser na junta de freguesia. Penso que tem de levar uma declaração de cedência do anterior proprietário, boletim de vacinas com a vacina da raiva em dia e duplicado do impresso do chip, e a sua identificação. Mas nada como ligar para a junta de freguesia da sua área de residência e perguntar (algumas mostram-se algo «relutantes» em efectuar o processo).
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
-
- Membro Veterano
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
Não tem de ser no notário, e eles só têm de fazer o papel de cedência de propriedade (o Mosterin até pode pedir-lhe os dados, fazê-lo e depois dar-lho só para assinar) e de lhe entregar o boletim de vacinas (caso exista) e o duplicado do impresso do chip.Mosterin Escreveu:Obrigada.
Última edição por Tassebem em quarta nov 02, 2011 10:26 pm, editado 1 vez no total.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta set 28, 2011 11:19 pm
Não sabia, the one..depois de uma barracada com uma dona que arrependeu-se de dar o animal a uma sra que sugiro sempre que seja reconhecida..para evitar confusõesTheOne Escreveu:Não precisa de ser reconhecidaPraziquantel Escreveu:Tem sim sr e precisa de uma declaração com copia de cartão de cidadão dos donos, reconhecida..

Obrigada!!!!!
Assim eu faço a declaração, eles assinam. O Veterinário de lá pode tratar-nos disso.
Se não houver vacinas (ó mais certo é só ter a da raiva) nós damos.
Então:
1. Declaração
2. Documentos do dono
3. Boletim de vacinas e registo do chip do cão (o duplicado)
4. Fazemos no Vet porque a Junta é "complicada"
Só mais umas questões:
- Os donos têm de ir comigo?
- Depois de alterar o documento no Vet já posso ir à Junta fazer o registo em meu nome?
Desde já muito obrigada! Quero fazer isto já este fim de semana, não vão eles largar o cão.
MAis uma vez: OBRIGADA!
Assim eu faço a declaração, eles assinam. O Veterinário de lá pode tratar-nos disso.
Se não houver vacinas (ó mais certo é só ter a da raiva) nós damos.
Então:
1. Declaração
2. Documentos do dono
3. Boletim de vacinas e registo do chip do cão (o duplicado)
4. Fazemos no Vet porque a Junta é "complicada"
Só mais umas questões:
- Os donos têm de ir comigo?
- Depois de alterar o documento no Vet já posso ir à Junta fazer o registo em meu nome?
Desde já muito obrigada! Quero fazer isto já este fim de semana, não vão eles largar o cão.
MAis uma vez: OBRIGADA!
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 13, 2010 1:43 pm
Por partes:
Para mudar a propriedade constante no chip do cão, se existir, tem de ir a um veterinário ( não precisa ser o que colocou o chip ) com uma declaração como a que a the one aqui postou e após confirmação do veterinário do numero de chip enviar isso para o SIRA ou SICAFE ( entidades que reunem os dados constantes nos chips ) a pedir para serem alterados os dados dos proprietários do cão.
Para registar na junta, precisa de ter o novo papel que o SIRA ou SICAFE lhe enviará ( pelo menos o SIRA é rápido a responder ) e o boletim de saude do cão com a vacinação em dia.
Para mudar a propriedade constante no chip do cão, se existir, tem de ir a um veterinário ( não precisa ser o que colocou o chip ) com uma declaração como a que a the one aqui postou e após confirmação do veterinário do numero de chip enviar isso para o SIRA ou SICAFE ( entidades que reunem os dados constantes nos chips ) a pedir para serem alterados os dados dos proprietários do cão.
Para registar na junta, precisa de ter o novo papel que o SIRA ou SICAFE lhe enviará ( pelo menos o SIRA é rápido a responder ) e o boletim de saude do cão com a vacinação em dia.
Primeiro, levaram os comunistas
e eu nada disse, porque não era comunista
Depois, levaram os sindicalistas
e eu nada disse, porque não era sindicalista
Depois, levaram os judeus
e eu nada disse, porque não era judeu
Depois, levaram-me a mim
e já não havia ninguém que me pudesse defender
Martin Niemöller
e eu nada disse, porque não era comunista
Depois, levaram os sindicalistas
e eu nada disse, porque não era sindicalista
Depois, levaram os judeus
e eu nada disse, porque não era judeu
Depois, levaram-me a mim
e já não havia ninguém que me pudesse defender
Martin Niemöller
-
- Membro Veterano
NicaJunior, não vale a pena estar aqui a teimar, veja aqui:
http://www.autarnet.com/news/8.html
E aqui, por exemplo:
http://www.jf-valongodovouga.pt/secreta ... e/canideos
Ainda há muito pouco tempo fui informada por uma veterinária de que as juntas tratam da transferência de propriedade. Só se a legislação mudou de há alguns meses para cá...
http://www.autarnet.com/news/8.html
E aqui, por exemplo:
http://www.jf-valongodovouga.pt/secreta ... e/canideos
Ainda há muito pouco tempo fui informada por uma veterinária de que as juntas tratam da transferência de propriedade. Só se a legislação mudou de há alguns meses para cá...
Pois essas são as excepções...Praziquantel Escreveu:Não sabia, the one..depois de uma barracada com uma dona que arrependeu-se de dar o animal a uma sra que sugiro sempre que seja reconhecida..para evitar confusõesTheOne Escreveu:Não precisa de ser reconhecidaPraziquantel Escreveu:Tem sim sr e precisa de uma declaração com copia de cartão de cidadão dos donos, reconhecida..