Víboras no pateo

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
srYuki
Membro Veterano
Mensagens: 1421
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Localização: Amy (Cavalier KC 5,5anos)
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quarta nov 09, 2011 2:30 pm

Olá.
Não sei se há alguma dica que me possam dar, mas realmente aparecem-me víboras no pátio. Com alguma frequência.

Assim por alto, ao longo dos anos já devemos ter apanhado por lá umas 6. E se na maior parte dos casos, possivelmente por casualidade o encontro com o canídeo residente tem sido evitado, já aconteceu com o falecido Dakar não ter sido possível evitar o encontro, apesar de o termos presenciado. Levamo-lo logo ao veterinário, foi tratado e andou uns 3 meses a acusar "maus" valores de fígado.

É frequente nesta altura de fim de verão e quando pára a chuva elas migram para outro lado qualquer. Ainda esta semana a minha mãe encontrou uma e, naturalmente, teve que se matar (desculpem-me os amantes dos répeteis mas não sabemos viver com 1 bichinho venenoso). É inclusivamente perigoso para nós, se distraidamente pisarmos alguma, ou as crianças a brincarem lá fora.

Elas atravessam o pateo (e ficam por lá retidas porque é desperdício de marmore e não deslizam tão rápido) porque de ambos os lados do terreno, existe palha e erva seca. Não é dentro da propriedade, portanto nada podemos fazer em relação a isso.

Temos de facto conseguido evitar na maior parte das vezes, mas é um assunto que me preocupa recorrentemente. Em 2005 apanhámos 2 no espaço de uma semana e concluí que teria sido uma ninhada, quase de certeza.

Mais alguém lida com isto? Há alguma coisa de que elas não gostem para as manter afastadas? Quais são os ritmos e comportamentos delas?
TheOne
Membro Veterano
Mensagens: 3802
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

quarta nov 09, 2011 2:59 pm

E ao que é que chama de "víboras"?
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Minuxa
Membro Veterano
Mensagens: 4543
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm
Localização: Minuxa (cocker spaniel inglês), Leo (gato rafeiro)

quarta nov 09, 2011 3:01 pm

As viboras são cobras??? :o
Credo, que medo! Já me estou a imaginar a mudar de casa, porque com a fobia que tenho, nunca mais voltava a entrar em casa. :oops:
Nesta altura e com o frio, já deviam ter desaparecido, não?
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
sasquatch
Membro Veterano
Mensagens: 2151
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quarta nov 09, 2011 3:04 pm

Mas tem a certeza que são víboras? Não serão inocentes cobras rateiras?
Pinfinhas
Membro Veterano
Mensagens: 1016
Registado: terça abr 27, 2010 12:56 pm

quarta nov 09, 2011 3:14 pm

E em Portugal temos víboras no estado selvagem? Não me parece...
srYuki
Membro Veterano
Mensagens: 1421
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Localização: Amy (Cavalier KC 5,5anos)
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quarta nov 09, 2011 3:15 pm

Tenho mesmo a certeza que são víboras.

Levámo-la ao veterinário para confirmar. E segundo ele, quanto mais pequenas, mais veneno têm.

É desagradável, sim. E temo que quando esta chuva parar e vierem uns dias de sol, ainda se encontrem. Antes pensava que era só quando estava o tempo muito quente, mas não. Talvez tivesse sido altura em que por serem maiorzitas, se arrisquem mais, depois de terem nascido no pino do verão.

E não, não são cobras rateiras. Essas são um pouco maiores, mas são mais sensíveis e assustadiças. Apesar de por vezes impressionarem, por serem maiores de tamanho.

São víboras. Pequenitas, com cerca de 20cm e côres de terra.

Uma das vezes que matamos outra, já com o Yuki, ela estava enrolada a meio da corrente dele. Eu tive que o entreter no extremo da corrente (não deu por nada, o tonto) e a minha mãe "eliminou-a", alí mesmo ao lado!

É bastante perigoso e uma saga lá de casa. Na verdade, nem sei como funciona se nós pessoas formos mordidos.

Já os cães, é muito chato, porque quando há o confronto, a coisa não se fica só por uma mordida. O cão ainda recebe umas boas 2 ou 3 mordidas antes de a cobra "acalmar" e ele perceber que a "gaja" ataca!
srYuki
Membro Veterano
Mensagens: 1421
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Localização: Amy (Cavalier KC 5,5anos)
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quarta nov 09, 2011 3:18 pm

Pinfinhas Escreveu:E em Portugal temos víboras no estado selvagem? Não me parece...
É a única cobra venenosa de Portugal.
Se não estou em erro, serpente.

Correcção depois de googlar: temos 2:
a víbora de Seoane e a víbora cor nu da
(o nome desta última apareceu-me censurado! LOL)

http://invirtus.net/in/story.php?title= ... as-m%F3i-1
TheOne
Membro Veterano
Mensagens: 3802
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

quarta nov 09, 2011 3:24 pm

srYuki Escreveu:Tenho mesmo a certeza que são víboras.

Levámo-la ao veterinário para confirmar. E segundo ele, quanto mais pequenas, mais veneno têm.

É desagradável, sim. E temo que quando esta chuva parar e vierem uns dias de sol, ainda se encontrem. Antes pensava que era só quando estava o tempo muito quente, mas não. Talvez tivesse sido altura em que por serem maiorzitas, se arrisquem mais, depois de terem nascido no pino do verão.

E não, não são cobras rateiras. Essas são um pouco maiores, mas são mais sensíveis e assustadiças. Apesar de por vezes impressionarem, por serem maiores de tamanho.

São víboras. Pequenitas, com cerca de 20cm e côres de terra.

Uma das vezes que matamos outra, já com o Yuki, ela estava enrolada a meio da corrente dele. Eu tive que o entreter no extremo da corrente (não deu por nada, o tonto) e a minha mãe "eliminou-a", alí mesmo ao lado!

É bastante perigoso e uma saga lá de casa. Na verdade, nem sei como funciona se nós pessoas formos mordidos.

Já os cães, é muito chato, porque quando há o confronto, a coisa não se fica só por uma mordida. O cão ainda recebe umas boas 2 ou 3 mordidas antes de a cobra "acalmar" e ele perceber que a "gaja" ataca!
Não, quem lhe disse que quanto mais pequenas mais veneno, enganou-a.

Não vale a pena entrar em alarmismos, e muito menos andar a matar animais PROTEGIDOS da nossa fauna.

É importante saber a qual das 3 espécies de cobras venenosas é que se refere, se bem que uma está excluída pois é maioritariamente aquática.

Gostei de saber que o seu cão vive amarrado a uma corrente :roll:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
TheOne
Membro Veterano
Mensagens: 3802
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

quarta nov 09, 2011 3:27 pm

srYuki Escreveu:
Pinfinhas Escreveu:E em Portugal temos víboras no estado selvagem? Não me parece...
É a única cobra venenosa de Portugal.
Se não estou em erro, serpente.

Correcção depois de googlar: temos 2:
a víbora de Seoane e a víbora cor nu da
(o nome desta última apareceu-me censurado! LOL)

http://invirtus.net/in/story.php?title= ... as-m%F3i-1


Existem 3 espécies:

Nome comum: Víbora C.ornuda (o ponto é pela estúpida censura que a arca faz a nomes de animais "diferentes")
Nome Científico Vipera latastei

Nome comum: Víbora de Seoane
Nome Científico: Vipera seoanei

E a "aquática":
Nome comum: Cobra de água viperina
Nome científico: Natrix maura
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
srYuki
Membro Veterano
Mensagens: 1421
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Localização: Amy (Cavalier KC 5,5anos)
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quarta nov 09, 2011 3:31 pm

TheOne Escreveu:
Não, quem lhe disse que quanto mais pequenas mais veneno, enganou-a.
É verdade. Provavelmente ele (o veterinário) não sabe nada. Só googla.
TheOne Escreveu: Não vale a pena entrar em alarmismos, e muito menos andar a matar animais PROTEGIDOS da nossa fauna.
Está bem. Da próxima vez apanhamo-la e soltamo-la dentro de sua casa para que possa viver feliz, em liberdade e protegida!!!
Não sei bem se não tem filhos se não tem amor aos animais... ainda não percebi!
TheOne Escreveu:
Gostei de saber que o seu cão vive amarrado a uma corrente :roll:
Não é que tenha alguma coisa a ver com isso, mas já aqui expliquei de passagem, que ele fica preso quando queremos entrar-sair com o carro e nos períodos em que isso acontece. Suponho que seria preferível deixa-lo solto e ser atropelado, quando saísse a fugir. Mas pronto, isto é assim a modos que um fetiche meu.

Não que o senhor tenha alguma coisa com isso!

Edit - Só para enfatizar que o seu contributo foi bastante útil para a minha pergunta.
Última edição por srYuki em quarta nov 09, 2011 3:43 pm, editado 3 vezes no total.
Tumbleweed
Membro Veterano
Mensagens: 670
Registado: quarta jul 20, 2011 2:34 am

quarta nov 09, 2011 3:32 pm

A natrix maura não é "venenosa".
LuluB
Membro Veterano
Mensagens: 5500
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quarta nov 09, 2011 3:36 pm

As víboras são muito reconhecíveis pelo formato da cabeça, que é característico: triangular e grossa. A mais difundida pelo nosso território é a víbora-***, cujo focinho é arrebitado.

A víbora-de-seoane, segundo pesquisa feita no Google, só existe no Gerês, as do resto do país são mesmo as cornudas.

Se realmente são víboras as cobras que aparecem no quintal dos seus pais, ao manterem o animal acorrentado estão a tirar-lhe todas as hipóteses de se defender, quanto mais não seja fugindo delas.
Última edição por LuluB em quarta nov 09, 2011 3:37 pm, editado 1 vez no total.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Pinfinhas
Membro Veterano
Mensagens: 1016
Registado: terça abr 27, 2010 12:56 pm

quarta nov 09, 2011 3:37 pm

Estou :o desconhecia por completo. Já aprendi alguma coisa o que é sempre bom. Mas assim sendo é uma situação muito desagradável. E é desagradável para os humanos e muito pior para o cão, que coitado não pode fugir da bicha, o único espaço de manobra é o que a corrente lhe permite, é uma pena mesmo as víboras e a corrente.
LuluB
Membro Veterano
Mensagens: 5500
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quarta nov 09, 2011 3:39 pm

LuluB Escreveu:...é a víbora-***, cujo focinho é arrebitado.

...
:o Não se pode escrever cor.nu.da neste fórum?????? :lol: :lol: :lol:
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
TheOne
Membro Veterano
Mensagens: 3802
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

quarta nov 09, 2011 3:41 pm

Tumbleweed Escreveu:A natrix maura não é "venenosa".
É venenosa entre aspas, não amolentam nada, só aos peixes :wink:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Responder

Voltar para “Cães”