Espuma/baba?
Moderador: mcerqueira
Bom dia.
Ontem aconteceu uma coisa com a minha cadela e não sei se agi correctamente ou se devia ter feito alguma coisa.
Foi assim: o meu marido saiu para passear com ela, mas mal saiu chamou por mim. Pela voz vi logo que algo se passava. Corri e ele diz que a Estrelinha não está bem.
Olha para ela e está com a boca cheia de espuma (baba?). Parecia espuma de sabão.
Abri-lhe a boca, tentando ver se tinha alguma coisa (nao tinha) e dei-lhe agua. Bebeu quase nada e então lavei-lhe a boca.
Ficou bem, nao se babou mais.
Trouxe-a para dentro (que fiz isto tudo á porta de casa, fiquei tão aflita e os meus filhos ali quase a chorar), dei-lhe um biscoito e comeu-o logo e fomos brincar com ela com a bola e ela brincou normalmente.
Esteve sempre bem e não aconteceu mais aquilo.
A unica coisa diferente (que eu saiba) que ontem "comeu" foram os comprimidos da desparasitação com uma fatia de fiambre.
Não sei se devia ter ido com ela ao vet (aquela hora so mesmo num hosp veterinário bem longe de minha casa) e também não sei se hoje faz sentido ir, uma vez que felizmente está bem e não voltou a acontecer.
Com este relato todo (e desculpem o testamento) queria pedir opiniões, troca de experiencias (se já aconteceu algo parecido a alguem).
O que acham que pode ter sido, o que teriam feito...
Obrigada a todos.
Ontem aconteceu uma coisa com a minha cadela e não sei se agi correctamente ou se devia ter feito alguma coisa.
Foi assim: o meu marido saiu para passear com ela, mas mal saiu chamou por mim. Pela voz vi logo que algo se passava. Corri e ele diz que a Estrelinha não está bem.
Olha para ela e está com a boca cheia de espuma (baba?). Parecia espuma de sabão.
Abri-lhe a boca, tentando ver se tinha alguma coisa (nao tinha) e dei-lhe agua. Bebeu quase nada e então lavei-lhe a boca.
Ficou bem, nao se babou mais.
Trouxe-a para dentro (que fiz isto tudo á porta de casa, fiquei tão aflita e os meus filhos ali quase a chorar), dei-lhe um biscoito e comeu-o logo e fomos brincar com ela com a bola e ela brincou normalmente.
Esteve sempre bem e não aconteceu mais aquilo.
A unica coisa diferente (que eu saiba) que ontem "comeu" foram os comprimidos da desparasitação com uma fatia de fiambre.
Não sei se devia ter ido com ela ao vet (aquela hora so mesmo num hosp veterinário bem longe de minha casa) e também não sei se hoje faz sentido ir, uma vez que felizmente está bem e não voltou a acontecer.
Com este relato todo (e desculpem o testamento) queria pedir opiniões, troca de experiencias (se já aconteceu algo parecido a alguem).
O que acham que pode ter sido, o que teriam feito...
Obrigada a todos.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jul 06, 2011 1:39 pm
O meu cão baba quando fica nervoso/ansioso, o que normalmente acontece quando está fora do seu meio ou quando outro cão lhe ladra. Julgo ser normal (por exemplo em casa nunca o faz). Pelo menos quando o fez pela primeira vez no vet, foi essa a explicação que me deram. Mas atenção que pode não ter sido o seu caso. Talvez seja melhor perguntar ao vet.
Quanto ao fiambre, a não ser que seja de carne branca (peru; frango), não recomendo. E mesmo assim não sei se será bom dar. Mas não julgo que tenha sido por isso que lhe aconteceu o que relata.
Quanto ao fiambre, a não ser que seja de carne branca (peru; frango), não recomendo. E mesmo assim não sei se será bom dar. Mas não julgo que tenha sido por isso que lhe aconteceu o que relata.
Com os meus melhores cumprimentos,
Bruno Morais
<strong>Todos diferentes, todos animais!</strong>
O meu "filho": http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=91564
Fórum - Dogue Alemão: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=110
Bruno Morais
Obrigada pela resposta.
Eu acho que não deve ter nervosismo ou ansiedade, porque ela tinha acabado de sair de casa, não passou sequer nenhum carro, nem pessoa, mas mesmo que passasse ela está habituada pois é ali que passeia sempre, em frente à casa, já que vivemos numa rua com muito pouco movimento (estrada secundária) em especial à noite.
Quanto ao fiambre, foi só mesmo uma fatia para embrulhar os comprimidos e foi a vet que da outra vez aconselhou já que não conseguia dar-lhe os comprimidos. Quando parecia que já tinham sido engolidos, lá apareciam no chão. Desta vez com o fiambre desapareceram de uma vez.
Eu acho que não deve ter nervosismo ou ansiedade, porque ela tinha acabado de sair de casa, não passou sequer nenhum carro, nem pessoa, mas mesmo que passasse ela está habituada pois é ali que passeia sempre, em frente à casa, já que vivemos numa rua com muito pouco movimento (estrada secundária) em especial à noite.
Quanto ao fiambre, foi só mesmo uma fatia para embrulhar os comprimidos e foi a vet que da outra vez aconselhou já que não conseguia dar-lhe os comprimidos. Quando parecia que já tinham sido engolidos, lá apareciam no chão. Desta vez com o fiambre desapareceram de uma vez.
-
- Membro
- Registado: sexta out 01, 2010 10:34 am
Também já tenho notado que o meu cão, depois de alguns passeios, também vem com alguma baba na boca e no pêlo (por sacudir a cabeça). Já comentei isso com a veterenária e ela disse que, como estava tudo normal com ele, devia ter a ver com a satisfação de dar o passeio (não sendo bem comparável, mas equivalente à espressão "ficar com água na boca").
Mas como cada caso é um caso, se vir mais alguma alteração além dessa, o melhor é falar com o veterenário.
Mas como cada caso é um caso, se vir mais alguma alteração além dessa, o melhor é falar com o veterenário.
<p>Hugo</p>
Obrigada pela resposta.
Realmente eu já tinha ouvido dizer que há cães que se babam muito. Até tenho um primo que tem um labrador e quando vê alguem novo, baba-se todo, fica assim de bocarra aberta a babar
Mas a Estrelinha tinha a boca fechada e saía a espuma, assim mesmo tipo espuma de sabão.
Realmente eu já tinha ouvido dizer que há cães que se babam muito. Até tenho um primo que tem um labrador e quando vê alguem novo, baba-se todo, fica assim de bocarra aberta a babar

Mas a Estrelinha tinha a boca fechada e saía a espuma, assim mesmo tipo espuma de sabão.
Não, nunca experimentei.Hug0g Escreveu:já agora, em relação ao fiambre, já experimentou com um bocado de queijo? Penso que será menos mau que o fiambre.
Aliás foi a primeira vez que comeu a fatia de fiambre, tal costuma ser a complicação para engolir os comprimidos.
Ao menos agora é so daqui a 4 meses...
Ela pode ter comido qualquer coisa que lhe causou náuseas e babou-se, é perfeitamente normal, ainda para mais se ela comeu o biscoito, brincou e estava tudo normal, não há que entrar em pânico.
Tem plantas em casa a que ela tenha acesso?
Tem plantas em casa a que ela tenha acesso?
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Obrigada pela resposta.
Não em casa não tenho plantas, só relva no jardim, mas ela ontem não andou lá que estava a chover.
Ela esteve connosco na cozinha enquanto jantavamos, depois comeu, estava bem.
O meu marido colocou-lhe a trela e mal tinha chegado à rua, chamou-me logo.
A primeira coisa que perguntei também foi se ela tinha comido alguma coisa, mas ele disse que se tivesse apercebido não, aliás mal teve tempo!
Na altura confesso que fiquei muito aflita, mas depois como ficou bem e portou-se normalmente, tentei descansar, até pelos miudos que estavam aflitissimos.
Mas fico sempre com receio de desvalorizar uma situação que nao seja de desvalorizar, entendem-me? Isto é tipo ser mãe pela primeira vez. Tudo nos faz aflição
Não em casa não tenho plantas, só relva no jardim, mas ela ontem não andou lá que estava a chover.
Ela esteve connosco na cozinha enquanto jantavamos, depois comeu, estava bem.
O meu marido colocou-lhe a trela e mal tinha chegado à rua, chamou-me logo.
A primeira coisa que perguntei também foi se ela tinha comido alguma coisa, mas ele disse que se tivesse apercebido não, aliás mal teve tempo!
Na altura confesso que fiquei muito aflita, mas depois como ficou bem e portou-se normalmente, tentei descansar, até pelos miudos que estavam aflitissimos.
Mas fico sempre com receio de desvalorizar uma situação que nao seja de desvalorizar, entendem-me? Isto é tipo ser mãe pela primeira vez. Tudo nos faz aflição

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm
O meu traquina: Calvin
A minha princesa: Lolita
Se foi baba é uma coisa, mas a pupyylab referiu espuma (tipo espuma de sabão), que poderá sugerir algo mais grave. Podem ser várias coisas.
Se não quer deslocar-se ao veterinário, pelo menos ligue.
Se não quer deslocar-se ao veterinário, pelo menos ligue.
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."
Calvin
Calvin
Sim é verdade, se bem que eu tb não sei como é baba em grandes quantidades... se a baba também é assim às "bolinhas".
Enfim, isto até para explicar é complicado...
De manha ela estava normal, saltitona como sempre, comeu bem e levei-a à rua e fez as necessidades. Tudo ok.
Agora vou vê-la na hora do almoço. Se algo me parecer estranho ou diferente, ligo logo à vet.
Obrigada.
Enfim, isto até para explicar é complicado...
De manha ela estava normal, saltitona como sempre, comeu bem e levei-a à rua e fez as necessidades. Tudo ok.
Agora vou vê-la na hora do almoço. Se algo me parecer estranho ou diferente, ligo logo à vet.
Obrigada.
-
- Membro Veterano
Pressão em simultâneo nos dois lados da parte superior do focinho, por cima dos dentes, e qualquer cão abre automaticamente a boca. É um reflexo inato. Depois é só colocar o comprimido na goela, de forma a que quando a boca feche ele não o consiga regurgitar. Foi a minha vet que me ensinoupupyylab Escreveu:Não, nunca experimentei.
Aliás foi a primeira vez que comeu a fatia de fiambre, tal costuma ser a complicação para engolir os comprimidos.

Bruno Morais
Bruno Morais
E era o que eu fazia, acredite. Depois soltava a boca e parecia que estavam engolidos, passando algum tempo ela regurgitava-os!!! Parecia impossível, mas uma vez fez o mesmo na vet! Foi quando ela disse para tentar com o fiambre.DieKalash Escreveu:Pressão em simultâneo nos dois lados da parte superior do focinho, por cima dos dentes, e qualquer cão abre automaticamente a boca. É um reflexo inato. Depois é só colocar o comprimido na goela, de forma a que quando a boca feche ele não o consiga regurgitar. Foi a minha vet que me ensinoupupyylab Escreveu:Não, nunca experimentei.
-
- Membro Veterano
Verdade. Mas a meu ver não deixa de ser um mau hábito.Acena Escreveu:Em princípio, também não é um bocadinho de fiambre para ajudar a dar o desparasitante que vai prejudicar a cadela.
Assim sendo, sugiro que opte por fiambre ou salsichas de carne branca (peru; frango)

Bruno Morais
Bruno Morais