Aninhas Escreveu:
Exitem varias marcas de boas rações é só escolher, todas elas são boas.
Hmmm..., cuidado com esta afirmação.
Há um lugar-comum em relação às rações que é este: "São todas iguais e vai tudo dar ao mesmo" Ou: "É tudo uma questão de marketing e o meu bobi até gosta mais daquelas mais baratas".
Este tema já foi aqui tantas vezes debatido, que não será difícil fazer uma pesquisa em "Rações" e encontrar um conjunto de conceitos.
No entanto, acho que vale a pena frisar o essencial.
1º - Contrario em absoluto a afirmação citada em cima. Realmente não existem assim tantas boas rações, nem todas são boas e é necessário escolher com cautela.
2º - Produzir uma ração de que o cão gosta é facílimo (quase todas as rações baratas e de má qualidade são apetitosas). Produzir uma ração equilibrada e SAUDÁVEL e simultâneamente apetitosea é que é muito mais difícil.
3º - Por isso, não se fazem omoletas sem ovos. Para a ração possuir todos os ingredientes necessários e de boa qualidade que PREVINAM futuras doenças (a médio ou a longo prazo), a ração nunca poderá ser barata.
Aqui o preço tem a ver com a qualidade.
E sistematicamente a falta de qualidade de uma ração vem a custar muito caro em visitas ao veterinário.
Eu nunca concordei que as clínicas veterinárias comercializassem rações. É um estado de coisas que não faz qualquer sentido. É o mesmo que o médico que nos receita um medicamente ser ele próprio a vendê-lo no consultório.
Mas pronto. É assim que o sistema está a funcionar e não será com base nessa discordância que eu vou deixar de comprar a ração no veterinário. Ou se tem confiança nele ou não tem. Eu tenho e pelo que me é dado entender através de outras opiniões através de pessoas competentes aqui do fórum, a ração que os meus cães comem é uma das melhores e só se encontra à venda nas clínicas.
Quando aqui há tempos interroguei o veterinário se não seria melhor mudar para a marca X (os meus lingrinhas não gostavam lá muito da ração aconselhada por ele) ele respondeu-me com uma pergunta: "os seus cães têm tido doenças?". Eu disse que não. "Então por que é que há-de mudar para uma pior?".
Uma ração de topo não cura, mas PREVINE a doença. É como uma alimentação saudável nos humanos. É muito vulgar as pessoas dizerem: o meu cão come a ração X que até é baratinha e tem um lindo pêlo e anda todo satisfeito. Eu também conheço muita gente que come só porcarias e anda feliz da vida. Mas mais tarde ou mais cedo rebentam pelas costuras.
Este tema das rações é muito complicado.
Aconselho vivamente que os novos membros e/ou outras pessoas menos informadas façam uma pesquisa em tópicos anteriores.
Não maltratem os vossos amigos com rações de fraca qualidade.