passear cadela medrosa na rua?
Moderador: mcerqueira
-
- Registado: domingo nov 20, 2011 6:25 pm
olá a todos, registei-me hoje no fórum por conselho de um amigo.
A minha cadela Matilde uma rafeira linda que tem agora 3 anos tem um medo tão grande de andar na rua que se está a tornar impossível encontrar solução. Como moro num apartamento tenho que ir á rua todos os dias e vou sempre muito cedo ou muito tarde, nas horas mais estranhas, para ver se encontramos poucas pessoas e cães na rua, mas mesmo assim é difícil porque quando encontra fica tão medrosa que ladra, puxa na trela e atira-se.
Temos tentado tudo, mas o medo dela parece estar pior e não melhor. Não sei muito bem o que fazer mais.
Alguém tem algum conselho que me possa dar para ajudar ou quem tenha passado por uma situação parecida?
A minha cadela Matilde uma rafeira linda que tem agora 3 anos tem um medo tão grande de andar na rua que se está a tornar impossível encontrar solução. Como moro num apartamento tenho que ir á rua todos os dias e vou sempre muito cedo ou muito tarde, nas horas mais estranhas, para ver se encontramos poucas pessoas e cães na rua, mas mesmo assim é difícil porque quando encontra fica tão medrosa que ladra, puxa na trela e atira-se.
Temos tentado tudo, mas o medo dela parece estar pior e não melhor. Não sei muito bem o que fazer mais.
Alguém tem algum conselho que me possa dar para ajudar ou quem tenha passado por uma situação parecida?
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jun 24, 2011 11:08 am
Dicas rápidas
- leve-a a primeira vez ao colo se for de raça pequena
- passeios curtos e vá aumentado gradualmente à medida que vá ganhando confiança
- não pressione
- leve uma guloseima
- faça.lhe muitas festas
- fale com ela de forma calma e carinhosa
- dê -lhe tempo para se habituar
Tenha calma e procure perceber a razão.
Foi atropelada?
Boa sorte

- leve-a a primeira vez ao colo se for de raça pequena
- passeios curtos e vá aumentado gradualmente à medida que vá ganhando confiança
- não pressione
- leve uma guloseima
- faça.lhe muitas festas
- fale com ela de forma calma e carinhosa
- dê -lhe tempo para se habituar
Tenha calma e procure perceber a razão.
Foi atropelada?
Boa sorte
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
O primeiro passo ao combater a gressividade por medo - que me parece ser o caso - é identificar a causa.quando encontra fica tão medrosa que ladra, puxa na trela e atira-se
Porque motivo a sua cadela tem este medo ? (note que, muitas vezes, este medo evoluiu de uma causa concreta para um medo irracional, ié, aparentemente sem causa).
O passo seguinte é dar confiança ao cão.
Consiste em expôr o animal à causa do medo, a pouco e pouco, estando o dono presente e procurando este minorar o medo - com festas, biscoitos, com uma atitude calma e de confiança.
Nunca punir o cão por ter medo - só vai agravar...
Pex, a minha cadela tinha pavor de trovões e tambores - corria para casa e metia-se debaixo das escadas das traseiras a tremer incontrolávelmente.
Foi preciso muito tempo para ela aceitar a barulheira dos foguetes e tambores da festa da terra e eventuais trovoadas.
Eu ficava com ela a dar festas em casa, depois na rua, ia dando festas, depois deixou de ser preciso.
Hoje, parece que nunca teve medo...
De qualquer forma o melhor conselho é procurar um profissional na área do comportamento canino.
Só conhecendo bem o caso individual se pode aconselhar devidamente.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
-
uau são rápidos a responder obrigada!
Ela está comigo desde 1 ano e meio tirei-a da rua e é de porte médio. Estava assustada quando veio para minha casa mas nunca pensei que fosse tão medrosa na rua de onde veio (ou pelo menos onde a encontrei)!
Não sei de onde veio esse medo todo e é medo porque ela vai o tempo todo meia agachada e a querer fugir de alguma coisa diferente que parece ser tudo! Não posso levá-la ao colo embora tenha vontade coitadinha e tentei dar-lhe comida na rua mas ela não aceita.
Quanto a treinadores, estive num treinador que ensinou o senta, deita, e comando normais, mas o medo dela andar na rua continua. Ele conseguiu melhor controlo nela mas ela continuava com aquela ar apavorado... entretanto as coisas mudaram e deixei de ter meios financeiros para continuar a recorrer ao treinador, por isso decidi tentar aqui pode ser que alguém se lembrasse de alguma coisa..

Ela está comigo desde 1 ano e meio tirei-a da rua e é de porte médio. Estava assustada quando veio para minha casa mas nunca pensei que fosse tão medrosa na rua de onde veio (ou pelo menos onde a encontrei)!
Não sei de onde veio esse medo todo e é medo porque ela vai o tempo todo meia agachada e a querer fugir de alguma coisa diferente que parece ser tudo! Não posso levá-la ao colo embora tenha vontade coitadinha e tentei dar-lhe comida na rua mas ela não aceita.
Quanto a treinadores, estive num treinador que ensinou o senta, deita, e comando normais, mas o medo dela andar na rua continua. Ele conseguiu melhor controlo nela mas ela continuava com aquela ar apavorado... entretanto as coisas mudaram e deixei de ter meios financeiros para continuar a recorrer ao treinador, por isso decidi tentar aqui pode ser que alguém se lembrasse de alguma coisa..
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta set 28, 2011 11:19 pm
Somente terá de ter muita paciência..h´quanto tempo tem a cadela?
Se cadela tem três anos e está com a dona desde o ano e meio, é evidente que está na casa há ano e meio...
<p>Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns e aqui já fui a LucNun.
</p>
<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.
</p>

<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.

Se tiver tempo para isso, e se houver algum jardim perto de sua casa, experimente levá-la até e sentar-se com ela ao lado. Depois deixe-se ficar, e sempre que a cadela fizer menção de ladrar ou de se atirar a outros cães, contenha-a.vickybarroso Escreveu:uau são rápidos a responder obrigada!![]()
A finalidade é fazê-la habituar-se ao exterior. Depois dessa habituação feita, e quando ela se acalmar, leve-a a dar uma volta pelo jardim e volte para casa. Mas só quando a cadela se acalmar, o que pode levar bastante tempo e exigir muita paciência.
E vá repetindo isto, com voltas gradualmente maiores, até que a veja habituada à rua e às pessoas. Depois, se puder, opte por outros métodos de treino profissionais.
</p>
<p> </p>
</p>

<p> </p>

-
obrigada sim ela está comigo há ano e meio.
Lulub parece uma excelente ideia mas não sei muito bem como contê-la se a seguro o que já de si é muito difícil porque apesar de não ser enorme é tem muita força muito mais do que eu, ela quando está segura fica muito pior
Lulub parece uma excelente ideia mas não sei muito bem como contê-la se a seguro o que já de si é muito difícil porque apesar de não ser enorme é tem muita força muito mais do que eu, ela quando está segura fica muito pior
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta set 28, 2011 11:19 pm
E quantas aulas teve ? O treiandor não se focou na saída À rua pelos bistos, foi ? Sempre foi assim ou piorou ?
Talvez mudar de coleira ou de peitoral resolva essa questão dos puxões. Fala-se aqui muito de coleiras estranguladoras e semi-estranguladoras, que a mim, pessoalmente, me parecem excessivamente duras. Além disso, é preciso saber usá-las.vickybarroso Escreveu:obrigada sim ela está comigo há ano e meio.
Eu tive um cão que, apesar de ser um paz de alma, também puxava que se fartava nos passeios. Acabei por lhe comprar um peitoral da Halti, que resolveu o assunto em três tempos. Trata-se de um cordão, com as devidas ferragens para o manter no lugar, claro, com um aspecto um tanto frágil, mas que de frágil não tem nada. Esse cordão passa pelas axilas do cão e a pressão que faz quando ele puxa contém-no.
A Halti também tem outro modelo, estilo cabeçada e rédea de cavalo, que também é eficaz, mas para a sua cadela o de cordão deve chegar.
De qualquer modo, a Vicky também tem de se impor à sua cadela: quando ela se agachar, pare e diga-lhe "Não", em voz calma e firme. Depois, faça-a levantar-se e force-a a andar. Repita isto até ela se convencer de que agachar-se para não andar não lhe serve de nada. Tem de ser muito firme, embora paciente, e de lhe mostrar que que ela tem de andar como a dona quer e só dessa maneira.
Última edição por LuluB em domingo nov 20, 2011 10:24 pm, editado 1 vez no total.
</p>
<p> </p>
</p>

<p> </p>

Siga os conselhos da LuluB. Também tenho uma cadela resgatada da rua e que, apesar de estar comigo há 6 anos, ainda hoje em dia tem bastante medo de andar na rua.
O que eu fiz e ainda faço é ir com ela à rua ou muito cedo ou tarde quando há menos movimento tanto de carros como de pessoas.
Ela também ladrava imenso às pessoas e queria chegar perto delas. Quando passo perto de alguém encurto sempre a trela e vou-lhe dizendo calmamente NÃO LADRA. Se ela não o fizer (o que hoje em dia já é quase sempre) elogio-a e dou-lhe sempre festas.
Ainda hoje tem receio do barulho do vento (principalmente nas árvores) e também tem a mania de se agachar e, ou passa a correr ou deita-se. Nessas altura paro, mando-a levantar-se e insisto até que o faça.
Tal como já lhe disseram, vai demorar tempo mas, com muita persistência e paciência, aos poucos vai conseguindo.
Boa sorte e vá dando notícias.
O que eu fiz e ainda faço é ir com ela à rua ou muito cedo ou tarde quando há menos movimento tanto de carros como de pessoas.
Ela também ladrava imenso às pessoas e queria chegar perto delas. Quando passo perto de alguém encurto sempre a trela e vou-lhe dizendo calmamente NÃO LADRA. Se ela não o fizer (o que hoje em dia já é quase sempre) elogio-a e dou-lhe sempre festas.
Ainda hoje tem receio do barulho do vento (principalmente nas árvores) e também tem a mania de se agachar e, ou passa a correr ou deita-se. Nessas altura paro, mando-a levantar-se e insisto até que o faça.
Tal como já lhe disseram, vai demorar tempo mas, com muita persistência e paciência, aos poucos vai conseguindo.

Boa sorte e vá dando notícias.

-
obrigada a todos pelas resposta tão simpáticas e úteis vou certamente tentar por em prática e ver se consigo evoluir alguma coisa
pegar nela ao colo está fora de questão ela é pesada demais para tal principalmente quando está em pânico mas tentarei as outras dicas obrigada
pegar nela ao colo está fora de questão ela é pesada demais para tal principalmente quando está em pânico mas tentarei as outras dicas obrigada
E lembre-se: nada de trelas compridas. Sempre curta, para a obrigar a andar a seu lado e ao ritmo do seu passo.
Depois diga se conseguiu alguma coisa dela e se ela está a perder os medos, ok?

Depois diga se conseguiu alguma coisa dela e se ela está a perder os medos, ok?
</p>
<p> </p>
</p>

<p> </p>