Como actua a protecção dos animais?
Moderador: mcerqueira
Olá a todos
O que eu precisava de saber era se a protecção dos animais pode actuar como a protecção das crianças, que retira a criança aos pais, em caso de maus tratos ou negligência..
Existem 3 cães (já foram 4, mas um foi abatido porque mordeu ao dono) cada um preso por uma corrente de cerca de meio metro num terreno ao lado da casa. Dois deles têm apenas 2 meses, o outro já é mais velho e bastante agressivo. Sempre que ladram ou ganem, o que os pequenos fazem com frequência, vão lá e batem-lhes com uma violência imensa.. Quando lhes vão colocar a comida eles põem-se aos saltos e voltam a bater-lhes.
Ao início quando eu passava por eles ia lá dar-lhes festas, até que um dia me viram a fazer isso e foram bater nos cães por me estarem a lamber as mãos.
Hoje foi a gota de água. Um deles tentou fugir quando lhe estavam a apertar melhor a coleira, bateram-lhe tanto que tive de lhes pedir que parassem, e ficaram a olhar para mim como se fosse doida. Tentar tirá-los de lá é complicado, é numa zona isolada e os cães iam fazer barulho..
O que eu precisava de saber era se a protecção dos animais pode actuar como a protecção das crianças, que retira a criança aos pais, em caso de maus tratos ou negligência..
Existem 3 cães (já foram 4, mas um foi abatido porque mordeu ao dono) cada um preso por uma corrente de cerca de meio metro num terreno ao lado da casa. Dois deles têm apenas 2 meses, o outro já é mais velho e bastante agressivo. Sempre que ladram ou ganem, o que os pequenos fazem com frequência, vão lá e batem-lhes com uma violência imensa.. Quando lhes vão colocar a comida eles põem-se aos saltos e voltam a bater-lhes.
Ao início quando eu passava por eles ia lá dar-lhes festas, até que um dia me viram a fazer isso e foram bater nos cães por me estarem a lamber as mãos.
Hoje foi a gota de água. Um deles tentou fugir quando lhe estavam a apertar melhor a coleira, bateram-lhe tanto que tive de lhes pedir que parassem, e ficaram a olhar para mim como se fosse doida. Tentar tirá-los de lá é complicado, é numa zona isolada e os cães iam fazer barulho..
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
Infelizmente, na prática, nada pode ser feito. Pode apresentar queixa na GNR, mas ninguém apreende os cães porque, perante a lei, os animais são coisas e ninguém pode ser expropriado mesmo que os maltrate. Para serem apreendido teria de provocar danos a outrém e haver queixas, e iriam bater com os costados no canil - onde, possivelmente, seriam abatidos. De uma forma ou de outra... os animais ficam sempre a perder (e mesmo que fossem retirados aos donos, rapidamente seriam substituidos por outros...)
Não sei que lhe diga, só se o incentivasse a roubar os cães, ou conseguisse forma de intimidar os donos. Talvez se souberem que maus tratos estão sujeitos a coimas se sintam "desencorajados"... não sei. 

Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am
Humm... "pessoas" dessas talvez não saibam como funciona a legislação... Ameace que faz denúncia deles à SEPNA (ja agora, n perdia nada em tentar falar com eles e ver o q pode ser feito - se é q algo pode ser feito). Talvez eles se assustem, se pensarem q podem ser realmente culpabilizados pelos maus tratos... Faça bluff!
-
- Registado: quarta dez 14, 2011 10:56 am
Também se pode falar com instituições de animais a pedir ajuda... ás vezes conseguem, n sei bem como, retirar os animais dos donos. Já ouvi contar outras situações destas e conseguiram retirar os caes com autorização dos donos. Procure alguma instituição de apoio a animais na sua zona e fale com eles. Certamente tentarao ajudar.
Beijo e boa sorte para os patudos.
Beijo e boa sorte para os patudos.
Quanto mais conheço as pessoas, mais gosto dos animais...
http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/chewbacca/63693
http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/chewbacca/63693
Boas pessoal,
O assunto que vou colocar pode parecer uma doidice, mas é algo que me preocupa.
Em frente à casa dos meus sogros existe 1 loja chinesa. No outro dia vi à porta da loja, mas do lado de dentro, um cachorrinho preto ainda bebé. Estava dentro de uma base de caixinha de cartão preso por uma trela e tinha 2 taças ao lado (uma para comer e outra para beber). Até ai tudo bem...
Agora a minha preocupação é eles serem chineses (não por descriminação/racismo) mas por motivos culturais, porque eles comem tudo e mais alguma coisa e tenho receio que o cachorro não seja para companhia mas sim para alimento.
(Todos nós sabemos que onde há lojas destas deixam de haver gatos na rua).
Acham que a minha preocupação pode fazer algum sentido ou posso estar errada?
E se eu desconfiar de alguma coisa, posso agir legalmente?
Obrigada.
Em frente à casa dos meus sogros existe 1 loja chinesa. No outro dia vi à porta da loja, mas do lado de dentro, um cachorrinho preto ainda bebé. Estava dentro de uma base de caixinha de cartão preso por uma trela e tinha 2 taças ao lado (uma para comer e outra para beber). Até ai tudo bem...
Agora a minha preocupação é eles serem chineses (não por descriminação/racismo) mas por motivos culturais, porque eles comem tudo e mais alguma coisa e tenho receio que o cachorro não seja para companhia mas sim para alimento.
Obrigada.
Onde há lojas de chineses deixou de haver gatos?KatiaS Escreveu:Boas pessoal,
Obrigada.

Em Portugal é proibído comer cães e gatos (talvez alguém o faça às escondidas, sei lá!

-
- Membro Veterano
- Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am
Por acaso na semana passada vi um aviso, por parte de uma senhora, que penso que era FAT de animais, que disse ter sido contactada telefonicamente por um senhor chinês, que lhe disse querer ficar com todos os cães e gatos disponíveis, ofereceu dinheiro, não quis dar morada, e queria encontrar-se com ela num sítio público para fazer "a troca".
Agora... Se é verdade ou não, não sei. Não tava lá... As pessoas realmente dizem isso... Mas quero acreditar que nem todos são assim!
EDIT: Foi neste link que v: https://www.facebook.com/permalink.php? ... 0449169269
(achei melhor deixar os fundamentos para o que acabei de dizer...)
Agora... Se é verdade ou não, não sei. Não tava lá... As pessoas realmente dizem isso... Mas quero acreditar que nem todos são assim!
EDIT: Foi neste link que v: https://www.facebook.com/permalink.php? ... 0449169269
Essa teoria é um pouco racista e disparatada, não? Tenho vizinhos chineses que tem cães e gatos e posso-lhe garantir que são muito bem tratados. Muito melhor do que a maioria dos cães que pertencem a portugueses e passam a vida agarrados a uma corrente e a comer restos... E contra estes já pensou em agir legalmente?KatiaS Escreveu:Boas pessoal,
Obrigada.
kelinhapbl Escreveu:Por acaso na semana passada vi um aviso, por parte de uma senhora, que penso que era FAT de animais, que disse ter sido contactada telefonicamente por um senhor chinês, que lhe disse querer ficar com todos os cães e gatos disponíveis, ofereceu dinheiro, não quis dar morada, e queria encontrar-se com ela num sítio público para fazer "a troca".
Pois, mas não é a FAT a contar a história...

Xiiii.... eu já sabia que o racismo ia ser logo posto à baila, precisamente por isso escrevi que não era uma questão de racismo. E NÃO É!mi_xen Escreveu:Essa teoria é um pouco racista e disparatada, não? Tenho vizinhos chineses que tem cães e gatos e posso-lhe garantir que são muito bem tratados. Muito melhor do que a maioria dos cães que pertencem a portugueses e passam a vida agarrados a uma corrente e a comer restos... E contra estes já pensou em agir legalmente?KatiaS Escreveu:Boas pessoal,
Obrigada.
Não fui eu que me lembrei de dizer que os chineses comem cães. Acontece à milhares e milhares de anos.
Logo, apenas me veio uma ideia à cabeça COM BASE na cultura deles, que é um facto.
E os milhões de chineses que existem não são todos iguais aos seus vizinhos. E sim, também condeno os cães que estão acorrentados, lógico!
É uma questão cultural sim, mas não sei até que ponto é verdade, pois muito se diz sobre os chineses, e maior parte das coisas não passam de mitos. Eu não sei, estou só a especular mas não pôs a hipótese de se tratar de um animal de estimação? Se a ideia fosse comê-lo teriam-se dado ao trabalho de pôr água e comida ao lado? Ou estará em processo de engorda?KatiaS Escreveu:Xiiii.... eu já sabia que o racismo ia ser logo posto à baila, precisamente por isso escrevi que não era uma questão de racismo. E NÃO É!mi_xen Escreveu:Essa teoria é um pouco racista e disparatada, não? Tenho vizinhos chineses que tem cães e gatos e posso-lhe garantir que são muito bem tratados. Muito melhor do que a maioria dos cães que pertencem a portugueses e passam a vida agarrados a uma corrente e a comer restos... E contra estes já pensou em agir legalmente?KatiaS Escreveu:Boas pessoal,
Obrigada.
Não fui eu que me lembrei de dizer que os chineses comem cães. Acontece à milhares e milhares de anos.
Logo, apenas me veio uma ideia à cabeça COM BASE na cultura deles, que é um facto.
E os milhões de chineses que existem não são todos iguais aos seus vizinhos. E sim, também condeno os cães que estão acorrentados, lógico!
Estas questões culturais incomodam-me bastante, porque eu já passei por isso. Recentemente num estágio que fiz fora na área da saúde animal fui severamente discriminada por ser portuguesa. Apesar de estar a trabalhar numa clínica, tinha colegas que não falavam comigo simplesmente porque os portugueses não são boas pessoas, são ladrões e tratam muito mal os animais

Por acaso nem todos nós sabemos disso. Mas esta ideia parece-me digna de ser galardoada com o estatuto de "MITO URBANO". Até porque por essa ordem de ideias e com a quantidade de lojas de chineses que hoje em dia existem em "todas" as localidades o problema dos animais errantes estaria resolvido... Quase que me apetece perguntar se Trás-os-Montes não existem lojas dos chineses, é que se existem o problema daquela "matilha enorme de cães" que se falou noutro tópico não teria atingido tais dimensões...KatiaS Escreveu:(Todos nós sabemos que onde há lojas destas deixam de haver gatos na rua).

EDIÇÃO:
Existe ainda a possibilidade do animal estar na loja para venda...
mi_xen Escreveu:Sim, sim... Também ponho a hipótese de ser um cachorrinho de estimação. Nem todos dentro da mesma cultura têm os mesmos hábitos e lógico que não se pode generalizar as pessoas.KatiaS Escreveu:É uma questão cultural sim, mas não sei até que ponto é verdade, pois... ...tratam muito mal os animaismi_xen Escreveu:KatiaS Escreveu:Boas pessoal,
Obrigada.
Lamento que isso lhe tenha acontecido a si. Deve ser bastante desagradável estar na companhia e trabalhar com pessoas que nos desprezam injustamente.
KatiaS Escreveu:Percebo que talvez não tenha sido a sua intenção, mas o cão só lhe chamou à atenção porque estava dentro de uma loja de chineses. Vá, eu não sei se estes são diferentes mas só na minha rua tenho umas 4 lojas de chineses, e um restaurante chinês. Aqui também nunca faltam cães e gatos vadios, e até hoje nunca vi nenhum desaparecer. Parece que cada vez são mais, então os gatos parece que se multiplicam.... Os chineses daqui têm animais de estimação bem tratados e educados, por isso e pela minha convivência com eles acredito que essa ideia de eles comerem cão e gato ser um mito urbano.mi_xen Escreveu:Sim, sim... Também ponho a hipótese de ser um cachorrinho de estimação. Nem todos dentro da mesma cultura têm os mesmos hábitos e lógico que não se pode generalizar as pessoas.KatiaS Escreveu:É uma questão cultural sim, mas não sei até que ponto é verdade, pois... ...tratam muito mal os animaismi_xen Escreveu:KatiaS Escreveu:Boas pessoal,
Obrigada.
Lamento que isso lhe tenha acontecido a si. Deve ser bastante desagradável estar na companhia e trabalhar com pessoas que nos desprezam injustamente.
Quantos aos cães e gatos desaparecem aqui na minha zona dizem que é quando vem cá o circo porque não tem dinheiro para comprar comida para os leões e restantes animais...
Os chineses comem de facto cão, mas não são todos, nem em todas as regiões da China. E seria bom que não se metesse todo um povo no mesmo saco que uma parte dele. Também seria bom lembrarmo-nos, antes de darmos voz ao preconceito, de que há raças de cães chinesas, muito apreciadas. Ora, se todos os chineses comessem cães, essas raças não teriam chegado aos nossos dias. Nem haveria cães na China...
E é absolutamente estúpido e preconceituoso ver um cão numa loja de chineses e ficar aflito porque o cão vai ser comido. Por amor da santa, o que é que se tem entre as orelhas?
E é absolutamente estúpido e preconceituoso ver um cão numa loja de chineses e ficar aflito porque o cão vai ser comido. Por amor da santa, o que é que se tem entre as orelhas?
<p>Olá, eu sou a... Floripes.
</p>
<p> </p>
<p><strong>É muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabeça erguida.</strong> - "By" Sasquatch, acrescento de vírgulas meu.</p>

<p> </p>
<p><strong>É muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabeça erguida.</strong> - "By" Sasquatch, acrescento de vírgulas meu.</p>