caça ao cão autorizada pela DGV e pela camara municipal

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
cookie1
Membro Veterano
Mensagens: 229
Registado: terça dez 02, 2008 10:43 am

quarta nov 30, 2011 7:18 pm

sim, é mesmo em portugal, numa aldeia de trás-os-montes...

a notícia aqui:

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/notic ... -selvagens

as petições (não sei pq é estão a circular 2) aqui:

http://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q= ... PoO_yQjzrQ

http://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q= ... QKp6SmsRKQ

fiz denuncia ao sepna via email (algumas associações deverão er recebido tb a denúncia que enviei) e enviei email para os seguintes endereços:
[email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected],


o texto enviado foi o seguinte:

Boa tarde

Está a ser organizada e já foi anunciada na imprensa ( cf. http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/notic ... -selvagens ) uma caçada ao cão abandonado em Frechas, Mirandela (Trás-os-Montes).

Esta caçada é proposta pela própria Câmara Municipal que pretende desta forma abater cerca de 200 cães que foram abandonados pelos seus donos que, por sua vez, não sofreram qualquer punição, apesar de ser ilegal o abandono de um animal na via pública.

Esta acção tem a conivência da DGV e para tal foi delegada na Associação de Caça e Pesca de Frechas a incumbência de disparar sobre os animais. Ora, tal é ILEGAL pois desrespeita profundamente e viola a Lei n.º 92 de 1995, nomeadamente os artigos 5º (itens 1 e 2) e 6º e o Decreto-Lei 276/2001 nos seus artigos 19º, 20º e 21º.

As únicas entidades que têm poder para "abater" e só e apenas em casos extremos (devidamente fundamentados e comprovados senão vivíamos num país onde cada um faz o que quer) e sem sofrimento para o animal (coisa que não irá acontecer a tiro) são as constantes do art-º 19º itens 6, 7 e 8, nunca uma associação de caçadores! Aliás, nenhuma entidade, neste caso a DGV, a Câmara Municipal de Mirandela ou a Associação de Caça e Pesca de Frechas se sobrepõem à legislação em vigor, emanada dos órgãos eleitos para o efeito (Governo e Assembleia da República).

A Câmara Municipal não cumpriu o estipulado na legislação portuguesa ao não capturar os animais e ao não encetar acções que prevenissem a proliferação e reprodução dos cães ao abandono e agora pretende executá-los, desrespeitando a lei e as suas incumbências mais básicas e, naturalmente poupando alguma verba.

Atendendo ao exposto apresentou-se uma denúncia pois o único garante, neste caso e em tempo útil, para que a lei se cumpra é a força policial.

Será essencial que se recolha prova documental dos alegados ataques dos animais a pessoas (os animais juntam-se para comer, pois uma vez mais, o trabalho da Câmara Municipal não foi feito e as verbas utilizadas de outra forma que não as previstas na lei, e há incongruências modo como as coisas estão a ser apresentadas).

Esta atitude, para além de ilegal é altamente reprovável na medida em que toda a minha vida passei temporadas na zona e nunca vi um único cão que fosse capaz sequer de se lançar sobre mim ou qualquer outra pessoa.

Apenas vi cães (e não só) apavorados, vítimas de maus tratos, violência gratuita, envenamento e vítimas de disparos de caçadeiras entre outras situações... é assim a lamentável cultura e a postura de "seres humanos" por terras do interior... e não só...

Acrescento aqui uns links do site da DGV que julgo serem de toda a pertinência para o processo pois estes decisores parecem ter-se esquecido daquilo que apregoam e que é sua função aplicar: a lei

http://www.dgv.min-agricultura.pt/porta ... oui=200863

http://www.dgv.min-agricultura.pt/porta ... boui=91558

Espero sinceramente que a lei se cumpra e que os animais sejam recolhidos e colocados em associações ou canis de forma a que possam ser posteriormente adoptados ou, em caso de necessidade extrema, eutanasiados nas condições definidas na legislação actualmente em vigor. Lamentavelmente apregoa-se no município a adopção de oliveiras e árvores de natal mas não de animais abandonados...

Despeço-me profundamente revoltada com esta situação vergonhosa que não é digna de um país membro da UE.


...

acho que é essencial estas pessoas serem inundadas por emails sobre este assunto.
cookie1
Membro Veterano
Mensagens: 229
Registado: terça dez 02, 2008 10:43 am

quarta nov 30, 2011 7:23 pm

não enviei para o Sr. Presidente pois não encontrei o email sequer do seu secretariado...
DieKalash
Membro Veterano
Mensagens: 591
Registado: quarta jul 06, 2011 1:39 pm
Localização: Kalash - Dogue Alemão

quarta nov 30, 2011 7:36 pm

Divulgado no Facebook.
Com os meus melhores cumprimentos,

Bruno Morais

<strong>Todos diferentes, todos animais!</strong>

O meu "filho": http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=91564
Fórum - Dogue Alemão: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=110
Titacris
Membro Veterano
Mensagens: 384
Registado: quinta mar 03, 2011 3:35 pm

quarta nov 30, 2011 7:46 pm

cookie1 Escreveu:não enviei para o Sr. Presidente pois não encontrei o email sequer do seu secretariado...
User é só ir ao site da presidência: http://www.presidencia.pt/ e o mail é
mailto:[email protected]
cookie1
Membro Veterano
Mensagens: 229
Registado: terça dez 02, 2008 10:43 am

quarta nov 30, 2011 8:03 pm

Titacris Escreveu:
cookie1 Escreveu:não enviei para o Sr. Presidente pois não encontrei o email sequer do seu secretariado...
User é só ir ao site da presidência: http://www.presidencia.pt/ e o mail é
mailto:[email protected]
referia-me ao presidente da camara... mas obrigada.

por favor enviem tb denuncias a todas as entidades que considerem ter responsabilidade e peso.
LuluB
Membro Veterano
Mensagens: 5500
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quarta nov 30, 2011 8:25 pm

<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
cookie1
Membro Veterano
Mensagens: 229
Registado: terça dez 02, 2008 10:43 am

quarta nov 30, 2011 8:32 pm

peço desculpa pela duplicação do tópico, não tinha visto...

é possível integrar este no outro?...
LuluB
Membro Veterano
Mensagens: 5500
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quarta nov 30, 2011 8:43 pm

Não sei se podem integrar os dois tópicos de modo a formarem um só, é uma questão a propor à Moderação. Em alguns fóruns é possível, mas neste não sei se o é.

Quanto ao seu testemunho, devo felicitá-la pela sua iniciativa e excelente exposição que enviou.

Desconhecia que tinha sido encarregada da "caçada" uma associação de caçadores da zona, as notícias que vieram a lume não o referiram. Tal como desconhecia a existência das petições. O problema desses cães tem de facto de ser tratado, mas nunca desta maneira e recorrendo a processos ilegais e desumanos.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
TheOne
Membro Veterano
Mensagens: 3802
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

quarta nov 30, 2011 9:53 pm

Criticam mas não propõem soluções viáveis para DUZENTOS cães...
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Praziquantel
Membro Veterano
Mensagens: 892
Registado: quarta set 28, 2011 11:19 pm

quarta nov 30, 2011 11:00 pm

TheOne Escreveu:Criticam mas não propõem soluções viáveis para DUZENTOS cães...
E o título caça é um exagero.
NicaJunior
Membro Veterano
Mensagens: 826
Registado: terça jul 13, 2010 1:43 pm

quarta nov 30, 2011 11:05 pm

E levantar o rabinho e ir lá " ao terreno" e ver com os próprios olhos tambem está escasso....
À distancia .... é só clicar , não custa nada!!!!!
Primeiro, levaram os comunistas
e eu nada disse, porque não era comunista

Depois, levaram os sindicalistas
e eu nada disse, porque não era sindicalista

Depois, levaram os judeus
e eu nada disse, porque não era judeu

Depois, levaram-me a mim
e já não havia ninguém que me pudesse defender

Martin Niemöller
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

quinta dez 01, 2011 7:34 am

Segundo me dizem - e estou só a escrever o que ouvi - esta situação e as queixas dos munícipes duram há bastante tempo (a mim, disseram-me anos).
Entretanto a camâra fez népia.

Terá estado à espera da DGV ? Terá estado a DGV à espera da camâra ?
Terão estado todos à espera que o problema desaparecesse sózinho ?
Nâo sei.

Sei que é mais um exemplo da inépcia dos serviços públicos.

Lamento pelos desgraçados dos animais, em especial por aqueles que poderiam ser recuperados, que foram abandonados, que confiaram no ser humano.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Praziquantel
Membro Veterano
Mensagens: 892
Registado: quarta set 28, 2011 11:19 pm

quinta dez 01, 2011 11:13 am

aisd Escreveu:

Sei que é mais um exemplo da inépcia dos serviços públicos .
E das pessoas que os abandonaram...
Tassebem
Membro Veterano
Mensagens: 12907
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta dez 01, 2011 11:39 am

Muitas das quais serão aquelas que agora os vão caçar.
Não serviam para a caça, servem para ser caçados.
Afinal, sempre têm alguma utilidade.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Praziquantel
Membro Veterano
Mensagens: 892
Registado: quarta set 28, 2011 11:19 pm

quinta dez 01, 2011 12:00 pm

Aguarda-se que dêem soluções..seria boa ideia.
Responder

Voltar para “Cães”