Bonnie não dorme à noite

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
bruno894
Membro Júnior
Registado: quinta dez 22, 2011 4:45 pm

quarta jan 04, 2012 9:52 pm

Boa noite a todos os foristas,

Desde já queria agradecer a todos os mais entendidos nos animais de 4 patas, e que muito me têm ajudado a esclarecer algumas dúvidas.
Em segundo lugar queria desejar a todos um óptimo ano e que este corra melhor que o anterior.

Queria então apresentar a minha dúvida. Eu fui buscar o meu lindo cão ao canil, e estou bastante orgulhoso do meu rapazinho, tem 2 meses de idade e a mãe teve os cachorrinhos no meio da rua (crueldade). Durante a noite surge um problema mais importante, o bonnie não consegue dormir a noite toda (das 00.00 até às 07.00h). Acorda várias vezes durante a noite e começa a ganir e a ladrar até conseguir saltar para a minha cama (mas sem sucesso). Já tentei cansá-lo antes da hora de dormir, mas isto ainda o excita mais. Tenho vindo a dormir mal e a acordar de 2 em 2 horas para ir acalmar o bonnie. Sei que este comportamente é muito normal por parte dos cachorros desta idade, mas queria apenas saber se existe alguma forma de o fazer dormir mais tempo ou nao acordar exitado.

Melhores cumprimentos para todos,
Obrigado desde já-
Galia
Membro Júnior
Registado: sexta dez 30, 2011 12:37 pm

quarta jan 04, 2012 10:21 pm

Olá
posso dar 1 sugestão: colocar cama/mantinha do cachorro numa caixa de cartão para imitar a toca e limitar o espaço, e por baixo da manta colocar o saco de água com ou pouco (1/3) de água morna encostando-o a parede. Atenção o saco não deve ter mais de 37º. O saco morninho aconchega e ainda mexe emitando presença da companhia.

Tambem ajuda dar a última refeição mais sólida se o pequeno ainda não come a ração, assim não terá vontade de urinar e digestão fica mais lenta. se já com ração seca, dar ração demolhada, assim não terá sede durante a noite e não acorda :)
KatiaS
Membro
Registado: domingo nov 20, 2011 12:01 am

quarta jan 04, 2012 10:35 pm

Julgo que se deixar de ir ter com ele, talvez se habitue mais rapido.
Se não se importar que ele durma no seu quarto, mas não o quer na cama, deite-o ao lado da cama e você estenda o braço para baixo para que a sua mão o fique a acariciar para ele sentir a sua companhia.

Boa Sorte!
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quinta jan 05, 2012 12:15 am

Cansá-lo, mas durante o dia. Ou pela hora de jantar e durante o serão.

Durante a noite, ir lá aconchega-lo e dizer num tom baixo e sereno "está tudo bem". Isto para ele saber que não está sozinho em casa e que não foi abandonado. Muito muito de início, eu acabava por ficar com ela até adormecer, mas era muito rápido e eu fazia-lhe as festas que induziam isso (mto suavemente um dedo da testa até ao focinho! Aquilo faz confusão aos olhos e vão fechando, fechando...). Na prática, a minha mãe dizia que eu ia adormecer a cadela. E ia, mas a sorte é que ela adormecia muito rápido. Com o tempo, é preciso menos tempo no processo e ele vai sabendo que não está soozinho na casa.

Não pegar nele para dar colo e se estiver fora da cama dele, coloca-lo lá.

Se for necessário regressar lá em seguida porque ele não sossegou adicionar ralhete ou um "shhhh" e voltar a deixa-lo na zona em que é suposto. Eu deixava na cozinha de porta fechada. O "shhh" dá jeito, porque talvez possa dizê-lo de fora da porta ou mesmo da sua cama, mais para a frente.

O objectivo é só mostrar que o cachorro não está sozinho, mas que é hora de dormir.

PS - Estive a reler.
Mas se ele está no seu quarto é ainda mais simples. Não lhe dê mimos, não o pegue ao colo. Levante-se e sem dizer nada vá coloca-lo na cama dele. As vezes que forem necessárias. Ele vai começar a perceber que sempre que sai da cama, "apenas" é recolocado lá. Pode adicionar o tal "shhh" enquanto o deita na cama. Dentro de uns dias passa só a dizer o shhh até que deixa de se necessário. Mas de todas as vezes que ele se levantar da cama dele, volte a mete-lo lá (ou depois de verificar se precisa de fazer as necessidades - com o tempo vai passar a saber a que horas é!).
Rafeirinho30
Membro
Registado: domingo out 23, 2011 12:23 am

sexta jan 06, 2012 1:48 am

Bem, o meu Jake (filhote da minha cadela) dorme comigo na cama por isso ele não chora e já consegue subir sozinho para a cama (ele tem 2 meses e 1 semana).

O Jimmy (um cruzamento de bulldog francês e hokkaido) dorme no quarto da minha irmã. Ela fez uma montagem com 2 caixas de cartão (1 para dormir e comer e outra para as necessidades), nas primeiras noites colocou um saco de água quente para ele se habituar ao ambiente e agora ele já dorme a noite toda sem choros, quando acorda não faz barulho nenhum a não ser para comer e beber água para além de que nunca faz 'cócó' durante a noite o que ainda é melhor porque assim ela não acorda com os cheiros. O Jimmy tem 1 mês e 3 semanas.

Espero que a minha experiência até agora o ajude. :)
bruno894
Membro Júnior
Registado: quinta dez 22, 2011 4:45 pm

sexta jan 06, 2012 12:47 pm

O meu bonnie é muito rufia, nunca está quieto, está sempre a mordiscar, a correr, a roer a casa, tudo e mais alguma coisa. Nunca consegue estar quieto, só mesmo durante a noite e por isso se eu for ter com ele para o acalmar e ficar com ele até dormir não correr bem porque o bonnie começa logo a roer os chinelos, calças, etc.
Durante a noite eu meto-o no meu quarto com a sua cama, mantinha e brinquedos (para o caso de acordar e querer roer alguma coisa) mas quando eu o deixo na cama dele e vou para a minha (20 cm ao lado) ele começa a ladrar e a ganir e isto repete-se de 2 em 2 horas que é quando acorda durante a noite.
Vou tentar a solução da água quente mas duvido que resulte, o bonnie é muito irrequieto e não está quieto 1 segundo, para além de que é muito teimoso. E o problema é que para alem de me acordar de 2 em 2 horas durante a noite também acorda os restantes moradores do prédio.

Se alguém conhecer mais "técnicas" para o cão dormir a noite toda e não andar a ladrar e a ganir agradecia.
Agradeço desde já a todos pela resposta dada.

Cumprimentos
Rafeirinho30
Membro
Registado: domingo out 23, 2011 12:23 am

sexta jan 06, 2012 2:37 pm

Outra forma, que eu considero dificil, é ignorá-lo. Tem é de passar umas 2 más noites.
Responder

Voltar para “Cães”