Falsificação: CPC, fiscalização, Entidade reguladora?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
LLing
Membro Veterano
Registado: quarta nov 02, 2011 11:49 am

quinta jan 12, 2012 10:41 am

Hà algum tempo que tenho esta questão sobre falsificação de LOP, e depois de ter lido os tópicos, e nomeadamente o de 24 Abril 2009, venho colocar um novo tópico. Ou seja, do meu conhecimento o CPC é a única entidade que tem autoridade em Portugal de emitir LOP, correcto? Mas, se um criador português e registado no CPC é aldrabão e regista cachorros como se fossem de uma boa ninhada de pais, avôs e bisavôs com LOP, quem fiscaliza esta situação? Também do meu conhecimento, é da responsabilidade do CPC, correcto? Mas como o CPC rarissimas vezes fiscaliza as ninhadas e os criadores, as situações irregulares podem ser muitas. E, nós estamos a adquirir falsificações sem sabermos.
Mais ainda, eu tenho provas de uma situação irregular, denunciei por escrito ao Sr. Presidente do CPC, como não obtive resposta escrivi à 1ª Comissão do CPC, e o CPC nada fez!!!.
Qual é a Entidade "acima" do CPC a quem devo denúnciar? Ao FCI?
Obrigado
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

quinta jan 12, 2012 12:08 pm

Se me permite, pode especificar qual é a situação?

Obrigada
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

quinta jan 12, 2012 12:55 pm

Deve dirigir a sua denuncia para o conselho disciplinar do CPC e não à sua Presidente.

De qualquer modo como sabe que não está a ser feita alguma coisa? Pode estar em averiguações por exemplo.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

quinta jan 12, 2012 1:04 pm

AST88 Escreveu:Não querendo "levantar lebres", também há a situação de, no registo da ninhada, dizer-se ao CPC, por exemplo, que nasceram 9 exemplares, quando na verdade só nasceram 7 :evil: Sobram dois "papeis" :evil:
Se tem conhecimento de quem faça isso é sua OBRIGAÇÃO, a bem da canicultura, que faça a denúncia.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
S2000
Membro
Registado: sábado mar 05, 2011 5:21 pm

quinta jan 12, 2012 3:10 pm

O facto do CPC raramente fazer fiscalização de ninhadas permite que, por exemplo, uma pessoa com um LOP de uma cadela de qualquer raça possa fazer o registo sem que a própria cadela tenha parido, utilizando esses mesmos LOP's para outros cães de outra ninhada. Ou de alguém que tenha uma cadela com LOP que tenha cruzado com um cão de outra raça, possa utilizar o LOP de um cão de algum amigo ou conhecido da mesma raça que a cadela...
Tumbleweed
Membro Veterano
Registado: quarta jul 20, 2011 2:34 am

quinta jan 12, 2012 3:28 pm

kittten Escreveu:Deve dirigir a sua denuncia para o conselho disciplinar do CPC e não à sua Presidente.

De qualquer modo como sabe que não está a ser feita alguma coisa? Pode estar em averiguações por exemplo.
Mas acompanhada dos 50€, porque de outro modo pode continuar a mandar postais e a chorar-se por não ter resposta.
pborgesf
Membro
Registado: sexta set 09, 2011 12:23 pm

quinta jan 12, 2012 3:53 pm

Tumbleweed, está a dizer que para se fazer uma denúncia válida para o CPC é preciso pagar uma taxa de 50€????
A ser verdade é de facto estranho, o CPC deveria ter todo o interesse em averiguar a bem "do sector". Além disso, acho inclusive que deve ser algo ilegal...
ASTAHOLIC
Membro Veterano
Registado: terça mar 29, 2011 4:47 pm

quinta jan 12, 2012 4:16 pm

S2000 Escreveu:O facto do CPC raramente fazer fiscalização de ninhadas permite que, por exemplo, uma pessoa com um LOP de uma cadela de qualquer raça possa fazer o registo sem que a própria cadela tenha parido, utilizando esses mesmos LOP's para outros cães de outra ninhada. Ou de alguém que tenha uma cadela com LOP que tenha cruzado com um cão de outra raça, possa utilizar o LOP de um cão de algum amigo ou conhecido da mesma raça que a cadela...
Nem mais. :wink:
<p>&nbsp;"Vamos agradecer aos idiotas. N&atilde;o fosse por eles n&atilde;o far&iacute;amos tanto sucesso."</p>
<p>"Sou respons&aacute;vel pelo que eu falo, n&atilde;o pelo que voc&ecirc; entende." </p>
Tumbleweed
Membro Veterano
Registado: quarta jul 20, 2011 2:34 am

quinta jan 12, 2012 4:17 pm

Sim. Se a decisão final for favorável à pessoa que faz a reclamação, este dinheiro é devolvido.

Se é legal ou não, ultrapassa-me (mas não vejo motivo para não ser). E até entendo que assim seja. Tendo de pagar, só apresenta queixa quem tenha alguma sustentação para a mesma.
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

quinta jan 12, 2012 6:14 pm

Tumbleweed Escreveu:Sim. Se a decisão final for favorável à pessoa que faz a reclamação, este dinheiro é devolvido.

Se é legal ou não, ultrapassa-me (mas não vejo motivo para não ser). E até entendo que assim seja. Tendo de pagar, só apresenta queixa quem tenha alguma sustentação para a mesma.

Eu acho que faz todo o sentido a cobrança dos 50 Eur, com a devolução do dinheiro, se a veracidade da acusação for confirmada, pelo simples facto, que infelizmente ha pessoas muito mal formadas por aí e ha sempre muitas acusações infundadas, só mesmo com intenção de denegrir o nome de alguem... Imaginem todos os diz que disse a serem averiguados!!! Não havia funcionarios do CPC que chegassem!!! :roll:

Mas se realmente uma pessoa foi enganada, é questão de ir avante com a sua queixa, pois concerteza que verá o seu dinheiro devolvido no final, assim que as coisas estiverem resolvidas! ;)
<p>Joana Gonçalves</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
LLing
Membro Veterano
Registado: quarta nov 02, 2011 11:49 am

sexta jan 13, 2012 1:39 pm

Obrigado a todos.
Se o CPC pouco ou nada faz a nível de fiscalização de ninhadas e respectivos LOPs, e pede 50€ para "Preparos" da apresentação da queixa, como é que eu sei se realmente têm uma actuação? E, se discordar da decisão para pedir recurso, jà se paga 300€ !

Qual é a Entidade que regula/fiscaliza as Boas Práticas do CPC? Ou o CPC tem o "monopólio" em Portugal, e portanto está "acima" de qualquer Entidade a nível nacional e internacional?

Resumindo: com tantos gastos e sem a certeza de que o CPC actua, vou considerar o meu caso encerrado e deixar o criador impune de qualquer sanção.
JoanaGoncalves
Membro Veterano

sexta jan 13, 2012 1:59 pm

LLing, aqui ha uns anos largos, eu tive um pequeno problema que me foi resolvido com a ajuda do CPC... Portanto so tenho a dizer bem... ;)

Sobre o resto não lhe sei responder, mas porque não lhes telefona a colocar essas questões?

Se estivesse no seu lugar, seria o que faria certamente... ;)
<p>Joana Gonçalves</p>

Babaorum
Membro Veterano
Registado: domingo out 31, 2010 6:09 pm

sexta jan 13, 2012 2:03 pm

Giro, toda a gente gosta de mandar bocas mas para largar 50€ (reembolsáveis) aí já é uma grande chatice :roll:
<p>I see dumb people.&nbsp;They don't see each other. They only see what they want to see. They don't know they're dumb. I see them all the time. They're everywhere. &nbsp;</p>
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

sexta jan 13, 2012 2:36 pm

Se foi enganada e tem provas disso contacte um advogado, ele saberá melhor como encaminhar o processo e em último caso poderá recorrer aos tribunais.
User25
Membro Veterano
Registado: segunda set 26, 2011 7:49 pm

sexta jan 13, 2012 2:45 pm

Acena Escreveu:Se foi enganada e tem provas disso contacte um advogado, ele saberá melhor como encaminhar o processo e em último caso poderá recorrer aos tribunais.
Vai gastar rios de dinheiro para nada, quase de certeza que não tem factura em como comprou um cão
Responder

Voltar para “Cães”