Cachorro de 5 semanas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

dogville
Membro Veterano
Registado: quinta abr 21, 2005 1:42 pm
Romeu e Juliet (2 gatos asiamesados)
Horacio e Stein faleceram

sexta jan 13, 2012 3:12 pm

Olá
Um amigo meu tem um cachorro de 5 semanas que virá a ser medio, eu acho muito cedo, mas os pais dele obrigam-no a tirar o cao ate ao final desta semana ,altura em que completara as 5 semanas.
E agora que eu faço?
Fico com o cao? ele diz que o cachorro ja come racao e paté da pedigree junior...será?
Agradeço alguem que me possa elucidar por favor

Cumps
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

sexta jan 13, 2012 3:48 pm

Se é seu amigo, talvez conheça os pais dele, e então talvez não fosse má ideia falar directamente com eles e pedir-lhes que deixem o cachorro estar com a mãe mais uma semana, pelo menos, explicando-lhes que é necessário para um bom equilíbrio futuro do animal.

Se não conseguir, olhe... há muito cachorro que é tirado cedo à mãe e à ninhada e mesmo assim vinga como bom cão. Porque a partir do momento em que vai para as mãos do dono, o importante é este saber como acabar de o criar.

Felicidades, e depois dê notícias. :)
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

sexta jan 13, 2012 5:58 pm

Tenha noção de que vai dar mais trabalho a educar esse cão.
Debora20
Membro Veterano
Registado: segunda fev 26, 2007 9:37 pm

sexta jan 13, 2012 6:11 pm

Os "meus" bebes vao agora para a semana embora com 8 semanas, com ja 2 desparatizações e a primeira vacina oferta da casa! :D

A verdade é que eles ja não mamam, porque a mae nao deixa, desde as 5 semanas, e desde essa altura comem ração solida para puppy sem problemas.
O facto de eles estarem com a familia, mae e irmãos mais tempo, ajuda na sociabilização, e educação do cachorro, a controlarem as brincadeiras com os dentes e as "birras".
Leva-lo para sua casa tão cedo, é um erro, mas nao é o fim do mundo, tera é que ter a sra mão no cachorro e sociabiliza-lo bem com pessoas e outros animais para nao ter problemas, e ter um cão ou agressivo ou timido demais...

Alem de que com 5 semanas é muito pequenino para ir á rua, vai fazer xixis e cócós em todo o lado, vai chorar com falta dos irmão e mãe... mas isso tambem o de 8 semanas o faria... :wink:
<p><strong>Ter animais &eacute; o mais saud&aacute;vel e recompensante dos vicios...</strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>
dogville
Membro Veterano

sexta jan 13, 2012 11:14 pm

Obrigado pelas vossas dicas, vou tentar falar com os srs e tentar que la fiquem mais 2 semanas. Senão vem para cá :)
Debora20
Membro Veterano
Registado: segunda fev 26, 2007 9:37 pm

sábado jan 14, 2012 5:26 am

Sim, eu dei, ou vou dar os cachorros, e paguei sim as primeiras desparasitações e vacinação como primeira dona que fui/sou, para eles serem minimamente bem entregues aos novos donos e idealmente para que os incentive a completar o programa de vacinação no mínimo! E sim não pedi nem quero pedir nada aos novos donos! Só quero que os tratem como eu trato qualquer um dos meus cães e aí já fico muito descansada...
<p><strong>Ter animais &eacute; o mais saud&aacute;vel e recompensante dos vicios...</strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>
RottZeus
Membro Veterano
Registado: sexta jan 13, 2012 11:20 am
Átila [Sem Raça Definida]
Picolina [Pequinês]

sábado jan 14, 2012 11:24 am

Bom, mas cada caso é um caso.

Pelos vistos o Zeus veio para as minhas mãos antes das 8 semanas (disse a veterinária). No entanto desde logo que se habituou que as necessidades só as faz na cozinha, onde o chão é muito mais fácil de limpar, ou no quintal.

Uma vez por outra, la faz xixi no tapete do corredor, mas deduzo que será por ainda não controlar o "quando vai fazer", mas com o tempo, chega lá ;)

A mania das brincadeiras com os dentes nas mãos, também já a começa a perder. Um "não" firme aprendido desde que chega a casa, ajuda e muito!

Claro que a sociabilização também já começou, têm mais 1 cão e 1 cadela cá em casa, e 5 ou 6 gatos.

Quando vou almoçar a casa dos meus sogros, levo-o sempre, porque lá têm 3 cadelas e 1 gato.

Assim que puder ir passear com ele para sociabilizar com outras pessoas, vai ser um tiro até ficar um mansarrão. ;)
sasquatch
Membro Veterano

sábado jan 14, 2012 12:36 pm

A questão zeus, é que o 1º socializador e educador de um cão é a mãe e a vivência na ninhada.
Um bom criador que perceba realmente de cães explica-lhe o que é o periodo de imprinting e como esse periodo é absolutamente fundamental para ter um animal equilibrado em termos comportamentais.
Quando falamos de raças de tamanho grande e naturalmente dominantes, esse periodo de socialização com a mãe e os outros cachorros ainda é mais importante.
As cadelas são muito mais severas e exigentes com os filhos do que os donos humanos, quem nunca viu uma ninhada não percebe isto. E esta vivência em que os cachorros aprendem o que é a hierarquia, o que é reconhecer quem manda, é fundamental, é algo que faz parte da espécie canina.
RottZeus
Membro Veterano
Picolina [Pequinês]

sábado jan 14, 2012 12:39 pm

Sim, por isso mesmo é que eu depressa cheguei à conclusão de que o criador não era um bom criador, simplesmente um "criadeiro".

Mas depois do erro, há que aprender com ele e solucionar da melhor maneira possível. ;)
sasquatch
Membro Veterano

sábado jan 14, 2012 12:48 pm

Ao menos o cachorro tem LOP?
RottZeus
Membro Veterano
Picolina [Pequinês]

sábado jan 14, 2012 12:55 pm

Não. Como eu disse, foi um erro.

Cães de raça, só em criadores registados, para não haver asneiras.
sasquatch
Membro Veterano

sábado jan 14, 2012 1:14 pm

Viu os pais ou pelo menos a cadela?
Ou seja, em termos de comportamento, como era ela?
RottZeus
Membro Veterano
Picolina [Pequinês]

sábado jan 14, 2012 2:28 pm

Sim, a mãe é muito sociável. Tinha lá outros cães, e davam-se todos bem.
dogville
Membro Veterano

segunda jan 16, 2012 11:09 am

Obrigado a todos pelas vossas respostas

Mas tenho uma noticia para dar
Ontem fui a casa deles estive a ver os caes , mae e o pai do cachorro.
Falei com os pais dele e eles iram esperar mais duas semanas, sendo assim virá para mim com 7 semanas, menos mal .Mas deixei la um saco de racao da q eles dão.
Ufa estou muito mais descansada. :)
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

segunda jan 16, 2012 11:12 am

Ora bem! :D Nada como uma boa e civilizada conversa! :D

Felicidades para essa adopção!
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
Responder

Voltar para “Cães”