Parto nas cadelas.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Bugoide
Membro Veterano
Registado: quinta mai 10, 2007 11:04 am

sábado jan 14, 2012 7:16 pm

---
Última edição por Bugoide em terça mar 13, 2012 1:34 pm, editado 1 vez no total.
There are no dangerous dogs until man "makes" them so.
Star005
Membro Veterano
Registado: quarta ago 03, 2011 12:35 am

sábado jan 14, 2012 7:20 pm

Bem, não tenho qualquer experiência em partos de cadelas mas como se costuma dizer o principal é ter sangue frio e "NÃO ENTRAR EM PÃNICO", espero que algum user mais entendido o possa ajudar...e boa sorte :wink:
<p>"Quando um homem aprender a respeitar at&eacute; o menor ser da cria&ccedil;&atilde;o, seja animal ou vegetal, ningu&eacute;m precisar&aacute; ensin&aacute;-lo a amar o seu semelhante."&nbsp;&nbsp; Albert Schwweitzer (Nobel da Paz-1952)</p>
RottZeus
Membro Veterano
Registado: sexta jan 13, 2012 11:20 am
Átila [Sem Raça Definida]
Picolina [Pequinês]

sábado jan 14, 2012 7:27 pm

Não precisa de entrar em pânico.

Arranje uma "cama" bem confortável para a sua cadela, de preferência um caixote não muito grande (só para que os bebés não fujam do local enquanto não abrem os olhos e a sua cadela os possa ter em segurança) bem forrado com panos/toalhas para que não fiquem desconfortáveis, nesta altura, que o frio aperta mais.

Será aí que ela irá fazer o parto, você só precisa de assistir, porque ela deita-se e deixa-os sair naturalmente.

Quando chegar o parto, irá notar que ela ficará um pouco mais "ansiosa" e deve tentar fazer com que ela vá para a cama.

Se ficar com umas manchas de sangue na toalha, não se assuste que é normal.

Caso haja perda de sangue em demasia, aí ligue ao seu veterinário, que ele poderá ajudá-la melhor.

Pelo menos é assim que tenho visto fazer, e corre sempre tudo normalmente.

Caso alguém mais experiente no assunto queira corrigir algo errado que eu tenha dito, agradeço. Assim poderei corrigir futuros erros na família. ;)
Bugoide
Membro Veterano

sábado jan 14, 2012 7:32 pm

---
Última edição por Bugoide em terça mar 13, 2012 1:34 pm, editado 1 vez no total.
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

sábado jan 14, 2012 7:36 pm

cuidado com a quantidade de mantas, porque a mãe a tentar esconder os cachorros pode sufocar algum numa das dobras!
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
Bugoide
Membro Veterano

sábado jan 14, 2012 7:40 pm

As mantas estão dobradas e pousadas já de forma a evitar isso, por acaso pensei nisso também, obrigada :wink: .
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

sábado jan 14, 2012 7:49 pm

Bugoide Escreveu:As mantas estão dobradas e pousadas já de forma a evitar isso, por acaso pensei nisso também, obrigada :wink: .
;) tenho o numero do vet à mão, e de preferencia o vet de sobreaviso!

Boa sorte! ;)
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
Bugoide
Membro Veterano

sábado jan 14, 2012 7:53 pm

indigo003 Escreveu:
Bugoide Escreveu:As mantas estão dobradas e pousadas já de forma a evitar isso, por acaso pensei nisso também, obrigada :wink: .
;) tenho o numero do vet à mão, e de preferencia o vet de sobreaviso!

Boa sorte! ;)
---
Última edição por Bugoide em terça mar 13, 2012 1:50 pm, editado 1 vez no total.
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

sábado jan 14, 2012 8:18 pm

10 cachorros? :o
As cadelas regra geral safam-se muito bem sózinhas, a não ser que se trate de raças cabeçudas ou demasiado pequenas o que penso não ser o caso.
O que por vezes descuram é depois os bebés e então é um sarilho para tratar dos bebes.
Sinceramente, eu não teria hesitado na esterilização.
Bugoide
Membro Veterano

sábado jan 14, 2012 8:22 pm

sasquatch Escreveu: Sinceramente, eu não teria hesitado na esterilização.
---
Última edição por Bugoide em terça mar 13, 2012 1:50 pm, editado 1 vez no total.
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

sábado jan 14, 2012 8:27 pm

Olhe...pois eu acho que era mesmo a contagem que me decidiria!
A úiltima ninhada que vi eram 11, dálmatas de pai e mãe mas 2 morreram logo a seguir.
Passado umas semanas a cadela fartou-se. Foram criados a biberão mas os donos ficaram mais mortos que vivos. Era alimentar, limpar, massajar. Várias vezes por dia. :o
RottZeus
Membro Veterano
Picolina [Pequinês]

sábado jan 14, 2012 8:31 pm

Bugoide Escreveu:[...] e ela continua como se nada fosse :cry: .
Não se preocupe, porque ela está assim, vai continuar assim e fará um parto como se nada fosse. Ficará só um nada agitada durante o parto, mas mal se irá mexer até todos estarem cá fora ;) É mais do que normal ;)

Depois basta contar quantas tetas a cadela tem, e com tanto cachorro, poderá (infelizmente) assistir à "lei da sobrevivência".. onde os mais fortes sobrevivem. Esperemos que não, mas não se pode descurar essa hipótese.
Bugoide
Membro Veterano

sábado jan 14, 2012 8:32 pm

sasquatch Escreveu:Olhe...pois eu acho que era mesmo a contagem que me decidiria!
A úiltima ninhada que vi eram 11, dálmatas de pai e mãe mas 2 morreram logo a seguir.
Passado umas semanas a cadela fartou-se. Foram criados a biberão mas os donos ficaram mais mortos que vivos. Era alimentar, limpar, massajar. Várias vezes por dia. :o
---
Última edição por Bugoide em terça mar 13, 2012 1:52 pm, editado 1 vez no total.
Bugoide
Membro Veterano

sábado jan 14, 2012 8:34 pm

RottZeus Escreveu:
Bugoide Escreveu:[...] e ela continua como se nada fosse :cry: .
Não se preocupe, porque ela está assim, vai continuar assim e fará um parto como se nada fosse. Ficará só um nada agitada durante o parto, mas mal se irá mexer até todos estarem cá fora ;) É mais do que normal ;)

Depois basta contar quantas tetas a cadela tem, e com tanto cachorro, poderá (infelizmente) assistir à "lei da sobrevivência".. onde os mais fortes sobrevivem. Esperemos que não, mas não se pode descurar essa hipótese.
---
Última edição por Bugoide em terça mar 13, 2012 1:52 pm, editado 1 vez no total.
RottZeus
Membro Veterano
Picolina [Pequinês]

sábado jan 14, 2012 8:36 pm

Poderá haver uma ou outra que não tenha o orifício tão bem formado, e não passe o leite por aí, mas não há problema, se ela se alimentar bem, há leite suficiente para todos, e como irmãos que são, partilham ;)

Vai correr tudo bem. Estamos todos a torcer por isso! ;)

Não tem nada que agradecer, é para isso que cá estamos! :)
Responder

Voltar para “Cães”