Parto nas cadelas.
Moderador: mcerqueira
Bem, não tenho qualquer experiência em partos de cadelas mas como se costuma dizer o principal é ter sangue frio e "NÃO ENTRAR EM PÃNICO", espero que algum user mais entendido o possa ajudar...e boa sorte 

<p>"Quando um homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar o seu semelhante." Albert Schwweitzer (Nobel da Paz-1952)</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jan 13, 2012 11:20 am
Átila [Sem Raça Definida]
Picolina [Pequinês]
Não precisa de entrar em pânico.
Arranje uma "cama" bem confortável para a sua cadela, de preferência um caixote não muito grande (só para que os bebés não fujam do local enquanto não abrem os olhos e a sua cadela os possa ter em segurança) bem forrado com panos/toalhas para que não fiquem desconfortáveis, nesta altura, que o frio aperta mais.
Será aí que ela irá fazer o parto, você só precisa de assistir, porque ela deita-se e deixa-os sair naturalmente.
Quando chegar o parto, irá notar que ela ficará um pouco mais "ansiosa" e deve tentar fazer com que ela vá para a cama.
Se ficar com umas manchas de sangue na toalha, não se assuste que é normal.
Caso haja perda de sangue em demasia, aí ligue ao seu veterinário, que ele poderá ajudá-la melhor.
Pelo menos é assim que tenho visto fazer, e corre sempre tudo normalmente.
Caso alguém mais experiente no assunto queira corrigir algo errado que eu tenha dito, agradeço. Assim poderei corrigir futuros erros na família.
Arranje uma "cama" bem confortável para a sua cadela, de preferência um caixote não muito grande (só para que os bebés não fujam do local enquanto não abrem os olhos e a sua cadela os possa ter em segurança) bem forrado com panos/toalhas para que não fiquem desconfortáveis, nesta altura, que o frio aperta mais.
Será aí que ela irá fazer o parto, você só precisa de assistir, porque ela deita-se e deixa-os sair naturalmente.
Quando chegar o parto, irá notar que ela ficará um pouco mais "ansiosa" e deve tentar fazer com que ela vá para a cama.
Se ficar com umas manchas de sangue na toalha, não se assuste que é normal.
Caso haja perda de sangue em demasia, aí ligue ao seu veterinário, que ele poderá ajudá-la melhor.
Pelo menos é assim que tenho visto fazer, e corre sempre tudo normalmente.
Caso alguém mais experiente no assunto queira corrigir algo errado que eu tenha dito, agradeço. Assim poderei corrigir futuros erros na família.

-
- Membro Veterano
- Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm
cuidado com a quantidade de mantas, porque a mãe a tentar esconder os cachorros pode sufocar algum numa das dobras!
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... Não adopte, compre
</p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>

</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm
Bugoide Escreveu:As mantas estão dobradas e pousadas já de forma a evitar isso, por acaso pensei nisso também, obrigada.

Boa sorte!

<p>ex Omega2,3,4,5, etc... Não adopte, compre
</p>
</p>

</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta mai 10, 2007 11:04 am
---indigo003 Escreveu:Bugoide Escreveu:As mantas estão dobradas e pousadas já de forma a evitar isso, por acaso pensei nisso também, obrigada.
tenho o numero do vet à mão, e de preferencia o vet de sobreaviso!
Boa sorte!
Última edição por Bugoide em terça mar 13, 2012 1:50 pm, editado 1 vez no total.
There are no dangerous dogs until man "makes" them so.
10 cachorros?
As cadelas regra geral safam-se muito bem sózinhas, a não ser que se trate de raças cabeçudas ou demasiado pequenas o que penso não ser o caso.
O que por vezes descuram é depois os bebés e então é um sarilho para tratar dos bebes.
Sinceramente, eu não teria hesitado na esterilização.

As cadelas regra geral safam-se muito bem sózinhas, a não ser que se trate de raças cabeçudas ou demasiado pequenas o que penso não ser o caso.
O que por vezes descuram é depois os bebés e então é um sarilho para tratar dos bebes.
Sinceramente, eu não teria hesitado na esterilização.
-
- Membro Veterano
---sasquatch Escreveu: Sinceramente, eu não teria hesitado na esterilização.
Última edição por Bugoide em terça mar 13, 2012 1:50 pm, editado 1 vez no total.
Olhe...pois eu acho que era mesmo a contagem que me decidiria!
A úiltima ninhada que vi eram 11, dálmatas de pai e mãe mas 2 morreram logo a seguir.
Passado umas semanas a cadela fartou-se. Foram criados a biberão mas os donos ficaram mais mortos que vivos. Era alimentar, limpar, massajar. Várias vezes por dia.
A úiltima ninhada que vi eram 11, dálmatas de pai e mãe mas 2 morreram logo a seguir.
Passado umas semanas a cadela fartou-se. Foram criados a biberão mas os donos ficaram mais mortos que vivos. Era alimentar, limpar, massajar. Várias vezes por dia.

-
- Membro Veterano
Picolina [Pequinês]
Não se preocupe, porque ela está assim, vai continuar assim e fará um parto como se nada fosse. Ficará só um nada agitada durante o parto, mas mal se irá mexer até todos estarem cá foraBugoide Escreveu:[...] e ela continua como se nada fosse.

Depois basta contar quantas tetas a cadela tem, e com tanto cachorro, poderá (infelizmente) assistir à "lei da sobrevivência".. onde os mais fortes sobrevivem. Esperemos que não, mas não se pode descurar essa hipótese.
-
- Membro Veterano
---sasquatch Escreveu:Olhe...pois eu acho que era mesmo a contagem que me decidiria!
Última edição por Bugoide em terça mar 13, 2012 1:52 pm, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
---RottZeus Escreveu:Não se preocupe, porque ela está assim, vai continuar assim e fará um parto como se nada fosse. Ficará só um nada agitada durante o parto, mas mal se irá mexer até todos estarem cá foraBugoide Escreveu:[...] e ela continua como se nada fosse.
É mais do que normal
Depois basta contar quantas tetas a cadela tem, e com tanto cachorro, poderá (infelizmente) assistir à "lei da sobrevivência".. onde os mais fortes sobrevivem. Esperemos que não, mas não se pode descurar essa hipótese.
Última edição por Bugoide em terça mar 13, 2012 1:52 pm, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
Picolina [Pequinês]
Poderá haver uma ou outra que não tenha o orifício tão bem formado, e não passe o leite por aí, mas não há problema, se ela se alimentar bem, há leite suficiente para todos, e como irmãos que são, partilham 
Vai correr tudo bem. Estamos todos a torcer por isso!
Não tem nada que agradecer, é para isso que cá estamos!

Vai correr tudo bem. Estamos todos a torcer por isso!

Não tem nada que agradecer, é para isso que cá estamos!