Lagarta do pinheiro!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

miketica
Membro Veterano
Mensagens: 692
Registado: sexta dez 23, 2011 5:38 pm

sexta jan 20, 2012 8:11 pm

a lagarta do pinheiro é um animal venenoso, ao tocar nele ele prende-se à roupa ou à pele com os pelos que contem e ao termos contacto fisico co eles a nossa cara fica inchada com alergia.

sei isso porque na minha escola conheço varios rapazes que nao sabiam e tocaram nesses bichinhos, agora estao com a cara toda inchada.

TENHAM MUITO CUIDADE COM ESSES ANIMAIS!!!
Bondage2010
Membro Veterano
Mensagens: 5838
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Localização: *********

sexta jan 20, 2012 8:22 pm

Eu no Sul tambem já comecei a ver os novelos de ninhos nos pinheiros, ainda não vi nenhuma procissão delas, acho que por aqui ainda não desceram, mas o perigo não está só em mexer nelas, os pelos urticarios delas tambem são transportados pelo vento e tambem vão ficando no tronco do pinheiro e no chão quando passam, por isso mesmo que elas já lá não estejam, tocar nesses sitios, ou passar perto com os cães que andam sempre a farejar tudo pode ser igualmente perigoso. E as lagartas não migram de pinheiro em pinheiro, elas só descem em procissão e procuram um local onde se enterrar para passar ao proximo estado, ate que depois saiem em borboletas, que vão colocar entao os ovos nas copas dos pinheiros, onde mais tarde assim que saiem do ovo começam logo a tecer o ninho.
miketica
Membro Veterano
Mensagens: 692
Registado: sexta dez 23, 2011 5:38 pm

sexta jan 20, 2012 8:27 pm

São realmente muito perigosas...

tenham cuidade com os vossos animais pois eles não sabem o perigo que podem estar a correr!!!
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Mensagens: 573
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

sexta jan 20, 2012 9:11 pm

São só as lagartas ou o pó também é nocivo?

Pergunto pois não vivo relativamente perto de pinheiros mas o pó anda sempre por todo o lado :roll:
Chamarrita
Membro Veterano
Mensagens: 3988
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sábado jan 21, 2012 1:34 am

o "pó dos pinheiros", que é pólen, poderá ser nocivo a quem sofrer de alergia ou problemas respiratórios; as lagartas são nocivas "per si". Ao serem esmagadas, mesmo com a sola do sapato, libertam-se toxinas através dos "pêlos" que se soltam, é importante que não fiquem vestígios, nem no chão, nem no calçado. São especialmente perigosas para cães - que abocanham - e para crianças, que ficam fascinadas com as lagartas "peludas", mas também para todos os que desconhecem o perigo q representam. Gatos também podem ser molestados, ao tocar-lhes com as patas (são animais curiosos) e por se lamberem (podem ingerir "pêlos" e toxinas).
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
ReginaVieira
Membro Veterano
Mensagens: 3984
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

sábado jan 21, 2012 1:12 pm

Chamarrita Escreveu:o "pó dos pinheiros", que é pólen, poderá ser nocivo a quem sofrer de alergia ou problemas respiratórios; as lagartas são nocivas "per si". Ao serem esmagadas, mesmo com a sola do sapato, libertam-se toxinas através dos "pêlos" que se soltam, é importante que não fiquem vestígios, nem no chão, nem no calçado. São especialmente perigosas para cães - que abocanham - e para crianças, que ficam fascinadas com as lagartas "peludas", mas também para todos os que desconhecem o perigo q representam. Gatos também podem ser molestados, ao tocar-lhes com as patas (são animais curiosos) e por se lamberem (podem ingerir "pêlos" e toxinas).
Sinto-me tão burra agora, lembro-me que um dia vi uma e o meu primeiro pensamento foi: "Ai sua grande cab** vou-te esmagar bem esmagadinha e não vias fazer mal a ninguém!"
Obrigada Chamarrita, agora não o voltarei a fazer.
Chamarrita
Membro Veterano
Mensagens: 3988
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sábado jan 21, 2012 5:12 pm

Bem, eu nem conto o que fiz a primeira vez q vi uma senão trucidam-me... mas não a matei. :P

É importante alimentar aves, para as atrair e manter no local: são as grandes predadoras destas lagartas! Se tudo estivesse equilibrado e não houvesse esta monocultura do pinheiro, não haveria pragas... :/
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
sasquatch
Membro Veterano
Mensagens: 2151
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

sábado jan 21, 2012 5:51 pm

Penso que só os chapins e esses precisamente não são dos mais fáceis de encontrar.
MaguiC
Membro Veterano
Mensagens: 886
Registado: domingo fev 28, 2010 5:22 pm
Localização: Vicky e Simba

sábado jan 21, 2012 10:51 pm

Estou "triste" hoje "nasceram" 4 pinheiros na minha praceta :/
Ontem quando vi os jardineiros a abrir os buracos só pensei "só espero que não sejam pinheiros por causa daquelas lagartas" hoje quando fui à rua com os cães e lá estavam 7 mini pinheiros até me ri sozinha e pensei "bolas mais valia não ter agoirado!"
E agora?!? :o É claro que ainda não vi nenhum bicharoco mas se um cão "normal" pode ficar com grandes sequelas por entrar em contacto com as lagartas ou os seus vestígios o que acontecerá a um cão com menos de 4Kg? :roll: :cry:
Acho que se acabaram as corridas dos meus cães aqui na praceta! :( :roll: :oops: :cry: :evil: :x
Se bem que vou mandar um mail à junta porque os srs. que vi ontem não estavam fardados e não me pareceram os jardineiros que costumam cá andar... :?
Se já era dona galinha agora então :roll:
<p class="MsoNormal">"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? n&atilde;o, n&atilde;o podia, n&atilde;o era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcan&ccedil;a... mas sempre quando menos se espera!&nbsp;&nbsp; </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini &ldquo;pestes&rdquo; a Vicky e o Simba!</p>
Floripes2
Membro Veterano
Mensagens: 1868
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

sábado jan 21, 2012 11:32 pm

MaguiC Escreveu:Estou "triste" hoje "nasceram" 4 pinheiros na minha praceta :/
Ontem quando vi os jardineiros a abrir os buracos só pensei "só espero que não sejam pinheiros por causa daquelas lagartas" hoje quando fui à rua com os cães e lá estavam 7 mini pinheiros até me ri sozinha e pensei "bolas mais valia não ter agoirado!"
E agora?!? :o É claro que ainda não vi nenhum bicharoco mas se um cão "normal" pode ficar com grandes sequelas por entrar em contacto com as lagartas ou os seus vestígios o que acontecerá a um cão com menos de 4Kg? :roll: :cry:
Acho que se acabaram as corridas dos meus cães aqui na praceta! :( :roll: :oops: :cry: :evil: :x
Se bem que vou mandar um mail à junta porque os srs. que vi ontem não estavam fardados e não me pareceram os jardineiros que costumam cá andar... :?
Se já era dona galinha agora então :roll:
Calma, os pinheiros, por si, não fazem mal nenhum aos cães, e também não é obrigatório que, só porque são pinheiros, criem logo, mal são plantados, uma colónia de lagartas. Além disso, parece que essas lagartas só infestam uma variedade ou duas de pinheiro, e não sabe se esses são dessas variedades.

Basta ir ficando atenta, e se vir alguma coisa suspeita nas pontas dos ramos, então avise imediatamente a Junta e deixe de levar para lá os seus canitos.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
Chamarrita
Membro Veterano
Mensagens: 3988
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

domingo jan 22, 2012 1:46 am

sim, 7 pinheiros não são um pinhal. :)
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

domingo jan 22, 2012 9:28 am

A lagarta afecta o pinheiro - é tipo praga.
Mais vale estar atenta a isto
Imagem

e chamar a desinfestação da camâra.

Parecem rolos de algodão doce que mais tarde vão ficando maiores e acastanhados.
As camâras estão atentas a esta praga que resulta em problemas de saúde pública.

Entretanto não vale a pena limitar os seus canitos.
Duvido que pinheirinhos recém plantados tenham esta praga...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
MaguiC
Membro Veterano
Mensagens: 886
Registado: domingo fev 28, 2010 5:22 pm
Localização: Vicky e Simba

segunda jan 23, 2012 12:04 am

Bem verdade seja dita os pinheiros são minúsculos ainda... :oops:
O problema está no facto de que se por ventura vierem a ter esta praga estou feita porque estão mesmo à porta da minha casa ou seja não maneira de os evitar...
Como são bem pequenos e a "malta" daqui tem a mania que é vândala eles não devem ter muita sorte :roll:
Esperamos para ver...
<p class="MsoNormal">"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? n&atilde;o, n&atilde;o podia, n&atilde;o era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcan&ccedil;a... mas sempre quando menos se espera!&nbsp;&nbsp; </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini &ldquo;pestes&rdquo; a Vicky e o Simba!</p>
coquinha
Membro
Mensagens: 85
Registado: terça out 19, 2010 8:23 am
Localização: Maguie

segunda jan 23, 2012 11:29 am

Ola, estive a ler o tópico e quero partilhar convosco um episódio que se passou no ano passado.

Na altura do pó dos pinheiros andar no ar (não me recordo qual foi o mês) a minha Maguie começou a andar muito mais calma, caída, tristonha e vomitava um liquido amarelo/esverdeado. Bem, entrei em panico. Agarrei nela e levei-a logo ao veterinário no próprio dia. Diagnóstico: foi uma virose provocado pelo pó dos pinehiros. Tenho um pinhal a cerca de 800 m e como andava muito pó no ar, provavelmente ela lambeu algo (é muito curiosa) e o pó fez-lhe mal. Só sei que se não vou tão rápido ao veterinário, talvez não tivesse cadela hoje. Nesse dia ela só bebia água e vomitava, não comeu nada.

A veterinária deu-lhe 2 injecções e receitou um tramaneto à base de uns comprimidos, teve de os tomar 15 dias seguidos.

Agora, tenho muito mais cuidado com os sitios que a deixo frequantar nesta altura do ano. A largata dos pinheiros é de facto perigosa mas o pó tb pode trazer problemas
mmcm1977
Membro Júnior
Mensagens: 30
Registado: quinta fev 24, 2011 10:23 am

quinta jan 26, 2012 3:38 pm

As lagartas do pinheiro libertam substâncias que provocam reacções alérgicas a nós humanos e também aos nossos cães, podendo conduzir à morte de cães e de pessoas. Não lhes toquem sem ser com máscara e luvas e devem cortar os ninhos que estão ao vosso alcance e queimá-los. Está a ser utilizado um método natural para combatê-las através da introdução de passarada que as come (cucos?).
Responder

Voltar para “Cães”