Lagarta do pinheiro!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

drilldown1
Membro Veterano
Mensagens: 1524
Registado: quarta jun 16, 2010 5:30 pm
Localização: Yuri (cão srd) e Petra (schnauzer miniatura)

sexta jan 20, 2012 1:33 pm

Hoje, quando estava no jardim com a minha cadela, vi uma fila de lagartas do pinheiro. Não sabia que nesta época do ano, as lagartas já apareciam...pensava ser só na primavera.

Atenção às lagartas!!!
<p>&nbsp;Sou respons&aacute;vel pelo que digo, n&atilde;o pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? For&ccedil;a... ESCREVA TUDO EM MAI&Uacute;SCULAS AT&Eacute; QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Floripes2
Membro Veterano
Mensagens: 1868
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

sexta jan 20, 2012 1:35 pm

Avise a sua junta de freguesia, para que procedam à desinfestação desses pinheiros.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
Lourenca
Membro Veterano
Mensagens: 782
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

sexta jan 20, 2012 2:14 pm

Li num cartaz no veterinário que as lagartas do pinheiro podem fazer mal aos cães. Já não me lembro exactamente o que dizia. Alguém sabe?

Já agora (pergunta de quem não percebe nada de lagartas) essas lagartas andam no pinheiro ou no chão?

Obrigada.
TheOne
Membro Veterano
Mensagens: 3802
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

sexta jan 20, 2012 2:17 pm

Migram de pinheiro em pinheiro e podem matar os cães com muita facilidade. Pesquise por "Processionária"
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
chinchilavis
Membro Veterano
Mensagens: 1074
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

sexta jan 20, 2012 2:18 pm

Lourenca Escreveu:Li num cartaz no veterinário que as lagartas do pinheiro podem fazer mal aos cães. Já não me lembro exactamente o que dizia. Alguém sabe?

Já agora (pergunta de quem não percebe nada de lagartas) essas lagartas andam no pinheiro ou no chão?

Obrigada.
Também li o mesmo há coisa de 1 ano e também não sabia. :roll: Podem prejudicar os cães mas também não sei como e gostaria de saber.

As lagartas andam no chão pois podem cair dos pinheiros e não morrem. :wink:
Só deveriam aparecer na Primavera mas como o tempo está louco...é normal que estejam a aparecer... :roll:
CharlieBrow
Membro Veterano
Mensagens: 495
Registado: segunda dez 05, 2011 1:00 pm

sexta jan 20, 2012 2:26 pm

Em Janeiro? Não seriam outro tipo de bicharocos? Como eram as lagartas?
Minuxa
Membro Veterano
Mensagens: 4543
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm
Localização: Minuxa (cocker spaniel inglês), Leo (gato rafeiro)

sexta jan 20, 2012 2:37 pm

Aqui está o link do tópico sobre esses bichos:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=12355

Tem informação muito importante, que não sabe o perigo que esses bichos representam para os animais, deve ler o tópico atentamente
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Mensagens: 3111
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

sexta jan 20, 2012 4:37 pm

Leiam, mesmo sobre este assunto pois é algo mesmo complicado... A minha falecida Spooky ia ficando sem a lingua por causa de um bichinho destes.. E no mesmo dia que a minha lambeu este bichinho e foi de urgencia para o veterinario, estavam la mais 2 e um deles ja sem lingua e outro sem dois bocados...
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
joana_boris
Membro Veterano
Mensagens: 1010
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Localização: Maya (Golden Retriever)
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

sexta jan 20, 2012 5:18 pm

Este bichinhos não são apenas perigosos para os nossos animais, mas também para nós. Digo isto porque vejo aqui muita gente que aparentemente desconhece o perigo que são estas lagartas. Não tentem livrar-se delas pelas vossas "próprias mãos", literalmente!
chinchilavis
Membro Veterano
Mensagens: 1074
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

sexta jan 20, 2012 5:23 pm

Minuxa Escreveu:Aqui está o link do tópico sobre esses bichos:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=12355

Tem informação muito importante, que não sabe o perigo que esses bichos representam para os animais, deve ler o tópico atentamente
Obrigada. :wink:
drilldown1
Membro Veterano
Mensagens: 1524
Registado: quarta jun 16, 2010 5:30 pm
Localização: Yuri (cão srd) e Petra (schnauzer miniatura)

sexta jan 20, 2012 5:26 pm

CharlieBrow Escreveu:Em Janeiro? Não seriam outro tipo de bicharocos? Como eram as lagartas?
Eram mesmo lagartas do pinheiro. Tb fiquei surpreendida qdo vi as lagartas (semelhantes às das couves, mas vermelhas e com picos) em fila indiana a atravessarem o cimento que medeia o pinheiro de onde sairam em direcção à terra do outro lado do cimento.

Estava lá um senhor que qdo me viu a pegar na Petra ao colo e olhar surpreendida para o chão, apressou-se a esmagá-las.
<p>&nbsp;Sou respons&aacute;vel pelo que digo, n&atilde;o pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? For&ccedil;a... ESCREVA TUDO EM MAI&Uacute;SCULAS AT&Eacute; QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Lourenca
Membro Veterano
Mensagens: 782
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

sexta jan 20, 2012 5:34 pm

Safa! Vou ler e vamos ficar afastadas de pinheiros!
lsgl
Membro Veterano
Mensagens: 1085
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

sexta jan 20, 2012 6:44 pm

Segundo o tópico que indicaram aqui, não é muito boa ideia pisar as lagartas:
atenção tb para não pisá-las nem queima-las e ficar perto do lume porque os vapores libertados podem ser bastante perigosos para as pessoas
Já tinha ouvido falar destas lagartas quando à 2 semanas uma amiga minha ficou com a cara toda inchada por ter entrado em contacto com uma (tem uma praga perto do local de trabalho e na altura não fazia ideia do que eram).
O melhor a fazer se virem estes bichinhos é simplesmente evitar e contactar a Junta de Freguesia para eles tratarem do assunto.
Gounot
Membro
Mensagens: 197
Registado: segunda dez 05, 2011 5:01 pm

sexta jan 20, 2012 7:22 pm

Ando no meio dos pinheiros e este ano ainda não vi nenhuma. Costumam aparecer mais para meados de Fevereiro, mas vou estar alerta :|
imvs
Membro Júnior
Mensagens: 34
Registado: quarta ago 26, 2009 5:48 pm

sexta jan 20, 2012 7:29 pm

De que zona é que é?

Eu vivo na zona de sao marcos no cacem e tivemos uma infestação há uns anos e a junta de freguesia fez uma desinfestação aos pinheiros e desde daí nunca mais vi nenhuma
Mas vou estar atenta.
Responder

Voltar para “Cães”