Treinar, quais os sinais que se devam fazer?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

bochechita
Membro
Registado: sexta fev 22, 2002 8:41 pm
Localização: Duas cadelas Pastoras Alemã, a Inka e a Luna, um casal de caturas,e uma tartarugaa

terça mai 07, 2002 4:25 pm

Ola a todos,
Gostaria de saber se alguem sabe quais os sinais que se usa quando se da um determinado comando, tipo: "senta", "deita" etc...
E tb se fosse possivel, quais são os comandos certos mais utilizados, é que ja li varios e não sei quais usar
Obrigada
Sylvie
Nuria
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:16 pm

terça mai 07, 2002 6:43 pm

Olá

Pode treinar o seu cão em três línguas diferentes: alemão, inglês e português.
A portuguesa é a mais fácil, tanto para si como para ele, embora a inglesa seja também muito fácil de memorizar.

Tenho algures aqui no computador, as traduções dos comandos principais nestas três línguas, se quiser, diga-me que eu mando-lhe por e-mail.

Nota: muitos livros ingleses traduzidos para português, dizem "sentado" em vez de "senta". Ambos estes podem ser usado, mas o segundo é mais curto e daí mais rápido memorizado pelo cão.

Quanto aos sinais, para o senta não uso nenhum. Para o deita estendo o indicador para a frente á medida que aponto para baixo(sempre acompanhado pela ordem, para mais tarde nao ser preciso usar palavras.), no quieto estendo a palma da mão para o cão(há quem use dois dedos, ou mesmo um), e no aqui, estendo a mão apontado para o cão. O resto o cão compreende pelas palavras, ou pode você mesmo "inventar" uns sinais ;)

Cumprimentos
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta mai 08, 2002 12:28 am

oi,

quando aprendi a treinar a minha dobermann, escolhi treiná-la em Português. Os sinais são uma opção pessoal e pode-se usar a imaginação desde que resulte com o nosso cão. Apenas devem ser usados no inicio para ajudar o cão a compreender a ordem. Devem ser claros e consistentes.

O que eu ensinei á minha foi assim:

Senta ( aponto para ela )
Deita ( mão esticada com a palma para baixo e baixo-a em direcção ao chão)
De pé ( Mão esticada com a palma para cima e movimento-a para cima)
Aqui ( bato com a mão na minha coxa )
Quieta ( Mão esticada com a palma virada para o focinho dela, ás vezes toco mesmo no nariz dela )
Busca ( bato as palmas )

Boa sorte ;)
mindbullet
Membro Veterano
Registado: terça jan 22, 2002 11:50 am

quarta mai 08, 2002 10:23 am

Olá!

Você pode dar os nomes que quiser aos comandos que der ao seu cão, desde que o faça de uma forma coerente, utilizando as mesmas palavras para as mesmas acções. Convem não usar palavras longas ou de dificil pronunciação.
Para o cão é igual que seja "senta", "sit" ou "mizu", ele, com o treino associará a palavra à correspondente acção. Obviamente, decorar um novo vocabulário, sem cometer erros, para nós pode ser um pouco difícil, por isso o melhor é mesmo treinar com palavras portuguesas ou de uma lingua que se domine(ingles, alemão, etc.)

Dos que já ensinei

os que considero mais importantes:

- (chamar pelo nome)
- Senta
- Deita
- Levanta (faço um movimento ascendente com a mão)
- Pára
- Larga (ele larga o que quer que seja que tem na boca, muito importante!)
- Fica (com a palma da mão virada para o focinho dele)
- Aqui (indicando com o dedo esticado o sítio)

outros, úteis:

- Salta (indicando com o dedo esticado o sítio)
- Pata (indico com o dedo onde quero que ele toque com a pata)
- Busca
- Nariz (para ele tocar com o nariz, indico o sítio)

Neste momento estou ainda no começo a treinar o meu cachorro.
Estou a utilizar o método Clicker Training e o Nubi tem gostado do treino. ;)
Tobias
Membro
Registado: quinta abr 11, 2002 11:01 am
Localização: Duas cadelas: Pastora Alemã e Presa Canário e um casal de Piriquitos

quarta mai 08, 2002 12:38 pm

A minha cadelita, Buffy, que tem 3 meses, tb está a começar a ser treinada... mas já agora dava-me jeito e penso que tb à Sylvie se nos indicassem algum sítio onde possamos aprender um pouco mais...

Já agora como é que conseguem fazer com que os vossos amigos larguem os brinquedos qdo lhes dizem 'larga'???

Nuria se não te importares podes-me enviar por e-mail as traduçoes principais, se faz favor.

Obrigado

Carla
mindbullet
Membro Veterano

quarta mai 08, 2002 1:02 pm

Olá!

Eu ensinei ao Nubi o comando "larga" da seguinte forma:

Quando ele tinha algo na boca, dava-lhe uma guloseima (normalmente um bocadinho de queijo ou fiambre) e quando ele largava dizia "Larga".

Por vezes não lhe dava a guloseima, mas sim o brinquedo de volta.

Depois aos poucos ele, ao ouvir "larga" já começava a largar e quando o fazia era recompensado.

Não basta fazer isto em casa, sentado no sofá, convém treinar noutros ambientes (na rua, com pessoas à volta, etc) assim como com vários objectos e mesmo com comida (a parte mais difícil).

Há que ter muita paciência.
Aconselho a andar com "material de troca" (guloseimas/brinquedos) quando passear com ele, enquanto não tiver assimilado o "larga".
Nuria
Membro Veterano

quarta mai 08, 2002 5:29 pm

Olá

Tobias: concerteza, de-me o seu mail que eu envio-lhe logo que possivel.

Para mim esses "dá a pata", "rebola" etc. serve para divertirmo-nos.
Acho que se tivermos um cão obediente que já saiba o básico, claro que podemos ensinar isso, mas quando alguém têm um cachorro de 4 meses(por exemplo) e quer á força toda que ele dê a patinha, com isso não concordo.

Por exemplo: o meu teckel sabe obediencia básica, e, como todos os cães, á hora de jantar fica a olhar para nós a pedir comida.
Claro que nunca dou, mas dá sempre pena ver o bichinho a olhar com aqueles olhos para nós.(especialmente os teckels ;) )
então, resolvi que só lhe dava comida quando ele se pusesse de pé e levantado as patas (nunca viram um teckel fazer isto? é uma graça)
Não é que ele aprendeu isto em 3 dias?
Mas como passava o tempo todo a fazer isto para ter comida, eu é que mandava. Ou seja, ele pede, eu mando-o levantar e ele recebe um bocadinho de pão ;)

Abraços
bochechita
Membro
Registado: sexta fev 22, 2002 8:41 pm
Localização: Duas cadelas Pastoras Alemã, a Inka e a Luna, um casal de caturas,e uma tartarugaa

quinta mai 09, 2002 7:49 am

Ola,
Desde ja obrigada pelos conecelhos, pois eu ja estava a ficar um pouco confusa, pois como diz Nuria, ha livros que ao serem traduzidos dão comamdos diferentes dos que normalmente se usa.
A Inka, com cerca de 4 meses ja responde bem ao comando : "senta", "fica", "quieta" e "não". Estou agora a tentar ensinar o "deita" mas esta a ser complicado..... Mas com o tempo a de la chegar.

Nuria, sim, agradecia imenso que me envia-se o que tiver sobre treino.
O meu mail é [email protected]

Mindbullet, gostaria que me explicasse se possivel é claro, o que é o metodo "Clicker Training".

Elsa, achei os sinais que associa aos comandos, muito boms, pois são simples e tem sempre algo de parecido com o comando em si.
O senta, quieta, aqui e busca utiliza os mesmos sinais do que eu
:D Os outros ainda não cheguei la mas vou descididamente usa-los :D

Por fim gostaria de perguntar se tem referencias de Livros ou Videos boms sobre esse Tema é que acabei de comrar o " Como treinar o seu Cão " mas queria algo mais completo e ilustrativo.

Obrigada pela atenção
Sylvie :D
mindbullet
Membro Veterano

quinta mai 09, 2002 9:21 am

Olá!

Relativo ao Clicker Training

Eu só comecei a treinar com este método há aproximadamente um mês, por isso ainda estou bem no início. Contudo já notei que aos poucos vou vendo resultados.

Este é um método de ensino que utiliza uma filosofia positiva, ou seja, o cão nunca é castigado e só é recompensado quando faz algo correcto.
Em vez de se proibir, mostra-se ao cão o comportamento correcto.
Pessoalmente, tem sido difícil não dizer "Não" a certas coisas que ele faz, mas pronto...ainda estou no início.
Este método é similar ao que se usa para treinar golfinhos.

É utilizado um Clicker, que é uma caixinha que faz um estalido.
A finalidade deste é de marcar um comportamento, recebendo mais tarde a recompensa.
O método é ideal para moldar comportamentos/acções.

Há um periodo de "carregamento co clicker" que é quando o cão aprende a associar o Click a algo bom.
Depois sempre que ele ouve um Click, ele sabe que está fazendo o correcto.

Exemplo: o cão está correndo desenfreado, grito pára, o cão pára, dou um click, o cão sabe que procedeu de forma correcta ao parar, sabe que vai ser recompensado.
Imaginamos que ele pára e não dou click, pode ficar parado , ou passado um pouco (caso eu não fosse ao pé dele) vinha para o pé de mim, se eu lhe recompensasse quando ele voltasse, se calhar ele entendia que o estava a recompensar por ter vindo para o pé de mim.

Mas o melhor é mesmo dar uma vista de olhos por estes sites:

http://www.karenpryor.com/home/
http://www.clickertrain.com/
http://www.clickersolutions.com/clicker ... cshome.htm
http://mail.augustmail.com/~kathleen/clicker.html
http://www.sandychow.hpg.ig.com.br/ade.htm

E já agora um diário de CT (vale a pena ler):

http://www.diesel.laikanet.com/diary1.html

Para mais informações é só seguir os links nestes sites ou fazer uma busca no Google sobre Clicker Training e/ou Adestramento sem castigo
mindbullet
Membro Veterano

quinta mai 09, 2002 9:34 am

Olá!

Nuria, já agora, se possível, podias mandar-me também essa informação para o meu mail? ;)

[email protected]
Para mim esses "dá a pata", "rebola" etc. serve para divertirmo-nos.
Nem por isso, pelo menos não é com essa intenção que eu o estou treinando.
eu neste momento estou aperfeiçoando o comando "pata" onde o faço tocar com a pata onde lhe vou indicando.
É um comando básico para outras funções que ele pode desempenhar com as patas tais como apagar (ou acender) luzes, fechar( ou abrir) portas etc.

Pronto, o "rebola"... ;) mas esse, por não o achar lá muito útil ainda não o ensinei, ele que rebole lá quando bem entender ;)
Tobias
Membro
Registado: quinta abr 11, 2002 11:01 am
Localização: Duas cadelas: Pastora Alemã e Presa Canário e um casal de Piriquitos

quinta mai 09, 2002 10:59 am

Nuria, desde já obrigado...o meu e-mail é [email protected]

A minha pastora tem 3 meses e posso dizer que é super brincalhona e mto esperta...mas tentei ensinar-lhe o larga e sabem o que é que ela faz...numa mão estou a agarrar o brinquedo que ela tb tem na boca e na outra mão tenho a guloseima...pois bem, ela sente o cheiro da guloseima e larga o brinquedo. Até aqui tudo bem, mas mesmo depois de lhe dar a guloseima continua a cheirar-me as mãos pois ainda sente o cheiro do biscoito... é de partir a carola a rir...tenho que ter imensa paciência mas vou lá chegar de certeza...

Outra coisa que ainda não consegui fazer é mante-la quieta pois tem um nariz que sento o cheiro a léguas e então levanta o rabao do chão para ir atrás do biscoito...

O engraçado é que agora já nem tenho que dizer senta que ela qdo vem com o brinquedo(uma bolita branca e preta) já se senta á espera q lhe tire a bolita...é demais...

Realmente o importante de se ter um animal é todo o amor que sentimos que ele tem por nós e que faz tudo para sentir uma alegria e o carinho de uma festinha por trás das orelhonas espetadas...

Uma coisa que aprendeu facilmente foi vir c\ a bola na boca e entrega-la na minha mão (não larga) mas não sai de perto da minha mão enqto não pego na bolita...para isto basta estalar os dedos...

Alguém tem mais algumas dicas??? Por exemplo sabem me dizer como é que faço para ir ao vet de carro com o meu monstrinho sem que ela me salte para o banco da frente...

Até breve

Carla

;)
mindbullet
Membro Veterano

quinta mai 09, 2002 11:15 am

Olá!

Eu tenho um carro comercial, por isso não costumo ter esse problema, mas quando tenho de utilizar um carro "normal" (sem bagageira separada, tipo Clio), costumo tirar a pala da bagageira e levar lá o Nubi.

Sempre é mais seguro do que ir no banco de tras.

Tem espaço suficiente para um cão, já para dois... do tamanho do meu, não aconselhava.
Nuria
Membro Veterano

quinta mai 09, 2002 3:12 pm

Nem por isso, pelo menos não é com essa intenção que eu o estou treinando.
eu neste momento estou aperfeiçoando o comando "pata" onde o faço tocar com a pata onde lhe vou indicando.
É um comando básico para outras funções que ele pode desempenhar com as patas tais como apagar (ou acender) luzes, fechar( ou abrir) portas etc.
Preço desculpa pela minha ignorância, mas, para que quer que ele abra portas??
Eu por acaso conheci um labrador que fazia isso sem lhe terem ensinado, mas se quer que ele faça coisas, mais vale que o ensine a ir buscar os chinelos ou o correio ;)

Quanto ao clicker training, começou por ser usado nos cães surdos(com uma lanterna) mas não vejo nada de especial neste treino. Pode-se usar em vez do clicker, a palavra "bonito", um estalido dos dedos etc.

Abraços
ps- mindbullet, actualmente os golfinhos são treinados com um apito
mindbullet
Membro Veterano

quinta mai 09, 2002 3:59 pm

Olá!
Peço desculpa pela minha ignorância, mas, para que quer que ele abra portas??
Por exemplo permitir que o cão vá ao quintal quando lhe apetecer sem ter de deixar a porta sempre aberta.

mais vale que o ensine a ir buscar os chinelos ou o correio
isso por acaso foi coisa que nunca me passou pela cabeça ensinar ao cão. :)
Pode-se usar em vez do clicker, a palavra "bonito", um estalido dos dedos etc.
Claro! Tem toda a razão.O CT não obriga uma pessoa a usar um clicker. Existem várias formas de obter o mesmo resultado. Só que o clicker (ou um apito) tem um som mais distinto.

O "click" é apenas um reforço. Usar o Clicker é simplesmente um meio de treinar. O resultado, é igual a outro método qualquer. No final, o cão obedece ao comando da voz, sem necessidade do clicker.
Há muitas formas de conseguir um resultado, esta é uma delas. Eu gostei porque é isenta de castigos.

Não vou falar da eficiência deste método em relação aos outros porque não tenho um bom conhecimento (nem experiência) com outros métodos
e mesmo com o CT ainda estou no início.

Gostava contudo de ouvir quem já tivesse utilizado o CT e /ou outros.
Este método é similar ao que se usa para treinar golfinhos.
ps- mindbullet, actualmente os golfinhos são treinados com um apito
Sim, mas o princípio de funcionamento é o mesmo. Marcar um comportamento, não é?
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta mai 09, 2002 5:48 pm

olá,

Por falar em abrir portas... a minha dobermann aprendeu sozinha a abrir todas as portas com manípulo de puxar para baixo, o que de inicio achei muita piada, mas depois já começei a não achar graça nenhuma. Ela abria a porta da rua e entrava em casa, comia tudo o que estava na cozinha e perseguia os gatos dentro de casa. Isto claro sem nós darmos por nada, e até sem estarmos em casa. Depois foi o portão da rua, abria o portão e lá ia ela e os outros todos passear soltos pela rua fora.
Bem tive que mudar os manípulos todos lá da casa para os de rodar. :?
Saíu-me cara a brincadeira. :roll:

A nova descoberta dela agora é empurrar uma porta que se fecha no trinco, mas ás vezes fecha mal e ela pimba, toca de dar uma marrada na porta e entrar pela casa adentro.
Responder

Voltar para “Cães”