Cão rafeiro demasiado mal comportado, como ensina-lo ?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
miglitu
Registado: quarta jan 25, 2012 9:36 pm

quarta jan 25, 2012 10:11 pm

boas, antes de mais nada eu queria explicar-lhes o porquê de vos pedir ajuda a ensinar o meu cão.
um amigo meu tinha este cão, mas devido ao barulho, cheiro, gastos económicos, etc etc. esse meu amigo teve de se "livrar" do cão.
Como eu sempre adorei o cão e este sempre me respeitou (costuma ferrar as visitas), eu não perdi tempo em pedir-lhe o cão ... ele já é adulto, ou está perto disso e não sabe absolutamente nada ... obedece ao comando de sentar e é só quando está em casa, porque na rua nem me ouve ... eu já tentei diversas coisas para o ensinar mas o cão parece que não assimila nada :(
já experimentei dar-lhe biscoitos como recompensa, mas ele não os come, apenas os guarda em todos os cantos e nunca mais lhes toca.
já experimentei comprar-lhe um brinquedo ( uma bola ) e ele nunca brinca com ela, só a guarda quando alguém mexe na bola. e quando digo "guardar" refiro-me a não deixar ninguém tocar-lhe, isto é, "ferra" a bola e não deixa ninguém tirar-lha, só à força.
já experimentei bater-lhe, mas é uma péssima sensação :S
já não sei mais métodos para ensinar o cão ...
ele ferra ás visitas, ferra aos cães, gatos, tudo o que mexa.. ladra ao mínimo barulhinho (vivo num apartamento e é bastante desconfortável para mim e para os vizinhos) e nunca, mas nunca obedece ao que lhe digo, principalmente na rua ..
já pensei em leva-lo a uma escola canina, mas se houvesse uma alternativa sem gastar dinheiro, seria mesmo a calhar neste momento.

gostaria de poder levar o cão a qualquer sitio sem que este fugisse ou gerasse problemas ... se alguém souber como tratar um cão assim, por favor, me diga como o faz detalhadamente :/
Obrigado
voca
Membro Veterano
Registado: quinta set 22, 2011 6:30 pm

quarta jan 25, 2012 10:18 pm

Na minha opiniao ele precisa de uma escola de treino.
greenandme
Membro Veterano
Registado: segunda ago 08, 2011 10:11 pm

quarta jan 25, 2012 11:05 pm

Escola de treino sem dúvida! Não ivente soluções quando tem um animal agressivo, é um caso sério e precisa de ajuda profissional.

Para o treino corriquerio, se ele não liga a biscoitos nem a brinquedos porque não usar a própria ração (a quantidade diária, entenda-se) do cão?
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

quarta jan 25, 2012 11:22 pm

O seu problema é demasiadamente grave e complexo para se limitar a umas dicas via internet. Aconselho-o seriamente a pensar numa escola, esse cão necessita urgentemente de uma mão que saiba o que está a fazer.

De que zona do país é?
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Lourenca
Membro Veterano
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

quinta jan 26, 2012 10:52 am

A mim parece-me que esse cão sempre fez o que quer, ninguém lhe deu educação, e agora pensa que manda em toda a gente.

As primeiras regras que tenho lido são:

- Não deixar comida sempre disponível para o cão, dar-lhe as refeições 2 vezes por dia a horas definidas.
- Os donos devem comer sempre primeiro, e só depois o cão.
- Um treino que se pode fazer antes da comida é mandá-lo sentar. Só lhe dá o prato se se sentar. Se não se sentar não lhe dá o prato, vai fazer outra coisa qualquer, e volta a tentar uns 5 min mais tarde. E repete até ele perceber que só recebe o prato se se sentar. Quando isto funcionar, mandar sentar e ficar, e afastar-se 1 passo com a comida, e depois dizer-lhe que pode vir. Se se levantar antes de o mandar vir, mandar outra vez sentar, ficar, e afastar um passo. Só quando o cão perceber que só se deve levantar quando o mandar, é que recebe a comida. E continuar a treinar cada vez com distâncias maiores, até conseguir pôr o prato no chão, e ele continuar sentado até o mandar vir. Se fizer bem recebe a refeição, se fizer mal ignora-o, volta a dar a ordem, ou descansa 5 min e volta a tentar mais tarde. E mais tarde treinar o senta e o fica também na rua, sempre com trela até poder ter confiança.

- Antes de entrar/sair de casa/prédio/carro os donos devem ir sempre antes do cão. Se necessário mandá-lo sentar e só o deixar vir quando o mandar.

- Nunca deixar o cão ir para cima do sofá, cama, pôr as patas em cima da mesa, etc.

Isto já costuma ajudar a perceber "quem manda lá em casa" e a educar o cão um bocadinho.

Talvez alguém consiga dar outras sugestões para não morder e não ladrar a toda a hora? Com a minha basta um "não" num tom de voz autoritário que ela pára logo o que está a fazer. Acho que o "não" foi a primeira palavra que aprendeu...
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

quinta jan 26, 2012 11:15 am

Sinceramente?

Escola urgentemente... 8)

De que zona é?

Posso aconselhar alguém...

Um caso destes não é pela internet que deve ser tratado...
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

quinta jan 26, 2012 1:34 pm

Sim escola urgentemente... mas cuidado... não vá a qualquer uma!
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
miglitu
Registado: quarta jan 25, 2012 9:36 pm

quinta jan 26, 2012 7:31 pm

JoanaGoncalves Escreveu:Sinceramente?

De que zona é?

sou do Porto-Matosinhos

mais ou menos quanto é que fica uma escola ?
KavakoSilva
Membro Veterano
Registado: quinta fev 17, 2011 10:02 am

quinta jan 26, 2012 7:41 pm

miglitu Escreveu:gostaria de poder levar o cão a qualquer sitio sem que este fugisse ou gerasse problemas ... se alguém souber como tratar um cão assim, por favor, me diga como o faz detalhadamente :/
Obrigado
Se não queres que o cão fuja deves sair de casa com ele sempre de trela.
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quinta jan 26, 2012 9:10 pm

Lourenca Escreveu: (...)

- Antes de entrar/sair de casa/prédio/carro os donos devem ir sempre antes do cão. Se necessário mandá-lo sentar e só o deixar vir quando o mandar.
Cada vez mais acho que ensinar isto é, mais do que boa educação, uma das melhores formas de proteger o cão de si próprio.
cantitb
Membro Veterano
Registado: domingo abr 11, 2010 2:17 pm

quinta jan 26, 2012 10:03 pm

miglitu Escreveu:

De que zona é?

sou do Porto-Matosinhos

Eu, por exemplo, pago cerca de €35/mês por duas aulas semanais (de uma hora cada).
Bugoide
Membro Veterano
Registado: quinta mai 10, 2007 11:04 am

quinta jan 26, 2012 10:27 pm

cantitb Escreveu:
miglitu Escreveu:

De que zona é?

sou do Porto-Matosinhos

Eu, por exemplo, pago cerca de €35/mês por duas aulas semanais (de uma hora cada).
o: Que escola frequenta? É no Porto? Se puder mande MP. Obrigada!
There are no dangerous dogs until man "makes" them so.
Responder

Voltar para “Cães”