consanguinidade canina

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder

Achas bem a consanguinidade canina?

Sim
4
15%
Não
23
85%

Total de votos: 27
smrpt
Membro Veterano
Registado: domingo abr 03, 2011 12:21 pm

quinta jan 26, 2012 9:17 pm

Boas pessoal,

Nunca fiz pois para além de não achar bem também tinha medo que os filhos nascessem deformados, mas após ler o tópico mitos li o termo consanguinidade e fui a net ver o que era e fiquei confuso pois as ideias são muito distintas, alguns dizem que é bom para o aperfeiçoamento da raça outros dizem que as crias desse acasalamento tem uma esperança média de vida mais curta assim como pode aparecer doenças que estão "adormecidas" e ainda há aqueles que dizem que os cães saem com mas formações.

Gostaria de criar aqui um debate (mas sem entrar em conflitos) sobre este assunto.

Eu para já não tenho opinião formada pois nunca fiz criação entre membros da mesma família.
joana_boris
Membro Veterano
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

quinta jan 26, 2012 10:09 pm

Para compreender os efeitos da consaguinidade numa dada ninhada, têm que se compreender alguns conceitos básicos de genética.

O cruzamento entre parentes é utilizado por alguns criadores para melhorar certas características nas suas ninhadas, para realçar certas características. Mas tem que ser feita com consciência e com um grande grau de conhecimento do genótipo dos progenitores.

Existem doenças que só se manifestam em homozigotia (recessividade), ou seja, as duas formas alternativas do gene (alelos), são iguais. É caro que ao cruzar individuso da mesma família, se eles possuirem um alelo para essa doença, a probabilidade de a desenvolver é maior.
Praziquantel
Membro Veterano
Registado: quarta set 28, 2011 11:19 pm

quinta jan 26, 2012 10:22 pm

Votações é má ideia..vai ter gente que nem sabe o que o termo significa a votar.
A consanguinidade tem vantagens e desvantagens..devem ser pesadas e somente deve fazê-lo quem tenha objectivos concretos e não um leigo.
User25
Membro Veterano
Registado: segunda set 26, 2011 7:49 pm

quinta jan 26, 2012 10:25 pm

Praziquantel Escreveu:Votações é má ideia..vai ter gente que nem sabe o que o termo significa a votar.
A consanguinidade tem vantagens e desvantagens..devem ser pesadas e somente deve fazê-lo quem tenha objectivos concretos e não um leigo.
Pelo menos nos cavalos um puro sangue e o cruzamento entre o pai e a filha agora nos cães não sei, o puro sangue é a melhor ninhada o melhor exemplar da raça
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sexta jan 27, 2012 5:42 pm

Do pouco que sei e que li, retive que os cães rafeiros são muito mais "fortes" ou "resistentes" (a doenças) pelo facto de terem uma diversidade de genes muito maior na sua linha evolutiva. A acrescentar a isto, muitos só sobreviveram em condições precárias (vivendo na rua), se tinham a melhor "formula genética" sendo que os menos resistentes ficaram "pelo caminho" mais cedo e não tiverem hipóteses de procriar tantas vezes quanto os sobreviventes.

Por outro lado a consanguinidade nos cães de raça existe (tenho ideia que até é um pouco frequente) e de facto, a dada altura, na criação da raça (se é que se pode dizer assim) teria mesmo que existir, devida a escassez de elementos existentes para cruzamento, no início.

A acrescentar a isto, também retive que entre os cães de raça, são cruzados os exemplares mais bonitos, não necessariamente os que têm "mais saúde". O ideal seria reunir ambos bonitos e dentro do estalão, além de super-hyper saudáveis. Os bons criadores tentam fazer isto (mas não li o suficiente para perceber se os bons criadores evitam a consanguinidade! Fiquei com a ideia que é uma prática natural, usada para alguns fins específicos de apuramento de algumas características).

Ainda assim, optei por um cão de raça, dado que seria possível escolher um cão com um conjunto de características que me interessavam. No entanto tive o cuidado de escolher uma cadela cruzada com linhas diferentes e sem parentesco entre si, quer da minha cadela, quer dos ascendentes. Não garante nada, mas tentei.

Apesar de os cães não serem pessoas, faz-me muita confusão a ideia de pais com filhos ou mesmo avós com netos!!! urgh! Muita mesmo.
Chiii
Membro Veterano
Registado: quarta set 07, 2011 4:37 pm

sexta jan 27, 2012 5:55 pm

Bom tópico ;)

Qualquer leigo tem direito a votar e dar a sua opinião, não deve remeter-se ao silêncio, para alguns pseudo-doutores discursarem pelos fóruns, corrigindo-se uns aos outros. :idea:

Alguém mencionou que poderá haver consanguinidade exclusivamente pela beleza da raça, em detrimento da saúde do animal. Não me parece nada correcto. Agora, que terá de haver alguma consanguinidade para a continuação da raça, do pouco que li, parece-me ser uma realidade.

Como deve ser tratada esta questão?

Deve o animal ser sujeito a doenças hereditárias, uma vida mais curta e cheia de problemas de saúde, só para cumprir determinados requisitos da raça? Não, claro que não - respondem todos. Então, porque é que esta situação existe?...
Ass: Uma Leiga :)
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

sexta jan 27, 2012 6:29 pm

srYuki Escreveu:...

Por outro lado a consanguinidade nos cães de raça existe (tenho ideia que até é um pouco frequente) e de facto, a dada altura, na criação da raça (se é que se pode dizer assim) teria mesmo que existir, devida a escassez de elementos existentes para cruzamento, no início.

...
Não é bem assim. Recorre-se à consanguinidade para apurar e fixar uma raça, mas isso implica a redução do leque genético.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
joana_boris
Membro Veterano

sexta jan 27, 2012 7:17 pm

AST88 Escreveu:Bravo :D
Bom tópico,

Cá vai a minha pergunta:

Os princípios do xadrez de mendel podem-se encaixar na canicultura?
O principio é o mesmo? Pergunto isto com curiosidade e percebendo 0.0001 de cromossomas, alelos, genótipos, fenótipos, recessivos, dominantes, et cetera!
Claro que sim AST88, o xadrez mendeliano pode ser utilizado para estudar, de forma simples, o comprotamento dos genes em todas as especias, não tivesse o próprio Mendel a utilizado em ervilhas.

Eu conheço um casal (não pessoalmente, mas de seguir o trabalho deles como criadores) que faz criação de Bosques da Noruega (são gatos mas penso que o mesmo se aplica à canicultura) e a filosofia de criação deles agrada-me muito essencialmente por ser muito "aberta" às pessoas que estão do lado de cá (fora da felinicultura, neste caso) e têm extensos artigos sobre genética no site deles, que explicam noções básicas de genética e a sua aplicação aos BN, utilizam muito o xadrêz mendeliano. Têm várias ilutrações, para a cor do pêlo, padrão, cor dos olhos, são exemplos.

A mim interessa-me muito.
joana_boris
Membro Veterano

sexta jan 27, 2012 7:26 pm

SrYuki, a consaguinidade é algo que existe entre muitas espécies animais, mesmo quando a sua reprodução não é "manipulada" pelos humanos. As noções de parentesco nalgumas espécies são limitadas e não se opõem, grande parte das vezes, ao instinto natural de procriar. É algo natural.

Chiii Escreveu:Bom tópico ;)

Qualquer leigo tem direito a votar e dar a sua opinião, não deve remeter-se ao silêncio, para alguns pseudo-doutores discursarem pelos fóruns, corrigindo-se uns aos outros. :idea:

Alguém mencionou que poderá haver consanguinidade exclusivamente pela beleza da raça, em detrimento da saúde do animal. Não me parece nada correcto. Agora, que terá de haver alguma consanguinidade para a continuação da raça, do pouco que li, parece-me ser uma realidade.

Como deve ser tratada esta questão?

Deve o animal ser sujeito a doenças hereditárias, uma vida mais curta e cheia de problemas de saúde, só para cumprir determinados requisitos da raça? Não, claro que não - respondem todos. Então, porque é que esta situação existe?...
Ass: Uma Leiga :)
Existe porque, sendo feito com consciencia, o inbreeding pode tazer aspectos positivos aos exemplares que pretendemos obter. Como já referiram, tem coisas boas e coisas más, especialmente quando feita sem um estudo previo do genotipo dos nossos animais.

O inbreeding permite apurar certas características que desejamos vermais acentuadas ou que queremos prolonar na descendencia, mas implica uma perda da variabilidade genética na linha que estamos a criar.

Se os progenitores forem 100% saudáveis, que muitas vezes não o são porqu as doenças nem sempre se mostram, então a ninhada também o será sem dúvida. A utilização de parentes na criação pode se um problema porque "tráz ao de cima doenças" que não se manfestam a não ser quando os dois progenitores a têm.
Teffie
Membro Veterano
Registado: sexta mai 11, 2007 5:51 pm

sexta jan 27, 2012 7:31 pm

nao votei, porque acho que a consanguinidade foi a chave para a destinçao e apuramento das diferentes raças, logo importante. Por outro lado um passo arriscado em termos geneticos, tem de ser feito o estudo do genoma dos individuos antes de uma cruza destas, para evitar mal formaçoes e doenças nas crias.
joana_boris
Membro Veterano

sexta jan 27, 2012 7:34 pm

um exemplo simples e comparável a este tipo de doneças que nem sempre são visíveis é o caso dos olhos azuis em pessoas. Como sabem, duas pessoas de olhos castanhos podem ter um filho de olhos azuis, mas duas pessoas de olhos azuis (refiro-me só a azuis e não a erdes) não podem ter filhos de olhos castanhos.

Isto acontece porque no gene que codifica a cor dos olhos nos humanos, o alelo que codifica a cor azul é recessivo em relação ao alelo que codifica a cor castanhas, que é dominante. Ou seja, os alelelos para os olhos azuis só se manifestam (dão cor azul aos olhos) quando existem um par de cada. Se existir um alelo para olhos castanhos e outro para azuis será o castanho a manifestar-se, pois é dominante, mas o alelo para o azul está sempre lá "escondido". Se dis pais de olhos castanhos mas que têm ambos o alelo para o azul "escondido" tiverem um filho, há 25% de probabilidades de este ter olhos azuis.

As características morfológicamente visíveis constituem o fenótipo (por exemplo, ter olhos azuis), o total de informação genética visível e não visível (cor azul escondida), fazem parte do genotipo.

Existem doneças que têm o mesmo comportamento genético que descrevi acima.
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

sexta jan 27, 2012 9:01 pm

Bom, eu trabalho essenciamente em Linebreeding com os meus canitos... Portanto isso so quer dizer que funciono em alguma consanguinidade... ;)

Ninhadas de Outcross e inbreeding só mesmo em situações necessarias para o isolamento de alguma caracteristica(no caso do inbreeding) ou para abrir uma linha muito fechada(no caso do outcross... ;)

MAs cada criador sabe o que faz... Penso eu... :wink:
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
Teffie
Membro Veterano
Registado: sexta mai 11, 2007 5:51 pm

sexta jan 27, 2012 9:16 pm

Quando se cruzam particolor com unicolor é para aumentar a variabilidade genetica? É que normalmente cruza-se uni+uni e parti+parti, para nao haver falhas na pelagem e assim, mas os criadores fazem de vez em quando ninhadas uni+parti, alguem sabe se é por isso?
smrpt
Membro Veterano
Registado: domingo abr 03, 2011 12:21 pm

sexta jan 27, 2012 10:04 pm

Boas pessoal estou a gostar de ver está muito interessante o tópico e só com discussões importantes e não pessoais.
JoanaGoncalves Escreveu:Bom, eu trabalho essenciamente em Linebreeding com os meus canitos... Portanto isso so quer dizer que funciono em alguma consanguinidade... ;)

Ninhadas de Outcross e inbreeding só mesmo em situações necessarias para o isolamento de alguma caracteristica(no caso do inbreeding) ou para abrir uma linha muito fechada(no caso do outcross... ;)

MAs cada criador sabe o que faz... Penso eu... :wink:
Se uma cadela fizer criação com um filho a ninhada pode ter lop?
Eu pensava que não era possível.
Responder

Voltar para “Cães”