Esta tarde, estavamos eu e uma amiga no banco do jardim, enquanto a cachorra (de 6kg) passeava e corria na relva. Mais ao menos em nosso redor. E não estavam nem pessoas, nem cães.
A dada altura, aparece uma senhora (que eu já tinha conhecido) com um colie pela trela.
A minha cachorra avança 2 metros e dá uma rosnadela. Ela NUNCA rosnou ou ladrou a cães na rua. De imediato fui apanhar a trela dela (que estava pendurada já de propósito), para evitar que ela tivesse alguma ideia esquisita, se é que a teve.
Depois de estar segura por mim à trela, e dado que já tinha falado com a senhora, deixei-a ver se se queria aproximar. Mas aí já teve a atitude do costume e achou o colie "muito grande".

Como nós estivemos naquele banco um bocado, eu interpretei a rosnadela como marcação de território. Como estando a guardar a dona. Não sei se foi ou não, ou se tive a melhor atitude. Não quero que a minha cadela ande a desafiar cães de grande porte (ou pequeno) ou que seja mal educada, apesar de, dentro dos limites, respeitar a natureza dela que é ser cão!
Mas não sei se interpretei bem e se tive a melhor atitude.
Opiniões?