Rosnadela. Marcação de território?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

terça jan 31, 2012 1:43 am

Olá!

Esta tarde, estavamos eu e uma amiga no banco do jardim, enquanto a cachorra (de 6kg) passeava e corria na relva. Mais ao menos em nosso redor. E não estavam nem pessoas, nem cães.

A dada altura, aparece uma senhora (que eu já tinha conhecido) com um colie pela trela.

A minha cachorra avança 2 metros e dá uma rosnadela. Ela NUNCA rosnou ou ladrou a cães na rua. De imediato fui apanhar a trela dela (que estava pendurada já de propósito), para evitar que ela tivesse alguma ideia esquisita, se é que a teve.

Depois de estar segura por mim à trela, e dado que já tinha falado com a senhora, deixei-a ver se se queria aproximar. Mas aí já teve a atitude do costume e achou o colie "muito grande". :D

Como nós estivemos naquele banco um bocado, eu interpretei a rosnadela como marcação de território. Como estando a guardar a dona. Não sei se foi ou não, ou se tive a melhor atitude. Não quero que a minha cadela ande a desafiar cães de grande porte (ou pequeno) ou que seja mal educada, apesar de, dentro dos limites, respeitar a natureza dela que é ser cão!

Mas não sei se interpretei bem e se tive a melhor atitude.
Opiniões?
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

terça jan 31, 2012 1:52 am

Deve ter-se amedrontado com o tamanho do collie, que aos olhos de um cão tão pequeno como a sua deve parecer como assustador, com aquela linda juba que os rough collies têm.

Se fosse uma atitude agressiva, de defesa da dona ou do território, ter-se-ia mantido mesmo que ao seu colo.

A sua atitude parece-me bem, acalmou-a quando lhe pegou. E ainda fez melhor ao permitir que os recém-chegados se aproximassem.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

terça jan 31, 2012 1:56 am

Floripes2 Escreveu:Deve ter-se amedrontado com o tamanho do collie, que aos olhos de um cão tão pequeno como a sua deve parecer como assustador, com aquela linda juba que os rough collies têm.

Se fosse uma atitude agressiva, de defesa da dona ou do território, ter-se-ia mantido mesmo que ao seu colo.
:D
Sim, talvez! O Colie era muito maior, muito mais alto! :D
Mas eu não lhe peguei ao colo. Mas sim, não continuou a rosnar.
Realmente talvez se tenha assustado, porque estava distraída e não o viu a aproximar-se.
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

terça jan 31, 2012 1:59 am

Sim, é verdade, não lhe pegou. :D Mas chegou-a a si, num gesto de protecção que a sossegou. É uma boa táctica de socialização.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

terça jan 31, 2012 9:04 am

srYuki Escreveu:Olá!

Esta tarde, estavamos eu e uma amiga no banco do jardim, enquanto a cachorra (de 6kg) passeava e corria na relva. Mais ao menos em nosso redor. E não estavam nem pessoas, nem cães.

A dada altura, aparece uma senhora (que eu já tinha conhecido) com um colie pela trela.

A minha cachorra avança 2 metros e dá uma rosnadela. Ela NUNCA rosnou ou ladrou a cães na rua. De imediato fui apanhar a trela dela (que estava pendurada já de propósito), para evitar que ela tivesse alguma ideia esquisita, se é que a teve.

Depois de estar segura por mim à trela, e dado que já tinha falado com a senhora, deixei-a ver se se queria aproximar. Mas aí já teve a atitude do costume e achou o colie "muito grande". :D

Como nós estivemos naquele banco um bocado, eu interpretei a rosnadela como marcação de território. Como estando a guardar a dona. Não sei se foi ou não, ou se tive a melhor atitude. Não quero que a minha cadela ande a desafiar cães de grande porte (ou pequeno) ou que seja mal educada, apesar de, dentro dos limites, respeitar a natureza dela que é ser cão!

Mas não sei se interpretei bem e se tive a melhor atitude.
Opiniões?
Concordo com a floripes2, teve medo, mas quem melhor sabe o que foi é você... nós deduzimos que terá sido isso, mas a linguagem corporal da cachorra é que permite dizer o que foi... e mesmo o tipo de rosnar e ladrar...
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”