Medo de andar na Rua
Moderador: mcerqueira
-
- Registado: sexta jan 27, 2012 10:37 am
Olá boa noite a todos. Precisava da vossa ajuda. Tenho uma Labradora que já fez 3 meses e já levou a 3ª vacina. Já pode andar na rua...e este é o meu problema, pois a pensar que ela ia adorar ir à rua, pelo contrário, tem um medo incrível, medo de pessoas, carros, barulhos, tudo a assusta. Ela só passeia só for de rastos, coisa q não faz sentido, tenho q voltar para casa e ai sim, ela corre. Ela está habituada a andar na relva que temos à volta de casa, mas qd passamos o portão da casa, tudo muda de figura, é um medo enorme. Alguém me pode ajudar?
É normal ela ter medo, é tudo novo para ela.. A Daisy também tinha muito medo, depois passou, à medida que percebeu que nada daquilo lhe fazia mal. Pessoas mais experientes aqui do fórum, certamente lhe darão umas dicas do que fazer nessas situações 

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jan 13, 2012 11:20 am
Átila [Sem Raça Definida]
Picolina [Pequinês]
Já deveria ter iniciado os passeios com a sua cadela, mas em vez de ser pela trela, ao colo. Isso iria ajudar bastante a que ela perdesse desde cedo esse "medo" do desconhecido.dianaalmeida Escreveu:Olá boa noite a todos. Precisava da vossa ajuda. Tenho uma Labradora que já fez 3 meses e já levou a 3ª vacina. Já pode andar na rua...e este é o meu problema, pois a pensar que ela ia adorar ir à rua, pelo contrário, tem um medo incrível, medo de pessoas, carros, barulhos, tudo a assusta. Ela só passeia só for de rastos, coisa q não faz sentido, tenho q voltar para casa e ai sim, ela corre. Ela está habituada a andar na relva que temos à volta de casa, mas qd passamos o portão da casa, tudo muda de figura, é um medo enorme. Alguém me pode ajudar?
O melhor será começar o quanto antes a passear com ela ao colo, de maneira a que ela se vá acostumando a barulhos e afins

Não a force a nada. Passear "de arrasto" só vai piorar a situação e fazer com que a cadela ganhe mais medo de sair à rua.
Com o tempo e com passeios ao colo, ela acabará por despertar o lado curioso, e quererá ir para o chão, aí poderá passeá-la de trela, livremente

Boa sorte.
Sub-fórum Rottweiler: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=108
Petsite do Zeus:
http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=64106
Petsite do Zeus:
http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=64106
-
bearock Escreveu:É normal ela ter medo, é tudo novo para ela.. A Daisy também tinha muito medo, depois passou, à medida que percebeu que nada daquilo lhe fazia mal. Pessoas mais experientes aqui do fórum, certamente lhe darão umas dicas do que fazer nessas situações[/quote
Muito Obrigada, custa-me vê-la assim tão assustada, espero que esta fase passe mesmo.
-
RottZeus Escreveu:Já deveria ter iniciado os passeios com a sua cadela, mas em vez de ser pela trela, ao colo. Isso iria ajudar bastante a que ela perdesse desde cedo esse "medo" do desconhecido.dianaalmeida Escreveu:Olá boa noite a todos. Precisava da vossa ajuda. Tenho uma Labradora que já fez 3 meses e já levou a 3ª vacina. Já pode andar na rua...e este é o meu problema, pois a pensar que ela ia adorar ir à rua, pelo contrário, tem um medo incrível, medo de pessoas, carros, barulhos, tudo a assusta. Ela só passeia só for de rastos, coisa q não faz sentido, tenho q voltar para casa e ai sim, ela corre. Ela está habituada a andar na relva que temos à volta de casa, mas qd passamos o portão da casa, tudo muda de figura, é um medo enorme. Alguém me pode ajudar?
O melhor será começar o quanto antes a passear com ela ao colo, de maneira a que ela se vá acostumando a barulhos e afins
Não a force a nada. Passear "de arrasto" só vai piorar a situação e fazer com que a cadela ganhe mais medo de sair à rua.
Com o tempo e com passeios ao colo, ela acabará por despertar o lado curioso, e quererá ir para o chão, aí poderá passeá-la de trela, livremente
Boa sorte.
Obrigada, vou começar por a passear ao colo, embora ela gora já comece a ficar um pouco pesada. Sei que ela vai adorar, pois adora colo. Mas se for para ajudá-la vou fazer isso. Obrigada.
Se o problema for a trela, vá-lhe colocando coleira e trela em casa. Leve coisas que ela gosta para a rua, brinquedos e brinque com ela na rua, biscoitos e vá-lhe dando. Os primeiros passeios faça-os próximos do seu relvado, pode começar mesmo por ficar apenas do lado de fora do portão, até ela se sentir à vontade nessa zona. À medida que ela for ganhando confiança, comecem a distanciar-se de casa. Evite levá-la logo para locais cheios de pessoas e carros, vá-a acostumando progressivamente.
Eu não a levaria ao colo.
-
Ela da trela não tem medo, nem do peitoral. Ela tem medo dos barulhos, das outras pessoas, dos outros cães, só se sente bem no nosso quintal, onde ela brinca sem medo. Gosta de andar de carro, e no quintal da minha mãe tb gosta de andar. Agora quando saímos dos portões é outra conversa. Ainda hoje sai de casa com ela ao colo, umas meninas abordaram-me para lhe fazer festas, ela tremia de medo, queria fugir. Vou tentar esta dica, brincar com ela fora do meu quintal. ObrigadaAcena Escreveu:Se o problema for a trela, vá-lhe colocando coleira e trela em casa. Leve coisas que ela gosta para a rua, brinquedos e brinque com ela na rua, biscoitos e vá-lhe dando. Os primeiros passeios faça-os próximos do seu relvado, pode começar mesmo por ficar apenas do lado de fora do portão, até ela se sentir à vontade nessa zona. À medida que ela for ganhando confiança, comecem a distanciar-se de casa. Evite levá-la logo para locais cheios de pessoas e carros, vá-a acostumando progressivamente.
Adoptei uma cadela adulta que tinha medo de tudo. A primeira vez que a tiraram da jaula encolheu-se no chão e não se mexia. Ignorámo-la, e passado um bocado tinha-se levantado e começado a cheirar ali à volta. Já em casa tinha um medo terrível de ir à rua. Íamos 3 a 4 vezes por dia, e quando ela tinha mais medo parávamos, não lhe ligávamos, e ficávamos a "ver o mundo passar". Aos poucos ela foi percebendo que não havia motivo para ter medo.
O melhor é saírem, pararem num sítio, não lhe dar importância, e deixa-la começar a interessar-se pelo mundo e a querer explorar.
Levar ao colo não sei… o cão pode pensar que lhe queremos dizer “sim, tens razão para ter medo”...
O melhor é saírem, pararem num sítio, não lhe dar importância, e deixa-la começar a interessar-se pelo mundo e a querer explorar.
Levar ao colo não sei… o cão pode pensar que lhe queremos dizer “sim, tens razão para ter medo”...
-
Obrigada. E ainda para mais ela está a começar a ficar pesada, já vai com 9 kg, um pouco pesada para passear ao colo. Vou tentar fazer isto. Obrigada mais uma vez.Lourenca Escreveu:Adoptei uma cadela adulta que tinha medo de tudo. A primeira vez que a tiraram da jaula encolheu-se no chão e não se mexia. Ignorámo-la, e passado um bocado tinha-se levantado e começado a cheirar ali à volta. Já em casa tinha um medo terrível de ir à rua. Íamos 3 a 4 vezes por dia, e quando ela tinha mais medo parávamos, não lhe ligávamos, e ficávamos a "ver o mundo passar". Aos poucos ela foi percebendo que não havia motivo para ter medo.

-
- Membro
- Registado: sexta jul 02, 2010 10:32 am
Faço o mesmo que a Lourenca, a minha cadela tem medo de sair do jardim ao lado de casa e quando começa a puxar para voltar paro durante uns segundos e sento-a, depois começo a incentivá-la aos poucos para seguir em frente.Lourenca Escreveu:Adoptei uma cadela adulta que tinha medo de tudo. A primeira vez que a tiraram da jaula encolheu-se no chão e não se mexia. Ignorámo-la, e passado um bocado tinha-se levantado e começado a cheirar ali à volta. Já em casa tinha um medo terrível de ir à rua. Íamos 3 a 4 vezes por dia, e quando ela tinha mais medo parávamos, não lhe ligávamos, e ficávamos a "ver o mundo passar". Aos poucos ela foi percebendo que não havia motivo para ter medo.

-
bernardaao Escreveu:Faço o mesmo que a Lourenca, a minha cadela tem medo de sair do jardim ao lado de casa e quando começa a puxar para voltar paro durante uns segundos e sento-a, depois começo a incentivá-la aos poucos para seguir em frente.Lourenca Escreveu:Adoptei uma cadela adulta que tinha medo de tudo. A primeira vez que a tiraram da jaula encolheu-se no chão e não se mexia. Ignorámo-la, e passado um bocado tinha-se levantado e começado a cheirar ali à volta. Já em casa tinha um medo terrível de ir à rua. Íamos 3 a 4 vezes por dia, e quando ela tinha mais medo parávamos, não lhe ligávamos, e ficávamos a "ver o mundo passar". Aos poucos ela foi percebendo que não havia motivo para ter medo.