Vou citar um pequeno texto que li:
"As vantagens do uso do óleo na ração seca são fundamentalmente duas: o cão come a ração com mais agrado e beneficia-lhe o pêlo.
A quantidade não deve ser excessiva. Deita-se um fio de óleo na ração tal como se temperam as batatas cozidas com azeite."
Alguém sabia disto? Terá esta informação algum fundamento? Era só para saber a vossa opinião porque retirei isto de um artigo sobre o que os cães podem ou não comer!
Óleo na ração?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm
-
- Membro
- Registado: terça jan 10, 2012 12:41 pm
Olá,
No ano passado fui com a minha cadela ao Vet pois ela tinha problemas na pele (ficava a escamar em determinados sitios a vet disse k podia ser alergia as pulgas), na altura ela reparou que a cadela tinha o pelo muito seco e deu me uns vitaminas e disse me para por um fio de azeite na comida pois isso era muito bom para o pelo dela. Não sei se foi das vitaminas ou do azeite ou da combinação dos dois mas a minha cadela nunca mais teve as feridas no corpo e tem o pelo muito brilhante...por isso acho que o que leu deve ter alguma ponta de verdade.

No ano passado fui com a minha cadela ao Vet pois ela tinha problemas na pele (ficava a escamar em determinados sitios a vet disse k podia ser alergia as pulgas), na altura ela reparou que a cadela tinha o pelo muito seco e deu me uns vitaminas e disse me para por um fio de azeite na comida pois isso era muito bom para o pelo dela. Não sei se foi das vitaminas ou do azeite ou da combinação dos dois mas a minha cadela nunca mais teve as feridas no corpo e tem o pelo muito brilhante...por isso acho que o que leu deve ter alguma ponta de verdade.

Óleo de milho ou azeite, são ambos bons, e a dica é conhecida e tem sido falada por aqui.
No entanto, devo fazer notar que se trata de um aditivo, e como todos os aditivos, não deve ser adicionado à ração sem primeiro se perguntar ao veterinário se vale a pena ou será preciso. Porque gorduras em excesso sobrecarregam o fígado do cão, que é uma víscera frágil.
Além disso, se o cão for alimentado com uma ração de boa qualidade, onde já foram incluídos elementos para beneficiar a pele e o pêlo, não é necessário acrescentar mais nada.
No entanto, devo fazer notar que se trata de um aditivo, e como todos os aditivos, não deve ser adicionado à ração sem primeiro se perguntar ao veterinário se vale a pena ou será preciso. Porque gorduras em excesso sobrecarregam o fígado do cão, que é uma víscera frágil.
Além disso, se o cão for alimentado com uma ração de boa qualidade, onde já foram incluídos elementos para beneficiar a pele e o pêlo, não é necessário acrescentar mais nada.
<p>Olá, eu sou a... Floripes.
</p>
<p> </p>
<p><strong>É muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabeça erguida.</strong> - "By" Sasquatch, acrescento de vírgulas meu.</p>

<p> </p>
<p><strong>É muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabeça erguida.</strong> - "By" Sasquatch, acrescento de vírgulas meu.</p>
-
- Membro
- Registado: sexta out 01, 2010 10:34 am
A mim, a criadora do meu cão recomendou-me a misturar, de vez em quando, um colher de café de oleo de milho com a ração, para dar mais brilho ao pelo. Eu comentei na altura isto com a vet, que me disse que isto não lhe faria mal.
<p>Hugo</p>
Pois, mas "de vez em quando" não é o mesmo que "sempre", e ao lerem estas dicas os menos informados podem cair no erro de regarem diariamente a ração dos seus cães com azeite ou óleo para fritos.
Acho que nunca é demais endereçar estas coisas para o vet.
<p>Olá, eu sou a... Floripes.
</p>
<p> </p>

<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm
Foi mesmo por isso que criei este tópico, porque nunca tinha ouvido falar de tal coisa e podia ser uma coisa ridícula (como tantas outras que andam por aí escritas na internet), por isso resolvi partilhar para saber a vossa opinião. Realmente há mais gente a sugerir isto que eu desconhecia! Não é que eu o vá fazer mas era só para saber o que achavam! Obrigada!Floripes2 Escreveu:Pois, mas "de vez em quando" não é o mesmo que "sempre", e ao lerem estas dicas os menos informados podem cair no erro de regarem diariamente a ração dos seus cães com azeite ou óleo para fritos.
as rações comerciais de melhor qualidade como as premium e super premium já tem na sua formulação fontes de óleos tanto vegetais como animais e por isso não se deve adicionar mais nada às rações porque o excesso de óleos pode desencadear problemas como diarréias e dermatites...a opinião entre veterinários poderá não ser a mesma então na dúvida sempre existirá um Serviço de Atendimento ao Cliente nas embalagens das rações....liguem e tirem suas dúvidas....
-
- Membro
- Registado: quinta set 30, 2010 4:35 pm
Concordo, principalmente em falar sempre com o veterinário, antes de...mmmello Escreveu:as rações comerciais de melhor qualidade como as premium e super premium já tem na sua formulação fontes de óleos tanto vegetais como animais e por isso não se deve adicionar mais nada às rações porque o excesso de óleos pode desencadear problemas como diarréias e dermatites...a opinião entre veterinários poderá não ser a mesma então na dúvida sempre existirá um Serviço de Atendimento ao Cliente nas embalagens das rações....liguem e tirem suas dúvidas....
Apenas quero acrescentar que houve uma altura que não dava ração premium aos meus cães, por indicação do veterinário 1x por semana misturava 1 lata de sardinhas (com óleo incluído) na ração. Servia como fonte de cálcio e vitaminas.
Se fazia bem ou mal n sei, mas sempre foram saudáveis e o pêlo andava brilhante.