womeily Escreveu:Olá a todos, não sei se me podem ajudar pois tenho uma dúvida sobre uma raça específica mas aqui vai...
eu quero adquirir um bobtail/old english shepperd e tenho lido muito sobre a raça. Em todo lado vejo que, embora sejam muito inteligentes, não se podem "treinar" porque são muito teimosos... a minha dúvida é se, relativamente a fazer as necessidades na rua, este problema mantém-se, ou se se estão a referir a "treino" mais específico (para exposições etc)...

Se nunca teve um aconselho-o a arranjar uma cadela.
São teimosos, muito. São meio porquinhos sim...mas aprendem a fazer as necessidades na rua, como qualquer cão evidentemente. Tive duas cadelas, ambas em expos.
Se quer um Bobtail que eu saiba cá só existem 2 criadores. "Sealords" e "Quinta da Abroeira". Converse com os criadores e tire as suas duvidas com eles.
Outra coisa que acho bem mais importante q os xixis, o pêlo. Tem noção que é uma raça de alta manutenção? Que dá muito trabalho a escovar? Peça ao criador q ajude nesse sentido também!
Ah outra, são cães com o trato digestivo sensível, devem de comer boa ração e nada de guloseimas, ou vai ter muitas diarreias para limpar.
A minha Set