Fiz-lhe uma inspecção e pulgas não era, mas reparei que nas axilas estava bastante vermelho... Orelhas vermelhas no interior também. Não esperei mais e marquei consulta na veterinária no próprio dia! Pelo saudável, a pele em geral também estava saudável... Confirmou-se que pulgas não era, ácaros também não. Os ouvidos estavam bastante vermelhos no interior. E com o historial dele (ver em cima) a veterinária disse que o caso correspondia às típicas alergias... Disse-me que era precoce saber que alergia seria porque, tal como nas pessoas, as alergias são complicadas de identificar logo à primeira (pode ser a qualquer coisa no ambiente dele, algo que coma...enfim, basicamente pode ser qualquer coisa!!)
Receitou-me um líquido de limpeza anti-fúngico para aplicar nas zonas mais afectadas todos os dias e banhos semanais com um champô hipoalergénico (e eu que andava com "medo" de me arriscar nos banhos cá em casa).
Volto à veterinária daqui a duas semanas.
Alguém já teve uma situação destas? Que experiência têm?
A veterinária assustou-me um pouco porque disse que é complicado na maioria dos casos saber a causa da alergia... E que se com os banhos não passarem temos de lhe mudar a ração e ir introduzindo gradualmente alimentos até perceber o que originou a alergia.
Entretanto as áreas vermelhas onde ele se coça estão a aumentar... A barriga já está toda vermelha... O pescoço, as patas da frente... Morde-se todo, o coitado