Alergia - Pedido de opinião

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

FCachapa
Membro Veterano
Registado: segunda mar 21, 2011 2:44 am

sábado fev 18, 2012 1:54 pm

Há uma semana e pouco que o meu Charlie não parava de se coçar... Bem mais do que o normal... (Quando ele tinha 3 ou 4 meses teve uma vez assim... Mas passou com uns anti-histamínicos e não demos mais importância.)

Fiz-lhe uma inspecção e pulgas não era, mas reparei que nas axilas estava bastante vermelho... Orelhas vermelhas no interior também. Não esperei mais e marquei consulta na veterinária no próprio dia! Pelo saudável, a pele em geral também estava saudável... Confirmou-se que pulgas não era, ácaros também não. Os ouvidos estavam bastante vermelhos no interior. E com o historial dele (ver em cima) a veterinária disse que o caso correspondia às típicas alergias... Disse-me que era precoce saber que alergia seria porque, tal como nas pessoas, as alergias são complicadas de identificar logo à primeira (pode ser a qualquer coisa no ambiente dele, algo que coma...enfim, basicamente pode ser qualquer coisa!!)

Receitou-me um líquido de limpeza anti-fúngico para aplicar nas zonas mais afectadas todos os dias e banhos semanais com um champô hipoalergénico (e eu que andava com "medo" de me arriscar nos banhos cá em casa).

Volto à veterinária daqui a duas semanas.

Alguém já teve uma situação destas? Que experiência têm?
A veterinária assustou-me um pouco porque disse que é complicado na maioria dos casos saber a causa da alergia... E que se com os banhos não passarem temos de lhe mudar a ração e ir introduzindo gradualmente alimentos até perceber o que originou a alergia.

Entretanto as áreas vermelhas onde ele se coça estão a aumentar... A barriga já está toda vermelha... O pescoço, as patas da frente... Morde-se todo, o coitado :( Vou hoje dar-lhe o banho à tarde...
FCachapa

"Todos os animais, com excepção do homem, sabem que a urgência da vida é aproveitá-la"
(Samuel Butler)

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados"
(Mahatma Gandhi)
voca
Membro Veterano
Registado: quinta set 22, 2011 6:30 pm

sábado fev 18, 2012 5:07 pm

Como está o Charlie ? :(
FCachapa
Membro Veterano

sábado fev 18, 2012 6:19 pm

Agora está na cama sossegado a comer um KONG. Acabou de tomar o primeiro banho do tratamento e posso dizer que correu bastante bem. Portou-se muito bem e esteve muito calminho :) Os 10 minutos de aplicação do champô até não foram complicados. Ele aguentou-se muito bem! O pior foi mesmo o tempo que está que começou a tremer... :lol: Sequei-o com toalha e depois com secador, mais para ele não ficar ensopado. Adorou o secador, quem diria! Soube-lhe bem o quentinho. Agora como está distraído ainda só se coçou duas ou três vezes. Espero que com o banho melhore mesmo, caso contrário segunda-feira ligou à vet.

E o Rufus como está?
FCachapa

"Todos os animais, com excepção do homem, sabem que a urgência da vida é aproveitá-la"
(Samuel Butler)

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados"
(Mahatma Gandhi)
voca
Membro Veterano
Registado: quinta set 22, 2011 6:30 pm

sábado fev 18, 2012 8:17 pm

O Rufus tem um medo brutal do secador, ainda não dei banho ao Rufus... está tanto frio que nem me apetece colocá-lo na água... xD
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

domingo fev 19, 2012 12:05 am

Tenho uma cadela com graves problemas de pele, não me parece que seja o mesmo problema do seu. Mas vim dar o meu testemunho pois tivemos uma fase em que os banhos eram dia sim dia não. É cansativo para nós e para eles, mas a verdade é que os banhos associados a medicação adequada ela melhorou muito em apenas dois meses. Pode ver a evolução dela aqui:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... c&start=15

Esta é uma reacção que pode ser provocada por diversos factores. No caso dela ainda não sabemos, pois foi resgatada no estado que pode ver na foto de 7 de Agosto. Não sabemos se terá sido de origem ambiental, alimentar ou ainda devido a estar sujeita a situações de elevado stress.

Existem análises que podem ser feitas, mas podem não resultar conclusivas. O seu veterinário deve lhe ter falado nisso. Eu tenciono fazê-las, mas são bastante dispendiosas, daí estou à espera da melhor altura.

Como já nos tínhamos cruzado num tópico sobre banhos acho que se saiu muito bem neste primeiro e os seguintes vai ser sempre a melhorar! Espero que consiga controlar essa alergia e que em breve ele esteja bem confortável e sem comichão!

Boa sorte!
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
FCachapa
Membro Veterano

domingo fev 19, 2012 1:55 am

bhess Escreveu:Tenho uma cadela com graves problemas de pele, não me parece que seja o mesmo problema do seu. Mas vim dar o meu testemunho pois tivemos uma fase em que os banhos eram dia sim dia não. É cansativo para nós e para eles, mas a verdade é que os banhos associados a medicação adequada ela melhorou muito em apenas dois meses. Pode ver a evolução dela aqui:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... c&start=15

Esta é uma reacção que pode ser provocada por diversos factores. No caso dela ainda não sabemos, pois foi resgatada no estado que pode ver na foto de 7 de Agosto. Não sabemos se terá sido de origem ambiental, alimentar ou ainda devido a estar sujeita a situações de elevado stress.

Existem análises que podem ser feitas, mas podem não resultar conclusivas. O seu veterinário deve lhe ter falado nisso. Eu tenciono fazê-las, mas são bastante dispendiosas, daí estou à espera da melhor altura.

Como já nos tínhamos cruzado num tópico sobre banhos acho que se saiu muito bem neste primeiro e os seguintes vai ser sempre a melhorar! Espero que consiga controlar essa alergia e que em breve ele esteja bem confortável e sem comichão!

Boa sorte!
Olá bhess,
obrigada pelo seu contributo. Os casos são diferentes. Acho que o Charlie não é tão grave. Ele está é mesmo vermelho, nota-se que a pele está sensível e só de tocarmos dá-lhe vontade de coçar. Pelo que começo a perceber isto das alergias é mesmo complicado de perceber o que é. A veterinária falou-me sim numas análises que podem ser feitas. O pior é o preço mesmo... Disse-me que nesta fase não valia ainda a pena fazer pois podem não ser conclusivos e, por isso, mais vale começar por excluir algumas coisas. A minha gata quando veio cá para casa passou por banhos dia sim dia não e bem sei como é chato tanto para nós mas sobretudo para eles. Ela era bem pequena (600gr) e dava-lhe num alguidar. Ao Charlie é mais difícil mas portou-se como um campeão 8)
Obrigada por tudo!
FCachapa

(Samuel Butler)

(Mahatma Gandhi)
saraestrelo
Membro Veterano
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm

domingo fev 19, 2012 10:51 am

As melhoras para o Charlie! :)
FCachapa
Membro Veterano

domingo fev 19, 2012 12:39 pm

saraestrelo Escreveu:As melhoras para o Charlie! :)
Obrigada :)
FCachapa

(Samuel Butler)

(Mahatma Gandhi)
laracunha
Membro
Registado: segunda nov 22, 2010 6:54 pm

domingo fev 19, 2012 7:12 pm

FCachappa,
Espero que o Charlie recupere dessas alergias o mais rapidamente possível.
Eu própria já tive algumas "coceiras" na primavera e deixavam-me bastante infeliz e de mau humor.
Será que alteraram alguma coisa na alimentação do Charlie? Começaram a usar algum detergente novo no chão, ou para lavar as mantinhas dele?
O que terá feito despoletar isto agora?
Tive um Cocker que sofreu muito com as alergias, na altura percebemos que era por causa da ração, isto foi há 20 anos e o Gwynn levou uma vida ótima a comer a sua torradinha ao pequeno almoço e harmurguer com esparguete ou arroz às outras refeições. Claro que os tempos eram outros e as alternativas eram praticamente inexistentes.
A sorte é que o Charlie tem uma dona fantástica, que certamente o ajudará a ultrapassar esta fase o mais confortavelmente possível.
Lara
FCachapa
Membro Veterano

segunda fev 20, 2012 1:36 am

Oh Lara :) Obrigada pela sua resposta. Já me animou um bocadinho.
O Charlie não se queixa muito mas continua com a "coceira" e as suas "comichões"... O banho melhorou um pouco mas não muito, porque as zonas vermelhas aumentam e de tanto coçar começou a fazer ferida. Vou ligar amanhã de manhã para a veterinária :(
O que mais me anda a chatear é não termos feito nenhuma alteração significativa na rotina dele... e o facto da veterinária ter dito que características que aparentemente eram naturais nele (as orelhas e barriga sempre um pouco vermelhas desde que ele veio cá para casa) serem resultado da alergia, apesar de nunca nos termos apercebido. A maior alteração tem sido umas aulas de obediência social que começamos há três semanas e que têm sido numa quinta, no meio do campo. O Charlie até está bem habituado ao campo que costumamos dar passeios e mesmo aqui perto de casa um dos sítios onde o levo tb é praticamente campo... Além disto tinha-lhe posto umas mantas na cama dele, nos dias de mais frio, que esta semana tirei. Vamos ver se ele melhora ou não e o que diz a veterinária amanhã. É como diz, o que posso fazer faço o melhor que sei! Obrigada mais uma vez pelas suas palavras!
FCachapa

(Samuel Butler)

(Mahatma Gandhi)
pupyylab
Membro Veterano
Registado: quinta jul 14, 2011 1:15 pm

segunda fev 20, 2012 9:38 am

Oh tadito.
Eu que sofro de alergias, posso dizer que não é nada agradável!
As melhoras para ele!
laracunha
Membro

segunda fev 20, 2012 2:43 pm

FCachapa,
Essas mantinhas eram de que material?
O meu marido outro alérgico da família não pode usar nada que seja de pura lã, penas, etc. Quando casámos comprámos o belo do edredon de penas, os cobertorzinhos de pura lã e uns tapetinhos de Arraiolos para o quarto, claro que foi sol de pouca dura. O edredon de penas e cobertor de pura lã foram substituídos pelos seus congéneres sintéticos e nunca mais tivemos tapetes.
Realmente as alergias são muito chatas de resolver porque é difícil de descobrir o motivo. O Charlie está com que idade? Será que a passagem de junior para adulto fez com que os sintomas se agudizassem?
Rápidas melhoras para o Charlie.
bj Lara
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

segunda fev 20, 2012 2:52 pm

a carlota coçava-se desalmadamente quando a trouxe para casa. o vet receitou-lhe uma pomada à base de cortisona. aliviou um pouco mas voltava a coçar-se. fez análises que acusavam alergia a montes de alimentos e a questões ambientais. neste caso é difícil resolver o problema. no entanto com a dermatosis da eukanuba, melhora muitissimo.
quando está pior e como é muito velhota, volto à pomada durante uns dias
laracunha
Membro

segunda fev 20, 2012 3:24 pm

Passei agora pelo sub-fórum dos Goldens e estava lá este tópico. Acho que vale a pena dar uma vista de olhos http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=51333
Lara
FCachapa
Membro Veterano

segunda fev 20, 2012 8:28 pm

laracunha Escreveu:FCachapa,
Essas mantinhas eram de que material?
O meu marido outro alérgico da família não pode usar nada que seja de pura lã, penas, etc. Quando casámos comprámos o belo do edredon de penas, os cobertorzinhos de pura lã e uns tapetinhos de Arraiolos para o quarto, claro que foi sol de pouca dura. O edredon de penas e cobertor de pura lã foram substituídos pelos seus congéneres sintéticos e nunca mais tivemos tapetes.
Realmente as alergias são muito chatas de resolver porque é difícil de descobrir o motivo. O Charlie está com que idade? Será que a passagem de junior para adulto fez com que os sintomas se agudizassem?
Rápidas melhoras para o Charlie.
bj Lara
Lara, o Charlie está com 10 meses. Não está propriamente ainda na fase de adulto. É um adolescente na flor da idade! Hoje noto que as "coceiras" diminuíram um pouco mas em questões do tom vermelho da pele está na mesma (pelo menos não piorou!)... As mantas eram de lã. Eu já as tirei para ver se faz diferença. Um vizinho falou-me de um cão que teve que fazia alergia à relva do jardim aqui perto de casa. É o mesmo sítio onde passeio o Charlie. O relvado está seco, a vegetação também... Hoje já não o levei lá e esta semana vamos fazer o passeio por outro lado. O pior é não o poder soltar, mas tenho de tentar perceber o que se passa. Vou fazer passeios maiores para compensar.
FCachapa

(Samuel Butler)

(Mahatma Gandhi)
Responder

Voltar para “Cães”