Raças adequadas para idosos\companhia

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Mpintovng
Membro
Registado: terça fev 21, 2012 2:39 pm

terça fev 21, 2012 3:07 pm

Ola, tenho neste momento (casa dos Pais)um Serra da estrela já velhinho, que tinha como companheiros um doce e meiguíssimo Setter Irlandês e um pequeno Yorkshire terrier que conseguia ser mais pequeno que o focinho do Serra..o Serra foi o ultimo a chegar, infelizmente o Setter já faleceu há alguns anos de velhice, bem como o pequeno terrier que faleceu no Domingo passado com quase 15 anos..eram ambos a companhia da minha mãe em especial o Yorkshire que a seguia literalmente para todo o lado.
Andamos agora à procura de um substituto para ele pois a minha Mãe diz que não não quer morrer sem ter a companhia de outro cãozinho.

Aceito sugestões de raças adequadas para companhia de pessoas idosas, terá que ser um cão de interior, sociável, que goste de colo e não seja grande pois a minha Mãe já não tem muita mobilidade.
Pessoalmente gosto muito do PUG, apesar de já ter lido que não é propriamente um cão de colo..já contactei o ccp para criadores mas não sabemos se vamos conseguir chegar ao preço que já me disseram ter..não sei se é contra as regras mas se alguém conhecer um particular de confiança, pois não queria comprar em lojas agradeço que me diga nem que seja por MP (pode ser fora da Zona Norte), desta ou doutra raça (só excluímos para já caniches, pinchas e Yorkshires terriers).
De qualquer maneira se conseguirmos entre todos os irmãos chegar a um criador do ccp melhor mas com esta crise não sei vamos ver.
Agradeço qualquer sugestão quer com raças, quer com criadores.
Cumprimentos de Gaia
Jorge
Última edição por Mpintovng em terça fev 21, 2012 3:51 pm, editado 1 vez no total.
nocas6
Membro Veterano
Registado: quinta jan 12, 2012 3:01 pm

terça fev 21, 2012 3:10 pm

Vou-me colar, saber nunca ocupa lugar e é sem dúvida uma bela questão.
Mpintovng
Membro

terça fev 21, 2012 3:15 pm

Existe aqui, um artigo sobre este tema creio, mas as nossas próprias experiências as vezes são muito mais elucidativas que qualquer artigo por muito bom que seja.
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

terça fev 21, 2012 3:27 pm

Já descartaram a hipótese de um cao adulto?
Talvez neste caso adoptar um cao que já tenha passado a idade da "parvoeira" e que tenha já a personalidade definida nao seja má ideia. Dessa forma poderão escolher um cao pequeno que goste de colo que seja calmo etc.
É apenas uma ideia :wink:

Quanto a raças penso que o Lulu da Pomerania também se adapta
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Mpintovng
Membro

terça fev 21, 2012 3:33 pm

Ola e obrigado pela sugestão..sim pensamos e lemos sobre essa hipótese mas por motivos familiares e pessoais descartamos essa ideia bem como a de cães sem raça, não por termos algo contra bem pelo contrario mas mais por causa do meu Pai que é casmurro e não há volta a dar-lhe com a idade não melhora lol (espero que ele não leia isto senão deserda-me).
Mas também acho que a minha Mãe vai gostar de passar pela fase novamente de cachorrinho do cão e também conta com a ajuda da minha irmã para algo mais pesado no cuidado do cão
bernardaao
Membro
Registado: sexta jul 02, 2010 10:32 am

terça fev 21, 2012 3:35 pm

As raças mais adequadas a idosos de acordo com as suas condições podem ser o Bichon Maltês ou o Pequinês, por exemplo.
Boa sorte !!! :wink:
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

terça fev 21, 2012 4:52 pm

Percebo a sua questão e acho a preocupação em causa enternecedora.

Mas olhe que a raça escolhida depende muito do estilo de vida dos seus pais.

Digo isto porque contra a opinião de todos, filhos e amigos, um senhor de idade recentemente viúvo e muito deprimido comprou um Jack Russell. O cãozito é o que todos vaticinámos, ou seja, um terror dos sete mares, mas o senhor em questão já não está deprimido, não tem sossego e ultrapassou completamente o mau momento que estava a viver. :D
teresa1978
Membro Veterano
Registado: quarta nov 25, 2009 3:34 pm

terça fev 21, 2012 4:55 pm

WaterMonitor Escreveu:Percebo a sua questão e acho a preocupação em causa enternecedora.

Digo isto porque contra a opinião de todos, filhos e amigos, um senhor de idade recentemente viúvo e muito deprimido comprou um Jack Russell. O cãozito é o que todos vaticinámos, ou seja, um terror dos sete mares, mas o senhor em questão já não está deprimido, não tem sossego e ultrapassou completamente o mau momento que estava a viver. :D
x2 :wink:
Mpintovng
Membro

terça fev 21, 2012 5:04 pm

O problema é que a minha Mãe já tem pouca mobilidade..já passou por muito...ainda caminha pela casa e pelo terrenozito que tem, as vezes ainda faz um recadito ou outro la fora de casa, mas passa muito tempo no sofá da sala e o Yorkshire terrier estava sempre com ela..para onde ela fosse la ia ele.
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

terça fev 21, 2012 5:09 pm

Mpintovng Escreveu:O problema é que a minha Mãe já tem pouca mobilidade..já passou por muito...ainda caminha pela casa e pelo terrenozito que tem, as vezes ainda faz um recadito ou outro la fora de casa, mas passa muito tempo no sofá da sala e o Yorkshire terrier estava sempre com ela..para onde ela fosse la ia ele.
Conheço uma pessoa idosa que tem um Lulu e o cao adapta-se perfeitamente ao estilo de vida que leva. Parece-me ser um cao que lhe faz bastante companhia e que nao é muito exigente a nível de passeios.
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

terça fev 21, 2012 5:28 pm

Mpintovng Escreveu:O problema é que a minha Mãe já tem pouca mobilidade..já passou por muito...ainda caminha pela casa e pelo terrenozito que tem, as vezes ainda faz um recadito ou outro la fora de casa, mas passa muito tempo no sofá da sala e o Yorkshire terrier estava sempre com ela..para onde ela fosse la ia ele.
Talvez não fosse má ideia, então, arranjar-lhe um cão activo que obrigasse a senhora a mexer-se, a andar.

Muitas das anquiloses da terceira idade devem-se precisamente a essa falta de exercício e ao recurso constante ao sofá. E um cão activo também tem as suas horas de descanso ao colo dos donos.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
Floripes2
Membro Veterano

terça fev 21, 2012 5:37 pm

WaterMonitor Escreveu:Percebo a sua questão e acho a preocupação em causa enternecedora.

Eis um caso que ilustra perfeitamente o que acabei de postar acima.

Os mais novos tendem sempre a tratar os "velhinhos" da maneira errada, estimulando-os a seguirem estilos de vida que são de todo contra-indicados para a sua saúde física e psicológica. Sempre com boa intenção, claro está, mas erradamente.

Uma pessoa idosa necessita de ser incitada a exercitar os músculos que vão perdendo massa e elasticidade, bem como o estado de espírito e a sua abertura ao exterior. E um cão activo cumpre perfeitamente esse papel estimulante.
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
Mpintovng
Membro

terça fev 21, 2012 5:40 pm

O exercício que ela faz tem sempre que ser vigiado..temos medo que ela caia...já foi operada a cancro da mama e há um ano teve um avc ligeiro..é complicado.
Floripes2
Membro Veterano

terça fev 21, 2012 5:49 pm

Mpintovng Escreveu:O exercício que ela faz tem sempre que ser vigiado..temos medo que ela caia...já foi operada a cancro da mama e há um ano teve um avc ligeiro..é complicado.
Pois, calculo que sim. :? No entanto, metê-la em algodão em rama não a ajuda em nada. Digo eu, que sou velha mas tenho boa saúde...

Enfim, o que importa mais, neste momento é mesmo arranjar-lhe um cachorro que a ajude a sair do casulo das doenças. Mas note que, seja qual for a raça que arranjar, nada lhe garante que esse cachorro em particular venha a ser o que foi o yorkshire, pois este também se comportava como comportava, nos seus últimos anos, por ser velhinho.

Boa sorte na sua procura!
<p>&nbsp;</p>
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

terça fev 21, 2012 6:19 pm

Floripes2 Escreveu:Mas note que, seja qual for a raça que arranjar, nada lhe garante que esse cachorro em particular venha a ser o que foi o yorkshire, pois este também se comportava como comportava, nos seus últimos anos, por ser velhinho.
Muito provavelmente não será, mas por culpa dos donos!!! Como já estão na fase "avós" facilitam mais as coisas, mesmo com os animais. Falo lá por casa. A minha cadela quando vem da minha mãe, vem "avariada". Ele é mimalhices para comer ("coitadinha! Ela não pode ficar sem comer! (o granulado do costume!!!)") ele é brincadeiras para a garota... A verdade é que apesar das mimalhices, as 2 têm 1 cumplicidade muito especial.

Já agora,
A minha mãe também DEVIA ter movimentos mais limitados, mas faz tudo! Já foi operada a 1 ombro, o outro também de vez enquando requer 1 dolorosa manobra de encaixe, mas esta, em vez de ter medo de cair, dá-lhe na mosca e anda a pendurar cortinados (sendo que depois cai do escadote, mas não tem emenda!). E lá anda aos ai's. Queixa-se muuuuito, mas como é muito teimosa, vai fazendo. Com a cadela do que se queixa mais é quando tem que se baixar (dar comida, limpar necessidades), mas por acaso eu também penso "só lhe faz é bem!"
Responder

Voltar para “Cães”