Olá.
Eu tenho caixa, mas normalmente transporto a cadela com arnês e cinto próprio no chão do carro. É bastante prático, ela faz uma viagem super-sossegada e eu consigo ir observando, mas ultimamente têm surgido dúvidas se isto é legal ou não. Aliás, cada pessoa diz uma coisa.
Alguém sabe qual é a legislação em vigor (o decreto-lei) que me possa indicar?
Obrigada.
Transporte em automóvel
Moderador: mcerqueira
Vou deixar aqui um artigo que fala sobre isto:
http://arcadenoe.sapo.pt/artigo/transpo ... blicos/368
http://arcadenoe.sapo.pt/artigo/transpo ... blicos/368
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)
Obrigado.
Pelo que percebi a lei continua sem ser muito específica. Não dependerá depois da interpretação do agente que a aplicar?
Perguntando de outra maneira: já alguém foi multado no transporte dos seus "pets"? Se sim, quais eram as circunstâncias em que viajavam?
(esta é outra daquelas em que se ouve "diz que dá uma multa muit'a grande" mas na prática, nunca foram os próprios. É só o "diz que disse"...)
Outra questão mais concreta.
Tenho uma amiga que tem um golden de uns 37 kg. Além disto, ela tem 1 filho que ainda usa redutor no banco, pelo que existe apenas metade do banco traseiro disponível, sendo que nem cabe uma caixa, nem cabe o cão no chão do carro. (e não tem mala com acesso do interior, nem lá caberia uma caixa) Se o transportar com peitoral e cinto não vai ser multada, ou vai depender do critério do polícia/guarda?
Pelo que percebi a lei continua sem ser muito específica. Não dependerá depois da interpretação do agente que a aplicar?
Perguntando de outra maneira: já alguém foi multado no transporte dos seus "pets"? Se sim, quais eram as circunstâncias em que viajavam?
(esta é outra daquelas em que se ouve "diz que dá uma multa muit'a grande" mas na prática, nunca foram os próprios. É só o "diz que disse"...)
Outra questão mais concreta.
Tenho uma amiga que tem um golden de uns 37 kg. Além disto, ela tem 1 filho que ainda usa redutor no banco, pelo que existe apenas metade do banco traseiro disponível, sendo que nem cabe uma caixa, nem cabe o cão no chão do carro. (e não tem mala com acesso do interior, nem lá caberia uma caixa) Se o transportar com peitoral e cinto não vai ser multada, ou vai depender do critério do polícia/guarda?
Pois, também não percebo bem a lei. O que me parece é que o cão não pode conseguir chegar ao condutor, por isso a Daisy no carro usa o cinto, e nunca tive problemas.
O cinto dá para pôr mais curto ou mais comprido, por isso parece-me seguro.
O cinto dá para pôr mais curto ou mais comprido, por isso parece-me seguro.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm
Já fui mandada parar numa operação stop e ia com o Janay (coleira + cinto de segurança para cães). O polícia não ligou ao cão, pediu-me os documentos normais, só que eu por curiosidade perguntei-lhe como deveria transportar o meu cão. Ele não sabia então mandou chamar um outro polícia que me disse que o deveria transportar numa caixa transportadora mas que como tinha cinto de segurança e desde que não atrapalhasse o condutor na condução que não havia problema. A sensação que me deu foi de que os próprios polícias também não estão muito bem informados sobre o que é exigido por lei pois mesmo o 2º polícia mostrou-se com dúvidas quando falava comigo. Portanto vou continuar a usar o cinto de segurança para cães