Chihuahua com comportamento estranho...
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Júnior
- Registado: quarta fev 15, 2012 10:45 am
Coloco esta mensagem para ver se consigo algumas opiniões sobre o que poderá estar a provocar o comportamento "estranho" do meu Chocolate.
De qualquer forma, hoje ao fim da tarde, irei levá-lo ao veterinário pois, melhor que ninguém, ele poder-me-á ajudar.
O Chocolate que vai fazer 2 meses dia 28 de Fevreiro, anda a fazer muitos xixis pequeninos e depois fica a lamber a zona da pilinha durante algum tempo e apesar de estar desparasitado (está na caderneta de saúde), senta-se, levanta as patitas de trás e "puxa" com as da frente, coçando assim o rabinho no chão. Nas fezes não se vê nada de lombrigas. Também se anda a coçar principalmente na orelha direita e por trás das patas da frente... O mais estranho é que mantém a boa disposição, come bem e muito brincalhão mas de vez em quando, lá vai ele a roçar o rabito.
De qualquer forma, hoje ao fim da tarde, irei levá-lo ao veterinário pois, melhor que ninguém, ele poder-me-á ajudar.
O Chocolate que vai fazer 2 meses dia 28 de Fevreiro, anda a fazer muitos xixis pequeninos e depois fica a lamber a zona da pilinha durante algum tempo e apesar de estar desparasitado (está na caderneta de saúde), senta-se, levanta as patitas de trás e "puxa" com as da frente, coçando assim o rabinho no chão. Nas fezes não se vê nada de lombrigas. Também se anda a coçar principalmente na orelha direita e por trás das patas da frente... O mais estranho é que mantém a boa disposição, come bem e muito brincalhão mas de vez em quando, lá vai ele a roçar o rabito.
Deve continuar com lombrigas. Fale com o vet.
<p>Olá, eu sou a... Floripes.
</p>
<p> </p>
<p><strong>É muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabeça erguida.</strong> - "By" Sasquatch, acrescento de vírgulas meu.</p>

<p> </p>
<p><strong>É muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabeça erguida.</strong> - "By" Sasquatch, acrescento de vírgulas meu.</p>
-
- Membro Júnior
A questão é que só começou a fazer isto ontem ao fim da tarde e durante a noite mais intensamente. Mas é mesmo isso, vou hoje ao fim da tarde com ele ao vet. É mais seguro para o cachorrinho e mais tranquilizante para mim.
Exacto.
Depois diga o que se passa, sim?

</p>
<p> </p>

<p> </p>
-
- Membro Júnior
Claro que sim...
-
- Membro Júnior
Falei para a clinica e disseram que mesmo desparasitado, pode ter parasitas ou poderão ser as glândulas anais cheias e que precisam de ser apertadas.
Ambas as coisas, geram aquele comportamento.
Vou hoje com ele ao vet e tratar do desconforto do Chocolate Maria.
Ambas as coisas, geram aquele comportamento.
Vou hoje com ele ao vet e tratar do desconforto do Chocolate Maria.
Glândulas anais entupidas aos dois meses e meio é muitíssimo improvável. Na clínica não devem ter prestado atenção à idade do cachorro, ou então não ligaram o dono ao animal.
E sim, os parasitas nem sempre morrem todos só com uma desparasitação, sobretudo se as mães não o foram devidamente durante a gravidez. Além disso, há alguns cujo ciclo de vida exige mesmo segunda e terceira desparasitação, mas sobre isto o veterinário informará.

E sim, os parasitas nem sempre morrem todos só com uma desparasitação, sobretudo se as mães não o foram devidamente durante a gravidez. Além disso, há alguns cujo ciclo de vida exige mesmo segunda e terceira desparasitação, mas sobre isto o veterinário informará.
</p>
<p> </p>

<p> </p>
-
- Membro Júnior
Como quero (acho melhor para o animal) que seja seguido no mesmo sítio que foi seguido até vir para mim, vou lá hoje. Se bem que perto de mim, há vets. Ou pensa que não haja qualquer inconveniente de ir a outra clínica?
Muito obrigado pela opinião, Floripes...
P.S.- E ainda não consegui dar com o tipo de teclado para desaparecerem os gatafunhos...
Muito obrigado pela opinião, Floripes...
P.S.- E ainda não consegui dar com o tipo de teclado para desaparecerem os gatafunhos...

A sua escrita já aparece limpa, não se preocupe mais com os gatafunhos.
Não há problema em mudar de clínica, para uma mais perto de si. É uma questão de comodidade sua que só terá reflexos sobre a saúde do cachorro se na nova clínica forem uns incompetentes. E é apenas com este aspecto que se deve preocupar, a bem do Chocolate Maria. (Que nome engraçado!
)

Não há problema em mudar de clínica, para uma mais perto de si. É uma questão de comodidade sua que só terá reflexos sobre a saúde do cachorro se na nova clínica forem uns incompetentes. E é apenas com este aspecto que se deve preocupar, a bem do Chocolate Maria. (Que nome engraçado!

</p>
<p> </p>

<p> </p>
-
- Membro Júnior
Estava somente a pensar que, como ele foi lá pela primeira vez e tem ido lá (pelas indicações do criador) até vir para minha casa, era mais conveniente a bem do cão, continuar a ir lá.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)
A minha faz isso até hoje e tem 7 meses (e estou convencida que vai fazer isso vida fora).Nikofreitas Escreveu: senta-se, levanta as patitas de trás e "puxa" com as da frente, coçando assim o rabinho no chão.
Foi sempre desparasitada mensalmente e fez exame às fezes que não acusou nada. A dra tb lhe limpou as glandulas anais, saiu qualquer coisita mas pouco. Colocamo-la no chão e ela volta a fazer a gracinha! Portanto, tb n eram glândulas!
Ela fez o exame e a limpeza das glandulas aí com os seus... 3 ou 4 meses.
A dra ensinou-me a fazer a limpeza das glandulas, mas eu não tenho jeito nenhum, pq nunca sai nada!
Eles ficam com 1 ar cómico quando fazem isso!

Sem desfazer nas indicações da veterinária, não é preciso andar a espremer as glândulas anais em idades tão precoces. Essas glândulas são naturalmente "espremidas" sempre que os cães defecam e o seu produto ajuda na expulsão das fezes. Num cão jovem e saudável, a limpeza faz-se naturalmente e na quantidade certa.
Além disso, o cheiro é um identificador, por isso é que os cães, quando travam conhecimento, cheiram sempre o traseiro uns dos outros, é uma espécie de cartão de identidade do cão.
Se um cachorro não tem parasitas intestinais detectáveis e mesmo assim continua a arrastar o traseiro pelo chão, o mais provável é que haja na alimentação algo que lhe torne as fezes demasiado duras e irritantes. E também pode ser o traseiro sujo, simplesmente.
Além disso, o cheiro é um identificador, por isso é que os cães, quando travam conhecimento, cheiram sempre o traseiro uns dos outros, é uma espécie de cartão de identidade do cão.
Se um cachorro não tem parasitas intestinais detectáveis e mesmo assim continua a arrastar o traseiro pelo chão, o mais provável é que haja na alimentação algo que lhe torne as fezes demasiado duras e irritantes. E também pode ser o traseiro sujo, simplesmente.
</p>
<p> </p>

<p> </p>
-
- Membro Júnior
Falei à pouco com a veterinária onde o criador leva as ninhadas, e ela disse que poderiam ser parasitas, mas não sendo visÃveis, não apostava muito nessa opção não a excluÃndo claro, poderão ser as ditas glândulas ou como disse Floripes2, poderá ser o rabinho sujo, se bem que com pêlo curto seria improvável. Se ele continua brincalhão, deve ser qualquer coisinha incomodativa na zona, mas que não "obriga" a visita urgente caso não seja sistematico. Quando for levar a injecção que está agendada para dia 1 de Março, caso ainda se mantenha a ocorrência do "Sinal de trenó" (nome técnico para a posição adoptada), vê-se o que poderá ser.
Muito obrigado pelos comentários e partilhas de informação.
Muito obrigado pelos comentários e partilhas de informação.
Eu chamo-lhe "andar de carrinho".
A cadela adulta e já entradota de uma amiga minha fazia isso de cada vez que defecava, em geral procurava relva ou ervas para tal. A dona dizia, no gozo, que tinha uma cadela muito asseada, que até limpava o rabo, mas no fresco e fofo!
Até pode ser um grão de areia metido no ânus, mas realmente não é caso de vida ou de morte. E uma nova desparasitação interna não lhe fará mal nenhum, pelo contrário.

Até pode ser um grão de areia metido no ânus, mas realmente não é caso de vida ou de morte. E uma nova desparasitação interna não lhe fará mal nenhum, pelo contrário.

</p>
<p> </p>

<p> </p>