Cushing

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
TIRI
Membro
Registado: quinta out 27, 2011 1:51 pm
Localização: Nikita (Podenga) e Fofa (Caniche) * Lulu, Solita, Sissi e Mimi (gatas)

quarta fev 29, 2012 10:16 am

Bom dia a todos.
Tenho uma cadela com 13 anos que está a fazer exames para confirmar síndrome de Cushing.
Já fez análises e pelos valores apresentados a vet desconfia que seja este o diagnóstico.
Ontem fex uma eco e a nível de rins, fígado e glândulas adrenais não apresentava alterações, apenas tinha o fígado um pouco dilatado.
Agora vai fazer um teste que segundo a vet é que vai confirmar ou não a doença.
Terá que ficar na clínica uma manhã para fazer o tal teste.
Alguém já teve ou tem alguma situação idêntica que me possa orientar se este procedimento está a ser feito correctamente?
Só quero o melhor para a minha menina... :(
anioska
Membro Veterano
Registado: sexta fev 19, 2010 3:16 pm
Localização: Anny e Max(Cocker Spaniel Inglês), Donny e Jamaica (PDI) e Pudim (coelho anão)

quarta fev 29, 2012 10:50 am

Olá Tiri,

Lamento pela sua cadelinha.
Em relação aos procedimentos não faço a menor ideia, felizmente, mas "conheço" uma forista que vive esse pesadelo, a 3msq.A sua Daisy tem essa síndrome diagnosticada há mais de 1 ano e felizmente tem-se aguentado há já muito mais tempo do que o prognóstico que o vet lhe deu!
Tente "falar" com ela, é uma pessoa extremamente simpática e pode sempre ajudá-la e apoiá-la
:wink:
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

quarta fev 29, 2012 10:53 am

Tive um cão com Cushing e não me lembro de nenhum teste especial, mas isso não quer dizer que o não haja.

Quando se descobriu o Cushing foi através de uma ecografia, na qual se viu uma supra-renal aumentada. A ecografia foi pedida directamente por mim a um veterinário, depois de os sintomas físicos que o cão apresentava terem sido sistematicamente desprezados pelo médico que o tratava.

A sua vet não lhe explicou em que consiste o teste que vai fazer à cadela?
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
Beaucie
Membro Júnior
Registado: quinta fev 23, 2012 7:41 pm

quarta fev 29, 2012 11:08 am

Bom dia..não tenho a certeza mas deve ser para tirar uma amostra de sangue, depois uma dose pequena de Dexamethasone e passado umas horas fazer novo teste ao sangue (aos 4 h e as 8 h depois da injecção) Este teste tem volta de 90 % certeza se o cão tem Cushing ou não. Mas penso que há mais testes.

Espero que tudo corre bem com a sua menina!
Minuxa
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm

quarta fev 29, 2012 11:08 am

Tal como já disse a Anioska, a 3msq é a pessoa indicada para conversar sobre o assunto. A Daisy já está diagnosticada há muito tempo e felizmente está a superar o tempo de vida previsto pelo médico veterinário!
A Daisy é uma cocker que continua a fazer a sua vidinha e a agarrar a vida com unhas e dentes, e sem dúvida que é os excelentes donos que têm contribuem para isso!
Pode ser que a 3msq venha aqui falar sobre o assunto!
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
Floripes2
Membro Veterano

quarta fev 29, 2012 11:12 am

O meu cão aguentou-se quatro anos depois de diagnosticada a doença, aos nove, mas havia mais de um ano que mostrava sintomas.
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
TIRI
Membro
Localização: Nikita (Podenga) e Fofa (Caniche) * Lulu, Solita, Sissi e Mimi (gatas)

quarta fev 29, 2012 11:14 am

Floripes2 Escreveu:Tive um cão com Cushing e não me lembro de nenhum teste especial, mas isso não quer dizer que o não haja.

Quando se descobriu o Cushing foi através de uma ecografia, na qual se viu uma supra-renal aumentada. A ecografia foi pedida directamente por mim a um veterinário, depois de os sintomas físicos que o cão apresentava terem sido sistematicamente desprezados pelo médico que o tratava.

A minha "desconfiança" é mesmo esta.

Ao que eu sei, e atenção que sei muito pouco só pelo que pesquisei na net, pelo menos as glandulas teriam que ter alterações e segundo a eco que ele fez ontem não apresentava nenhuma alteração.

E
TIRI
Membro

quarta fev 29, 2012 11:16 am

Floripes2 Escreveu:Tive um cão com Cushing e não me lembro de nenhum teste especial, mas isso não quer dizer que o não haja.

E já agora quais eram os sintomas físicos que o seu caozinho apresentava?
A minha a vet diz que tem a barriga um pouco dilatada e o pêlo muito fino, mas sinceramente não acho nada.
Minuxa
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm

quarta fev 29, 2012 11:23 am

Aqui fica alguma informação básica sobre a doença:
http://www.hvp.pt/2010/01/27/sindrome-d ... orticismo/
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
Floripes2
Membro Veterano

quarta fev 29, 2012 11:29 am

TIRI Escreveu:

E já agora quais eram os sintomas físicos que o seu caozinho apresentava?
A minha a vet diz que tem a barriga um pouco dilatada e o pêlo muito fino, mas sinceramente não acho nada.
A barriga dilatada era o mais evidente, a certa altura quase lhe dificultava o andar. Cheguei a temer que tivesse algum tumor nos intestinos. Também tinha um apetite insaciável, mas como não sabia do Cushing, não dei a devida importância a isso, apenas o controlava nas saídas, para não ir direitinho ao lixo. Como comia muito, também bebia muito.

Perdia muito pêlo e fazia peladas, redondas e lisas, fazia longos xixis e por vezes a urina saía-lhe muito escura. Houve mesmo uma vez em que o levei a correr ao vet porque lhe vi uma urina castanha.

De momento não me recordo de mais, tudo se passou há mais de dez anos e o meu cão morreu há quatro.

Todos estes sinais foram desprezados por esse vet a que o levava, por isso acho que a sua é uma profissional muito atenta, o que nos dias que correm é de valorizar. Confie nela.
<p>&nbsp;</p>
TIRI
Membro

quarta fev 29, 2012 11:30 am

Obrigada Minuxa.
Por acaso já tinha consultado esse artigo :oops:
Mas no fundo estou com um palpite que ela não vai ter essa doença.
Pelo menos a nível de sinais físicos não me cheira.E como ela tem as supra renais sem alterações ainda mais convencida fico.
Mas vamos ver com este teste se se confirma ou não.
Torcem pela minha Ni, pela minha velhinha boa :)
Floripes2
Membro Veterano

quarta fev 29, 2012 11:35 am

Torcendo ficamos cá por casa! :)
<p>&nbsp;</p>
TIRI
Membro

quarta fev 29, 2012 12:01 pm

Floripes2 Escreveu:Torcendo ficamos cá por casa! :)
Obrigada a todos pela força :D
Quando houver novidades venho cá contar.
Argguida
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 12:18 pm

quarta fev 29, 2012 12:10 pm

Tive uma cadelinha com esta doença, era a minha Joaninha. :cry:

Descobriu-se que ela tinha cushing por mero acaso em que uma vez foi ao vet e a pegarem nela ao colo descobriram que tinha o fígado um pouco aumentado.

A partir daí foi uma peregrinação em idas para o vet na altura e, a cada semana que passava, faziam um diagnóstico diferente. :cry:

Cansada de tudo isto, falei com os meus Pais (a Joaninha estava com eles apesar de ser minha) e viémos ao vet dos meus canitos munidos dos exames todos que ela tinha feito até aí.

Este viu-os e, só de olhar para a Joaninha (posição das patitas e barriguinha abaulada) disse que desconfiava que ela tinha cushing aconselhando-nos a falar com o vet dela e pedirmos os exames.

Obviamente que já não saímos dali sem marcarmos os exames da Joaninha e sim, é como a sua vet está a fazer. A Joaninha para fazer estes exames teve de ir para a clínica um dia de manhã em jejum, fazer análises, depois foi-lhe injectado um produto e passado x tempo (não me recordo) teve de tirar sangue novamente.

De referir que ao contrário do habitual a única coisa que notámos nela era que bebia muito mais àgua do que anteriormente assim como tinha um apetite voraz. Notávamos realmente que tinha a barriguita abaulada mas, como era gorducha atribuímos a isso mesmo. Nunca teve falhas de pêlo nem notámos alteração na consistência do mesmo.

O prognóstico da Joaninha era de cerca de mais 6 meses e durou quase mais dois anitos.

Foi complicado, bastantes idas ao vet para medir os valores, ajustes na dosagem da medicação mas, a Joaninha teve extrema qualidade de vida até cerca de um mês antes de partir.

Tenho um tópico aberto num outro fórum sobre a Joaninha e, se quiser, posso enviar-lhe o link.

As melhoras da Ni e vai ver que, a confirmar-se o diagnóstico, ela vai ser uma lutadora como o foi a minha doce Joaninha. Ela também tinha 13 anitos quando lhe foi diagnosticada a doença.
tiabela
Membro Veterano
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm

quarta fev 29, 2012 12:33 pm

Beaucie Escreveu:Bom dia..não tenho a certeza mas deve ser para tirar uma amostra de sangue, depois uma dose pequena de Dexamethasone e passado umas horas fazer novo teste ao sangue (aos 4 h e as 8 h depois da injecção) Este teste tem volta de 90 % certeza se o cão tem Cushing ou não. Mas penso que há mais testes.

Espero que tudo corre bem com a sua menina!
Exactamente, a semana passada a minha cadela fez essa análise, mas como moro perto do vet que a fez, fui lá das 3 vezes. Felizmente deu negativo
Responder

Voltar para “Cães”