E se a raça American Pit Bull terrier desaparecesse?!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

domingo mar 04, 2012 8:40 am

A partir do momento em que os pits passaram a ser usados por marginais como arma viva, o seu destino estava traçado.

Quando se consegue isolar uma comunidade e responsabilizá-la por todos os males, acaba por ser fácil tentar extingui-la ou marginalizá-la (veja-se o caso dos judeus e o nazismo...).

As pessoas gostam destas soluções fáceis.

Não é nada com elas e é tão fácil de ignorar (veja-se as entrevistas com funcionários públicos do III reich, que sabiam, mas preferiram não saber, dos campos de extermínio, das experiências "científicas", etc.).
Mais recentemnete a ONU resolveu ignorar o Burundi (mais um exemplo de responsabilização de uma comunidade) a juntar ao caso dos curdos, etc.

Não sei se veêm como tudo está ligado.
O "breedism" é apenas mais uma forma de racismo, aplicada aos cães.

Do meu ponto de vista, é preciso combater estas respostas de taberna aos problemas sociais, como a marginalidade, a violência gratuita, o abuso de animais e pessoas.

Ainda por cima quando a solução é falaciosa - os marginais mudam de raça, ou escondem-na na cave, os males (que se vão manter) mudam dos pits para akitas ou cane corsos.

Nada do que é simples, vale a pena.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Tumbleweed
Membro Veterano
Mensagens: 670
Registado: quarta jul 20, 2011 2:34 am

domingo mar 04, 2012 12:57 pm

JoanaGoncalves Escreveu:
Tumbleweed, eu compreendi o que disse, mas para mim, não existem estalões so de trabalho...
Ja agora fiquei curiosa para ler mais do que me esta a falar Tumbleweed, pode dar-me os links onde existem as distinções dessas tais linhas de trabalho?

Obrigada
Eu falei nos JRT, porque como foi "recente", lembro-me bem das confusões, e tenho amigos nas 3 (?) raças.

O standard do JRTC

http://jrtcgb.webs.com/breedstandard.htm

E o standard do PRTC

http://www.parsonrussellterrierclub.co.uk/breed.html

São ambos estalões de trabalho, mas o primeiro foca-se muito mais na funcionalidade do cão, e o segundo é feito para o Kennel Club. Se os comparar ao do "primo" SFT, percebe o que eu quero dizer com "estalão de trabalho".
O estalão do Jack Russell Australiano nem vale a pena pôr aqui, porque é pura e simplesmente feito para a FCI aceitar e os Ingleses não terem um fanico.

Ser um estalão de trabalho não implica que os cães não tenham tipicidade nenhuma. Mas o importante é descrever as características do cão aplicadas à função, não são estalões que se foquem tanto na tipicidade e conformação.

O estalão do Daschshund (que eu sei que a Joana tem), é um estalão de trabalho. Os clubes de Teckel usam-no para fazer provas de conformação. Mas ninguém que crie Teckels está interessado no Daschshund. Um Teckel prova-se no campo, a conformação apenas serve como um guia geral para os criadores saberem que ainda têm o "tipo".

E como estes há muitos. Os cães da ISDS (que têm registo automático nos clubes de canicultura, apesar de o contrário não acontecer). A ISDS não tem sequer estalão.

Mas todos estes cães são ainda importantes para quem os quer para uma determinada função.

Eu li o estalão do APBT na página da qual a Joana pôs o link. Tem várias "incorrecções" do meu ponto de vista, mas define o cão num modo suficientemente aberto ao nível de características particulares, e foca-se muito na "construção" que lhe permite desempenhar uma determinada função.

Mas ao contrário dos Jack Russell, dos Teckel, dos cães pastores, e de tantos outros, a função do APTB já não existe.
TheOnlyOne
Membro Veterano
Mensagens: 362
Registado: segunda fev 27, 2012 11:40 am

domingo mar 04, 2012 1:00 pm

JoanaGoncalves Escreveu:Peço imensas desculpas pelo que vou dizer, não me levem a mal, mas acho que não se deve falar do que não se domina...

Os American Pit Bull Terrier, são uma raça sim nobrissima, com um numero muito grande de linhagens e utilidades e por isso impossível de existir um estalão uniforme e único como em todas as outras, considero sinceramente o mundo do VERDADEIRO APBT um mundo diferente, impossivel julgar pelos mesmos parametros de outras raças. Infelizmente a maior parte dos cães que por aí existem a que se chama Pit Bull, muitos deles estão longissimo de o ser, mas infelizmente tudo que aparece com aquele aspecto tipo bull é logo um "Pit"... Claro que depois ha as criadeirices que se ja não faltam nas raças normais, então numa que não tem o mínimo de controle é a festa... Infelizmente a sua função mais comum no seu passado, fizeram com que pessoas menos escrupulosas dessem cabo da reputação destes maravilhosos cães...
Volto a realçar, não é um raça que se possa aprender o basico num site curriqueiro de raças... Porque não é nem nunca vai ser como todas as outras...

Dêm uma vista de olhos aqui, onde deve ser o ponto de partida para quem quer realmente aprender algo sobre os mesmos... http://www.adbadog.com

Volto so a dizer, que não estou a passar atestados a ninguem, nem a exibir-me, nem nada parecido, mas ultimamente tenho estudado e aprendido muito sobre estes cães e cheguei a triste conclusão que se sabe MUITO POUCO MESMO sobre eles(e contra mim falo que estava exactamente nesta situação)... ;)
O que pus a bold é exactamente o que eu disse Joana, se não tens um estalão definido, não é possível definir uma raça... É apenas esta a questão.
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Mensagens: 3111
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

domingo mar 04, 2012 3:04 pm

Obrigada pelas informações que me facultou, gosto sempre de aprender mais sobre rças, mesmo que estas não sejam as minhas, porque sou uma fã de canicultura em geral e não só e apenas da raça que crio... ;)


Sobre isto:
Tumbleweed Escreveu: Ser um estalão de trabalho não implica que os cães não tenham tipicidade nenhuma. Mas o importante é descrever as características do cão aplicadas à função, não são estalões que se foquem tanto na tipicidade e conformação.

O estalão do Daschshund (que eu sei que a Joana tem), é um estalão de trabalho. Os clubes de Teckel usam-no para fazer provas de conformação. Mas ninguém que crie Teckels está interessado no Daschshund. Um Teckel prova-se no campo, a conformação apenas serve como um guia geral para os criadores saberem que ainda têm o "tipo".
Não concordo consigo, o mundo do Teckel, é um mundo que conheço muito bem e que vou conhecendo cada vez mais todos os dias que passam, graças a deus não so a nivel nacional, e posso garantir-lhe que infelizmente a maior parte dos criadores actuais estão como ja em varias raças aconteceu, a descurar-se da parte de trabalho(isto ja falando a nivel nacional, porque la fora principalmente nos países nórdicos a realidade ja é bem diferente)... E também não concordo consigo acerca do estalão ser de trabalho, porque não o é exclusivamente... E depois, saltando fora do tema estalão, é ver as diferenças abismais entre os cães criados em países que se dá importância ao trabalho dos que não se dá... ;)
Tumbleweed Escreveu: Eu li o estalão do APBT na página da qual a Joana pôs o link. Tem várias "incorrecções" do meu ponto de vista, mas define o cão num modo suficientemente aberto ao nível de características particulares, e foca-se muito na "construção" que lhe permite desempenhar uma determinada função.

Mas ao contrário dos Jack Russell, dos Teckel, dos cães pastores, e de tantos outros, a função do APTB já não existe.
Dei o link que dei como ponto de partida e porque é a unica instituição que tem a árvore genealógica destes cães de uma forma correcta(ou não, ainda estou a aprender)... MAs la esta, é mesmo um mundo enorme de linhagens e de funcionalidades que ainda estou a aprender... ;)


O mal, é que os APBT, sempre tiveram varias funções, a principal ja não existe(ou pelo menos é isso que se dá a entender), mas ficaram todas as outras e tal como em outras raças que não têm nada a ver com esta, foram adaptados a desportos e algumas outras coisas onde se aproveitam todas as qualidades destes fantásticos cães...

Continuo a dizer que é uma realidade diferente, da Canicultura do FCI, com muitas nuances a nivel de funcionalidade e a nivel de morfologia...
Julgar algo que não se domina a meu ver é complicado... E acreditem que eu mesma estou LONGE de saber totalmente do que estou a tentar defender... ;)

O APBT, é um animal tão nobre como outro qualquer e tem que ser respeitado como outro qualquer. Acho absurdo as atitudes e as coisas que se dizem sem conhecimento de causa. E claro não misturem criadeirices e os frutos das mesmas com o que estou a falar, porque a diferença é muito grande... ;)
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo mar 04, 2012 3:14 pm

Tumbleweed Escreveu:
aisd Escreveu:O pit não vai ser uma raça porque não convêm.
A 1ªfoto que colocou é foto de um american bully, uma dessas novas raças tipo labradoodle, que cabe no conceito genérico de pit bull, mas não é um APBT.

Quanto à aparência dos APBT:
"Appearance

The American Pit Bull diverges in appearance from the Staffordshire Bull Terrier, having fewer bulldog traits in the face and body. The American Pit Bull is medium sized, having a short coat and smooth well-defined muscle structure, but should never appear bulky or muscle-bound. Its eyes are round to almond shaped, and its ears are small to medium in length and can be natural or cropped. The tail is slightly thick and tapers to a point. The coat is glossy, smooth, short, and slightly stiff and can be any color except merle.[1] The breed ranges from a height of about 17 to 22 in (43 to 56 cm) at shoulders, and weighs between 30 and 78 lb (14 and 35 kg).[2]"

Há aqui algum defeito na definação do estalão ?

Embora toda a gente fale de pitbulls em geral (que é um tipo de cão envolvendo várias raças e seus cruzamentos) na realidade falamos e só de APBT, quando se trata de legalizar.

Quando os governos se mostram determinados a eliminar,falam dos APBT, não do amstaff, starfordshire e outros que também são pits no conceito geral de pitbull.
O único defeito no "estalão" que eu consigo ver, é não ser um estalão.

Se querem que o APBT seja uma raça, têm de a homogeneizar. E isso já foi feito, é o AST.
Precisamente.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Tumbleweed
Membro Veterano
Mensagens: 670
Registado: quarta jul 20, 2011 2:34 am

domingo mar 04, 2012 6:44 pm

Eu li o estalão do Daschund com cuidado, e até as faltas desqualificativas são todas relacionadas com o cão ser capaz para desempenhar a função, excepto a cor (que no fundo também o é). Acho é que são demasiado permissivos com a falta de dentes.

Não encontro absolutamente nada no estalão que não seja justificado pela função que o cão desempenha. É um excelente caso de form follows function.

O APBT concerteza que é um excelente cão para desempenhar as mais variadas funções, como tantos outros. Mas a função na qual é um cão de excelência já não existe.

O AST foi na direcção dos clubes de canicultura, e como raça, vai sobreviver.

O caso do APBT desaparecer é como eu queixar-me que os SMAS acabaram com os aguadeiros, ou as ZARA acabaram com as cerzideiras. É muito difícil para uma raça com funções tão especificas (e tão mal vistas hoje em dia), continuar a existir nos mesmos moldes que existia há 100 anos.
teresa1978
Membro Veterano
Mensagens: 629
Registado: quarta nov 25, 2009 3:34 pm
Localização: Muitos!

domingo mar 04, 2012 6:50 pm

Meus senhores (e senhoras, obviamente), Parabéns pelo excelente nível da conversa e pela informação que daí adveio.

São estes tópicos que me fazem sempre regressar à Arca!
luistvr
Membro
Mensagens: 54
Registado: sábado jun 12, 2010 1:27 pm
Localização: cães e peixinhos

domingo mar 04, 2012 6:54 pm

Sim de facto, um tópico muito bom que me da prazer de ler e aprender com pros e contras, dos poucos que me apeteceu participar numa discussão saudável parabens :)
sasquatch
Membro Veterano
Mensagens: 2151
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

domingo mar 04, 2012 6:54 pm

Percebo perfeitamente a compreensível indignação dos donos "civilizados" de pit's.
Afinal se escolheram ter um animal com um determinado conjunto de características é porque apreciam esse perfil. É o que nos leva a escolher esta e não aquela raça. O nosso cão é sempre o melhor.

Mas isso não pode impedir de ver o panorama todo. A lei faz-se para a maioria e uma andorinha não faz a primavera. Eu pessoalmente já vi e já presenciei uma quantidade de situações desagradáveis de risco mesmo para animais e pessoas envolvendo pit's. A última foi um ataque de um macho a uma fêmea rafeira de porte grande que implicou danos em pessoas e por pouco nao matava a cadela.
E o cão estava à trela. Estava e deixou de estar. Outro cão podia ter feito o mesmo mas garanto que nunca vi um macho reagir assim a uma fêmea sem provocação. E não sei como poderiam ser os danos...

Tenho animais há muito tempo e digo na boa: nunca vi cães tão intolerantes a outros cães. Há quem os tenha tolerantes? Óptimo. Mas isso não é a maioria.

Adoptar a outras funcionalidades: muito bem, mas para quê se há já raças que o fazem com provas dadas há muito tempo?
Ou seja: nestas coisas vai-se ver sempre se os prós excedem ou não os contras.

Tenho amigos em forças de segurança que usam uma quantidade de raças inesperadas. Nunca me constou que usem pit's.

Desculpem lá mas realmente para mim devia-se investir tempo e recursos em animais que dizem algo ao património nacional, relacionados com a cultura local e ainda por cima com mais direito a destaque que raças importadas que por serem da moda ocultam as nossas.
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

domingo mar 04, 2012 8:05 pm

No meu caso, como já disse, acho que o caso do pit bull transcende claramente o mundo da canicultura - é um caso cultural (aceita-se marginalização por raça ou não).

Mas, de qualquer forma, volto a insistir num ponto - qual é o problema da função original se ter extinto ?
Sinceramente, a maioria das raças actualmente existentes não servem a sua função original.

Cães pastores, boeiros, etc., deixaram de ser usados nos tempos de hoje (para nosso mal e de todos os animais envolvidos).

E cães como o fila brasileiro, o bloodhound, etc. que origináriamente serviam para perseguir escravos fugidos, vai-se extingui-los ?

Sinceramente, que grande treta...

O AST não é físicamente, nem em temperamento semelhante ao APBT.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
PauloSantos1
Membro Veterano
Mensagens: 768
Registado: quarta fev 08, 2012 8:09 pm

domingo mar 04, 2012 8:20 pm

aisd Escreveu: O AST não é físicamente, nem em temperamento semelhante ao APBT.
De facto, fisicamente não são parecidos, até porque, cada APBT é igual a si próprio e a mais nenhum outro.

No entanto e tendo em conta os profundos conhecimentos que a aisd demonstra ter sobre estes, gostaria que me explicasse relativamente ao temperamento, qual é mesmo a diferença entre ambos.
<strong>Paulo Santos</strong>
sasquatch
Membro Veterano
Mensagens: 2151
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

domingo mar 04, 2012 8:53 pm

Se for ver bem, as raças que tinham fins muito específicos actualmente tem contingentes reduzidos.
Das que apontou o Bloddhund por diversas razões não é uma raça muito popular nem numerosa mesmo nos EUA. O fila faz parte da lista de PP's e a sua funcionalidade anterior fez dele um animal complicado e olhe que eu conheço quem os tenha. Mesmo no Brasil não é qualquer um que lida com filas.
As raças que se adaptam a companhia geralmente resultam. As outras, tendem a desaparecer.
Há outras mais adequadas ou que por alguma razão entram na moda. É quanto basta para haver mais criadores, mais compradores. Se a isso se somar temperamentos complicados...
Tumbleweed
Membro Veterano
Mensagens: 670
Registado: quarta jul 20, 2011 2:34 am

domingo mar 04, 2012 9:18 pm

AST88 Escreveu:Ola sasquatch,

Quanto às raças nacionais que deviam merecer mais destaque, tem a sua opinião e eu respeito-a.

É normal esses seus amigos das forças de segurança não terem APBT...afinal o APBT não é um cão para parar Homens, alias, eles têm um carinho especial pelo Ser Humano.

Como disse, quem escolhe um APBT sabe (ou devia de saber) que são cães intolerantes a outros animais...está escrito em livros bem antigos que não se pode soltar um APBT no meio de outros animais!

Outras funcionalidades?? A caça aos porcos...com um APBT é outro nível!

A pergunta de PauloSantos1 não foi para mim mas eu gostava de responder. O AST foi selecionado para ser um cão de expos, foi selecionado a partir de cães de lutas (APBT) que apresentavam características físicas semelhantes e apreciadas...estes foram cruzados até obterem um cão mais tolerante a outros animais mas mantendo as características físicas desejadas...descorando o famoso "game", a tenacidade e a persistência.
Ao contrario, o APBT continuou a ser selecionado no poço, mantendo essas características...
Caçar porcos com APBT deve ser engraçado, mas se já alguma vez caçou javalis, deve saber que não se leva só um cão.

Com um Slovensky Kopov (por exemplo) tenho um cão que segue o rasto, caça o javali, e se dá bem com o resto da matilha. Para que é que eu quero um APBT?
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

domingo mar 04, 2012 9:21 pm

Não estou a dizer que são cães para qualquer um - eu acho que a detenção de certas raças implica certas condições (testes de obediência, testes de sociabilização, condições de contenção, etc., a discutir em sede própria).
O que é diferente de pura e simplesmente proibir.

Segundo me dizem (eu, realmente, não sei em primeira mão) o AST não tem a persistência no objectivo do APBT.
De vista - só vi em exposições, o AST - o APBT é mais elegante, mais limpo de carnes, mais alto (ou parece...).
Os AST estão mais próximos dos originais do sec.XIX mas, a mim, parecem-me atarracados (talvez estejam gordos, estes cães precisam de muito, mas muito exercício).

Eu não queria, para mim, um destes cães, mas outra questão de princípio diz respeito à liberdade de escolha.
As pessoas devem ter direito a terem o animal que desejam, mediante cumprimento de regras que salvaguardem a segurança dos outros.

A proibição pura apenas arrasta à injustiça e prova a incapacidade das forças da lei de fazerem cumprir as normas.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

domingo mar 04, 2012 9:21 pm

...repetida..estou com um rato nervoso.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Responder

Voltar para “Cães”