Ajuda com o Batuta!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
MartaMartins
Membro Júnior
Registado: domingo mar 04, 2012 11:05 am

domingo mar 04, 2012 11:33 am

Olá!

Tenho um cão de porte pequeno, o Batuta, que neste momento tem 1 ano e 3 meses. É um cão muito enérgico e com um feitio muito (demasiado) especial.

Venho aqui pedir-vos ajuda, já que, muitas vezes, venho visitar o forum (ainda que sem me ter registado).

O Batuta chora muito quando saímos de casa, seja 10minutos ou 8h para ir trabalhar! Já nos chegou aos ouvidos que pode passar a tarde toda a chorar e uivar!

E quando chegamos a casa, seja passados 10minutos ou as ditas 8h, está todo excitado e só chia como se não nos visse há que tempos! Já aprendemos a não fazer-lhe festinhas ou atenção nessa altura e só mesmo quando ele se acalma, mas o comportamento não tem tido melhoras.

Em casa, também não podemos ter uma porta fechada entre ele e nós, que ele desata a tentar abrir a porta e a chiar :(

Nalguns dias em que saímos durante mais tempo, deixamos o Batuta em casa dos meus sogros e descobrimos que ele lá não é nada assim! Não chora por estar sozinha, não chia, nada! Mas se nós estivermos lá, noutra divisão qualquer, ele não pára de chorar e chiar para que vamos para ao pé dele.

Ou seja, o mal é nosso... lol

Como podemos fazer para que ele deixe de chorar tanto e de ficar tão ansioso por estarmos longe dele, ainda que sejam poucos minutos ou poucos metros?

Mais um problema...

O Batuta desde pequeno que lida com outros cães. Os cães (e gato!) que conhece desde os 3 ou4 meses de idade não são problema para ele, lida bem com eles todos, mas todos os cães novos com que ele lida são um dilema para nós!

Nós queremos passeá-lo no Parque em Coimbra, mas até evitamos porque é uma vergonha! :( Ele vê um cão que não conhece, desata a puxar a trela com muita força, a ladrar e rosnar ruidosamente e, se nos chegamos ao pé do outro cão para ele ao menos cheirá-lo, o Batuta quer logo atacar, seja cão ou cadela, seja de grande ou de pequeno porte!

Sei que não devia, mas eu não consigo deixar de me sentir nervosa ou com medo que a trela se parta e ele ataque e magoe o outro cão ou saia da luta magoado, porque ele mete-se com cães com o triplo do tamanho dele!

Alguém me pode dar umas dicas sobre como deixar que ele seja tão agressivo?

Muito obrigada!
roquesoares
Membro
Registado: sábado jun 19, 2004 9:58 pm

domingo mar 04, 2012 12:04 pm

Boas!!
Não há milagres!!! Deixam as coisas avançarem e depois querem receitas na net para facilitar a vida, mas mesmo assim deixo algumas considerações pessoais (o mais certo é que não resultem).
O cão devia ter sido socializado logo desde cedo, mas como não foi a melhor solução será ir com alguns amigos seus com caes para um local seguro e desconhecido e solta-los mas com trelapara poderem separar alguma rixa sem se magoarem. Outra solução passará por pedir a alguem do parque para o ajudar passeando consigo lado a lado ou então obrigando o seu cão a acalmar-se ao pé do cão desconhecido.
Isto são apenas algumas ideias, mas o correcto é recorrer a um porfissional ou alguém que tenha experiencia (muita) para o ajudar a fazer o real diagnostico do problema e delinear estratégias para solucionar o problema detectado.
Segundo a sua descição o seu cão tsambém precisa muito de passear e é nesse passeio (que devia ter acontecido sempre)que a maioria do treino, socialização, repreenção, etc, se faz.

Até à proxima!!!!
Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

domingo mar 04, 2012 12:24 pm

concordo em absoluto com acima exposto.

queria so acrescentar que:

O cão é um animal social.
Cão e solidão rimam mas não combinam.

Oito horas é um periodo demasiado longo para um animal jovem e não socializado, passar sozinho dentro de casa.

Ele manifesta sempre os mesmos comportamentos quer sejam horas ou minutos, porque antecipa um periodo extenso de solidao. Criou ansiedade de separaçao.

A questão dos passeios... coloque-lhe uma semi estranguladora de couro ou nylon e leve-o para a rua... com o tempo ele vai deixar de puxar. Isso é o mais facil de resolver.

A ansiedade de separaçao pode... pode ter soluçao com uma crate em casa.

Não tenho noçao do porte dele, mas se for um cão medio a pequeno pode funcionar.

Metam-no lá pequenos periodos de tempo, depois soltem-no, repitam no dia seguinte, mais tempo... voltar a soltar.

melhor que uma crate tradicional poderia ser uma crate tipo parque de bebé mas metálica... pesquisem na net.

Sem chance de colocar uma? usem a varanda ( ou outro espaço ), mas sempre de onde veja os donos.

também uma cancela de bebé numa porta e ele do outro lado da divisao.... importa ser uma barreira fisica!!!

Ele vai eventualmente assumir a separaçao como uma coisa natural, deixar de ganir ou latir. Eventualmente...

Cão não é gato, cão não lida bem com a solidão.

Cão não foi feito para ficar tanto tempo fechado sozinho.

Não assim! ;)

Boa sorte.
An ye harm none, do what ye will
RottZeus
Membro Veterano
Registado: sexta jan 13, 2012 11:20 am
Átila [Sem Raça Definida]
Picolina [Pequinês]

domingo mar 04, 2012 12:26 pm

Todos esses problemas se resumem a falta de passeios e falta de sociabilização...

Devem tentar sociabilizar o cão com o máximo de cães possível durante o passeio... Distraiam o cão sempre que ele se quiser atirar a outros cães.

Levem um pouco de ração para ajudar a distraí-lo e recompensá-lo sempre que ele não ligar a outro cão... No youtube pode ver vários vídeos de como se faz, basta pesquisar pelos vídeos da Victoria Stilwell, ou do César Millan.

Se o cão tem energia acumulada, é normal que esteja nesse estado de excitação durante um dia inteiro. Se derem longos passeios com ele, e o libertarem numa área onde ele possa correr à vontade, vão notar diferença passado pouco tempo, pois o cão estará muito mais tranquilo em casa, a relaxar, enquanto estão fora.

Espero ter ajudado ;)
MartaMartins
Membro Júnior

domingo mar 04, 2012 7:05 pm

De manhã passeamo-lo cerca de 25minutos a meia hora antes de irmos trabalhar. À tarde, se estivermos em casa, passeios de 10/15minutos e um bocadinho no jardim à porta do prédio. Infelizmente, não conseguimos passar menos tempo de casa porque ambos temos de trabalhar... Deixamos brinquedos para que ele se distraia ao máximo, mas sabemos que não é o ideal... Daí que andemos à procura de uma casa com espaço exterior para ele.

No que toca à socialização, ele sempre lidou com cães desde pequeno, pois há cães no prédio e à volta, tanto que com esses dá-se bem. Nunca julgámos foi que ele reagisse de outra forma aos outros cães que ele vê fora daqui.

Vamos experimentar com a varanda que tem porta de vidro, 5 minutos no primeiro dia e ir aumentando.

Mas já agora, porque é que ele só faz isso connosco e, por exemplo, não o faz com os meus sogros quando lá está em casa? Fazem alguma ideia?

Vamos também tentar passeá-lo mais tempo. Em casa, costumamos brincar com ele e dar-lhe mimo, se calhar demais...

Obrigada pelas respostas. Vamos trabalhar no sentido de o cachorro ser mais feliz.
RottZeus
Membro Veterano
Registado: sexta jan 13, 2012 11:20 am
Átila [Sem Raça Definida]
Picolina [Pequinês]

domingo mar 04, 2012 7:26 pm

Só o faz com vocês porque são vocês o motivo de tanta felicidade. É com vocês que eles passam mais tempo, são vocês quem os alimenta, etc...

A restante família são apenas visitantes ;)

Quanto aos passeios, se puderem ser mais longos, ou andar mais, era óptimo, digo eu. ;)
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo mar 04, 2012 7:37 pm

Sociabilização é para ser feita com cães estranhos e pessoas estranhas.
Um escola de treino pode ajudar e, no seu caso, acho o mais aconselhável.
Aí estará em ambiente protegido, com profissionais e pode ir sociabilizando o seu cão sem medos.

O conselho da crate não me parece bom.
Pôr o animal preso não me parece cura para a ansiedade da separação.
O conselho de não ligar ao bicho quando entra ou sai, é bom.

Mas precisa de o passear e dar vazão à energia acumulada.
Tente dar um passeio grande antes de sair ou brincar com ele (pex., ir buscar a bola, puxar uma corda, etc) até o ver cansado.
Também pode deixar um osso grande (atenção - cru) que ele não consiga estilhaçar, que o vai entreter horas.

A maior parte do tempo que um cão está sózinho, ele dorme.
Acho que vai tudo correr melhor se lhe der bastante exercício e se tiver umas poucas aulas de sociabilização.

Também há quem deixe um rádio ligado baixinho, dando assim a ilusão de haverem pessoas em casa.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

domingo mar 04, 2012 7:37 pm

Eu diria que ele sente mais autoridade por parte dos seus sogros. Se calhar ligam-lhe menos, fazem menos estardalhaço com ele e ele reconhece isso como liderança.
MartaMartins
Membro Júnior

domingo mar 04, 2012 7:50 pm

O Batuta foi atacado com 6/7 meses por um cão residente no prédio ao lado, por lhe ladrar simplesmente (o Batuta já conhecia esse cão, daí não o querer atacar como faz com os novos).

A partir daí tem tido receio desse cão e não se chega a ele, mas isso não se aplica aos outros, como disse anteriormente. Esse ataque terá vindo influenciar ainda mais essa agressividade?

Estamos também a pensar esterilizá-lo pois existem cadelas vadias na zona. A castração irá acalmá-lo?

No que toca aos momentos em que vai ficar sozinho, nós vamos tentar então ignorá-lo (ainda que ele perceba os sinais) e tentamos trocar-lhe as voltas, ao tentar fazer a rotina de sair de casa (calçar, vestir casaco, buscar chaves...) de maneira diferente, de vez em quando.

E porque razão ele não ataca estes cães mesmo em adulto e vai atacar os novos? É porque os conhece, é porque a hierarquia já está estabelecida? Não encontramos nenhum facto além do ataque para ele ter passado a ser tão agressivo e nós estamos com a ideia de que já antes do ataque ele começava a ser agressivo com cães novos.

Já agora, em nos deparando com essa situação de novo conhecimento, então o ideal será levar comida que goste para lhe dar quando estiver calmo e um brinquedo para o distrair?
KavakoSilva
Membro Veterano
Registado: quinta fev 17, 2011 10:02 am

domingo mar 04, 2012 8:01 pm

MartaMartins Escreveu:De manhã passeamo-lo cerca de 25minutos a meia hora antes de irmos trabalhar.
Olá!

Sugiro aumentar o passeio da manhã para pelo menos 40 minutos (se possível uma hora), sempre a andar em passo rápido, de forma a ele ficar mesmo cansado e ter vontade de descansar quando chegar a casa. Leve água e uma tacinha para lhe dar durante o caminho.

Se tem receio que a trela se parta pode usar duas trelas, iguais, ao mesmo tempo: se uma se partir, está lá a outra para segurar.

As melhores trelas são as de nylon, e se forem trançadas são quase impossíveis de partir.

Cumprimentos!
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

domingo mar 04, 2012 8:27 pm

Experimentem também, nos períodos do dia em que estiverem em casa, sair por momentos, aumentando depois o tempo de saída, até ele começar a perceber que os donos saem, mas voltam. Fazendo assim, não é o mesmo que saírem de manhã e voltarem à noite, que é um período muito longo para o cão interiorizar que os donos voltam sempre.

A questão de ele estar mais ligado a vocês do que a outras pessoas da família também pesa nesses comportamentos, sobretudo se por hábito dão muita importância ao que de indesejável ele faz. Por exemplo: se tentam controlá-lo puxando-lhe a trela e gritando com ele para ficar quieto e se calar, estão a estimular-lhe a agressividade para com os cães desconhecidos. O que devem fazer, nessas ocasiões, é pararem (fora do alcance do outro cão, claro) e mandarem-no sentar-se. Depois da ordem dada, se ele não obedecer e até parecer não vos ouvir, dêem-lhe um pequeno puxão com a trela, repetindo a ordem e forçando-o a sentar-se até que o outro cão passe. E só voltem a andar quando ele se acalmar.

Em casa, fiquem indiferentes às manifestações de alegria ao entrarem e só lhe liguem quando o virem calmo e tiverem pousado os sacos, despido casacos e se sentarem no sofá.

Tudo isto vai levar tempo, mas acabará por dar os seus frutos. A ideia da crate é que acho algo disparatada, é como se mandasse para a cama uma criança que andasse a tagarelar nas suas brincadeiras. A prisão não resolve nada, e ainda menos quando o animal sofre de ansiedade de separação.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

domingo mar 04, 2012 8:46 pm

É boa ideia esterilizá-lo e se falar com treinadores vai ver que muitos aconselham isso mesmo.
MartaMartins
Membro Júnior

domingo mar 04, 2012 9:08 pm

Nós usamos uma daquelas trelas de fio preto que esticam até 4 ou 5metros. Aconselham para este tipo de cão com este comportamento, ou as ditas de nylon que só têm um comprimento são realmente as melhores?
KavakoSilva
Membro Veterano
Registado: quinta fev 17, 2011 10:02 am

domingo mar 04, 2012 9:17 pm

Aconselho uma trela de nylon, não extensível, no máximo com 1,15m de comprimento.

As trelas extensíveis são pouco seguras, especialmente em cães destrambelhados.
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

domingo mar 04, 2012 9:34 pm

KavakoSilva Escreveu:Aconselho uma trela de nylon, não extensível, no máximo com 1,15m de comprimento.

As trelas extensíveis são pouco seguras, especialmente em cães destrambelhados.
Exacto. A trela extensível, e pior se for de cordão, é difícil de manejar quando o cão está em plena fúria para se atirar a outro. A roda que trava salta, o fio parte-se, e enquanto não se parte causa-nos abrasões se o cão a enrolar em nós ou se numa tentativa para o segurar lhe deitarmos a mão, etc.

Para esses casos, a melhor trela é mesmo a normal, como o KavacoSilva recomendou.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
Responder

Voltar para “Cães”