A minha gata não suporta a minha nova cadela
Moderador: mcerqueira
Colocada: Seg Mar 05, 2012 6:38 pm Assunto: A minha gata não suporta a minha nova cadela
Olá boa tarde
Eu tenho uma gatinha de 10 meses que tá comigo desde o primeiro mês. e ontem trouxe uma cadelinha de quase dois meses para casa. mas a minha gata está mesmo diferente.
Ela é super brincalhona e não brinca quase nao come.
Ela mal vê a cadela, começa a bufar e foge e fica mesmo assustada. tá mesmo mto abatida.
Gostava mesmo que as duas se dessem bem!
Será que eles se vao dar bem? quais as dicas que posso fazer? e será que a minha gata vai voltar a ser brincalhona como era a dois dias atrás?
obrigada
Olá boa tarde
Eu tenho uma gatinha de 10 meses que tá comigo desde o primeiro mês. e ontem trouxe uma cadelinha de quase dois meses para casa. mas a minha gata está mesmo diferente.
Ela mal vê a cadela, começa a bufar e foge e fica mesmo assustada. tá mesmo mto abatida.
Será que eles se vao dar bem? quais as dicas que posso fazer? e será que a minha gata vai voltar a ser brincalhona como era a dois dias atrás?
obrigada
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta nov 25, 2009 3:34 pm
Em primeiro lugar, tenha calma e paciência. Os gatos são muito diferentes dos cães, precisam de tempo para se adaptarem aos espaços e a outros animais (que é o caso). Tratando-se de dois animais jovens, há fortes probabilidades de se virem a dar bem futuramente. Mas tem que lhes dar tempo.Niechan Escreveu:Colocada: Seg Mar 05, 2012 6:38 pm Assunto: A minha gata não suporta a minha nova cadela
Olá boa tarde
obrigada
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta mai 10, 2007 11:04 am
Já comentei contigo o que sei por experiência
. Concerteza vai aparecer aqui alguém com mais voto na matéria para te dar um empurrãozito. Mas não entras em pânico porque é completamente normal a atitude da gatinha como já te expliquei.
Força
!

Força

There are no dangerous dogs until man "makes" them so.
Só posso acrescentar que não force nada. Deixe a gatinha bufar e o cachorro cirandar por aí. Vigie-os, apenas, para evitar alguma situação desagradável para algum deles, mas sem parecer estar a fazê-lo.
Nessa habituação, quanto menos se interferir, mais depressa eles se entenderão.
Nessa habituação, quanto menos se interferir, mais depressa eles se entenderão.
<p>Olá, eu sou a... Floripes.
</p>
<p> </p>
<p><strong>É muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabeça erguida.</strong> - "By" Sasquatch, acrescento de vírgulas meu.</p>

<p> </p>
<p><strong>É muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabeça erguida.</strong> - "By" Sasquatch, acrescento de vírgulas meu.</p>
A sua gata tem apenas 10 meses!
Habitua-se ao que tiver de se habituar, acredite! Agora está apenas super assustada. Não sabe o que é aquilo, não pode fugir, a ameaça está dentro do seu espaço.
Comece a associar a cadela a coisas boas (petiscos, festinhas).
Dê-lhes espaço para não stressar, os gatos podem adoecer de stress.
Acredite que vai-se habituar.
Os gatos adoram conforto e geralmente não resistem a dormir em cima dos cães! Preocupe-se sim em ensinara cadela a respeitar desde cedo a gata. Um cão tem um instinto de predador que pode ser perigoso se não for corrigido. Não deixe nunca a cadela assumir atitudes demasiado bruscas e de perseguição com a gata. Uma perseguição da parte de um cão a um gato é um jogo que pode acabar mal.
Habitua-se ao que tiver de se habituar, acredite! Agora está apenas super assustada. Não sabe o que é aquilo, não pode fugir, a ameaça está dentro do seu espaço.
Comece a associar a cadela a coisas boas (petiscos, festinhas).
Dê-lhes espaço para não stressar, os gatos podem adoecer de stress.
Acredite que vai-se habituar.

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
O que lhe posso dizer é que todos os meus bebés gatos, sem excepção, a primeira vez que se deparam com os cães, "explodem" no ar, bufam e fogem a correr.
Os meus cães, porque são adultos, não ligam nenhum. Passados uns dias, e sem eu fazer absolutamente nada, os bebés já estão a torturar os cães.
A minha sugestão é que corte as unhas à gata (se não tem experiência corte apenas as pontinhas de cada unha) e deixe que se entendam.
Os meus cães, porque são adultos, não ligam nenhum. Passados uns dias, e sem eu fazer absolutamente nada, os bebés já estão a torturar os cães.

A minha sugestão é que corte as unhas à gata (se não tem experiência corte apenas as pontinhas de cada unha) e deixe que se entendam.
Desde já agradeço imenso pelas vossas respostas e sugestões!
é que estou mesmo preocupada, estive agora com ela e dei lhe um bocado de pastinha malte que ela gosta e uma latinha da sheba para se alegrar (nao lhe dou com frequencia pq sei que nao faz mt bem.. mas acho que hoje devia dar)
Ela trepa tudo, está mesmo mto desconfiada :\ o pelo dela nota-se uma certa oleosidade que nao tinha, será do stress?
é que estou mesmo preocupada, estive agora com ela e dei lhe um bocado de pastinha malte que ela gosta e uma latinha da sheba para se alegrar (nao lhe dou com frequencia pq sei que nao faz mt bem.. mas acho que hoje devia dar)
Ela trepa tudo, está mesmo mto desconfiada :\ o pelo dela nota-se uma certa oleosidade que nao tinha, será do stress?
Desculpem demorar a responder, sou nova nestas coisas ^^' e não sabia como responder.
eu sei que ainda é muito recente, mas nao gosto mesmo nada de a ver assim, ela nunca foi muito de mimos, é daquelas gatas malucas que não pára quieta, tá sempre a brincar e a fazer malandrices. mas costuma-se deitar no colo das pessoas cá de casa. e agora tá sozinha e não passa do corredor porque sabe que a cadela tá ca dentro.
eu sei que ainda é muito recente, mas nao gosto mesmo nada de a ver assim, ela nunca foi muito de mimos, é daquelas gatas malucas que não pára quieta, tá sempre a brincar e a fazer malandrices. mas costuma-se deitar no colo das pessoas cá de casa. e agora tá sozinha e não passa do corredor porque sabe que a cadela tá ca dentro.
-
- Membro Veterano
bem, antes que o pessoal dos cães nos "corra daqui para a secção dos gatos"Niechan Escreveu:Desde já agradeço imenso pelas vossas respostas e sugestões!

e a cadelinha, como está a reagir?
pois, desculpem lá eu postei nos gatos mas quase nao tinha resposta. foi acto de desespero.
a cadelinha ta super bem, ela nao percebe, ve a gata mas vai pro pé dela para tentar brincar.. mais nada.. é carinhosa... duvido que algum dia lhe vá fazer mal.. é so mesmo a gata que tem de ceder, por isso nao é assim tao mau, era pior se fossem as duas contra.. digo eu
a cadelinha ta super bem, ela nao percebe, ve a gata mas vai pro pé dela para tentar brincar.. mais nada.. é carinhosa... duvido que algum dia lhe vá fazer mal.. é so mesmo a gata que tem de ceder, por isso nao é assim tao mau, era pior se fossem as duas contra.. digo eu
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta mai 10, 2007 11:04 am
A gatinha sempre foi a princesa da casa, a filha única e o espaço todo dela. Agora vê um furacão minúsculo a correr pelo espaço dela é normal que entre em "paranóia"!
Nada que o tempo não resolva. Vão ser grandes amigas ainda
.
Nada que o tempo não resolva. Vão ser grandes amigas ainda

There are no dangerous dogs until man "makes" them so.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm
Eu não as juntava enquanto elas não se dão bem (mas é a minha opinião e vale o que vale). A cadela não reage à gata? Mantém-se calma? Caso a cadela não ladre à gata o que tem a fazer é prender a cadela e mantê-la à porta da divisão onde está a gata, outra pessoa vai recompensando a gata cada vez que ela se manter calma perante a cadela (fiambre, ração húmida de lata). Acho que não vai ter a sua gata de volta de um dia para o outro, está outro animal em casa que tal como ela exige a sua atenção, a rotina dela vai ser alterada porque vai ter outra companhia durante o dia, portanto a meu ver vai ter que ter paciência e tentar que consigam viver de forma equilibrada as duas, o que vai conseguir, de certeza 

A cadela não reage a gata por ela ser gata, pq ela só quer brincadeira, seja gato ou cão. o que percebi hoje foi que quando estavam no mesmo espaço e a cadela solta a gata fugiu cheia de medo, por isso amanha vou tentar que estejam na mesma divisão mas a cadela na transportadora ou com trela para nao avançar muito para não assustar a gata. que acham?
-
- Membro Veterano
acho que faz bem em tentar juntar as duas devagar. o ideal, na minha opiniao, era poder te-las em divisões separadas mas a verem-se as duas.... assim, do género, uma porta com grades de ferro. atenção que cada caso é um caso, no caso dos meus animais resultou. a gata tem que se habituar à cadela, à nova situação, mas aposto consigo (a feijões, é claroNiechan Escreveu:A cadela não reage a gata por ela ser gata, pq ela só quer brincadeira, seja gato ou cão. o que percebi hoje foi que quando estavam no mesmo espaço e a cadela solta a gata fugiu cheia de medo, por isso amanha vou tentar que estejam na mesma divisão mas a cadela na transportadora ou com trela para nao avançar muito para não assustar a gata. que acham?

só uma pergunta, a gata fica com o pelo eriçado?