O que é, a tosse do canil.Como se transmite

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
babyluaa
Membro
Registado: quinta dez 01, 2011 12:53 am

terça mar 06, 2012 10:20 pm

Olá boa noite!
Tenho dúvidas sobre a tosse do canil e como se faz a sua transmissão e também, quais as consequências para o animal e humanos.Já fiz pesquisa sobre o tema, e encontrei várias opiniões, inclusive aconselham uma vacina.Com que idade deve a vacina ser tomada.Gostava de conhecer a vossa opinião sobre este tema.
Muito obrigada
RottZeus
Membro Veterano
Registado: sexta jan 13, 2012 11:20 am
Átila [Sem Raça Definida]
Picolina [Pequinês]

terça mar 06, 2012 10:28 pm

A maioria dos programas de vacinação incluem uma vacina contra o vírus da parainfluenza e Bordetella brochiséptica.

A vacina deve ser administrada quando são cachorros e também em adultos para reforço, de ano a ano.

Para além da vacina, convém evitar sujeitar o cão a temperaturas muito baixas.

No inverno os banhos deverão ser menos frequentes, principalmente tratando-se de animais idosos.

Logo a seguir ao banho, o cão deverá ser muito bem seco e, se necessário, deixá-lo envolto numa manta. Raças de pelagem curta, sentem mais frio.

Durante a noite devem dormir cobertos com uma manta.
babyluaa
Membro

terça mar 06, 2012 10:50 pm

RottZeus

Obrigada, pela informação.
A minha babylua, vai todos os meses ao veterinário, consultas de rotina.Já tem um aninho, e ainda não foi vacinada contra esta tosse.Haverá algum outro motivo, para a veterinária não o ter feito.Tomei conhecimento, que na minha zona, anda um surto desta tosse.Já marquei consulta para amanhã no veterinário.Andei a pesquisar, pois queria ir minimamente informada, para poder questionar, se fôr caso para isso.
RottZeus
Membro Veterano
Picolina [Pequinês]

terça mar 06, 2012 10:59 pm

Tem a certeza que não foi vacinado? Veja no livro de saúde da sua babylua.. no local onde colam a vinheta da vacina, tem os números assinalados, que indicam que doenças combate essa vacina, e em baixo da tabela o que significam os números.

Se não foi marcado, deveria, mas nada que perguntar ao vet não resolva ;)

Quanto à pesquisa, basta escrever no google "Tosse de Canil" que encontra tanta informação, que se fizer perguntas ao vet, irá ter as respostas que leu com a pesquisa, ou algo muito parecido.
babyluaa
Membro

terça mar 06, 2012 11:04 pm

RottZeus Escreveu:Tem a certeza que não foi vacinado? Veja no livro de saúde da sua babylua.. no local onde colam a vinheta da vacina, tem os números assinalados, que indicam que doenças combate essa vacina, e em baixo da tabela o que significam os números.

Se não foi marcado, deveria, mas nada que perguntar ao vet não resolva ;)

Quanto à pesquisa, basta escrever no google "Tosse de Canil" que encontra tanta informação, que se fizer perguntas ao vet, irá ter as respostas que leu com a pesquisa, ou algo muito parecido.
Não foi vacinada.Hoje, quando me desloquei à clinica para fazer a marcação da consulta, levei o livrinho, e foi lá que alertaram para a vacinação.Eu já fiz alguma pesquisa, gostava de trocar impressões com pessoas que eventualmente tenham algum conhecimento e experiência se proventura os seus animais tenham apanhado esta tosse.
RottZeus
Membro Veterano
Picolina [Pequinês]

terça mar 06, 2012 11:11 pm

É estranho que com um ano nunca tenha levado a vacina e respectivo reforço. Quando os cães são cachorros, levam essa vacina e passado um mês o reforço. Depois é de ano em ano.

Quanto a donos com experiência em tosse de canil, felizmente não sou um deles, mas pode ser que alguém por aí tenha passado pela experiência e possa dar-lhe melhores indicações ;)
babyluaa
Membro

terça mar 06, 2012 11:21 pm

RottZeus Escreveu:É estranho que com um ano nunca tenha levado a vacina e respectivo reforço. Quando os cães são cachorros, levam essa vacina e passado um mês o reforço. Depois é de ano em ano.

Quanto a donos com experiência em tosse de canil, felizmente não sou um deles, mas pode ser que alguém por aí tenha passado pela experiência e possa dar-lhe melhores indicações ;)
Amanhã vou questionar a médica, sobre esta falha.Ou pode-se dar o caso (já pensei nessa hipótese) de ter havido esquecimento na anotação da vacina no livrinho.Tenho lido algumas informações, e em alguns casos são alarmantes.
De qualquer modo, obrigada pelas sua disponibilidade e informações.
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

terça mar 06, 2012 11:36 pm

Já tratei vários casos de tosse de canil em penduras que tive como FAT e nunca houve problemas em curar os animais: um antibiótico, um xarope para a tosse e numa semana a tosse vai-se.

Também já li alguns textos sobre essa infecção, em que se fazia descrições alarmistas sobre a tosse de canil, mas nunca tive conhecimento de nenhum problema de maior devido a ela. Claro que pode ter havido, eu é que não tenho conhecimento de nenhum.

A sua veterinária é capaz de se ter esquecido de dar a vacina porque a sua cadela é cão único em sua casa, não será? Os dois veterinários que assistiram os meus últimos cães sempre a deram, pois eram quatro cães a viver juntos.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
waitheres
Registado: quarta mar 07, 2012 12:27 pm

quarta mar 07, 2012 12:28 pm

Quando os cães são cachorros, levam essa vacina e passado um mês o reforço. Depois &#65533; de ano em ano. Imagem
Responder

Voltar para “Cães”