Partilharam estes dois documentários no FB hoje e fiquei curiosa sobre a temática mas infelizmente agora não posso ver (sao quase 2h ao todo).
Basicamente são dois documentários (o 2º é um follow-up do 1º) acerca dos "podres" por detrás das exposições caninas (parece-me que se refere somente às de beleza), criação (em canis licenciados) de cães com doenças para obter cães com boas caracteristicas de exposição, etc.
Tenho um pouco de receio de ver pois temo que seja mais um daqueles documentários sensacionalistas que fala só de um lado da realidade ao extremo passando a ideia que são todos assim. Além de que a realidade britânica deve ser muito diferente da portuguesa.
Deixo aqui os documentários para quem quiser ver, comentar ou debater (por favor, a haver debate não sejam extremistas nem rudes e tenham em conta que o documentário fala de uma possível realidade noutro país).
"Pedigree Dogs Exposed" - Documentários
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
- Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata
Bpm dia,lsgl Escreveu: Tenho um pouco de receio de ver pois temo que seja mais um daqueles documentários sensacionalistas que fala só de um lado da realidade ao extremo passando a ideia que são todos assim. Além de que a realidade britânica deve ser muito diferente da portuguesa.
Ja existem sim outros topicos sobre estes documentarios, pois ja não são novos...

O mal, é que muita gente vê isto, a maioria desconhece por completo este mundo(o que é perfeitamente natural) e mais uma vez se dão origem a ideias completamente distorcidas... Enfim...

<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>
<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Confesso que quando vi o documentário (mas vi já há uns tempos) fiquei chocada e um bocado envergonhada por ser criadora de Persas e Exóticos. Também eu potencio (e gosto!) os focinhos curtos, as cabeças possantes, as patas baixas e toda uma série de características que ali são consideradas aberrações.
Acredito na Joana quando ela diz que aquilo é a realidade inglesa, mas o documentário deixou-me a pensar e incomodou-me.
Por outro lado, sei que tem causado "ondas" a nível geral e até é provável que tenha mexido nalgum estalão ...
Acredito na Joana quando ela diz que aquilo é a realidade inglesa, mas o documentário deixou-me a pensar e incomodou-me.
Por outro lado, sei que tem causado "ondas" a nível geral e até é provável que tenha mexido nalgum estalão ...
-
- Membro Veterano
- Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata
Uma das raças das quais se fala no documentario é a minha, e posso GARANTIR, que a realidade que ali se fala não corresponde com o resto do mundo... E so potenciou muitos mais mitos e parvoeiras em volta dela.... MAs enfim...WaterMonitor Escreveu:Confesso que quando vi o documentário (mas vi já há uns tempos) fiquei chocada e um bocado envergonhada por ser criadora de Persas e Exóticos. Também eu potencio (e gosto!) os focinhos curtos, as cabeças possantes, as patas baixas e toda uma série de características que ali são consideradas aberrações.

<p>Joana Gonçalves</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Pois, a Helena diz exactamente o mesmo que tu. Mas eu fiquei triste com aquilo.
Não me lembro do que referiam sobre o Boxer. Lembro-me bem do Cavalier e do PA.
Lembro-me também que dão uma imagem dos dirigentes do clube inglês muitíssimo caricata.
Não me lembro do que referiam sobre o Boxer. Lembro-me bem do Cavalier e do PA.
Lembro-me também que dão uma imagem dos dirigentes do clube inglês muitíssimo caricata.
-
- Membro Veterano
Pois é... Felismente ha mais mundo para alem de Inglaterra e Kennel Club... E sim, não é facil de ver a pessoas sensiveis...lsgl Escreveu:Estou muito reticente em ver, já me avisaram que é difícil de ver para quem goste de cães.
Infelizmente quem me partilhou estes videos parece estar a ficar com uma ideia muito errada da criação em geral :\

<p>Joana Gonçalves</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)
O 2º filme está pelos 53'.
O jornalismo, nos dias de hoje, para receber um bocadinho de atenção é muitas vezes sensacionalista e tendencioso. No entanto há muitos factos que são inegáveis e chocantes.
O primeiro filme já conhecia. Deram-mo a conhecer antes de adquirir a minha cavalier. Foi uma optima chamada de atenção para procurar uma cachorra que não viesse de linhagens de criadores pouco éticos e com preferência pelo inbreeding, bem como para fugir de cachorros das linhas ingleses.
Na mesma altura, deram-me a conhecer um site sobre os problemas de saúde possíveis nesta raça. A listagem era tão extensa que à primeira vista é alarmente. Mas, com mais calma, dá para pensar que a raça humana tem uma listagem extensa de doenças possíveis. No entanto a probabilidade de ocorrência já é uma coisa completamente diferente.
E continuo a achar que a consanguinidade é o que traz mais problemas a todas as raças, embora seja defendida, para apuramento de características específicas que o criador pretender ver na prole, continuo a achar que esses padrões não justificam o risco de vir a ter problemas graves de saúde.
Também haverá criadores pouco éticos em Portugal, mas concordo que esta seja a realidade do Reino Unido, muito diferente da nossa.
O jornalismo, nos dias de hoje, para receber um bocadinho de atenção é muitas vezes sensacionalista e tendencioso. No entanto há muitos factos que são inegáveis e chocantes.
O primeiro filme já conhecia. Deram-mo a conhecer antes de adquirir a minha cavalier. Foi uma optima chamada de atenção para procurar uma cachorra que não viesse de linhagens de criadores pouco éticos e com preferência pelo inbreeding, bem como para fugir de cachorros das linhas ingleses.
Na mesma altura, deram-me a conhecer um site sobre os problemas de saúde possíveis nesta raça. A listagem era tão extensa que à primeira vista é alarmente. Mas, com mais calma, dá para pensar que a raça humana tem uma listagem extensa de doenças possíveis. No entanto a probabilidade de ocorrência já é uma coisa completamente diferente.
E continuo a achar que a consanguinidade é o que traz mais problemas a todas as raças, embora seja defendida, para apuramento de características específicas que o criador pretender ver na prole, continuo a achar que esses padrões não justificam o risco de vir a ter problemas graves de saúde.
Também haverá criadores pouco éticos em Portugal, mas concordo que esta seja a realidade do Reino Unido, muito diferente da nossa.