Beagle com medo de crianças e idosos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

yaken
Registado: segunda set 19, 2011 5:57 pm

terça mar 27, 2012 4:45 pm

Boa tarde, tenho um beagle de 10 meses muito bem comportado que recentemente começou a mostrar algum receio relativamente a crianças e idosos, de tal modo que quando o passeio e nos cruzamos com algum dos dois ele começa a ladrar e eriça o pelo das costas, de qualquer modo nunca mordeu em ninguém e até recua se forem na sua direção mas ainda assim tenho medo que algum dia ele possa morder em alguém ou que alguém se sinta amedrontado por ele. Como é que posso solucionar este problema?
saraestrelo
Membro Veterano
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm

quarta mar 28, 2012 11:35 am

Tenho tido o mesmo problema com o meu cão. A única coisa diferente é que ele não tem um padrão, ora ladra a pessoas adultas, ora a crianças, ora ignora toda a gente, enfim, não consigo mesmo prever a quem ele vai ladrar. O que eu tenho feito é tentar que ele foque a máxima atenção em mim, com pessoas é complicado porque como referi não consigo prever a quem ele vai ladrar, no entanto com cães é fácil, pois sei que ele ladra sempre a cães maiores que ele portanto peço-lhe um junto, ou começo-o a recompensar por se manter calado (é importante ir à rua com recompensas de alto valor para estas situações, salsicha, fígado cozido, frango,...). Portanto é importante que ele em vez de ladrar ou tentar saltar para cima das pessoas esteja mais interessado em si.
yaken

quarta mar 28, 2012 12:10 pm

Obrigado pela resposta :)
Vou experimentar a técnica das recompensas, mas tenho uma dúvida, como estaria a recompensar o meu cão todos os dias com salsicha, fígado cozido, frango... em vez da ração isso não acabará por lhe fazer mal? E ainda outra coisa, quando ele tiver uma das suas crises e começar a ladrar nunca o devo repreender?
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

quarta mar 28, 2012 1:00 pm

Claro que deve, e com força, mostrando-lhe o seu desagrado. Obrigue-o a virar-se para si e repreenda-o com voz firme e forte. Se for preciso, dê-lhe mesmo um piparote no focinho.

Era só que faltava, permitir-lhe ladrar seja a quem for. :evil:
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
saraestrelo
Membro Veterano

quarta mar 28, 2012 3:06 pm

yaken Escreveu:Obrigado pela resposta :)
Vou experimentar a técnica das recompensas, mas tenho uma dúvida, como estaria a recompensar o meu cão todos os dias com salsicha, fígado cozido, frango... em vez da ração isso não acabará por lhe fazer mal? E ainda outra coisa, quando ele tiver uma das suas crises e começar a ladrar nunca o devo repreender?
É isso que tem feito? Tem-no repreendido? Tem resultado? Pode escolher dar-lhe sempre frango cozido, caso não queira dar muitas vezes salsicha e fígado, aliás frango é a base de muitas rações... portanto...
yaken

quarta mar 28, 2012 3:39 pm

Tenho repreendido sim mas ele nao liga muito :p e por vezes corro na direção oposta e chamo-o para prender a atenção dele em mim, assim por vezes ele responde.
saraestrelo
Membro Veterano

quarta mar 28, 2012 3:49 pm

Pois é que no meu caso de nada vale repreender. Eu fico mais irritada, o cão também, continua a ladrar e a situação mantém-se.
Floripes2
Membro Veterano

quarta mar 28, 2012 3:54 pm

yaken Escreveu:Tenho repreendido sim mas ele nao liga muito :p e por vezes corro na direção oposta e chamo-o para prender a atenção dele em mim, assim por vezes ele responde.
Desculpe lá: anda com o cão à solta? :o
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
yaken

quarta mar 28, 2012 5:17 pm

Sim o cão anda à solta, ele sempre se portou muito bem, agora é que lhe deu para começar a ladrar mas é como já disse, se alguém se aproximar enquanto ele ladra ele afasta-se com medo. Acho que o problema dele surgiu porque moro junto a uma escola primária e já tenho encontrado pedras e laranjas no terraço onde ele está, penso que sejam miúdos que por saberem que o cão ali está vão para la mandar coisas.
Charlie3
Membro Veterano
Registado: terça mar 27, 2012 2:01 pm

quarta mar 28, 2012 5:21 pm

tá na idade da rebeldia :lol:
bernardaao
Membro
Registado: sexta jul 02, 2010 10:32 am

quarta mar 28, 2012 5:37 pm

Yaken, é proibido andar com um cão solto na via pública, ainda para mais se o animal representa algum perigo para as pessoas que passam por ele :x
saraestrelo Escreveu: ou começo-o a recompensar por se manter calado,
Portanto é importante que ele em vez de ladrar ou tentar saltar para cima das pessoas esteja mais interessado em si.
Esse método, se é que se pode chamar de um, não resolverá absolutamente nada pois quando não tiver recompensa para lhe dar ele não exitará em fazê-lo, está apenas a desviar a atenção e não a corrigir/educar.
Floripes2
Membro Veterano

quarta mar 28, 2012 5:41 pm

Ah, pronto, então continue a andar com ele sem trela na rua e depois não se admire, nem se lamente, se alguém, um dos tais idosos ou o pai de uma dessas criancinhas mal-educadas, apresentar queixa na polícia local por o seu cão ser agressivo e perigoso. :evil:
<p>&nbsp;</p>
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

quarta mar 28, 2012 5:41 pm

yaken Escreveu:tenho medo que algum dia ele possa morder em alguém ou que alguém se sinta amedrontado por ele. Como é que posso solucionar este problema?
Se tem medo que ele morda alguém comece por protege-lo das laranjas e pedradas (não o deixe no terraço) e ensine-o a andar à trela (ele já devia saber, não entendo como o deixa ir solto com medo que morda alguém, mas adiante). Depois sim, preocupe-se com o treino e sobretudo em proporcionar-lhe boas experiências com crianças e idosos.
saraestrelo
Membro Veterano

quarta mar 28, 2012 6:27 pm

bernardaao Escreveu:Yaken, é proibido andar com um cão solto na via pública, ainda para mais se o animal representa algum perigo para as pessoas que passam por ele :x
saraestrelo Escreveu: ou começo-o a recompensar por se manter calado,
Portanto é importante que ele em vez de ladrar ou tentar saltar para cima das pessoas esteja mais interessado em si.
Esse método, se é que se pode chamar de um, não resolverá absolutamente nada pois quando não tiver recompensa para lhe dar ele não exitará em fazê-lo, está apenas a desviar a atenção e não a corrigir/educar.
E se o repreender dando uma palmada só está a assustar o cão e a fazer com que ele tenha medo de si. Resumindo também não resolve mesmo nada...
Este método de treino, usando o reforço positivo neste caso, permitirá desviar a atenção do cão e vai fazer com que ele não pratique o comportamento, o que levará à sua extinção, e a ensinar o cão que existe uma alternativa ao comportamento dele, em vez de ladrar a pessoas/cães estou a ensinar o meu cão a estar com atenção ao dono. Cada um é livre de adoptar o treino que quer, eu só estou a partilhar a minha experiência e a partilhar aquilo em que acredito.
saraestrelo
Membro Veterano

quarta mar 28, 2012 6:30 pm

yaken Escreveu:Sim o cão anda à solta, ele sempre se portou muito bem, agora é que lhe deu para começar a ladrar mas é como já disse, se alguém se aproximar enquanto ele ladra ele afasta-se com medo. Acho que o problema dele surgiu porque moro junto a uma escola primária e já tenho encontrado pedras e laranjas no terraço onde ele está, penso que sejam miúdos que por saberem que o cão ali está vão para la mandar coisas.
Pois neste caso eu não andaria com o meu cão à solta junto a pessoas e crianças, principalmente crianças. As pessoas têm que ter consciência que os animais são imprevisíveis e que por algum motivo podem ter um comportamento diferente daquele que costumam ter. Se o quer soltar e acho fundamental fazê-lo terá que encontrar um descampado ou um sítio vedado onde o possa fazer em segurança porque senão sujeita-se a ter uma situação muito delicada em mãos. E claro, é proibido por lei o cão andar à solta sem açaime.
Responder

Voltar para “Cães”