Serão sinais de Cio?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quarta mar 28, 2012 2:05 am

Olá.
A minha cachorra fez agora os 8 meses e eu aguardo o primeiro cio (já desde os 6!!!). A minha grande preocupação é porque actualmente a solto no parque, e terei que ter um cuidado EXTRA nessa altura, aliás, não a soltar de todo.

Hoje, notei-lhe um corrimento que ao secar, fazia com que os pêlos da vulva ficassem duros. O corrimento ainda me parece transparente (limpei-a com papel mesmo na vulva).

Já sei que a vulva aumenta. Mas a dela, parece-me ligeiramente maior, mas apenas ligeiramente. Outra coisa que me fez desconfiar, é que reage ao toque :D . Ainda não tinha visto. Mas não sei se é mais um sinal de mais maturidade da cadela, se é sinal que o cio está eminente.

Por último, creio que ontem, ao fazer-lhe festas, reparei nos mamilos, que não costumo reparar. Senti-os.

Não noto nada nela ao nível comportamental, nem mais doce, nem mais amuada.

Pelo sim pelo não, já meti uma fronha branca na almofada da cama dela, para ir controlando.

Gostaria de saber qual é a vossa opinião. Isto são sinais de cio?
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

quarta mar 28, 2012 9:39 am

A mim, parece-me que sim. A próxima semana já deve ser a do corrimento sanguíneo. :)
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
dogville
Membro Veterano
Registado: quinta abr 21, 2005 1:42 pm
Romeu e Juliet (2 gatos asiamesados)
Horacio e Stein faleceram

quarta mar 28, 2012 10:17 am

Sim, a sua menina vai transformar-se numa sra. ówó!!!
Agora nos passeios vai ter que andar com mais atenção, porque os cães não lhe vão dar sossego.
pupyylab
Membro Veterano
Registado: quinta jul 14, 2011 1:15 pm

quarta mar 28, 2012 11:30 am

Olá.
Pela minha pouca experiencia (1.º e único cio), diria que sim!
A seguir vem o corrimento de sangue.
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

quarta mar 28, 2012 11:41 am

Com 8 meses já tarda, por isso deve ser... 8)

Daqui a nada aparecem os pretendentes à porta! :lol:
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
Floripes2
Membro Veterano

quarta mar 28, 2012 1:05 pm

Não tarda, é a idade habitual nas cadelas de porte pequeno ou médio.
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

quarta mar 28, 2012 2:13 pm

Sempre pensei que nas cadelas de porte pequeno fosse mais cedo, por volta dos 6/7 meses e que pudesse variar um pouco, claro!
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
Floripes2
Membro Veterano

quarta mar 28, 2012 2:19 pm

Claro que há sempre variações individuais, uma cadela pequena até pode ter o primeiro cio aos quatro meses sem que isso seja anormal ou signifique que está amadurecida. Mas o habitual é realmente terem-no por volta dos sete, oito meses, por vezes mesmo aos nove.
<p>&nbsp;</p>
Ana_e_Kaiser
Membro
Registado: quinta out 05, 2006 8:18 pm

quarta mar 28, 2012 6:01 pm

Ainda agora reparei num corrimento sanguineo na Luna.

Nunca antes tinha tido cadelas, tudo o que sei foi o que me foram explicando das consultas e tudo à base de 'teórica'. :|
Fiquei contente, mas ao mesmo tempo preocupada/parva sem saber bem como reagir... pois ainda a semana passada fui ao vet com ela e a dra. disse que ainda faltava algum tempo para o primeiro cio, já que não viu quaisquer sinais, e agora deparo-me com este corrimento. E a vulva dela continua igual, não reage ao toque, o comportamento permanece igual... foi o que a dra. me disse a mim para reparar.
Floripes2
Membro Veterano

quarta mar 28, 2012 6:32 pm

Tanto pode ser o cio como pode ser outra coisa qualquer nada agradável. Vá ao vet com ela rapidamente, não vá estar aí a fazer uma piómetra...
<p>&nbsp;</p>
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quarta mar 28, 2012 7:42 pm

Ora cá estou eu!
Pois que têm razão. E já está no cio!!!!
Ainda é meio acastanhado e não sujou a cama. Fui fazer-lhe a limpeza depois de achar umas coisas estranhas depois da passeata, mas no toalhete, já há coloração do corrimento. Agora pergunto-me se começo a contar os dias, se de ontem, se de hoje.

Mas deixem-me contar.
Lá fomos nós a uma passeata (uma vez que dei ontem por suspensas as actividades solta, com a bola) e fui admirando a posição da cauda dela. Normalmente ela caminha com a cauda ao nível do dorso, mas hoje não! Lá ia ela altiva e de cauda empinada!!!! Desconfiei que ela andasse a "espalhar amor"!

Não sei se se lembram, mas a minha cadela não fazia nada na rua. A esta altura ainda fez poucos cocós na rua (dá para contar!), mas com o nível de exercício certo, lá faz. Xixis é que nada. Fez a PRIMEIRISSIMA VEZ na rua, no sábado. E a 2ª vez HOJE!!!

Mas ela foi sacanola, pq o xixi de hoje, foi feito À PORTA DO PRÉDIO, mesmo antes de entrarmos. Como quem diz "Meninoooooos! Olááá! Eu moro aquiiiii!". E pronto. Lá fui eu despejar um balde de água com detergente, e quando escorreu, ainda fui despejar mais um pouco (cif vinagre), para evitar a romaria que estou a prever que vai acontecer, com ajuda aqui d'a "dama"!!!!

Mas é engraçado... acho que já o xixi do sábado, já foi para espalhar o cheiro dela (dado o histórico de nunca ter feito!). E hoje, garantidamente que foi!!!!! De certa forma a natureza é engraçada - Deixem lá ver a minha opinião daqui por uns dias...

AGORA PRECISO DE OUTRA AJUDA. Na contagem dos dias! Sei que depois dá para ir vendo, mediante o comportamento dela com os cães, mas a que dia está receptiva? Ao 9º? Ao 12º?
E acham que conte desde quando? Desde ontem? Desde hoje?

Outra coisa curiosa, é que fez os 8 meses há 3 dias. :D
bernardaao
Membro
Registado: sexta jul 02, 2010 10:32 am

quarta mar 28, 2012 7:53 pm

Sei que nada, ou quase nada, tem haver com o tópico mas não pretende esterilizar a sua cadela?
Partindo da história que contou ainda sou mais a favor, visto que por causa dos cios tem de ser a guarda-costas em vez de brincar com ela como costumavam fazer, além de que há-de haver sempre marcas dos cios para limpar :?

Atenção que não estou aqui a incentivar para nada, é apenas curiosidade. :wink:
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quarta mar 28, 2012 8:57 pm

bernardaao Escreveu:Sei que nada, ou quase nada, tem haver com o tópico mas não pretende esterilizar a sua cadela?
Partindo da história que contou ainda sou mais a favor, visto que por causa dos cios tem de ser a guarda-costas em vez de brincar com ela como costumavam fazer, além de que há-de haver sempre marcas dos cios para limpar :?

Atenção que não estou aqui a incentivar para nada, é apenas curiosidade. :wink:
Não, não pretendo. :)
Se quando for altura, for profissionalmente compatível para mim, gostaria de fazer pelo menos 1 ninhada. Só posso dizer se farei mais do que uma, depois de passar pela primeira experiência.
Ainda assim, mesmo que só faça 1 ou não faça nenhuma, se puder gostaria de evitar a esterilização. Pensei sobre isso, li sobre isso mas não estou convencida que uma cadela com uma "menopausa" precoce, tenha mais saúde.

Enquanto puder ser eu a tomar conta dela de olho vivo (e como guarda-costas :) ), acho que vou manter esta opinião. De qualquer forma, só terei uma opinião completamente formada no fim do cio, depois de passar pela fase do limpar e pela fase de ter cães atrás dela! Para já é só teoria!
Floripes2
Membro Veterano

quarta mar 28, 2012 9:43 pm

Ui, mulher de coragem, a falar aqui em fazer ninhadas e não castrar a bicha! :lol: :lol: :lol:

Quanto à fase em que começa a contar os dias, não é nariz-de-santo. Comece a contar apenas a partir do dia em que já não lhe vir corrimento nenhum (o que deve ir parar a lá para meio da semana que vem), e então são mais ou menos doze dias. Por margem de segurança, dá-se sempre mais uns quantos, de modo que o pior (para nós) período são as duas semanas após o fim do corrimento sanguíneo.

Mas atenção, durante o corrimento ela pode ser coberta e eventualmente engravidar! Nem todas recusam ou se furtam aos machos nessa altura.

A descrição que faz das actividades "erótico-publicitárias" da sua cadela é muito engraçada e demonstra um bom espírito de observação, gostei! :D Continue assim!
<p>&nbsp;</p>
bernardaao
Membro
Registado: sexta jul 02, 2010 10:32 am

quarta mar 28, 2012 10:45 pm

srYuki Escreveu:Não, não pretendo. :)
Se quando for altura, for profissionalmente compatível para mim, gostaria de fazer pelo menos 1 ninhada. Só posso dizer se farei mais do que uma, depois de passar pela primeira experiência.
Ainda assim, mesmo que só faça 1 ou não faça nenhuma, se puder gostaria de evitar a esterilização. Pensei sobre isso, li sobre isso mas não estou convencida que uma cadela com uma "menopausa" precoce, tenha mais saúde.
Uhm.. mais uns rafeiritos :wink:
Não se trata só de saúde, mesmo depois da tal ninhada se ela permanecer inteira só estará a ficar "sem contacto" com o mundo a que está habituada sem necessidade, mas opiniões são opiniões e como tal, cada um tem a sua. :P
Responder

Voltar para “Cães”