Diarreia - cirurgia aos intestinos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

hmsf
Membro Veterano
Registado: segunda dez 19, 2011 11:14 am
Marie
Lilou
Judy
Ginjas

quarta mar 28, 2012 9:01 am

Bom dia!

Este é o meu cão Spot:

Imagem

Imagem

É o resultado de um cruzamento entre Dálmata e Pastor Alemão. É lindo, dócil, brincalhão, e muito mimalho e leal. Infelizmente tem também a sua dose de problemas de saúde... é alérgico à picada da pulga (o que é difícil de controlar numa casa com jardim, estando ele sempre solto... mesmo com frontline!), o que resulta em feridas no pêlo de tanto morder/coçar (e tem que tomar cortisona); tem um problema qualquer no coração, o que faz com que se canse facilmente e fique ofegante, e recentemente, tem tido problemas com diarreia. Ele já está velhinho. É um cão de porte grande e deve ter mais de 16 anos... e ultimamente não consegue controlar onde e quando faz as suas necessidades... ou seja, faz diarreia por todo o lado... o veterinário deu-lhe medicação, mas referiu que caso não melhore, terá que ser operado, sendo cortado parte do intestino.

O que eu gostaria de saber é se conhecem algum caso semelhante? Infelizmente não estou com o Spot (ele mora em casa dos meus pais no Porto e eu estou na Madeira), mas tenho acompanhado o processo consoante o que a minha mãe me conta...

Desde já obrigada!
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quarta mar 28, 2012 9:13 pm

Olá!
Lamento muito a situação.

Você não explicou bem. Mas o que é que provoca a diarreia? Já está completamente identificado? Dura há quanto tempo?

Mas o veterinário recomendou mesmo uma cirurgia dessas a 1 cão com 16 anos? É uma cirurgia muito agressiva! Ele explicou-lhe as hipoteses de não resistir? É que pode não resistir tanto na operação em si, como na própria recuperação. No seu lugar, pediria outra opinião.

Eu tenho um dálmata (já é o 2º) e não lhe vou recomendar nada, mas vou dizer-lhe que já dei [Editado pela moderação] ao meu. Contei posteriormente ao veterinário ainda me disse que "não resulta, porque era medicamento humano", mas sei dizer que funcionou. No entanto, foi uma situação pontual, não foi uma doença crónica.

Relativamente às pulgas/jardins/dálmatas, posso dizer-lhe do que sei (e tive que fazer uma investigação mais a sério lá em casa, em setembro passado), que eles têm sítios preferidos onde gostam de se deitar ao sol, normalmente sítios tb abrigados. O meu cão volta e meia aparecia com 7 ou 8 pulgas, mesmo com uso de pipetas e shampoos. O problema era o ambiente. Eram pulgas novas, de 1 ou 2 sítios onde ele se resguardava a apanhar banhos de sol. A solução foi pulverizar os sítios preferidos dele com spray para rastejantes.

Ele vai sempre apanhar uma pulga ou outra, mas a reacção não vai ser tão intensa quanto se andar sempre com "coleguitas" novas! :)

Edit: Tem mais fotos? Gostaria de apreciar melhor o cruzamento. Assim só lhe consigo ver características de Dálmata.
greenandme
Membro Veterano
Registado: segunda ago 08, 2011 10:11 pm

quarta mar 28, 2012 10:45 pm

srYuki Escreveu:e não lhe vou recomendar nada, mas vou dizer-lhe que já dei [Editado pela moderação] ao meu. Contei posteriormente ao veterinário ainda me disse que "não resulta, porque era medicamento humano", mas sei dizer que funcionou. No entanto, foi uma situação pontual, não foi uma doença crónica.
Por favor, por favor, por favor edite isto e retire o nome do medicamento.
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

quarta mar 28, 2012 11:02 pm

greenandme Escreveu:
srYuki Escreveu:e não lhe vou recomendar nada, mas vou dizer-lhe que já dei [Editado pela moderação] ao meu. Contei posteriormente ao veterinário ainda me disse que "não resulta, porque era medicamento humano", mas sei dizer que funcionou. No entanto, foi uma situação pontual, não foi uma doença crónica.
Por favor, por favor, por favor edite isto e retire o nome do medicamento.
Credo, não exageremos! :lol: O [Editado pela moderação] não é um medicamento propriamente dito, é um aditivo destinado a repor a flora intestinal quando há diarreias, solturas, etc. Nem precisa de receita.

SrYuki, talvez fosse melhor dizer ao seu veterinário (ou melhor, ao dos seus cães :lol: ) que está um bocadinho ultrapassado: todos os seus colegas prescrevem [Editado pela moderação] a animais com diarreias graves.

E sim, muitos veterinários receitam medicamentos para humanos. O que varia, claro, são as posologias e algumas vezes os excipientes, não os princípios activos.

Querem um exemplo? A minha cadela sofre de hipotiroidismo, tem de tomar diariamente uns comprimidos que são... adivinharam, para humanos! Sempre que tem uma infecção, receitam-lhe um antibiótico que existe em versão veterinária. Só que esta custa aproximadamente o dobro do que custa o mesmo para nós, sem desconto. Logo, compro-lhe a versão "humana", que lhe dou segundo a prescrição do vet: para o peso dela, tantos miligramas.

E por aí fora.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
Floripes2
Membro Veterano

quarta mar 28, 2012 11:05 pm

Quanto ao cão que é assunto deste tópico: retirar parte do intestino porque tem diarreia? Não me parece, mesmo sendo leiga no assunto. A doença deve ser outra e bem mais grave.

Não poderá esclarecer melhor isto, hmsf?
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
greenandme
Membro Veterano
Registado: segunda ago 08, 2011 10:11 pm

quarta mar 28, 2012 11:08 pm

Eu já não sei, tremo um bocadinho quando vejo medicamentos neste forum. Continuo a achar que devia ser editado, o que não falta são pessoas por ai capazes de afundarem os animais em medicamentos ou tratamentos que os outros usam em vez de ir a um veterinário - em caso de algo ligeiro não tem grande problema mas quando se trata de problemas graves não devemos facilitar.
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quarta mar 28, 2012 11:34 pm

Bem, as pessoas têm que ter bom-senso e perceber se fará sentido experimentar ou não. Agora, por exemplo à cachorra, duvido que arrisque a dar qualquer coisa, por causa do peso. Mesmo em dose para criança, só um bebé pesa aquilo que ela pesa, pelo que não dá para lhe dar nada.

Sei que há 2 substâncias nossas que não lhes podemos dar. Se não estou em erro é ibuprofeno e paracetamol. Se não estou em erro.

E Floripes2,
eu acho que isto foi no tempo do meu primeiro dálmata. Depois disto o mesmo vet já nos passou o nome de alguns medicamentos de medicina humana, pelo princípio activo. ("diz" que algumas pessoas até os passavam pelo médico de família! :D )

Acho que se deve ter chateado com alguns fornecedores de medicamentos veterinários e para coisas caras, não sacrifica os donos. O medicamento é o mesmo, realmente não se justifica a diferença de preços.

Voltando ao tema...
Já em humanos é complicadíssimo. Em cães, há coisa de 1 mês assisti a uma cadela que teve que passar por cirurgia para lhe retirarem do instestino um pedaço de tecido que tinha comido e não foi nada fácil. E só tinha 3 ou 4 anos.
Floripes2
Membro Veterano

quarta mar 28, 2012 11:49 pm

SrYuki, para o tamanho e peso da sua cadelita há as formulações pediátricas. :wink: Quando adoecem, os bebés também têm de ser tratados a antibiótico...
<p>&nbsp;</p>
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quarta mar 28, 2012 11:51 pm

Floripes2 Escreveu:SrYuki, para o tamanho e peso da sua cadelita há as formulações pediátricas. :wink: Quando adoecem, os bebés também têm de ser tratados a antibiótico...
Sim, mas eu não tenho nenhum e não passei ainda por isso. Pelo que teria que passar sempre pelo xô dr. :)
Floripes2
Membro Veterano

quinta mar 29, 2012 12:07 am

Claro! Nem que tivesse um rancho de filhos, se qualquer um deles adoecesse também teria de ir ao médico para saber como tratar, ou não? Com a cadelinha é o mesmo.

Mas o que estava a dizer é que mesmo sendo ela pequena como é, há sempre medicamentos que o vet lhe pode receitar.
<p>&nbsp;</p>
hmsf
Membro Veterano
Marie
Lilou
Judy
Ginjas

quinta mar 29, 2012 9:03 am

bem, não entendo, não estava a receber nenhuma notificação por mail... venho cá e estava cheio de respostas! Adiante...

Eu já falei ao meu irmão para perguntar ao vet se podia dar [Editado pela moderação]... ainda no fim de semana passado a minha gata tava com diarreia por causa do antibiotico e eu perguntei ao vet se podia dar e ela disse que sim! [Editado pela moderação]E eu acho que fez a diferença.... e até em mim faz!!

Nem eu própria sei bem a situação... mas já disse à minha mãe que quero uma 2ª opinião antes de sujeitar o spot a qualquer tipo de cirurgia, ainda por cima uma cirurgia destas... Tenho tentado contactar o meu irmão para saber mais pormenores mas andamos desencontrados (ele tem horarios de trabalho que variam muito...).

A única coisa que sei é que: ele tem estado com diarreia, o médico receitou uns comprimidos à base de cortisona (que já anda tomar desde fevereiro, tomou tb um antibiótico), ele tem comido arroz de frango (o médico disse para comer isso) e não está melhor...

Perguntei à minha mãe o que é que o veterinário disse que ele tinha, mas ela não me soube dizer, quem está mais por dentro do assunto é mesmo o meu irmão, com quem falarei esta tarde para ter mais pormenores sobre o assunto.

Também acho que uma cirurgia dessas é demasiado invasiva e pode arriscar a vida do Spot... por isso mesmo vou convencer o meu irmão a pedir uma 2ª opinião noutro vet.

Muito obrigada a todos pelas respostas

:)

Edit: foram retirados o nome dos medicamentos. São regras do fórum? Pensei que se restringia apenas à publicidade... :roll:
Última edição por hmsf em quinta mar 29, 2012 9:23 am, editado 1 vez no total.
Joie2
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 10:47 pm

quinta mar 29, 2012 9:19 am

Apague. pf, o nome dos medicamentos. Esses, não são bacilos para regular o intestino. :?

Se vive nas Ilhas porque não vai a um veterinário daí e expõe a situação? Até porque eles (vet's) podem trocar exames e impressões por mail.
Com 16 anos deve-se ter muito cuidado com cirurgias complicadas.
hmsf
Membro Veterano
Marie
Lilou
Judy
Ginjas

quinta mar 29, 2012 9:20 am

srYuki

aqui estão algumas fotos dele, mas ele não tem propriamente características de pastor alemão, herdou mais o lado dálmata. Mas ficou um cão mais robusto...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Estas são as fotos que tenho no mail. Em casa coloco fotos sem edição, corpo inteiro, onde dá para ver melhor como ele é :)
Joie2
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 10:47 pm

quinta mar 29, 2012 9:25 am

Lindo. Não levem a mal, mas a mim parece-me mais filho de labrador com dálmata do que dálmata com pastor alemão. :lol: (onde é que eu já vi um parecido? :lol: ).
Última edição por Joie2 em quinta mar 29, 2012 9:26 am, editado 1 vez no total.
hmsf
Membro Veterano
Marie
Lilou
Judy
Ginjas

quinta mar 29, 2012 9:25 am

Joie2
acho preferível ele ter observado por outro veterinário, no sítio onde mora... há muitos veterinários no Porto, e o meu irmão está por dentro do assunto bem melhor do que eu, acho que faz mais sentido contactar-se veterinários da zona, onde o cão pode ser observado e, se necessário, fazerem-se análises ou o que for preciso :wink:

Aqui na Madeira se for perguntar a um vet sobre o assunto tenho que marcar consulta e aparecer lá sem o cão... não acho que adiante de muito. Acho que mais vale procurar outro vet para ter outra opinião (isso sim concordo), mas na zona de residência, ou quanto muito no mesmo distrito... ;)
Responder

Voltar para “Cães”