Cães à solta na rua sem açaime. O que fazer?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

saraestrelo
Membro Veterano
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm

quinta mar 29, 2012 7:44 am

Bom dia,
ao pé da minha casa (no meio da cidade) existem dois cães que passam os dias soltos. O dono tem uma vivenda e abre a porta para os cães sairem, resumindo os cães estão sempre soltos na rua ou então à porta desta vivenda... isto no meio da cidade onde passam crianças, adultos, idosos, outros cães, onde há carros, etc. ... No outro dia o meu cão pegou-se com um deles e ainda teve direito a uma pequena mordidela na pata traseira e hoje não consegui ir à rua com o meu cão porque um dos cães meteu-se a uivar à porta do meu prédio e claro o meu cão não parou de ladrar... Um dos meus vizinhos (que também tem um cão que já foi mordido por um destes cães) diz que já foi falar com o dono dos cães que se prontificou a pagar as despesas de veterinário mas prender os cães está quieto...
Bem a minha questão é: o que fazer nestes casos? Ir falar com o dono dos cães? Pelos vistos já alguém o fez e não resultou. Alguém já passou pelo mesmo?
Obrigada,
Sara
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

quinta mar 29, 2012 7:54 am

saraestrelo Escreveu:Bom dia,
ao pé da minha casa (no meio da cidade) existem dois cães que passam os dias soltos. O dono tem uma vivenda e abre a porta para os cães sairem, resumindo os cães estão sempre soltos na rua ou então à porta desta vivenda... isto no meio da cidade onde passam crianças, adultos, idosos, outros cães, onde há carros, etc. ... No outro dia o meu cão pegou-se com um deles e ainda teve direito a uma pequena mordidela na pata traseira e hoje não consegui ir à rua com o meu cão porque um dos cães meteu-se a uivar à porta do meu prédio e claro o meu cão não parou de ladrar... Um dos meus vizinhos (que também tem um cão que já foi mordido por um destes cães) diz que já foi falar com o dono dos cães que se prontificou a pagar as despesas de veterinário mas prender os cães está quieto...
Bem a minha questão é: o que fazer nestes casos? Ir falar com o dono dos cães? Pelos vistos já alguém o fez e não resultou. Alguém já passou pelo mesmo?
Obrigada,
Sara
Eu, em 2 sitios onde vivi, tive esse problema, depois de gastar o meu latim vezes sem conta... O problema so foi resolvido quando chamei a policia... Infelizmente é assim, neste belo país a beira mar plantado, onde o civismo de algumas pessoas ficou na barriga da mãe delas... ;)
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
saraestrelo
Membro Veterano

quinta mar 29, 2012 8:16 am

Obrigada Joana pelo testemunho, eu hoje apanhei uma carrada de nervos em cima porque o meu cão fica fora de si quando vê um destes cães então desde que foi mordido pior ainda. Mas eu estou a pensar ir falar com o dono dos cães mas sinceramente acho que não vai mudar nada...
lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

quinta mar 29, 2012 8:28 am

Eu acho que vale sempre a pena falar primeiro.

Até porque é uma boa regra de civismo ir primeiro tentar resolver a bem os problemas. Mas deve explicar ao dono porque é que os cães não podem estar soltos (Lei, historial de ataques, insegurança) e depois avisar amigavelmente que pretende uma solução ao problema e que se for preciso irá recorrer à policia. Apele ao bom senso do dono, pode ser que resulte.

Muitas vezes as coisas não se resolvem porque as pessoas vão falar de cabeça quente e não tentam minimamente apelar ao bom senso recorrendo logo a ameaças ou falam de forma muito rude/agressiva.
Outras porque de facto os donos não têm qualquer civismo.

Boa sorte.
saraestrelo
Membro Veterano

quinta mar 29, 2012 8:41 am

Pois infelizmente falta de civismo é o que existe mais mas uma pessoa não perde nada em tentar.
Obrigada
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quinta mar 29, 2012 1:24 pm

Tendo em conta que já alguém foi falar e não resultou, telefone para o canil camarário e avise que estão cães à solta na sua rua e que um já mordeu o seu cão.

Depois o dono que os vá lá buscar ao canil.

Muitas vezes a policia minimiza este casos.

Boa regra de civismo é as pessoas cumprirem a lei (animais chipados, com licença camarária e que não andam à solta na rua muito menos se se sabem que são intolerantes com outros animais).

O que acontece é que lidar com estas pessoas acaba por ser muito desgastante, só percebem quando é á bruta.

No dia em que alguém seja mordido, verá que tenho razão.
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

quinta mar 29, 2012 1:43 pm

Eu tenho precisamente esse problema com vizinhos meus. Tentei falar com eles mas não valeu de nada, ainda por cima os cães vêm se deitar à minha porta, estão todos mal tratados sem qualquer tipo de cuidados. Ora, sempre que os avisto tenho de pegar na Pucca ao colo e já tive de comprar um determinado produto para deitar no passeio, no meu portão nas minhas escadas e na porta, pois eles estão cheios de parasitas.
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

quinta mar 29, 2012 1:54 pm

sasquatch Escreveu:Tendo em conta que já alguém foi falar e não resultou, telefone para o canil camarário e avise que estão cães à solta na sua rua e que um já mordeu o seu cão.

Depois o dono que os vá lá buscar ao canil.

Muitas vezes a policia minimiza este casos.

Boa regra de civismo é as pessoas cumprirem a lei (animais chipados, com licença camarária e que não andam à solta na rua muito menos se se sabem que são intolerantes com outros animais).

O que acontece é que lidar com estas pessoas acaba por ser muito desgastante, só percebem quando é á bruta.

No dia em que alguém seja mordido, verá que tenho razão.
Eu nunca fui mordida, mas os meus cães foram atacados muitas vezes, até que depois de me fartarchamei a policia e como as vacinas n estavam sequer em dia, foram multas com fartura... Não tive pena nenhuma... LAmento...
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

sexta mar 30, 2012 8:30 pm

Quem anda com tudo direitinho, cão registado, vacinas em dia e trela tem que levar com os incumpridores e não tem como se proteger. Na minha zona também me tenho deparado com “novos” cães que passeiam soltos, começo a perder a paciência, mas se chamar a polícia o mais provável é nem os apanharem. Estou farta de me desviar, de procurar caminhos alternativos para evitar esses cães. Qualquer dia não podemos sair de casa, enfim, gostava de poder ter passeios mais tranquilos sem ter que me preocupar com os cães dos outros, mas não vejo como :|
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

sexta mar 30, 2012 9:03 pm

A história do costume. Levei com isso anos a fio. No meu caso ainda é mais espantoso porque toda a gente sem excepção tem jardim. Mas nada como deixar os cães soltos na rua o dia inteiro ... :roll:
sasquatch
Membro Veterano

sexta mar 30, 2012 9:16 pm

Chamem logo o canil, a policia muitas vezes está-se nas tintas.
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

sexta mar 30, 2012 9:36 pm

Chamar o canil pode resultar para aqueles casos em que os donos deixam o animal na rua o dia inteiro (tenho dois casos aqui na zona) mas para aqueles que passeiam o cão sem trela não é solução!
Não falta muito para o meu passeio ser à volta da minha própria casa, visto que não posso ir para lado nenhum, ora são cães na rua porque os donos acham que sim, ora são os espertos a passear os cães sem trela... Enfim! Começo cada vez mais a acreditar que o crime compensa... Pois eu, que cumpro tudo, daqui a nada não posso sair de casa pois sinto que não o posso fazer em segurança! :?
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
saraestrelo
Membro Veterano

sexta mar 30, 2012 9:37 pm

Pois eu liguei para a polícia e eles queriam chamar o canil "um cão à solta na rua é considerado um cão sem dono, portanto a solução é levar para o canil" mas eu disse que não queria sujeitar os cães a ir para o canil e que ia falar com o dono. Resumindo agora ando a ganhar coragem para lá ir, mas tenho mesmo que o fazer. Todos os dias passo à porta da vivenda e lá continua a porta aberta para os cãezinhos irem passear. Isto é surreal, no centro de Almada alguém tem esta inteligência... Ou falta dela. Enfim.
saraestrelo
Membro Veterano

sexta mar 30, 2012 9:43 pm

bhess Escreveu:Chamar o canil pode resultar para aqueles casos em que os donos deixam o animal na rua o dia inteiro (tenho dois casos aqui na zona) mas para aqueles que passeiam o cão sem trela não é solução!
Não falta muito para o meu passeio ser à volta da minha própria casa, visto que não posso ir para lado nenhum, ora são cães na rua porque os donos acham que sim, ora são os espertos a passear os cães sem trela... Enfim! Começo cada vez mais a acreditar que o crime compensa... Pois eu, que cumpro tudo, daqui a nada não posso sair de casa pois sinto que não o posso fazer em segurança! :?
Pois mas este caso é assim. O dono dos cães tem uma vivenda e tem sempre a porta aberta para os cães saírem. Resumindo: os cães andam sempre na rua! Entram em casa quando querem, mesmo a vivenda tem o portão sempre aberto, noite e dia. E um dia apanhei o dono dos cães a sair de casa com os dois cães soltos (foi quando o meu foi mordido por um deles)! O que eu tenho medo é de pessoas que não têm o mínimo de educação e inteligência, e o meu receio é ir falar com o dono e ele ser completamente mal educado e eu fico ali sem reacção.
sasquatch
Membro Veterano

sábado mar 31, 2012 9:24 am

Um cão que está na via pública e que ataca, lamento muito mas a solução é mesmo o canil.
Responder

Voltar para “Cães”