Leishmaniose - Tratamentos
Moderador: mcerqueira
- 
				dulcecaetano
- Membro Júnior
- Registado: quinta mar 29, 2012 7:29 pm
Olá a todos!
Tenho uma Labradora preta de 5 anos à qual foi diagnosticada Leishmaniose quando tinha dois anos.
Na altura, fez um tratamento que incluía a Alopurinol, o Ripercol e o Denosyl. Para tratar a pele e o pêlo tomou o Glavaderm.
Entretanto, devido a problemas familiares tivemos de parar o tratamento, mas ela nunca piorou. O único sintoma visivel é a hiperqueratose palmar ( feridas nas almofadinhas das patas) e o crescimento acelerado das unhas.
Para iniciar uma nova fase de tratamentos, já falei com um veterinário que me disse para a partir de agora ( passados 2 anos e meio do 1º tratamento) dar só o Alopurinol, mas parecem-me doses muito elevadas (3.5 comprimidos) até ao resto da vida dela.
Não sou veterinária e tenho de confiar em quem sabe do assunto, mas pareceu-me um tratamento inadequado, sem análises, sem medicação para supostamente estabilizar a doença... penso que vou pedir uma 2a opinião.
Para quem já teve amiguinhos com esta doença ou conhece casos, o que dizem? Como é que foram os tratamentos dos vossos animais?

Tenho uma Labradora preta de 5 anos à qual foi diagnosticada Leishmaniose quando tinha dois anos.
Na altura, fez um tratamento que incluía a Alopurinol, o Ripercol e o Denosyl. Para tratar a pele e o pêlo tomou o Glavaderm.
Entretanto, devido a problemas familiares tivemos de parar o tratamento, mas ela nunca piorou. O único sintoma visivel é a hiperqueratose palmar ( feridas nas almofadinhas das patas) e o crescimento acelerado das unhas.
Para iniciar uma nova fase de tratamentos, já falei com um veterinário que me disse para a partir de agora ( passados 2 anos e meio do 1º tratamento) dar só o Alopurinol, mas parecem-me doses muito elevadas (3.5 comprimidos) até ao resto da vida dela.
Não sou veterinária e tenho de confiar em quem sabe do assunto, mas pareceu-me um tratamento inadequado, sem análises, sem medicação para supostamente estabilizar a doença... penso que vou pedir uma 2a opinião.
Para quem já teve amiguinhos com esta doença ou conhece casos, o que dizem? Como é que foram os tratamentos dos vossos animais?
O Denosyl é um medicamento para o fígado, pelo que me parece que a sua cadela sofrerá da forma visceral da doença. Mas também não sou veterinária.
No entanto, pela experiência de terceiros, donos de cães com leish, sei que deviam fazer-lhe análises de controlo, que tanto quanto sei devem ser feitas de três em três meses nos primeiros tempos e depois de seis em seis.

No entanto, pela experiência de terceiros, donos de cães com leish, sei que deviam fazer-lhe análises de controlo, que tanto quanto sei devem ser feitas de três em três meses nos primeiros tempos e depois de seis em seis.
<p>Olá, eu sou a... Floripes.  </p>
</p>
<p> </p>
<p><strong>É muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabeça erguida.</strong> - "By" Sasquatch, acrescento de vírgulas meu.</p>
						 </p>
</p><p> </p>
<p><strong>É muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabeça erguida.</strong> - "By" Sasquatch, acrescento de vírgulas meu.</p>
Tenho 2 cães com essa doença.
A Lady, foi a 1ª a manifestá-la e os sintomas foram feridas que não saravam e um crescimento excessivo das unhas.
Fez tratamento com as injecções e ao fim de poucas já se começaram a notar melhoras. Agora toma 1 comprimido/dia de alopurinol (1/2 de manhã e 1/2 à noite), porém inicilamente e durante uns 2 anos tomou 1 comprimido de manha e outro à noite.
Faz análises anuais ao sangue e tem-se mantido sem mostrar qualquer sintoma da doença. Já lá vãos uns 4 anos....
A nossa Lady foi recolhida da rua não sabemos ao certo a idade dela, mas já mora aqui em casa faz em Junho 9 anos.
O Tomás, começou a perder o apetite e a ficar murchinho....a lesh nele atingiu-lhe orgãos vitais como os rins e ele tem uma insuficiência renal crónica. Passou por um processo + complicado do que a Lady e esteve inclusivé internado e às portas da morte.
Hoje está digamos que bem, mmo sendo insuficiente renal, leva a sua vida como um cão normal e toma tb 1 comprimido/dia de alopurinol (1/2 de manhã e 1/2 à noite).
Faz análises anuais ao sangue e a doença foi-lhe diagnosticada à 3 anos.
O Tomás tem 9 anos de idade.
Espero ter ajudado com o meu relato, mas lembre-se que cada caso é um caso e deixa-mos as vidas dos nossos amigso de 4 patas smp entregues aos vet.

A Lady, foi a 1ª a manifestá-la e os sintomas foram feridas que não saravam e um crescimento excessivo das unhas.
Fez tratamento com as injecções e ao fim de poucas já se começaram a notar melhoras. Agora toma 1 comprimido/dia de alopurinol (1/2 de manhã e 1/2 à noite), porém inicilamente e durante uns 2 anos tomou 1 comprimido de manha e outro à noite.
Faz análises anuais ao sangue e tem-se mantido sem mostrar qualquer sintoma da doença. Já lá vãos uns 4 anos....
A nossa Lady foi recolhida da rua não sabemos ao certo a idade dela, mas já mora aqui em casa faz em Junho 9 anos.
O Tomás, começou a perder o apetite e a ficar murchinho....a lesh nele atingiu-lhe orgãos vitais como os rins e ele tem uma insuficiência renal crónica. Passou por um processo + complicado do que a Lady e esteve inclusivé internado e às portas da morte.
Hoje está digamos que bem, mmo sendo insuficiente renal, leva a sua vida como um cão normal e toma tb 1 comprimido/dia de alopurinol (1/2 de manhã e 1/2 à noite).
Espero ter ajudado com o meu relato, mas lembre-se que cada caso é um caso e deixa-mos as vidas dos nossos amigso de 4 patas smp entregues aos vet.
- 
				dulcecaetano
- Membro Júnior
Floripes2 Escreveu:O Denosyl é um medicamento para o fígado, pelo que me parece que a sua cadela sofrerá da forma visceral da doença. Mas também não sou veterinária.
Sim, eu sei que deve existir um controlo da doença, daí ter estranhado quanto o vet nem sequer me falou nisso, apenas para lhe dar o alopurinol para o resto da vida!
- 
				dulcecaetano
- Membro Júnior
ana-carla Escreveu:Tenho 2 cães com essa doença.
A minha tinha exactamente os mesmos sintomas: as unhas e as feridas nas patinhas. Além disso tinha uma escamação da pele, parecia que tinha caspa.
Nunca tomou injecções, foi tudo à base de compridos. Em grande dose.
E agora o vet aconselhou-me o alopurinol a 30mg/kg.
Quanto pesa a sua Lady? Eu sei que cada caso é um caso mas dá sempre uma ajuda.
Se estivesse no seu lugar, talvez fosse pedir a outro vet uma opinião sobre o caso. Acho um pouco de desinteresse a mais, nem sequer tentar ver como estão a funcionar os órgãos internos...dulcecaetano Escreveu:Floripes2 Escreveu:O Denosyl é um medicamento para o fígado, pelo que me parece que a sua cadela sofrerá da forma visceral da doença. Mas também não sou veterinária.
Sim, eu sei que deve existir um controlo da doença, daí ter estranhado quanto o vet nem sequer me falou nisso, apenas para lhe dar o alopurinol para o resto da vida!
<p>Olá, eu sou a... Floripes.  </p>
</p>
<p> </p>
						 </p>
</p><p> </p>
- 
				dulcecaetano
- Membro Júnior
E acho que tem razão sim senhora. Não parece fazer sentido " Olhe, agora dê os comprimidos para sempre e pronto, não é preciso mais nada". É uma doença sem cura e que progride com o tempo e a idade do animal, daí ser necessário o acompanhamento ao longo da vida. Eles são como nós e merecem tanto quanto nós =)Floripes2 Escreveu:Se estivesse no seu lugar, talvez fosse pedir a outro vet uma opinião sobre o caso. Acho um pouco de desinteresse a mais, nem sequer tentar ver como estão a funcionar os órgãos internos...dulcecaetano Escreveu:Floripes2 Escreveu:O Denosyl é um medicamento para o fígado, pelo que me parece que a sua cadela sofrerá da forma visceral da doença. Mas também não sou veterinária.
DulceCaetano, por favor NÃO faça nenhum tratamento ao seu canito SEM fazer primeiramente análises. Sinceramente se estivesse no seu lugar mudaria de imediato de vet pois, quer-me parecer que esse "senhor" de vet deve ter muito pouco para receitar medicação sem exames ... digamos que, a olhómetro.   
   Eu fico parva com isto.
 Eu fico parva com isto.   

Tive um canito com leish e quando a mesma lhe foi diagnosticada já tinha insuficiência renal. Fez tratamento com Glucant*** e Alopu**** e, depois da fase mais aguda da doença, passámos a fazer análises de 3 em 3 meses, passámos para de 6 em 6 meses e depois mais ao menos anuais até há cerca de 1 ano e picos.
 Fez tratamento com Glucant*** e Alopu**** e, depois da fase mais aguda da doença, passámos a fazer análises de 3 em 3 meses, passámos para de 6 em 6 meses e depois mais ao menos anuais até há cerca de 1 ano e picos. 
Tenho também a Estrelita com leish que felizmente não tem nenhum orgão afectado e à qual se descobriu a doença por mero acaso. Fez tratamento com Glucant*** e Alop *** está perfeitamente estabilizada e faz alop*** diariamente (3/4 de manhã e 3/4 à noite).
 Fez tratamento com Glucant*** e Alop *** está perfeitamente estabilizada e faz alop*** diariamente (3/4 de manhã e 3/4 à noite).
Siga o conselho que lhe tem sido dado e, oiça uma 2ª opinião. Depois dê notícias e, boa sorte ...

Eu fico parva com isto.
 Eu fico parva com isto.   

Tive um canito com leish e quando a mesma lhe foi diagnosticada já tinha insuficiência renal.
 Fez tratamento com Glucant*** e Alopu**** e, depois da fase mais aguda da doença, passámos a fazer análises de 3 em 3 meses, passámos para de 6 em 6 meses e depois mais ao menos anuais até há cerca de 1 ano e picos.
 Fez tratamento com Glucant*** e Alopu**** e, depois da fase mais aguda da doença, passámos a fazer análises de 3 em 3 meses, passámos para de 6 em 6 meses e depois mais ao menos anuais até há cerca de 1 ano e picos. Tenho também a Estrelita com leish que felizmente não tem nenhum orgão afectado e à qual se descobriu a doença por mero acaso.
 Fez tratamento com Glucant*** e Alop *** está perfeitamente estabilizada e faz alop*** diariamente (3/4 de manhã e 3/4 à noite).
 Fez tratamento com Glucant*** e Alop *** está perfeitamente estabilizada e faz alop*** diariamente (3/4 de manhã e 3/4 à noite).Siga o conselho que lhe tem sido dado e, oiça uma 2ª opinião. Depois dê notícias e, boa sorte ...

- 
				dulcecaetano
- Membro Júnior
Argguida Escreveu:DulceCaetano, por favor NÃO faça nenhum tratamento ao seu canito SEM fazer primeiramente análises. Sinceramente se estivesse no seu lugar mudaria de imediato de vet pois, quer-me parecer que esse "senhor" de vet deve ter muito pouco para receitar medicação sem exames ... digamos que, a olhómetro.
Eu fico parva com isto.

Tive um canito com leish e quando a mesma lhe foi diagnosticada já tinha insuficiência renal.Fez tratamento com Glucant*** e Alopu**** e, depois da fase mais aguda da doença, passámos a fazer análises de 3 em 3 meses, passámos para de 6 em 6 meses e depois mais ao menos anuais até há cerca de 1 ano e picos.
Tenho também a Estrelita com leish que felizmente não tem nenhum orgão afectado e à qual se descobriu a doença por mero acaso.Fez tratamento com Glucant*** e Alop *** está perfeitamente estabilizada e faz alop*** diariamente (3/4 de manhã e 3/4 à noite).
Siga o conselho que lhe tem sido dado e, oiça uma 2ª opinião. Depois dê notícias e, boa sorte ...
Ah, claro que não! Não vou comprometer a saúde da minha Luna!
Amanhã, vamos a uma veterinária que me foi muito recomendada, por se muito profissional e dedicada. Vamos ver o que diz! Depois dou noticias!
- 
				Popcorn13
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 03, 2010 11:40 am
A minha Raw tem leishmaniose. Toma diariamente 5 comprimidos de alopu*****, sendo 2,5 de manha e 2,5 à noite. A Raw está atualmente mais magra mas pesa em media 65/70 kg's. Nunca fez qualquer tratamento sem ser o alopu*****, mas porque pedimos uma segunda opinião. Atualmente tem vindo a perder peso, mas continua animada, come apenas a ração misturada com pates de figado que lhe faço semanalmente para ajudar a superar a anemia causada pela leish e agora anda a ser monitorizada. Dentro de duas semanas tem de ter ganho pelo menos1/2 kg's, caso contrario, seguem-se novas análises de rotina às titulações de leish e uma serie infindavel de exames para testar parametros de rins, figado e baço.... 

- 
				dulcecaetano
- Membro Júnior
Sinto-me, de certa forma, um pouco enganada, já que, mesmo no 1º tratamento não houve esse tipo controlo dos niveis das análises, que deviam ter acontecido porque o tratamento durou mais de 3 meses...Popcorn13 Escreveu:A minha Raw tem leishmaniose. Toma diariamente 5 comprimidos de alopu*****, sendo 2,5 de manha e 2,5 à noite. A Raw está atualmente mais magra mas pesa em media 65/70 kg's. Nunca fez qualquer tratamento sem ser o alopu*****, mas porque pedimos uma segunda opinião. Atualmente tem vindo a perder peso, mas continua animada, come apenas a ração misturada com pates de figado que lhe faço semanalmente para ajudar a superar a anemia causada pela leish e agora anda a ser monitorizada. Dentro de duas semanas tem de ter ganho pelo menos1/2 kg's, caso contrario, seguem-se novas análises de rotina às titulações de leish e uma serie infindavel de exames para testar parametros de rins, figado e baço....
Por isso desta vez vou a outro veterinário!
Pela minha experiência, os tratamentos mais indicados/utilizados são à base do Glucant*** e do Alopu****, existem é vários protocolos, que vão depender dos resultados que as análises mostrarem e do peso do cão em questão.
Neste momento o meu Joca está a fazer um tratamento de 4 semanas sem interrupção de Glucant*** e o Alopu**** está a tomar desde o dia em que foi diagnosticada a doença, há +ou- 5 anos atrás.

Neste momento o meu Joca está a fazer um tratamento de 4 semanas sem interrupção de Glucant*** e o Alopu**** está a tomar desde o dia em que foi diagnosticada a doença, há +ou- 5 anos atrás.
Não é estranho ... é estranhíssimo.   
   Como é que o vet controla se o tratamento está a dar resultado ou não?
Mude mesmo de veterinário pois esse não me parece de forma alguma competente,
Depois dê notícias e as melhoras da sua menina.

Como é que o vet controla se o tratamento está a dar resultado ou não? Mude mesmo de veterinário pois esse não me parece de forma alguma competente,
Depois dê notícias e as melhoras da sua menina.