Leishmaniose - Tratamentos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

dulcecaetano
Membro Júnior
Registado: quinta mar 29, 2012 7:29 pm

quinta mar 29, 2012 8:10 pm

Olá a todos!
Tenho uma Labradora preta de 5 anos à qual foi diagnosticada Leishmaniose quando tinha dois anos.
Na altura, fez um tratamento que incluía a Alopurinol, o Ripercol e o Denosyl. Para tratar a pele e o pêlo tomou o Glavaderm.
Entretanto, devido a problemas familiares tivemos de parar o tratamento, mas ela nunca piorou. O único sintoma visivel é a hiperqueratose palmar ( feridas nas almofadinhas das patas) e o crescimento acelerado das unhas.

Para iniciar uma nova fase de tratamentos, já falei com um veterinário que me disse para a partir de agora ( passados 2 anos e meio do 1º tratamento) dar só o Alopurinol, mas parecem-me doses muito elevadas (3.5 comprimidos) até ao resto da vida dela.

Não sou veterinária e tenho de confiar em quem sabe do assunto, mas pareceu-me um tratamento inadequado, sem análises, sem medicação para supostamente estabilizar a doença... penso que vou pedir uma 2a opinião.

Para quem já teve amiguinhos com esta doença ou conhece casos, o que dizem? Como é que foram os tratamentos dos vossos animais?
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

quinta mar 29, 2012 8:37 pm

O Denosyl é um medicamento para o fígado, pelo que me parece que a sua cadela sofrerá da forma visceral da doença. Mas também não sou veterinária.

No entanto, pela experiência de terceiros, donos de cães com leish, sei que deviam fazer-lhe análises de controlo, que tanto quanto sei devem ser feitas de três em três meses nos primeiros tempos e depois de seis em seis.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
ana-carla
Membro Veterano
Registado: sexta nov 14, 2003 12:16 pm

quinta mar 29, 2012 9:00 pm

Tenho 2 cães com essa doença.
A Lady, foi a 1ª a manifestá-la e os sintomas foram feridas que não saravam e um crescimento excessivo das unhas.
Fez tratamento com as injecções e ao fim de poucas já se começaram a notar melhoras. Agora toma 1 comprimido/dia de alopurinol (1/2 de manhã e 1/2 à noite), porém inicilamente e durante uns 2 anos tomou 1 comprimido de manha e outro à noite.
Faz análises anuais ao sangue e tem-se mantido sem mostrar qualquer sintoma da doença. Já lá vãos uns 4 anos....
A nossa Lady foi recolhida da rua não sabemos ao certo a idade dela, mas já mora aqui em casa faz em Junho 9 anos.

O Tomás, começou a perder o apetite e a ficar murchinho....a lesh nele atingiu-lhe orgãos vitais como os rins e ele tem uma insuficiência renal crónica. Passou por um processo + complicado do que a Lady e esteve inclusivé internado e às portas da morte.
Hoje está digamos que bem, mmo sendo insuficiente renal, leva a sua vida como um cão normal e toma tb 1 comprimido/dia de alopurinol (1/2 de manhã e 1/2 à noite).
Faz análises anuais ao sangue e a doença foi-lhe diagnosticada à 3 anos.
O Tomás tem 9 anos de idade.

Espero ter ajudado com o meu relato, mas lembre-se que cada caso é um caso e deixa-mos as vidas dos nossos amigso de 4 patas smp entregues aos vet.
dulcecaetano
Membro Júnior

sexta mar 30, 2012 1:10 am

Floripes2 Escreveu:O Denosyl é um medicamento para o fígado, pelo que me parece que a sua cadela sofrerá da forma visceral da doença. Mas também não sou veterinária.

No entanto, pela experiência de terceiros, donos de cães com leish, sei que deviam fazer-lhe análises de controlo, que tanto quanto sei devem ser feitas de três em três meses nos primeiros tempos e depois de seis em seis.

Sim, eu sei que deve existir um controlo da doença, daí ter estranhado quanto o vet nem sequer me falou nisso, apenas para lhe dar o alopurinol para o resto da vida!
dulcecaetano
Membro Júnior

sexta mar 30, 2012 1:13 am

ana-carla Escreveu:Tenho 2 cães com essa doença.
A Lady, foi a 1ª a manifestá-la e os sintomas foram feridas que não saravam e um crescimento excessivo das unhas.
Fez tratamento com as injecções e ao fim de poucas já se começaram a notar melhoras. Agora toma 1 comprimido/dia de alopurinol (1/2 de manhã e 1/2 à noite), porém inicilamente e durante uns 2 anos tomou 1 comprimido de manha e outro à noite.
Faz análises anuais ao sangue e tem-se mantido sem mostrar qualquer sintoma da doença. Já lá vãos uns 4 anos....
A nossa Lady foi recolhida da rua não sabemos ao certo a idade dela, mas já mora aqui em casa faz em Junho 9 anos.

O Tomás, começou a perder o apetite e a ficar murchinho....a lesh nele atingiu-lhe orgãos vitais como os rins e ele tem uma insuficiência renal crónica. Passou por um processo + complicado do que a Lady e esteve inclusivé internado e às portas da morte.
Hoje está digamos que bem, mmo sendo insuficiente renal, leva a sua vida como um cão normal e toma tb 1 comprimido/dia de alopurinol (1/2 de manhã e 1/2 à noite).
Faz análises anuais ao sangue e a doença foi-lhe diagnosticada à 3 anos.
O Tomás tem 9 anos de idade.

Espero ter ajudado com o meu relato, mas lembre-se que cada caso é um caso e deixa-mos as vidas dos nossos amigso de 4 patas smp entregues aos vet.

A minha tinha exactamente os mesmos sintomas: as unhas e as feridas nas patinhas. Além disso tinha uma escamação da pele, parecia que tinha caspa.
Nunca tomou injecções, foi tudo à base de compridos. Em grande dose.
E agora o vet aconselhou-me o alopurinol a 30mg/kg.
Quanto pesa a sua Lady? Eu sei que cada caso é um caso mas dá sempre uma ajuda.
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

sexta mar 30, 2012 1:25 am

dulcecaetano Escreveu:
Floripes2 Escreveu:O Denosyl é um medicamento para o fígado, pelo que me parece que a sua cadela sofrerá da forma visceral da doença. Mas também não sou veterinária.

Sim, eu sei que deve existir um controlo da doença, daí ter estranhado quanto o vet nem sequer me falou nisso, apenas para lhe dar o alopurinol para o resto da vida!
Se estivesse no seu lugar, talvez fosse pedir a outro vet uma opinião sobre o caso. Acho um pouco de desinteresse a mais, nem sequer tentar ver como estão a funcionar os órgãos internos...
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
dulcecaetano
Membro Júnior

sexta mar 30, 2012 1:38 am

Floripes2 Escreveu:
dulcecaetano Escreveu:

Se estivesse no seu lugar, talvez fosse pedir a outro vet uma opinião sobre o caso. Acho um pouco de desinteresse a mais, nem sequer tentar ver como estão a funcionar os órgãos internos...
E acho que tem razão sim senhora. Não parece fazer sentido " Olhe, agora dê os comprimidos para sempre e pronto, não é preciso mais nada". É uma doença sem cura e que progride com o tempo e a idade do animal, daí ser necessário o acompanhamento ao longo da vida. Eles são como nós e merecem tanto quanto nós =)
Argguida
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 12:18 pm

sexta mar 30, 2012 9:27 am

DulceCaetano, por favor NÃO faça nenhum tratamento ao seu canito SEM fazer primeiramente análises. Sinceramente se estivesse no seu lugar mudaria de imediato de vet pois, quer-me parecer que esse "senhor" de vet deve ter muito pouco para receitar medicação sem exames ... digamos que, a olhómetro. :twisted: :twisted: Eu fico parva com isto. :twisted: :twisted:

Tive um canito com leish e quando a mesma lhe foi diagnosticada já tinha insuficiência renal. :cry: Fez tratamento com Glucant*** e Alopu**** e, depois da fase mais aguda da doença, passámos a fazer análises de 3 em 3 meses, passámos para de 6 em 6 meses e depois mais ao menos anuais até há cerca de 1 ano e picos.

Tenho também a Estrelita com leish que felizmente não tem nenhum orgão afectado e à qual se descobriu a doença por mero acaso. :cry: Fez tratamento com Glucant*** e Alop *** está perfeitamente estabilizada e faz alop*** diariamente (3/4 de manhã e 3/4 à noite).

Siga o conselho que lhe tem sido dado e, oiça uma 2ª opinião. Depois dê notícias e, boa sorte ... :wink:
dulcecaetano
Membro Júnior

sexta mar 30, 2012 2:16 pm

Argguida Escreveu:DulceCaetano, por favor NÃO faça nenhum tratamento ao seu canito SEM fazer primeiramente análises. Sinceramente se estivesse no seu lugar mudaria de imediato de vet pois, quer-me parecer que esse "senhor" de vet deve ter muito pouco para receitar medicação sem exames ... digamos que, a olhómetro. :twisted: :twisted: Eu fico parva com isto. :twisted: :twisted:

Tive um canito com leish e quando a mesma lhe foi diagnosticada já tinha insuficiência renal. :cry: Fez tratamento com Glucant*** e Alopu**** e, depois da fase mais aguda da doença, passámos a fazer análises de 3 em 3 meses, passámos para de 6 em 6 meses e depois mais ao menos anuais até há cerca de 1 ano e picos.

Tenho também a Estrelita com leish que felizmente não tem nenhum orgão afectado e à qual se descobriu a doença por mero acaso. :cry: Fez tratamento com Glucant*** e Alop *** está perfeitamente estabilizada e faz alop*** diariamente (3/4 de manhã e 3/4 à noite).

Siga o conselho que lhe tem sido dado e, oiça uma 2ª opinião. Depois dê notícias e, boa sorte ... :wink:

Ah, claro que não! Não vou comprometer a saúde da minha Luna!
Amanhã, vamos a uma veterinária que me foi muito recomendada, por se muito profissional e dedicada. Vamos ver o que diz! Depois dou noticias!
Argguida
Membro Veterano

sexta mar 30, 2012 2:22 pm

:wink: :wink: Ok ... então ficamos a aguardar as novidades. As melhoras da miúda. :wink:
Popcorn13
Membro Veterano
Registado: quarta mar 03, 2010 11:40 am

sexta mar 30, 2012 2:22 pm

A minha Raw tem leishmaniose. Toma diariamente 5 comprimidos de alopu*****, sendo 2,5 de manha e 2,5 à noite. A Raw está atualmente mais magra mas pesa em media 65/70 kg's. Nunca fez qualquer tratamento sem ser o alopu*****, mas porque pedimos uma segunda opinião. Atualmente tem vindo a perder peso, mas continua animada, come apenas a ração misturada com pates de figado que lhe faço semanalmente para ajudar a superar a anemia causada pela leish e agora anda a ser monitorizada. Dentro de duas semanas tem de ter ganho pelo menos1/2 kg's, caso contrario, seguem-se novas análises de rotina às titulações de leish e uma serie infindavel de exames para testar parametros de rins, figado e baço.... :(
dulcecaetano
Membro Júnior

sexta mar 30, 2012 2:34 pm

Popcorn13 Escreveu:A minha Raw tem leishmaniose. Toma diariamente 5 comprimidos de alopu*****, sendo 2,5 de manha e 2,5 à noite. A Raw está atualmente mais magra mas pesa em media 65/70 kg's. Nunca fez qualquer tratamento sem ser o alopu*****, mas porque pedimos uma segunda opinião. Atualmente tem vindo a perder peso, mas continua animada, come apenas a ração misturada com pates de figado que lhe faço semanalmente para ajudar a superar a anemia causada pela leish e agora anda a ser monitorizada. Dentro de duas semanas tem de ter ganho pelo menos1/2 kg's, caso contrario, seguem-se novas análises de rotina às titulações de leish e uma serie infindavel de exames para testar parametros de rins, figado e baço.... :(
Sinto-me, de certa forma, um pouco enganada, já que, mesmo no 1º tratamento não houve esse tipo controlo dos niveis das análises, que deviam ter acontecido porque o tratamento durou mais de 3 meses...
Por isso desta vez vou a outro veterinário!
802
Membro
Registado: sexta jun 16, 2006 7:37 pm

sexta mar 30, 2012 3:35 pm

Pela minha experiência, os tratamentos mais indicados/utilizados são à base do Glucant*** e do Alopu****, existem é vários protocolos, que vão depender dos resultados que as análises mostrarem e do peso do cão em questão.

Neste momento o meu Joca está a fazer um tratamento de 4 semanas sem interrupção de Glucant*** e o Alopu**** está a tomar desde o dia em que foi diagnosticada a doença, há +ou- 5 anos atrás.
ana-carla
Membro Veterano
Registado: sexta nov 14, 2003 12:16 pm

sábado mar 31, 2012 4:21 pm

A minha cadela, a Lady, pesa 27kg.

Mande fazer umas análises gerais ao sangue só para ver se os valores estão normais.
Acho estranho o vet não falar nisto...
Argguida
Membro Veterano

sábado mar 31, 2012 4:41 pm

Não é estranho ... é estranhíssimo. :o :o Como é que o vet controla se o tratamento está a dar resultado ou não?

Mude mesmo de veterinário pois esse não me parece de forma alguma competente,

Depois dê notícias e as melhoras da sua menina. :wink:
Responder

Voltar para “Cães”